14 lugares especiais para visitar em Petrópolis: a cidade imperial

Escrito por Bruno Mendes

Clima ameno o ano inteiro – considerável frio no inverno para os padrões do estado do Rio de Janeiro –, tranquilidade e a sintonia perfeita entre a exuberância natural e a riqueza arquitetônica: assim é Petrópolis. A cidade imperial tem construções históricas preservadas, oferece boas atrações turísticas, movimentado comércio, conserva estilo de vida pacato e é bastante acolhedora.

Continua após o anúncio

Se você quer conhecer um pouquinho do passado, passear por belas praças, fazer trilha contemplando magnífica paisagem montanhosa e tirar aquele dia para fazer compras, Petrópolis é o destino perfeito para uma agradabilíssima temporada de lazer. Para ajudar no seu roteiro de viagem, conheça 12 atrativos desta incrível cidade da região serrana, localizada a 66 quilômetros da capital carioca.

1. Museu Imperial

É praticamente impossível visitar Petrópolis e não conhecer o Museu Imperial, a residência de veraneio da família imperial. O palácio foi erguido em 1862 quando, durante viagem para Vila Rica, Dom Pedro ficou maravilhado com o clima de região serrana do Rio e decidiu estabelecer um refúgio para os pares. Desde 1940 a suntuosa residência funciona como o Museu Imperial.

Todos os cômodos são muito bem conservados e caminhar pelos quartos, banheiros, salões e corredores é ter a impressão de dividir o mesmo espaço físico com figuras ilustres da história do Brasil, afinal tudo está em seu lugar. O museu fica localizado no charmoso Centro Histórico de Petrópolis.

2. Casa de Santos Dumont

O inventor do avião também tinha sua casa de veraneio em Petrópolis e hoje o local também funciona como museu e é um disputado ponto turístico na cidade. Logo ao chegar à residência, já é possível observar a primeira peculiaridade: as escadas têm meios degraus em formato de raquete, os espaços internos são pequenos e adequados aos 1.52 metros de altura de Santos Dumont, portanto, é preciso ter algum cuidado ao passar pelas portas.

A casa, situada na rua do Encanto no Centro, foi construída em 1918 e contém pequenas invenções deste que foi um dos maiores gênios brasileiros, como o chuveiro a álcool e os móveis metodicamente planejados.

3. Catedral de São Pedro de Alcântara

A Catedral de Petrópolis começou a ser construída em 1884 e só foi concluída 100% em 1969. O estilo neogótico marca mais um monumento petropolitano que pode ser apreciado por religiosos ou mesmo por amantes de belas obras.

Ela também fica no Centro de Petrópolis, na rua São Pedro de Alcântara.

4. Museu de Cera de Petrópolis

Os museus de cera são famosos em várias cidades do mundo e lá os visitantes tiram  fotos com as esculturas hiper-realistas de celebridades. Quem visita Petrópolis terá a oportunidade de conhecer o primeiro museu do Brasil, desse tipo, que segue os padrões artísticos internacionais, e figuras como Santos Dumont, Dom Pedro, Princesa Isabel, o ex-presidente Lula e o cineasta Alfred Hitchcock são representadas com perfeição.

O casa que recebe a atração fica no Centro histórico de Petrópolis.

Continua após o anúncio

5. Palácio Quitandinha

Erguido no início da década de 1941 para ser o maior Cassino da América do Sul, o palácio Quitandinha, situado em bairro com o mesmo nome, hoje promove atrações culturais e parte da imponente construção serve como residência particular.

E põe imponente nisso: são 13 grandes salões e 440 apartamentos em cerca de 50 mil metros quadrados de área construída. A cúpula do salão Mauá é a segunda do mundo em tamanho e o palácio comporta pista de patinação de gelo, boliche e um teatro com 1100 lugares. No maior palácio do Brasil, e um dos maiores da América Latina, personalidades como Walt Disney, Getúlio Vargas, Orson Welles e Carmem Miranda já deram o ar da graça. O que você está esperando para conhecer o Quitandinha de perto?

6. Rua Teresa

Imagina uma rua com dois quilômetros de lojas que vendem roupas com preço de fábrica. A rua Teresa é esse encantador ponto comercial de Petrópolis que vai agradar os visitantes que não abrem mão de tirar um ou dois dias do passeio para fazer compras. Prepare-se para carregar muitas sacolas, pois você não sairá de lá de mãos vazias.

7. Palácio de Cristal

Inspirado no palácio de Cristal de Londres, a estrutura petropolitana, situada no Centro, foi inaugurada em 1884 e foi um presente do conde d’EU à sua esposa princesa Isabel. Hoje, o belo local cercado com paredes de vidro, é usado em eventos e exposições.

8. Serenata Imperial

Um dos principais eventos que acontecem no Palácio de Cristal é a apresentação da Serenata Imperial, grupo de seresteiros e seresteiras que cantam músicas populares brasileiras nas últimas quintas feiras do mês. O conjunto tem 20 integrantes e o repertório apresentado passeia por clássicos de Ary Barroso, Sìlvio Caldas, Roberto Carlos, Chico Buarque, dentre outros. O evento é gratuito.

9. Cervejaria Bohemia

Os amantes de uma cerveja de qualidade não podem deixar de visitar a cervejaria Bohemia. No passeio é possível conhecer um pouco sobre a história da bebida e saborear o chopp e diferentes tipos de cerveja de uma das mais prestigiadas marcas brasileiras. A fábrica é muito bonita e moderna.

Ela situa-se no Centro, na rua Alfredo Pachá, ou seja, bem perto de vários pontos bacanas da cidade imperial.

10. Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Quem busca contato com belezas naturais deve conhecer o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, cujo acesso em Petrópolis fica situado no bairro do Bonfim. Por esta porta de entrada é viável fazer a travessia Petropolis x Teresópolis, considerada a caminhada mais bonita do país, que é realizada em cerca de 3 dias. Ao fazer este passeio, ou mesmo optando por trilhas mais curtas, o visitante poderá contemplar montanhas a perder vista, cachoeiras, rios de águas cristalinas, diversas espécies de animais, muitas plantas e ter  o prazer inenarrável de ver e sentir a natureza bem de pertinho. Imperdível!

11. Castelo de Itaipava

O Castelo de Itaipava, localizado no distrito de Itaipava a 35 quilômetros de Petrópolis (por isso vale emendar a visita aqui),  foi construído em 1920 pelo Barão de Vasconcellos, com materiais trazidos da Europa. Ele sedia eventos festivos – castelo folia no carnaval, festival de inverno, etc – e também funciona como um luxuoso hotel.

Ah, o local também promove festas de casamento e tem capacidade para receber mais de 800 convidados. Se você sonha com um casamento pomposo e inesquecível, olhe a foto e responda: há algo mais pomposo que se casar em um castelo de verdade?

12. Museu da FEB (Força Expedicionária Brasileira)

O museu da Força Expedicionária Brasileira, que fica na avenida Koeler  no Centro, contém quase 700 peças doadas por pracinhas de Petrópolis que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Na exposição há fotos, uniformes, armas documentos e outros objetos de veteranos que participaram de combates na Itália.

13. Praça 14 Bis

A Praça 14 -Bis até poderia ser normal como muitas outras se não fosse um detalhe especial: a presença da réplica do avião construído por Santos Dumont. Depois de visitar a casa do inventor, vale a pena passar na Avenida Roberto Silveira, no Centro petropolitano,para conferir de perto o monumento e o agradável espaço de lazer.

14. Mirante do Cristo

Antes de chegar à Petrópolis é uma boa ideia parar no km 39,05 da rodovia Washington Luís e apreciar o visual do alto do Mirante do Cristo. A escultura de granito e bronze também é interessante.