Vinhedo: dicas e informações para conhecer a cidade das uvas, no interior de SP

Vinhedo fica no interior de São Paulo, e é o destino perfeito para quem deseja aproveitar o fim de semana com a família. A cidade faz parte do Circuito das Frutas do estado e oferece atrativos incríveis. Lá é possível visitar vinícolas, parques e fazendas que valorizam o turismo rural. A seguir, saiba como conhecer essa bela cidade interiorana em um guia surpreendente.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica Vinhedo

A cidade de Vinhedo está localizada no interior do estado de São Paulo. O destino fica a 78 km da capital, 57 km de Atibaia e 33 km de Itupeva. O município faz parte das cidades que integram o Circuito das Frutas, uma celebração que estimula o turismo rural em municípios do interior do estado.

Como chegar

A melhor maneira de chegar ao destino é de carro, partindo do centro de São Paulo. A viagem dura em média 2h20min e pode ser feita através da BR-050 e da Rodovia dos Bandeirantes. Se preferir, você também pode ir de transporte público, pois a cidade recebe linhas intermunicipais da capital paulista. Em média, a passagem de ônibus custa R$ 26 e é possível encontrar uma variedade de horários para o destino.

Como a cidade fica próxima de São Paulo, uma boa sugestão é reservar alguns dias para aproveitar outras atrações na capital. Agora que você já sabe como chegar, siga a matéria para conferir dicas e informações importantes para aproveitar ao máximo o que a cidade tem a oferecer.

O que fazer em Vinhedo

Vinhedo é uma cidade interiorana ótima para relaxar e desfrutar de bons programas com a família, tudo isso sem se deslocar muito da capital paulista. O destino conta com parques temáticos, vinícolas e passeios ao ar livre. Além disso, oferece ótimos atrativos históricos e gastronômicos. A seguir, confira 9 atrações que não podem faltar em seu roteiro:

1. Hopi Hari

O Hopi Hari é um dos destinos mais visitados de Vinhedo e representa o melhor lugar para se divertir na cidade. O atrativo possui 760 mil m² e é um dos maiores parques de diversões do Brasil, com programas incríveis para curtir com a família e os amigos. No local, há bastante opções de brinquedos infantis e radicais. Além disso, o espaço conta com espetáculos artísticos variados, atrações temáticas, shows e musicais. Para conhecê-lo é preciso comprar um ingresso com antecedência no site oficial do parque.

2. Festa da Uva de Vinhedo

A Festa do Uva é considerada o maior evento anual da cidade, por isso que ela não pode faltar em seu roteiro. A celebração acontece no Parque Municipal Jayme Ferragut e atrai visitantes de todo o estado. A festa conta com a exposição de frutas, desfile de cavaleiros e shows musicais. O auge do evento é a tradicional cerimônia da pisa da uva, uma das atividades tradicionais dos vinhedos. Por fim, para conhecer a data e a programação da festa basta acompanhar o site oficial da prefeitura da cidade.

Publicidade

3. Adega da Família Ferragut

O vinho é um dos produtos mais tradicionais de Vinhedo, por isso você encontra diversos estabelecimentos na cidade que valorizam a importância cultural dessa bebida. A Adega da família Ferragut é uma das maiores lojas de vinhos da região e oferece passeios para conhecer a produção de vinhos artesanais. No tour, é possível visitar plantações de uvas e provar produtos típicos, como geleias, sucos e cachaças. O espaço está aberto para visitação de segunda a sábado, das 9h às 17h e aos domingos, das 9h às 13h.

4. Adega da Família Baccetti

A Adega da família Baccetti é outro destino que valoriza os costumes da cidade e também se dedica à fabricação de vinhos. A loja possui um ambiente muito agradável e familiar, e oferece aos visitantes vinhos artesanais, espumantes e produtos coloniais. Além disso, o espaço serve sucos de uva natural. Por fim, o espaço funciona todos os dias, das 10h às 16h.

5. Igreja Matriz de Santa’Ana

Além de atrações que valorizam a cultura local, Vinhedo também conta com ótimos atrativos históricos. A Igreja Matriz de Santa’Ana, por exemplo, é um destino que você precisa conhecer na viagem. O Centro Religioso foi fundado em 1958 a partir de doações de fiéis e é dedicado à padroeira da cidade. A igreja também conta com um lindo altar e belas imagens sacras em seu interior.

6. Mosteiro de São Bento

O Mosteiro de São Bento é um destino ideal para apreciar o sossego de Vinhedo. A atração possui uma arquitetura moderna e representa um local de fé e meditação no centro do município. Lá é possível visitar uma pequena capela e uma lojinha de produtos artesanais. Além disso, para os religiosos, é possível assistir missas e celebrações emocionantes. O espaço está aberto para visitantes de segunda a sexta, das 8h às 17h30min, e aos sábados e domingos, das 8h às 11h30min e das 15h às 17h30min.

7. Memorial do Imigrante

O Memorial do Imigrante retrata a época da colonização local, portanto é o lugar perfeito para conhecer mais sobre a história da cidade. A atração apresenta exposições de fotos, objetos e artigos da época, que exaltam a importância da imigração italiana. No local, também é possível apreciar atrações culturais e apreciar um belo jardim. É possível conhecer o espaço de segunda a sexta, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

8. Represa João Gasparini

A Represa João Gasparini é um dos atrativos mais visitados de Vinhedo, principalmente para quem busca sossego e contato com a natureza. Então se você deseja curtir passeios ao ar livre durante a viagem precisa conhecê-la. O local é divido em três grandes represas que oferecem área para caminhadas, corrida e piquenique. Além disso, você poderá praticar esportes náuticos, como caiaque e stand-up paddle. Sem dúvida, é um bom lugar para visitar e se divertir com os amigos.

9. Sítio Frediani

Por fim, que tal encerrar o seu dia de passeios em um destino bastante acolhedor? O Sítio Frediani é o melhor cantinho da cidade para relaxar e ter um momento gostoso com a família. A propriedade é cercada por paisagens lindas, aves e animais típicos de fazenda, lagos, assim como um lindo bosque. No sítio, também é possível apreciar produtos da roça, como doces e geleias. É importante lembrar que para visitar o local é preciso agendar um passeio com antecedência.

Gostou das sugestões? Com essas dicas de passeios você vai aproveitar bastante todas as belezas naturais e históricas que cercam Vinhedo. Para o seu tour ser perfeito, escolha viajar entre maio e setembro, pois nessa época não chove na região e o clima favorece a maioria dos passeios.

15 fotos lindas de Vinhedo para você admirar

Para aumentar ainda mais o seu desejo de visitar Vinhedo, que tal já ir conhecendo um pouquinho das belezas da cidade? A seguir, confira fotos lindas desse belo destino e veja o que te espera:

Publicidade

1. Se você pretende conhecer o interior paulista em sua próxima viagem

2. E está em busca de um destino tranquilo para curtir com a família

3. Então você precisa fazer uma visita a Vinhedo

4. Essa cidade é cercada de belezas naturais

5. Atrativos históricos marcantes

6. E muita tradição

7. Na cidade é possível curtir ótimos programas ao ar livre

8. Praticar turismo rural

9. Conhecer festas e tradições da região, como a Festa da Uva

10. E apreciar produtos locais deliciosos

11. Além disso, o destino guarda muitas histórias

12. Atrações culturais únicas

13. E atividades para quem ama aventura e diversão

14. Com certeza, você vai amar conhecer Vinhedo

15. Muita história, natureza e tradições te esperam pertinho de São Paulo

Com essas fotos lindas, é impossível não ter vontade de conhecer de perto todas as belezas da cidade, não é? Vinhedo é um destino único no interior paulista que merece a sua visita. Para finalizar o guia, siga para o tópico seguinte e confira dicas extras para deixar seu roteiro ainda mais completo.

Vídeos sobre Vinhedo para inspirar ainda mais a sua viagem

Por fim, para incrementar o seu roteiro, confira uma seleção de vídeos com mais dicas e informações sobre Vinhedo. A lista traz dicas valiosas de passeios para curtir na cidade, assim como o feedback dos visitantes. Acompanhe:

Passeio pela Represa João Gasparini

Nesse vídeo, um visitante faz um tour pela Represa Gasparini e destaca todas suas belezas naturais. Além disso, o viajante traz curiosidades sobre o destino e mais dicas de atividades. Vale a pena considerar as sugestões, pois elas vão deixar o seu passeio ainda melhor e mais cheio de atividades para fazer.

Publicidade

Um dia divertido no Hopi Hari

Aqui, você vai conferir como se divertir no Hopi Hari, uma das principais atrações de Vinhedo. No vlog, dois visitantes fazem um passeio pelo parque e mostram algumas das atrações do local. Também é possível acompanhar dicas sobre a infraestrutura do espaço, e o preço de alguns passeios e atividades. Sem dúvida, é uma aventura que vale a pena assistir para se planejar.

Visita à Adega da Família Ferragut

Por fim, se você é amante de um bom vinho, certamente vai amar assistir este vídeo. Nele uma visitante faz um passeio à Adega da Família Ferragut e mostra quais são os atrativos e atividades para aproveitar o espaço. O tour conta com uma visita a vinhedos, a adega principal e também mostra a área de degustação de vinhos. Esse vídeo é indispensável, se você tem interesse em fazer a visita.

Curtiu as dicas? Com essas sugestões, com certeza você vai fazer uma viagem incrível por Vinhedo. Caso queira visitar outro destino no interior do estado, conheça também São Bento do Sapucaí, pois a cidade é linda e tem ótimos passeios!