15 motivos para você curtir São Luís do Maranhão nas suas próximas férias

Escrito por Sheila Almendros

São Luís é o destino certo para o viajante que busca não só belas praias, mas também muita cultura e tradições. A capital maranhense possui muitos museus e edifícios que narram toda a sua história, além de ter um pedacinho da Amazônia em seu território.

A seguir você conhecerá um pouco dos principais pontos turísticos da cidade, que te convencerão que São Luís é o local ideal para passar as suas próximas férias.

O que fazer em São Luís?

As atrações de São Luís são uma aula de história e cultura, que vão agregar à sua viagem muito conhecimento e, claro, o merecido descanso. Confira as opções que não podem faltar em seu roteiro:

1. Centro Histórico

O Centro Histórico de São Luís fica no bairro de Praia Grande e possui um charme ímpar. Aproveite para caminhar nesta região formada por becos, ladeiras e mais de 3 mil edifícios e construções coloniais que farão você se sentir em uma verdadeira viagem no passado. É por lá também que estão reunidos alguns famosos pontos turísticos da cidade.

2. Teatro Arthur Azevedo

Inaugurado em 1817, o Teatro Arthur Azevedo leva o título de segundo teatro mais antigo do país (perdendo somente para o Teatro Municipal de Ouro Preto). Mesmo possuindo mais de 200 anos de história, o edifício se mantém muito bem conservado e recebe constantes restaurações para manter em dia a sua arquitetura neoclássica com detalhes em barroco.

3. Palácio dos Leões

Na região do centro histórico categorizada como Patrimônio Mundial pela UNESCO está o Palácio dos Leões, a atual sede do governo do Maranhão e um dos edifícios mais nobres da cidade. Sua construção é datada de 1612, quando os franceses estabeleceram a colônia França Equinocial na região. Atualmente, uma parte do edifício é aberta para visitações às segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h30min.

4. Casa do Nhozinho

Em suas andanças pelo Centro Histórico você também encontrará a Casa do Nhozinho, um museu com diversas peças, artefatos e objetos que pertenceram ao artesão Antônio Bruno Pinto Nogueira (sim, o Nhozinho!), uma das figuras mais importantes da cultura maranhense. O acervo fica devidamente exposto entre os quatro andares de um charmoso casarão.

5. Fonte do Ribeirão

A fonte do Ribeirão está entre as ruas do Ribeirão, das Barrocas e dos Afogados, e é uma das principais atrações turísticas de São Luís. Isso porque o pequeno e misterioso largo construído em 1796 possui algumas lendas curiosas: dizem que ele abriga uma serpente gigante que poderá destruir a cidade quando acordar. Outros falam que, antigamente, os padres usavam os túneis no subsolo da fonte para se locomover secretamente entre as igrejas.

6. Igreja da Sé

Outra parada obrigatória durante a visita a São Luís é a Igreja da Sé, construída em 1699. A fachada em estilo neoclássico e revestida de ouro já impressiona por si só, mas o seu interior é ainda mais magnífico: o altar é feito do mesmo material nobre e a pintura no teto com tons suaves valoriza ainda mais a luz natural.

7. Praça Gonçalves Dias

Se você deseja ter a melhor vista da baía de São Marcos, e de quebra curtir o pôr do sol em uma das localizações mais privilegiadas de São Luís, dê um pulinho até a praça Gonçalves Dias, no Alto dos Remédios. O local é muito conhecido por ser ponto de encontro de casais da cidade – não é à toa que a praça passou a ser chamada de Largo dos Amores, né?

8. Convento das Mercês

Este espaço cultural abriga dois museus: o Memorial José Sarney e da Memória Republicana, além de ser palco de diversos eventos ao longo do ano, como o tradicional Vale Festejar, a festa de São João fora de época (se sua viagem está marcada para julho, não deixe de inclui-la em sua programação). O edifício histórico foi construído em 1657 e funcionou até 1905 como a Ordem dos Mercedários.

9. Centro de Cultura Popular (Casa da Festa)

Conheça um pouco mais da cultura maranhense neste casarão do século XIX, que abriga centenas de adereços, vestimentas e outros apetrechos usados nas principais festas tradicionais da região, como a Festa do Divino, o carnaval, Tambor de Mina, entre outros. Dê preferência para a visita guiada, para conhecer mais a fundo cada tema, sempre as terças e sextas das 9h às 18h, e aos sábados e domingos das 9h às 17h.

10. Museu Histórico e Artístico do Maranhão

Conhecido inicialmente como Solar Gomes de Sousa, datado de 1836, o charmoso casarão colonial funciona como museu desde 1973 e abriga diversos objetos e mobílias, reconstituindo a decoração das residências nobres do Maranhão entre os séculos XVIII e XIX. A entrada custa 5 reais e o local está aberto para visitação de terça a domingo.

11. Cafua das Mercês

O edifício que já foi usado para o comércio de escravos no século XVIII tornou-se o Museu do Negro, com um rico acervo de obras de arte africanas, assinadas por grupos distintos, como Bambara, Senufo e Dogon. O Cafua dos Mercês funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h.

12. Ceprama (Centro de Produção de Artesanato do Maranhão)

Se a ideia é comprar lembrancinhas fiéis de São Luís, o ideal é dar um pulinho até o Ceprama. Por lá você encontrará diversos artesãos comercializando os seus produtos, que vão desde chapéus, miniaturas do bumba meu boi, até réplicas de azulejos portugueses, cerâmicas e telas pintadas a óleo.

13. Igreja do Carmo

A história deste edifício é o ponto alto da atração. A Igreja do Carmo, lá nos primórdios do século XVII, serviu como fortaleza para defender a cidade da invasão holandesa. Anos depois, o local se tornou um convento, e hoje, além de servir como residência para freis, também abriga um museu, com um acervo formado por peças de arte sacra, entre outras peculiaridades. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 14h às 17h, com entrada gratuita.

14. Wang Park

Reservar um dos últimos dias de sua viagem para curtir um parque aquático parece ser uma boa ideia, né? No Wang Park, além de se refrescar nas piscinas e tobogãs, você poderá jogar uma partidinha de futebol, praticar stand up paddle e ainda aproveitar uma bela refeição. Clique aqui para ter mais informações sobre preços e horários.

15. As praias

Além das diversas atrações históricas, São Luís possui praias lindíssimas, perfeitas para relaxar e curtir o dia pertinho do mar. Na lista das mais populares, estão a Praia do Calhau (foto), Praia de São Marcos, Praia do Caolho, Praia da Guia e a Praia do Olho D’Água. Separe a canga e o protetor solar e reserve alguns dias de sua viagem para pegar um bronze.

Onde se hospedar?

Precisa de uma mãozinha para escolher onde se hospedar em São Luís? Nós sugerimos algumas opções, que cabem em todos os tipos de orçamentos:

1. Blue Tree Towers São Luís Hotel – $$$

A estrutura quatro estrelas do Blue Tree Towers São Luís Hotel oferece ao hóspede spa, business center, bar lounge, piscina externa e wi-fi gratuito, tudo pertinho da Praia do Calhau.

2. Stop Way Hotel – $$

Pertinho da Praia da Ponta d’Areia e com ótimo custo benefício. Conte com banheiro privativo com secador de cabelo, quartos com TV e ar condicionado, arrumação diária e equipe multilíngue. O café da manhã, wi-fi e estacionamento são por conta da casa.

3. Costa Atlântico Hotel – $$

No Costa Atlântico você encontrará conforto na medida certa. A estrutura do hotel conta com piscina externa de adulto e infantil, restaurante, quartos com ar condicionado e TV e wi-fi gratuito. O café da manhã está incluso na diária.

4. SLZ Lagoa Hotel – $

Para os hóspedes do SLZ há piscina externa, academia 24 horas, espaço para conferência, quartos com ar condicionado e televisão, café da manhã e wi-fi grátis. Tudo isso bem pertinho do centro de São Luís.

5. Praia Mar Hotel – $

Tem coisa melhor que um hotel de frente para a praia e ainda por um precinho bem camarada? No Praia Mar Hotel você encontrará uma piscina externa com vista para o mar, quartos com decoração simples, wi-fi no saguão gratuito e até serviços para casamento.

10 fotos de São Luís para você se apaixonar

As imagens a seguir comprovam que a capital do Maranhão é de arrancar suspiros:

1. O Cafua das Mercês é uma marca histórica do Maranhão

2. A Igreja do Desterro merece estar em seu roteiro também

3. O Centro Histórico colorido para receber mais uma festa tradicional

4. Regado a muita dança

5. E edifícios com arquitetura colonial

6. A vista do Palácio dos Leões é encantadora

7. Assim como a sua fachada

8. Um detalhe destacado da Fonte do Ribeirão

9. O imperdível pôr do sol na Praça Gonçalves Dias

10. Que também pode ser visto na Praia do Olho D’Água

Preparado para curtir suas férias em São Luís? Certeza que você voltará com muitas histórias para contar.

PARA VOCÊ