Aventure-se na Pedra do Baú, uma atração incrível da serra paulista

Por                                
Em 03.02.21

Se você curte ecoturismo e ama se aventurar, precisa conhecer a Pedra do Baú. A atração tem 1950 metros de altitude e encanta com belezas naturais, trilhas ecológicas e paisagens incríveis. Seu nome tem origem indígena, significa “ponto de vigia” e também guarda muitas histórias. Quer conhecê-la? Então confira este guia e prepare-se para a aventura!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica a Pedra do Baú

A Pedra do Baú está localizada no município de São Bento do Sapucaí, a 185 km de São Paulo. A atração faz parte de um conjunto de rochas de grande importância natural e fica no coração da Serra da Mantiqueira.

Para chegar à cidade que guarda nosso atrativo, a melhor forma é iniciar o trajeto partindo de São Paulo. De carro, o acesso se dá pelas rodovias Ayrton Senna e Governador Carvalho Pinto, em uma viagem que dura 3h. Se preferir, você também pode chegar de ônibus. Para isso, basta seguir da capital para São José dos Campos e, de lá, fazer a conexão até o destino.

Dicas e informações sobre a Pedra do Baú para auxiliar a sua aventura

Antes de se aventurar pela Pedra do Baú e conhecer todas as suas trilhas e belezas naturais, é necessário ficar por dentro de informações importantes. A seguir, listamos tudo o que você precisa saber para conhecê-la da melhor forma. Acompanhe:

1. Taxas e normas sobre a visitação

A Pedra do Baú é um Monumento Natural que pertence a uma Área de Proteção Ambiental, por isso é cobrada do visitante uma taxa de preservação no valor de R$ 10. O horário para visitação é de segunda a domingo, das 9h às 16h, sendo o horário limite para as trilhas até as 14h. Por fim, para garantir o passeio, é necessário fazer um agendamento pelo telefone (12) 99632-1017.

2. Como chegar

A Pedra do Baú está localizada a 23 km do centro de São Bento do Sapucaí. Para chegar até lá, é preciso seguir de carro ou contratar o passeio através de agências de turismo. Existem pelo menos três formas de acesso à atração: pelo Restaurante Pedra do Baú, pelo estacionamento Chico Bento ou pela portaria do Parque Bauzinho, que possui boa infraestrutura e monitores preparados para dar orientações.

3. Trilha da Pedra do Baú

A aventura para conhecer de perto a Pedra do Baú começa com uma trilha ecológica de 2h de caminhada. O acesso acontece em áreas no meio da mata e, por isso, é necessário ter disposição para enfrentar o trajeto. Além disso, após 1h de trilha, é preciso praticar escalada. Embora a aventura exija esforço, a atração final compensa: você terá uma vista incrível e de tirar o fôlego!

Publicidade

4. Escadaria de Ferro

A Escadaria de Ferro é uma das atrações da trilha para a Pedra do Baú e faz parte do momento de escalada. O local tem 320 degraus e possui uma inclinação de 90 graus, sendo a parte preferida dos mais aventureiros. Embora pareça desafiador, aqui vai uma dica: é indispensável o equipamento de segurança nessa parte da aventura. Além disso, é ideal que você tenha bom condicionamento físico, ok?

5. Rapel na Pedra do Baú

Além de uma trilha ecológica emocionante e recompensadora, a Pedra do Baú é ideal para praticar rapel. A atividade acontece em duas partes da atração: em um declive de 15 metros e em outro de 45 metros. A aventura garante momentos de pura adrenalina. Além disso, revela uma vista única da Serra da Mantiqueira e de cidades da região. Por fim, não espere menos do que uma experiência incrível também!

6. Outras atrações

Depois de explorar a Pedra do Baú e aproveitar as suas belezas naturais, saiba que ainda é possível conhecer outros passeios no local. O complexo que abriga a atração também inclui mais duas formações rochosas: a Pedra do Bauzinho e a Pedra Ana Chata. Enquanto a primeira oferece trilhas ideais para crianças, a segunda é perfeita para fazer escaladas. Certamente, uma das atrações precisa estar em seu roteiro.

7. O que levar

Por fim, para garantir que o seu passeio seja perfeito, anote o que você precisa levar para o conhecer o nosso destino. Para vestir, não dispense roupas leves e confortáveis, calçados fechados, assim como chapéu ou boné. Já para garantir a energia, leve água, lanches, frutas e barrinhas de cereais. Uma dica extra é levar também uma câmera fotográfica, já que você precisa eternizar cada momento dessa aventura.

Após anotar essas informações e boas dicas do que fazer na Pedra do Baú, certamente o seu passeio será marcante! Para que ele seja ainda melhor e você não passe perrengue, anote essa dica final: não é possível acampar em nossa atração, ok? Afinal, ela está em uma Área de Proteção Ambiental e, portanto, é proibido.

15 fotos lindas da Pedra do Baú para você admirar

Até aqui, você já sabe que a visita à Pedra do Baú é pura adrenalina, não é? Mas que tal conhecer um pouco mais sobre as suas belezas naturais? A seguir, listamos fotos lindas de visitantes que já conheceram esse destino. Prepare-se, pois os registros são de tirar o fôlego, assim como a aventura!

1. Se você ama uma boa aventura em meio à natureza

2. E curte descobrir rotas de pura adrenalina

3. Então você precisa se aventurar na Pedra do Baú

4. Essa atração é cercada por belezas naturais

5. E cenários desenhados

6. Assim como paisagens de tirar o fôlego

7. A aventura começa com trilhas ecológicas

8. Tem escaladas

9. Que, aliás, são seguras e desafiadoras

10. E termina com um visual recompensador

11. Além disso, você pode conhecer outros atrativos na região

12. Como a Pedra do Bauzinho

13. E a Pedra Ana Chata, que são cheias de surpresas

14. Sem dúvida, você vai fazer um passeio inesquecível

15. Afinal, olha só o que te espera!

A Pedra do Baú é mesmo um destino incrível não é? As fotos listadas acima provaram isso da melhor forma possível, mas nosso guia não termina aqui: o próximo tópico traz mais um pouquinho desse destino para você descobrir.

Um pouquinho mais sobre a Pedra do Baú para inspirar o seu passeio

Para finalizar com excelência o nosso guia, separamos uma série de vídeos que mostra como é visitar a Pedra do Baú. Com o feedback dos visitantes, garantimos que seu passeio será ainda mais perfeito. Confira:

Conheça a Trilha da Pedra do Baú

Publicidade

Nesse vídeo, um aventureiro conhece a Pedra do Baú através do acesso conhecido como via ferrata. O visitante traz belas imagens do local, mas também dá orientações essenciais para conhecer a atração. Se você pretende se preparar melhor para a trilha e quer mais dicas, precisa assistir ao vídeo!

Imagens aéreas do Complexo do Baú

Aqui, você vai apreciar imagens do Complexo do Baú, região que abriga o nosso destino. O vídeo traz registros da Pedra do Baú, Ana Chata e Bauzinho por perspectivas únicas. Prepare-se, pois as cenas são lindas e você vai se apaixonar de vez pelo nosso destino!

Trilha da Pedra Ana Chata

Publicidade

Cercada de muito verde e belezas naturais, a Pedra Ana Chata também é uma rota comum de quem visita a Pedra do Baú. Nesse vídeo, você vai conhecê-la por completo e descobrir em detalhes como é o percurso dessa aventura. Já adiantamos que o local guarda até um túnel de rochas. Não espere menos do que mais um passeio imperdível!

Trilha da Pedra do Bauzinho

A trilha para a Pedra do Bauzinho é um dos passeios preferidos dos visitantes, por ser de fácil acesso. Então, caso você deseje uma aventura mais tranquila em sua viagem, vale a pena assistir a esse vídeo. Não se preocupe, pois as belezas naturais desse destino também compensam.

Escalada na Pedra do Baú

Por fim, se você é um aventureiro experiente, não dispensará a escalada ao visitar a Pedra do Baú, não é? Esse vídeo mostra como é praticar a atividade com muita riqueza de detalhes. Aprecie os registros, pois eles são impressionantes!

A Pedra do Baú é mesmo um lugar inesquecível para quem busca aventura. As suas belezas naturais garantem as melhores experiências. Outro destino que também promete as mesmas sensações é a Serra da Mantiqueira. Além de abrigar o nosso atrativo, a região possui cidades belíssimas, lindas paisagens e atrações incríveis!