São Bento do Sapucaí: conheça essa charmosa cidade do interior paulista

Escrito por Luiz Felipe Gomes

Se você busca conhecer as belezas da Serra da Mantiqueira, saiba que São Bento do Sapucaí precisa estar em sua lista de destinos. Essa bela cidade do interior de São Paulo traz no pacote muita natureza, aventura e uma cultura cheia de histórias. Se animou para conhecer? Então, confira abaixo o nosso roteiro. Separamos as melhores dicas para a sua viagem!

Continua após o anúncio

Como chegar a São Bento do Sapucaí

São Bento do Sapucaí está localizado na Serra da Mantiqueira, no interior do estado de São Paulo. O município está a cerca de 200 km da capital, a 353 km do estado do Rio de Janeiro e a menos de 40 km de Campos do Jordão.

Para chegar até essa charmosa cidade, a melhor forma é iniciar a viagem a partir de São Paulo. De carro, basta seguir pelas rodovias Ayrton Senna e Governador Carvalho Pinto, em uma viagem que dura em média 3h. Para quem deseja viajar de transporte público, a única alternativa é se deslocar até São José dos Campos e, de lá, partir para o nosso destino.

O que fazer em São Bento do Sapucaí

Embora seja uma cidade pequena, São Bento do Sapucaí possui excelentes destinos para visitar. O município é conhecido por oferecer uma série de passeios e atrativos que combinam muito bem natureza, aventura e muitas histórias. Veja, a seguir, as melhores sugestões de atividades que você deve incluir em seu roteiro:

1. Pedra do Baú

Considerada um Monumento Natural do Estado de São Paulo, a Pedra do Baú é o principal atrativo do nosso destino e também proporciona uma série de passeios. O local é uma excelente pedida para fazer trilhas ecológicas e escaladas e, além disso, oferece uma vista única das montanhas. Se você gosta de estar em contato com a natureza e descobrir novos lugares, certamente vai amar conhecê-la.

2. Cachoeira do Toldi

Localizada no interior da Mata Atlântica, a Cachoeira do Toldi oferece uma das paisagens mais bonitas e românticas da serra. Com mais de 20 metros de altura, a queda d’água é simplesmente fascinante ao cortar as montanhas com suas corredeiras de águas claras. É ideal para ser visitada com uma boa companhia e, para conhecê-la, é preciso realizar uma trilha de nível médio que também revela boas surpresas.

3. Ecoparque Pesca na Montanha

O Ecoparque Pesca na Montanha é mais um ótimo destino para visitar em São Bento do Sapucaí, principalmente para quem não dispensa adrenalina. O espaço é referência em turismo de aventura na região e une lazer e natureza de uma forma única. Entre as atividades que você pode apreciar, estão tirolesa, passeios a cavalo e até um delicioso banho de cachoeira. Sem dúvidas, é uma ótima pedida para a família.

4. Capelinhas de Mosaico

Consideradas verdadeiras obras de arte, as Capelinhas de Mosaico são mais um destino obrigatório para você conhecer em São Bento do Sapucaí. Conhecidas também como Capelinhas de Santa Cruz, essas pequenas igrejas foram decoradas com mosaicos e encantam seus visitantes por revelar um espaço inspirador. Entre muito brilho, cores e imagens sacras, você pode aproveitar para meditar e também conhecer um pouco mais sobre essa arte que ganhou a cidade.

Continua após o anúncio

5. Espaço Arte no Quilombo

Além de inspirar com atrativos raros, São Bento do Sapucaí também encanta pela sua bela cultura. O espaço Arte no Quilombo, por exemplo, se destaca pelo artesanato local e valoriza o trabalho de dezenas de artesãos da cidade. No ateliê, peças feitas com materiais naturais, como palha e bambu, se transformam em decorações modernas e lindas. Se você deseja comprar lembrancinhas de viagem, certamente vai adorar visitar o local.

6. Igreja Matriz de São Bento

A Igreja Matriz de São Bento entra para a nossa lista de atrativos por possuir um grande valor histórico e cultural para o município. Construída no século XIX, a igreja possui uma bela arquitetura e se destaca com seu interior repleto de vitrais e lindas imagens sacras. Localizado na Praça Cônego Bento de Almeida, o centro religioso representa um cantinho de fé e meditação no centro da cidade.

7. Vinícola Entre Vilas

Para fechar o seu roteiro em São Bento do Sapucaí, vale a dica de visitar também a Vinícola Entre Vilas para descobrir um pouco mais da cultura e dos sabores da cidade. No espaço, você pode visitar plantações, conhecer a produção de vinhos e, claro, degustar uma variedade de produtos tipicamente artesanais. Além desse tour, a vinícola ainda conta com empório e restaurante, que proporcionam uma experiência gastronômica completa.

Com todas essas opções de passeios e atrativos, a sua viagem para São Bento do Sapucaí tem tudo para ser inesquecível. O melhor é que esse destino é ótimo para visitar em qualquer época do ano, então você pode conhecê-lo a qualquer momento e aproveitar muito os dias por lá.

Hotéis e pousadas

A região da Serra da Mantiqueira é conhecida por oferecer opções de hospedagem muito aconchegantes e, em São Bento do Sapucaí, não é diferente. A cidade dispõe de estadias que unem conforto e natureza e, dessa forma, proporcionam bons dias de descanso. Veja, a seguir, ótimas sugestões para você considerar em sua viagem:

  • Baú Pousada – $$: essa é uma excelente escolha para quem deseja viajar gastando pouco, já que oferece um bom custo-benefício, combinando ambiente acolhedor e quartos bem equipados por um preço acessível.
  • Pousada Hospedaria Estação Píccola – $$$: essa é uma das principais hospedagens da cidade e se destaca por oferecer quartos grandes e confortáveis, perfeitos para quem deseja viajar em família. Para casais, a pousada também é uma boa opção, já que possui uma bela vista para a Pedra do Baú.
  • Chalé Refúgio Mantiqueira – $$$: essa pousada também é uma boa opção para quem busca viajar a dois, uma vez que conta com chalés charmosos e bem equipados, bem perto das montanhas. Além disso, o espaço oferece boas opções de lazer, ideais para quem gosta de curtir com calma a estadia.
  • Pousada do Quilombo – $$$$: a Pousada do Quilombo é uma hospedagem mais luxuosa e bastante elogiada na cidade, já que combina quartos aconchegantes com uma série de atividades de lazer. As principais comodidades do espaço incluem restaurante, bar, piscina e uma série de opções de passeios ao ar livre.

Entre sugestões mais simples e outras mais luxuosas, é possível aproveitar bastante a estadia em São Bento do Sapucaí. Basta decidir qual opção mais combina com seu roteiro e curtir muito os dias pela cidade!

Vídeos sobre São Bento do Sapucaí com mais dicas para a sua viagem

Para tornar a sua viagem ainda mais completa e interessante, vale a dica de apreciar boas informações de visitantes que já conheceram esse destino. A seguir, escolhemos vlogs que certamente vão contribuir muito com o seu roteiro. De bônus, ainda separamos imagens fascinantes de alguns atrativos para você apreciar. Veja só:

Conheça um pouco mais sobre a Capela de Mosaico

A Capela de Mosaico é um dos principais destinos de São Bento do Sapucaí, por isso conhecer um pouco mais sobre ela é uma excelente pedida. Nesse vídeo, é possível apreciar detalhes únicos da atração e conhecer mais sobre a sua história. Certamente, você vai se encantar com a série de trabalhos e contos que envolvem a atração.

Aventura pela Trilha do Baú

Nesse vídeo, uma dupla de amigos conhece a Pedra do Baú através da via ferrata – uma das formas de chegar à atração que você pode considerar ao visitá-la. Além de belas imagens, o passeio traz também detalhes importantes do acesso ao local. Então, vale a dica de conhecer bem a região antes de se aventurar.

Imagens aéreas do Complexo do Baú

Esse vídeo traz imagens impressionantes do Complexo do Baú, região que abriga a Pedra do Baú e mais duas formações rochosas fascinantes: a Pedra do Bauzinho e a Pedra Ana Chata. Pelos registros, você vai querer conhecer todos esses destinos!

Escalada até a Pedra do Baú

Se você curte aventura e adora uma adrenalina, certamente vai se apaixonar pelas imagens desse vídeo, que trazem detalhes preciosos de como é a escalada até o cume da Pedra do Baú. Os registros são de tirar o fôlego e a vista é simplesmente surpreendente!

Com essa seleção de imagens e dicas importantes, o seu roteiro para curtir São Bento do Sapucaí já deve está pronto. Veja, no tópico a seguir, um pouco mais do que te aguarda nesse destino.

20 fotos encantadoras de São Bento do Sapucaí para você apreciar

Após conhecer boas dicas dos principais atrativos de São Bento do Sapucaí, chegou o momento de apreciar melhor as belezas que cercam essa charmosa cidade. Veja, abaixo, registros que representam muito bem esse fascinante destino:

1. Cercada por belos cenários do interior paulista

2. Paisagens simplesmente emolduradas

3. E uma cultura rica em histórias

4. São Bento do Sapucaí é um destino único na Serra da Mantiqueira

5. A cidade sabe como valorizar a simplicidade

6. Proporcionar muito aconchego

7. Revelar diversos sabores

8. E ainda oferece um clima bem agradável para os passeios

9. Falando em passeios… Há bons destinos para conhecer por lá

10. A Pedra do Baú, por exemplo, é um atrativo obrigatório

11. Que facilmente encanta com sua forma e imponência

12. A Cachoeira do Toldi também acena para uma visita

13. A queda d’água hipnotiza ao contornar com graça as montanhas

14. Além de belezas naturais, a cultura também é mais um destaque

15. As Capelas de Mosaico evidenciam a pureza da arte

16. E a Igreja de São Bento traduz um pouco da história da cidade

17. Com tantos atrativos e belas paisagens

18. Nosso destino é mesmo fascinante, não é?

19. Então, aproveite para conhecê-lo o mais breve possível

20. Um paraíso cheio de charme te aguarda no interior de São Paulo!

Com excelentes opções de atrativos e paisagens únicas, ficou claro que São Bento do Sapucaí é mesmo um destino imperdível, não é? Caso você deseje estender os dias de passeios pela serra paulista, saiba que também há muito o que fazer em Campos do Jordão – outra cidade charmosa que valoriza tradição, natureza e história.