São Pedro da Aldeia: o que fazer nesse pedaço histórico do Rio de Janeiro

Escrito por Nicole Dias

Um local que combina tranquilidade e edifícios históricos com lindas praias e contato com a natureza. Hoje é dia de conhecer um pouco mais sobre o município de São Pedro da Aldeia. Mas não espere por um litoral badalado: por lá o sossego é protagonista.

Para descobrir as principais atrações e curiosidades sobre a cidade, além de uma seleção de fotos belíssimas, basta continuar lendo esse post. Separamos dicas perfeitas para você montar seu roteiro de viagem.

Índice do conteúdo:

Onde fica São Pedro da Aldeia

Localizado na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, o município de São Pedro da Aldeia fica pertinho de Araruama, Cabo Frio e Iguaba Grande. A distância da capital do estado carioca é de pouco mais de 150 quilômetros.

O trajeto até São Pedro da Aldeia pode ser feito tanto de carro quanto de ônibus – diversas linhas partem do Rio com destino a essa cidade graciosa.

O que fazer em São Pedro da Aldeia

São Pedro da Aldeia tem atividades para todos os tipos de viajante, seja você um turista que só quer descansar ou aquele que ama aprender um pouco mais. Veja alguns passeios e praias para conhecer.

Serra da Sapiatiba

Para quem gosta de caminhar e se aventurar, eis uma bela atração. A Serra da Sapiatiba é perfeita para ficar em contato com a natureza, andar em meio ao verde e ver lindas paisagens. Há um percurso de pouco mais de 1 km que leva ao seu topo. Não há infraestrutura, mas a vista de lá é muito linda e recompensadora.

Casa da Flor

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Casa da Flor é um daqueles locais que enchem os olhos e encantam por sua história. Trata-se de uma casa com paredes de madeira e taipa, lindamente decorada com esculturas e enfeites feitos de inusitados objetos quebrados. O mais interessante é que a casa não foi feita por nenhum artista ou engenheiro, e sim por Gabriel Joaquim dos Santos, um simples trabalhador.

  • Endereço: Estr. dos Passageiros, 232 – Parque Estoril.
  • Valor de entrada: vale a pena fazer a visita guiada com o sobrinho de Gabriel. A entrada é menos de R$ 5.

Casa dos Azulejos

Situada bem no centro da cidade, a Casa dos Azulejos é uma construção da época do império que hoje serve como espaço com aulas particulares de dança e artes cênicas, além de permitir visitação. O ponto alto fica por conta de um portal de onde é possível ter uma visão incrível na hora do pôr do sol. Embora, segundo alguns visitantes, o local não esteja com a manutenção em dia, é interessante de se visitar.

  • Endereço: Av. São Pedro, 159 – Centro.
  • Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 22h. Domingos, das 14h às 22h.

Praia Linda

Não, esse nome não é por acaso. A Praia Linda reúne aqueles atributos que todos amam conferir no litoral: água morna e transparente, areias branquinhas, muita natureza e belíssimas casas de veraneio nas redondezas. Trata-se de um local tranquilo e ótimo para passar um tempo em família. Pertinho fica uma praça com brinquedos para as crianças. Diversão garantida.

Praia da Baleia

A Praia da Baleia é conhecida principalmente por ser um bom lugar para praticar a pescaria. Para quem está lá curtindo as férias, é o lugar ideal para comer bons petiscos à base de frutos no mar em um dos diversos barzinhos e quiosques que ficam por perto. Por lá ocorre a tradicional Festa do Peixe, que atrai muitas famílias para o local.

Praia do Sol

Bastante movimentada aos finais de semana e durante o verão, a Praia do Sol se destaca por sua boa infraestrutura. Embora simples, os diversos quiosques ao longo da orla oferecem petiscos gostosos e lanches em geral. A presença de diversas árvores garante uma sombra gostosa para quem quer nada mais do que um bom descanso.

Outras praias de São Pedro da Aldeia que valem a visita são Praia da Ponta da Areia, Praia da Tereza, Praia do Balneário de São Pedro e Praia do Nordeste.

Curiosidades e informações de São Pedro da Aldeia

Quando você viaja para algum lugar, gosta de saber um pouco mais sobre sua história, clima e lugares diferenciados? A lista abaixo foi feita para você.

O nome

Inicialmente o local era habitado por índios, uma aldeia de verdade. Seu nome era Aldeia São Pedro. Posteriormente o núcleo da cidade foi constituído por índios catequizados e jesuítas, passando, depois de um tempo, a se chamar São Pedro da Aldeia.

O tempo

São Pedro da Aldeia é um local de temperaturas altas. Mesmo no auge do inverno, as temperaturas ficam na média dos 20ºC. Portanto, não é preciso encher sua mala de casacos ou roupas pesadas. Fevereiro é a época em que os termômetros registram os dias mais quentes.

O museu

Sabia que em São Pedro da Aldeia fica o único museu brasileiro dedicado unicamente à aviação naval? Reformado recentemente, o Museu da Aviação Naval possui um rico acervo, com direito a aeronaves originais, fotos, maquetes e diferentes documentos.

Agora que você já está expert sobre São Pedro da Aldeia, é hora de fazer as malas e conhecer esse tranquilo local.

Mais fotos de São Pedro da Aldeia que vão ganhar seu coração

Uma imagem diz mais do que mil palavras. Deixe que esses registros de São Pedro da Aldeia provem o quanto o destino é especial.

1. Praias sem agitação

2. Belezas para se contemplar

3. Uma cidade rica em história

4. Sim, é difícil não se encantar por São Pedro da Aldeia

5. É o lugar certo para quem gosta de praia

6. De história

7. De silêncio

8. De natureza

9. De comer bem

10. E de desfrutar do melhor da vida

11. A calmaria espera por você em São Pedro da Aldeia

12. Partiu conhecer esse charmoso destino?

Quer explorar um pouco mais da região? Então veja algumas imagens que comprovam que um pedacinho do paraíso está na Região dos Lagos (RJ).

PARA VOCÊ