10 lugares em São Paulo para conhecer a Rota dos Vinhos

Escrito por Lorena Costa

São Paulo possui uma incrível Rota dos Vinhos com diversas vinícolas e adegas que com certeza vão acertar o seu paladar.

Continua após o anúncio

A principal cidade desse roteiro saboroso é São Roque, município que fica na região metropolitana de Sorocaba, bem pertinho da capital. É conhecido como a “Terra do Vinho” por ter sido colonizada por imigrantes italianos e portugueses que entendem tudo sobre a bebida do deus Dionísio. Além de lá, a própria capital São Paulo conta com lugares especiais para os apreciadores dos bons vinhos. Vinhedo também é uma cidade paulista que conta com excelentes adegas.

Veja abaixo as de melhores opções para visitar na Rota dos Vinhos e tenha um passeio super gostoso ao sabor das melhores uvas do sudoeste paulista.

1. Vinhos Bella Quinta

Localizada na Estrada do Vinho Km 9, em São Roque, essa linda adega produz um dos melhores vinhos de toda São Paulo. Desde 1920 produzindo com perfeição esse maravilhoso líquido. Com uvas colhidas à mão, de maneira criteriosa e muito detalhada para poder oferecer um verdadeiro Carbenet Sauvignon 100%.

2. Vinícola Palmeiras

Um ambiente perfeito para o lazer de você e de sua família, localizado na Estrada do Vinho Km 10. Uma área com muito verde e, claro, vários tipos de uvas e vinhos para você se deliciar. Lá você pode degustar produtos e aproveitar da maravilhosa gastronomia e cafeteria da casa. Além de um lindo passeio pela vinícola.

3. Vinhos Bella Aurora

Outra belíssima casa localizada na Rodovia Raposo Tavares Km 56,5. Também fundada na década de 20 por imigrantes portugueses, ela mantém a produção comercial há mais de 80 anos. Possui uma excelente estrutura, além de funcionários que sabem tudo sobre a tradição dessa bebida louvada no mundo inteiro. O passeio pela vinícola é lindo, uma natureza exuberante e formosa. Além dos vinhos, você pode degustar cachaças, salames, queijos e provar um pouca da cozinha tradicional da família.

4. Vinícola Canguera

Um pouco mais nova, essa vinícola foi criada nos anos de 1950. São seis décadas de muito amor e envolvimento para um dos vinhos mais saborosos da região. A casa fica na Estrada do Vinho Km 8. Além de todo o paladar apurado da bebida, é possível provar da gastronomia presente no restaurante da família. A especialidade da casa é a alcachofra que combina perfeitamente com os vinhos produzidos por lá. Além disso, o ambiente é super bonito, com muito verde e ar puro.

5. Vinícola Góes

Uma das mais tradicionais famílias da região comanda essa vinícola criada em 1938 por Gumercindo Góes. Ela está localizada na Estrada do Vinho Km 9. Feitos de forma artesanal, os vinhos e espumantes são de um sabor fora do comum. Além da matriz em São Roque, a família possui uma unidade de produção no sul do país, mais precisamente na cidade de Flores do Cunha, Rio Grande do Sul. Você pode visitar a vinícola, degustar sabores, conhecer o espaço gourmet da casa e ainda curtir um ambiente para lá de bonito.

6. Adega do Pampa

Bem no início da Estrada do Vinho, no Km 2, você encontra a Adega do Pampa, um lugar para você escolher muitas garrafas e levar todas para a sua adega pessoal em casa. Há diversos tipos e marcas de todas as vinícolas que fazem parte da Rota dos Vinhos de São Paulo, além, claro, de clássicos portugueses, italianos, chilenos e argentinos. Dá para presentear a família toda e os amigos com as diversas opções que vai encontrar por lá.

7. Vinhos XV de Novembro

A data símbolo do Brasil por comemorar a Proclamação da República dá o nome a esta linda vinícola localizada na Estrada do Vinho Km 4,5. Criada por Basílio Augusto de Moraes, o vinhateiro mais conhecido de toda São Roque, ela foi batizada em 1958, 60 anos após o país se tornar uma república de fato. Entre as especialidades estão as uvas Isabel, Seibel, Niagara e Bordô que são usadas em vinhos tintos, brancos e também espumantes. Está aberta para visita aos finais de semana e feriados.

8. Vinhos Frank e Restaurante

No início da Estrada do Vinho, bem no Km 1, você vai encontrar essa maravilhosa adega passada de avô até chegar ao neto. Uma história que já passa os 80 anos com 18 rótulos de diversos tipos diferentes de vinhos como os de mesa, os varietais, os frisantes e os de uva. Além de um delicioso restaurante para acompanhar essa bebida quase secular criada pela família Frank.

9. Terra do Vinho

Também no Km 1 da Estrada do Vinho, essa casa é mais do que a história da família Oliveira Santos. É o sinônimo de qualidade no sabor e na fabricação de vinhos excelentes dos mais diversos tipos. Você vai poder degustar e harmonizar de diversas maneiras. Além do atendimento que é ponto especial para essa maravilhosa adega.

10. Vinhos Real D’Ouro

Localizada na rua Alvaro Pinto Duarte, em São Roque, a casa é uma das mais antigas da região. Fundada em 1919 ela traz a tradição familiar para os sabores que até hoje produzem com maestria e dedicação. A vinícola possui além dos deliciosos vinhos, um ambiente muito bom, com um museu dedicado à bebida, além de artesanato e das maravilhosas degustações.