Santana de Parnaíba: uma guia completo para curtir esse destino perfeito

Escrito por Sheila Almendros

Santana de Parnaíba é o destino perfeito para os amantes de história. A cidade, fundada em 1580, serviu como ponto de referência para expedições bandeirantes e, até hoje, mantém a tradição dos eventos religiosos que por lá acontecem. Também tem seus famosos grupos seresteiros, marca registrada da região. Conheça mais sobre este destino e divirta-se com seus passeios:

Continua após o anúncio

Como chegar a Santana de Parnaíba

Santana de Parnaíba fica na zona oeste da região metropolitana do estado de São Paulo, a um pouco mais de 44 km da capital. A viagem até o município pode durar entre uma hora a uma hora e meia, dependendo do itinerário que escolher. Afinal, você pode seguir viagem tanto pela via BR-374 como pela Rodovia Raposo Tavares.

O que fazer em Santana de Parnaíba

Conheça todas as atrações que Santana de Parnaíba te oferece, que podem ser curtidas calmamente durante sua semana de folga ou em um breve bate e volta pela região:

1. Centro Histórico

Passear pelo Centro Histórico é mergulhar na história de Santana de Parnaíba, já que por lá há mais de 200 casarões datados dos séculos XVII ao XIX, tombados pelo Patrimônio Histórico estadual. Todos eles tiveram trabalhos de recuperação minuciosos, realizados em colaboração de jovens carentes da região. Aprecie a arquitetura sem moderação.

2. Igreja Matriz de Sant’Ana

Outro marco da cidade que merece a sua atenção é a Igreja Matriz de Sant’Ana. Construída em 1580 no estilo eclético, o edifício passou por uma reconstrução em 1880, mas mantém as mesmas características desde a sua inauguração. Fica aberta de segunda a sábado, das 11h às 19h, e domingo das 11h as 18h30.

3. Museu da Casa Anhanguera

A antiga residência do bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva foi transformada em museu e tem um grande valor histórico e arquitetônico para a cidade. Nesse local, você conhecerá mais da história e as tradições que fazem parte do Patrimônio Imaterial de Santana de Parnaíba, e até mesmo relembrar acontecimentos que aprendemos a respeito na escola. O local funciona de terça a sexta, das 8h às 17h, e sábado, domingo e feriados, das 11h às 17h.

4. Praça 14 de Novembro

Repleta de bares e restaurantes, a praça 14 de Novembro é aquela atração típica de uma cidade pequena. Você pode sentar por lá para tomar um sorvete e apreciar a calmaria, conferir o Coreto Maestro Bilo, construído em 1892. Aos domingos, pode curtir a feirinha de artesanato, que conta com barraquinhas de quitutes e iguarias.

5. Centro de Apoio ao Artesão

O Centro de Apoio ao Artesão promove o artesanato tradicional da cidade com cursos para os moradores e workshops para os visitantes e ainda disponibiliza para venda artigos confeccionados por artistas envolvidos com o projeto – ótimo lugar para comprar uma lembrança perfeita para levar para os amigos e para a família, não acha?

Continua após o anúncio

6. Galeria do Artista

Aproveite a tarde para passear na Galeria do Artista e conferir o trabalho artesões, escultores, pintores e fotógrafos locais, além da exposição permanente da artista plástica Mariazinha Fernandes, com as paisagens de Santana de Parnaíba retratadas em seus quadros. O local funciona de terça a domingo, das 9h às 19h, com entrada gratuita.

Você também pode aproveitar o melhor da cidade durante as festas sazonais em Santana de Parnaíba, como a apresentação ao ar livre da Paixão de Cristo durante a Semana Santa (a mais popular da cidade), a Festa do Cururuquara, realizada no mês de maio, e as comemorações natalinas.

Hotéis e pousadas

As opções de hospedagem para a sua viagem inclui estabelecimentos dentro da cidade, bem como nas proximidades. Confira:

  • Hotel Daise – $$: muitos casais procuram por esta hospedagem, pelos serviços e boa localização. O café da manhã está incluso na diária e há quartos com cancelamento gratuito.
  • Barueri Premiêr Hotel – $$$: situada a 12 km de Santana de Parnaíba, esta hospedagem conta com estrutura completa, bar e wi-fi gratuito.
  • Soho Penthouse Alphaville – $$$$: para quem não abre mão de regalias durante a viagem, esta é a opção ideal. O local oferece spa, vista para a cidade, varanda no dormitório, entre outras vantagens.

Já sabe qual hospedagem se encaixa melhor ao seu estilo? Tem locais para todos os gostos, bolsos e exigências.

Vídeos de Santana de Parnaíba para aumentar a sua vontade de viajar

Aprecie as imagens a seguir, que mostram que Santana de Parnaíba tem todo o aconchego de uma pequena cidade para transformar o seu final de semana em momentos inesquecíveis e acolhedores:

Santana de Parnaíba vista de cima

Confira as imagens de Santana de Parnaíba registradas por um drone, explorando todos os principais pontos turísticos do alto. Você certamente se apaixonará por cada detalhe deste vídeo.

Atrações e a história de Santana de Paranaíba

Neste vídeo, você vai conferir algumas atrações de Santana de Paranaíba e conhecerá melhor a história da cidade por meio da narração e das imagens.

Bate e volta em Santana de Parnaíba

Neste vlog, você saberá o que não pode faltar em sua viagem de bate e volta para Santana de Parnaíba – as dicas das atrações são indispensáveis!

Agora que você sabe o que curtir e como aproveitar ao máximo a cidade, é hora de planejar a sua visita o mais breve possível!

10 fotos encantadoras de Santana de Parnaíba que você precisa conferir

Confira os registros fotográficos mais sensacionais de Santana de Parnaíba, publicados no Instagram, que prometem ganhar o seu coração de forma surpreendente:

1. Conheça a charmosa Santana de Parnaíba

2. Um lugar repleto de construções históricas

3. E monumentos que valem a pena conferir de perto

4. A Igreja Matriz é um marco da cidade

5. E seu charme pode ser conferido de todos os ângulos

6. E de todas as formas

7. Aproveite para contemplar cada rua da cidade

8. E curta a região em qualquer época do ano

9. Seja em feriados comemorativos

10. Ou em um período qualquer para seu merecido descanso.

Se você curtiu este roteiro de Santana de Parnaíba, não deixe de conferir também o que fazer em Campinas, outro destino do interior paulista que vale a pena visitar.