Boituva: balonismo e paraquedismo para aproveitar no interior de SP

Escrito por Gabriella Soares
Em 29.08.20

Boituva é uma cidade do estado de São Paulo conhecida como um polo de esportes radicais. Esse é o lugar ideal para quem gosta ou quer experimentar atividades como balonismo e paraquedismo. Além disso, dá para aproveitar também a cultura local e relaxar com a família e os amigos. Conheça esse belo destino e todas as suas aventuras!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica Boituva

Localizada a cerca de 117 km de São Paulo, Boituva é uma cidade do interior paulista. Para chegar lá a partir da capital, é necessário pegar a Rodovia Presidente Castelo Branco (SP 280). Quando chegar ao km 116, entre na estrada que dá acesso a Iperó, Depois, siga até a placa que indica a entrada do Centro Nacional de Paraquedismo e você estará na cidade.

O que fazer em Boituva

Com muito espaço aberto e diversas empresas de turismo radical, Boituva é o local certo para aproveitar uma aventura, principalmente se for aérea. Para quem está viajando com a família e prefere atrações mais calmas, há muitas alternativas também, como a cultura e natureza local. Veja abaixo os principais pontos turísticos dessa pequena cidade paulista:

1. Balonismo

Um dos passeios mais procurados pelos visitantes de Boituva é o balonismo, que enfeita e colore o céu da cidade. Com espaço de 6 a 12 pessoas, o passeio de balão ocorre todos os dias na parte da manhã, no Centro Nacional de Paraquedismo. O balão percorre cerca de 8 km no céu, em um percurso de 1h. Os valores variam de acordo com a quantidade de passageiros e empresa.

2. Paraquedismo

Se você deseja aproveitar o céu com mais emoção ainda, o salto de paraquedas vai tornar sua viagem inesquecível. A aventura pode ser acompanhada por um instrutor ou feita sozinho, se você tiver mais experiência. O salto ocorre a uma altura de cerca de 4 mil metros e a queda livre alcança a velocidade de até 12 mil km por hora, com momentos de tirar o fôlego.

3. Fazenda Pinhal

Um dos melhores lugares para conhecer a cultura local é a Fazenda Pinhal, que fabrica a cachaça característica da cidade desde o século XIX. A cachaça Três Coronéis é fabricada inteiramente no local, desde a moagem, e a garrafa de 750 ml da bebida já envelhecida custa cerca de R$ 20. Vale a pena visitar o local, conhecer a produção e experimentar essa cachaça secular.

4. Museu do Tropeiro

O Museu do Tropeiro é uma ótima forma de conhecer uma parte da cultura de Boituva. Possui um acervo de 700 itens de famílias e antigos tropeiros – mercadores que levavam diferentes produtos entre as regiões com o uso de mulas e cavalos. Além disso, o museu mostra também as influências dos tropeiros na culinário, como o fogão de trempe – artigo no qual eles cozinhavam.

5. Parque Ecológico Eugênio Walter

Para quem está viajando com as crianças ou gosta de conhecer mais sobre a natureza do território brasileiro, o parque é o local certo. Com uma área de mais de 136 mil metros quadrados, tem 75 animais de 35 espécies diferentes que foram resgatados do tráfico e que correm perigo de extinção. É possível ver de perto, gratuitamente, macacos-prego, tucanos-toco e muitos outros.

6. Parque Egídio Labronici

Essa é uma opção mais calma de contato com a natureza em Boituva, também conhecido como Parque da Cidade. A área de mais de 30 mil metros quadrados reúne diversas atividades ao ar livre, com uma ponte suspensa e diferentes equipamentos de ginástica. Além disso, há também mananciais, árvores frutíferas e ornamentais. Tudo contribui para uma linda área de descanso e lazer.

7. Praça da Matriz de Boituva

Outro lugar de reunião da cidade é a Praça da Matriz de Boituva, onde fica a principal igreja católica da região e se concentram as festas públicas da área. É nesse pequeno local que ocorre o famoso Natal de Luzes, em dezembro, e também a Festa de São Roque, que é muito popular em todo o interior de São Paulo. Vale a pena conhecer!

8. Festa Boituvana

Em setembro, a cidade de Boituva faz aniversário, e isso significa que a tradicional Festa Boituvana vai agitar toda a região. Com diversos shows e atividades de comemoração, esse festival popular reúne centenas de pessoas para aproveitar a noite e homenagear o município. É um prato cheio para quem gosta de música sertaneja, assim como para dançar e curtir um pouco da culinária local.

9. Bares

Com tantas emoções e cultura para conhecer em Boituva, a noite na cidade também reserva muitas aventuras. Os bares próximos do centro da cidade reúnem diferentes experiências – com ambientes mais abertos ou mais privados, mas sempre com deliciosos drinks e petiscos para aproveitar. O melhor é passear um pouco pelo centro e escolher o que representar um ambiente mais acolhedor para você.

10. Restaurantes

Outra forma de aproveitar a cidade é conhecendo seus restaurantes. Existem diversas alternativas espalhadas pelo centro e próximas do Centro Nacional de Paraquedismo, desde pizzarias e lanchonetes até locais com frutos do mar. Existem também muitos restaurantes que oferecem pratos seguindo a tradição tropeira. Com certeza, vale a pena visitar diferentes estabelecimentos e experimentar as mais variadas delícias que eles oferecem.

Existem opções para todos os gostos, desde os mais aventureiros até os mais tranquilos. Escolha os locais e atrações que mais chamaram a sua atenção, faça o seu roteiro e tenha a certeza de curtir completamente a cidade!

Hotéis e pousadas

A viagem até Boituva pode ser bate e volta, caso você more perto da cidade, mas também é uma ótima oportunidade para relaxar e aproveitar a região com calma. Sendo assim, o melhor é se hospedar em uma das opções de hotéis e pousadas do município. Abaixo, selecionamos as melhores alternativas entre os estabelecimentos locais. Acompanhe:

  • Hotel Garrafão – $: esse hotel oferece churrasqueira, recepção 24 horas e café da manhã em estilo continental e buffet. Além disso, os quartos são equipados com ar-condicionado e TV de tela plana.
  • Boituva Inn – $: com piscina, business center e serviços de aluguel de carros, esse hotel conta ainda com estacionamento gratuito e seus quartos têm ar-condicionado, TV e banheiros privativos.
  • Meu Hotel Boituva – $$: o hotel conta com estacionamento e wi-fi gratuitos, além de recepção 24 horas e lounge compartilhado. O serviço inclui também um buffet de café da manhã.
  • Hotel Toyo Inn – $$$: Ccm quartos equipados com ar-condicionado, guarda-roupas, banheiro privativo e TV de tela plana, esse hotel aposta no conforto. Além disso, o Toyo conta também com um café da manhã em estilo continental ou buffet.
  • Sítio Boituva – $$$$: em um total de 300 metros quadrados, esse sítio conta com três quartos, jardim, churrasqueira e piscina. Além disso, o wi-fi é gratuito e animais de estimação são bem-vindos.

Para quem vai aproveitar tudo o que Boituva tem a oferecer, o melhor é realmente se hospedar na cidade. É muito mais prático para chegar até as atrações, além de que todas as opções de hotéis e pousadas acima são a garantia de muito conforto para a sua viagem!

Vídeos de Boituva para você se preparar para a aventura

Uma das partes mais importantes de qualquer viagem é se preparar, sobretudo quando falamos de esportes radicais, como o paraquedismo, e passeios de balão. Pensando nisso, reunimos abaixo vídeos com informações e dicas sobre esse lindo destino. Confira:

Uma visão única e um passeio incrível em Boituva

O passeio de balão é uma das atrações mais procuradas pelos visitantes. Além da grande emoção, a aventura também proporciona uma visão única da região, como mostra esse vídeo do Canal Duas Passagens.

Aventuras de tirar o fôlego de qualquer um

Se você deseja ainda mais emoção e perigo, o paraquedismo é a sua atividade em Boituva. Nesse vídeo do canal da Camila Mohallem, é possível conhecer os detalhes do salto.

Muita calmaria e beleza na cidade

Com esse vídeo do canal da Mônica Sanna, você conhece outra atração da cidade: o parque ecológico, um ótimo lugar para relaxar e curtir a natureza.

Paisagens lindas e uma aventura inesquecível

Já com esse vídeo do canal do Vitor Manzi, é possível ver mais detalhes do voo de balão e todas as lindas paisagens observadas durante o passeio.

Não deixe de conferir e levar em consideração todas essas informações e dicas. Afinal, elas são frutos da experiência de pessoas que já foram até a cidade e aproveitaram tudo de melhor que ela tem a oferecer!

15 fotos encantadoras de Boituva que vão te convencer a viajar

As paisagens e atrações de Boituva são de tirar o fôlego e realmente inesquecíveis. Conheça um pouco mais dessa encantadora cidade e comece a planejar sua própria aventura!

1. Como o horizonte da cidade indica, esse é um lugar de muitas emoções

2. E a vista do alto do passeio de balão é a prova disso

3. Assim como a grande aventura que é saltar de paraquedas

4. Que fica ainda mais emocionante e linda durante o pôr do sol

5. Ou, ainda, quando os visitantes resolvem saltar em grupos e brincar no céu

6. Em terra firme, há o Parque Ecológico de Boituva

7. E existe também muita tranquilidade, como no sereno Parque da Cidade

8. Que tem lindas paisagens e uma bela vista do pôr de sol da região

9. E, por perto, é possível aproveitar os drinks da Fazenda Pinhal

10. Assim como as belezas da cidade, com seus cantos cheios de arte

11. A natureza também é algo muito constante em Boituva

12. E os balões se misturam a essa parte natural da região

13. Paisagens de tirar o fôlego e muito coloridas são comuns por lá

14. Assim como a harmonia entre diferentes belezas

15. Esse é um lugar em que não faltam aventuras e emoções!

Boituva é mesmo um lugar encantador, não é? Planeje-se e aproveite ao máximo esse lindo destino. E já que você vai estar pela região, não deixe de conhecer também outras maravilhosas cidades do interior de São Paulo, como Santo Antônio do Pinhal.