9 razões para você visitar São Francisco Xavier na serra paulista

Por                                
Em 25.07.21

Se o interior paulista é a sua próxima rota de viagem e você quer conhecer um lugar incrível pertinho da capital, então saiba que você precisa ir à São Francisco Xavier. Esse destino está localizado no coração da Serra da Mantiqueira e possui cenários lindos. Além disso, é perfeito para praticar ecoturismo. Confira a seguir um pouco mais sobre esse belo distrito.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica e como chegar à São Francisco Xavier

O distrito de São Francisco Xavier está localizado na cidade de São José dos Campos, no estado de São Paulo. O destino fica a 53 km do centro da cidade, 50 km de Monte Verde e 149 km da capital paulista.

Para chegar até lá, o trajeto mais comum é feito partindo de São Paulo. De carro, basta seguir pela Rodovia Presidente Dutra ou ainda pelas rodovias Ayrton Senna/Carvalho Pinto. Se preferir, você também pode ir de ônibus, pois a cidade de São José dos Campos recebe viagens de diversas linhas intermunicipais com a passagem em o preço acessível ($).

O que fazer em São Francisco Xavier

São Francisco Xavier é um lugar ideal para quem busca descansar e aproveitar a natureza. Confira, a seguir, como curtir o que o destino tem de melhor:

1. Mirante da Pedra de São Francisco

O Mirante da Pedra de São Francisco é um dos atrativos mais visitados de São Francisco Xavier, por isso abre o nosso roteiro. O destino possui um visual incrível da Serra da Mantiqueira e, dessa forma, revela paisagens lindas. O grande destaque do local são as pedras, que trazem ainda mais belezas para o cenário. O espaço também possui uma boa infraestrutura com restaurante e mercadinho.

2. Pico do Selado

O Pico do Selado também promete muitas belezas naturais em São Francisco Xavier. O atrativo está localizado a 2082 metros de altitude, por isso também possui uma bela vista. Do local é possível observar cidades como Monte Verde, São José dos Campos e outros municípios da região. Vale lembrar que a atração também é ideal para a prática de esportes, como o alpinismo.

3. Pico Queixo d’Anta

O Pico Queixo d’Anta conta com uma vista panorâmica de São Francisco Xavier, portanto também não pode faltar em sua viagem. Localizado em uma propriedade particular, o destino permite conhecer mais sobre a fauna e flora locais e revela belas montanhas. É importante saber que para conhecê-lo é preciso pagar uma taxa $ e fazer uma trilha de dificuldade média.

Publicidade

4. Pico Pedra da Onça

Se você é um visitante mais aventureiro, com certeza também vai amar conhecer o Pico Pedra da Onça. Esse atrativo natural tem paisagens lindas da região e conta com uma trilha ecológica que permite um contato íntimo com a natureza. No trajeto é possível explorar a mata nativa e também admirar um mirante. Todo o percurso tem cerca de 11 km e possui dificuldade alta.

5. Trilhas da Pousada Pouso do Rochedo

As Trilhas da Pousada Pouso do Rochedo é um dos programas mais apreciados na região, então, se puder, não deixe de conhecer. Os passeios ecológicos permitem descobrir paisagens únicas e ter contato com muito verde. Na aventura é possível visitar até 8 cachoeiras e mirantes com vistas de tirar o fôlego. Para conhecer o espaço, é preciso pagar uma taxa $ por pessoa.

6. Cachoeira Pedro David

Além de picos e mirantes, São Francisco Xavier também conta com atrações para quem busca mais descanso. A Cachoeira Pedro David é ideal para relaxar e curtir bons momentos em família. O local é cercado pela natureza e tem pequenas quedas d’água que garantem banhos bem refrescantes. Também possui uma boa infraestrutura com banheiros e espaços para alimentação.

7. Paróquia São Francisco Xavier

Como todo bom destino interiorano, São Francisco Xavier também possui atrações cheias de história. A Igreja central do distrito é um lugar que você deve conhecer, pois diz muito sobre a cultura local. O centro religioso possui uma arquitetura preservada e um ambiente interior muito acolhedor. Uma dica é visitar também a Praça Cônego Antônio Manzi, onde a atração está localizada. O espaço também é muito agradável.

8. Artesanato local

Outro charme da região central de São Francisco Xavier é o Artesanato. A atividade também diz muito sobre os costumes locais, por isso merece destaque em seu guia. Pelo distrito é possível visitar diversas lojinhas e admirar trabalhos de muitos artesãos. Um cantinho que você deve conhecer é o Dona Xica Café, que possui peças de rara beleza assim como uma variedade de souvenirs.

9. Culinária típica

Por fim, não termine a sua viagem sem antes conhecer a culinária de São Francisco Xavier. Afinal, a região conta com bares e restaurantes que servem refeições típicas e muito saborosas. Um espaço que você deve incluir em seu roteiro é o Restaurante Villa K2. O local possui ambiente moderno e acolhedor e serve pratos deliciosos. Sem dúvida, você vai curtir a visita.

A partir dessas sugestões de passeios, com certeza a sua viagem será incrível, não é? Afinal, todas as atrações trazem o melhor de São Francisco Xavier. Para a sua viagem ser ainda mais perfeita, aqui vai uma dica: escolha viajar no inverno, pois o clima da estação combina com as atrações naturais e a culinária da região.

Onde se hospedar em São Francisco Xavier

Para curtir todos os atrativos de São Francisco Xavier com aquela disposição, é importante descansar em acomodações confortáveis, não é? Veja, a seguir, as melhores sugestões para você considerar na viagem:

  • Pousada Murmúrio das Águas – $$: essa opção está localizada em meio a natureza por isso é ideal para quem busca mais descanso. O espaço conta com quartos bem equipados, área externa grande e um bom café da manhã. O seu destaque está no custo-benefício, sendo ideal para quem busca uma viagem mais econômica.
  • Pousada Ilumina – $$$: essa opção é perfeita para casais, pois possui acomodações muito agradáveis. Ela tem suítes de luxo com vista para as montanhas, assim como uma boa área de lazer. O seu diferencial fica por conta da localização, que é perto do centro.
  • Pousada Vale das Flores – $$$$: essa sugestão é boa para casais e famílias. Ela possui quartos variados e completos, área externa grande, assim como atividades de lazer. Além disso, conta com café da manhã típico e farto, ou seja, ideal para iniciar bem o dia de passeios.
  • Pousada a Rosa e o Rei – $$$$$: essa opção é uma das mais conhecidas na região. Ela conta com chalés de luxo, área externa agradável e um bom restaurante. Os serviços de bem-estar como spa e uma série de confortos garantem um boa experiência. Sem dúvida, é uma boa escolha para uma viagem a dois.

Além das hospedagens acima, São Francisco Xavier também conta com ótimas sugestões de casas de temporada. Então, caso você viaje com um grande número de pessoas ou busque ter mais privacidade, também pode escolher essa opção.

Publicidade

12 fotos lindas de São Francisco Xavier para você admirar

Depois de descobrir boas dicas de destinos e hospedagens em São Francisco Xavier, que tal conhecê-lo em mais detalhes? Veja a seguir fotos lindas do destino e encante-se ainda mais:

1. Já imaginou acordar de manhã em suas férias com esta vista?

2. E que tal desfrutar de um friozinho agradável nas montanhas?

3. Se você ama tudo isso, então precisa visitar São Francisco Xavier!

4. Esse destino conta com paisagens únicas da serra paulista

5. Assim como os melhores passeios

6. Na região central, é possível visitar atrativos cheios de história

7. E provar a culinária típica

8. Já em meio a natureza, muita aventura te espera

9. Assim como cachoeiras belíssimas

10. E um horizonte incrível

11. Está preparado para conhecer tudo isso em seu próximo passeio?

12. Então, programe a sua viagem para esse belo destino da Mantiqueira!

São Francisco Xavier realmente é um lugar incrível, não é? As suas belezas naturais e seu aconchego do interior permitem viver, de fato, momentos únicos!

Um pouco mais de São Francisco Xavier para inspirar a sua viagem

Ainda está com dúvidas em conhecer São Francisco Xavier? Certamente você vai ficar ainda mais apaixonado pelas belezas dessa região com a lista de vídeos abaixo:

Passeio por São Francisco Xavier

Publicidade

Nesse vídeo, uma visitante conhece alguns atrativos e pousadas de São Francisco Xavier. Além disso, dá mais dicas para conhecer melhor a região. Se você busca se desconectar e ter mais contato com a natureza em seu passeio, com certeza precisa assistir ao vídeo e às sugestões.

Dicas sobre a Trilha da Pousada Pouso do Rochedo

Aqui, um grupo de visitantes curte uma das trilhas da Pousada Pouso do Rochedo e destaca as suas principais belezas naturais. O vídeo também dá detalhes do passeio e destaca algumas considerações. Gosta de um programa em meio a natureza? Então, também vale a pena conferir como foi essa aventura!

Mais dicas para conhecer o Pico do Queixo d’Anta

Nesse vídeo, um casal de visitantes dá as melhores dicas para conhecer o Pico do Queixo d’Anta de forma tranquila e sem perrengues. Também destacam mais detalhes sobre o percurso, distância e como é o trajeto. Vale a pena anotar as novas informações, pois elas serão úteis para quando chegar a sua vez de se aventurar.

Imagens aéreas do Centro de São Francisco Xavier

Por fim, fique com imagens lindas da região central de São Francisco Xavier. Afinal, o centro do distrito também tem suas belezas e merece destaque. No vídeo, é possível avistar a igreja principal, a praça e muito verde. Certamente você vai amar as cenas!

Gostou das dicas? Então arrume agora mesmo as suas malas para visitar São Francisco Xavier! Você com certeza vai se surpreender com as belezas desse destino. Caso esteja com mais dias livres, visite também Santo Antônio do Pinhal, outra cidade na serra paulista com paisagens lindas.