Tailândia: tudo o que você precisa saber para garantir uma viagem perfeita

Escrito por Bruno Mendes

A viagem para a Tailândia proporciona momentos divertidos, contemplativos e surpreendentes, pois o país asiático é daqueles lugares peculiares, no melhor sentido possível. Hábitos culturais diferentes, intensa devoção religiosa nos templos imponentes, praias belíssimas, gastronomia impecável e vida noturna agitada são alguns dos muitos pontos positivos que o viajante encontrará por lá.

Pronto para uma viagem especial e fora do comum? O Viajali te apresenta um guia recheado de informações sobre a Tailândia, que vai te deixar ainda com mais vontade de embarcar para o paradisíaco país. Confira com atenção e boa viagem!

Onde fica a Tailândia?

A Tailândia é um país do sudeste asiático localizado na península da Indochina, que faz fronteira ao norte com Laos e Myammar, ao leste com Cambodja e Vietnã e no trecho sul com a Malásia. O país tem suas terras banhadas pelo mar de Andramão e pelo Golfo da Tailândia.

Qual a melhor época para visitar a Tailândia?

Não é tão fácil comentar sobre o clima da Tailândia, afinal o período das chuvas intensas varia muito de uma região para outra. De todo modo, como o território é grande, é possível montar a programação pensando em escapar das famosas monções asiáticas, e aproveitar melhor as praias e todos os outros atrativos.

Vamos pensar nas cidades mais famosas para oferecer as melhores dicas. Caso você queira ir para Bangkok, destino turístico mais famoso do país, a melhor época é entre novembro e fevereiro. Se a intenção for ir para Chiang Mai, é melhor partir entre dezembro e fevereiro.

Em relação às costas com praias, também há diferenças entre os períodos mais propícios para garantir a diversão. No golfo da Tailândia, os meses recomendados são entre maio e setembro. Já na costa do Mar de Andaman, o períodos de sol forte e sem as intensas e nada agradáveis precipitações ocorre entre dezembro e março.

Como chegar a Tailândia

São muitas as opções de voos do Brasil para a Tailândia. De São Paulo para Bangkok partem aviões da Qatar Airways, Swiss, Etihad, Turkish Airlines e da Emirates, Air France, British Airways, KLM e Lufthansa, todas com uma conexão. Saindo do Rio de Janeiro, as últimas 5 companhias informadas fazem o trajeto até o país e também há uma conexão.

Falando em conexão, o tempo de cada uma vai variar de uma companhia aérea para outra, que geralmente é feita em Dubai. De modo geral, o tempo de viagem entre São Paulo (ou Rio de Janeiro) e Bangkok é de 23 horas. Se você partir direto da Europa poderá encontrar amplas opções de voos diretos.

Quanto custa ir à Tailândia?

  1. Passagens: É bom ficar atento às promoções lançadas esporadicamente pelas companhias aéreas, pois os preços das passagens não costumam ser tão em conta. Por um pouco menos de 3 mil reais dá para conseguir uma ida e volta, mas para isso é preciso fazer muitas pesquisas, e arriscamos dizer, ter um pouquinho de sorte.
  2. Hospedagem: Uma boa notícia: em geral, o preço da diária em hotéis, pousadas ou albergues é mais barato na Tailândia que na maior parte dos destintos turísticos pelo mundo. Um exemplo: na região mais badalada de Bangkok, há hostels por 10 dólares o dia. Caso o conforto e até um certo requinte sejam indispensáveis para a sua viagem, também é possível encontrar hotéis bacanas por bons preços. Dá para pagar entre 30 e 100 dólares em algumas opções mais estreladas. Que tal?
  3. Alimentação: Se a hospedagem na Tailândia já é barata, a alimentação é ainda mais. Nas diferentes cidades do país, restaurantes vendem pratos típicos por, acredite, 3 dólares.
  4. Passeios: O preço dos passeios varia, é claro, de acordo com o tipo de atração que o viajante escolher. Visitar um famoso templo em Bangkok pode custar 3 dólares, já curtir um trajeto de barco de 3 horas pelas paradisíacas ilhas custa em torno de 50 dólares por pessoa.

11 dicas e curiosidades sobre a Tailândia que você precisa saber antes de viajar

  1. A capital da Tailândia, Bangkok, é uma das cidades mais instigantes do mundo. Templos budistas, arranha céus, baladas malucas (na melhor acepção do termo), ótima gastronomia e gente andando por todo o lado no aparente caos urbano ilustram a rotina de um destino turístico único.
  2. Sempre simpática, a população da Tailândia é extremamente acolhedora com os turistas, e o país é conhecido como a “Terra dos Sorrisos”.
  3. Para entrar em templos ou na casa de alguém você precisará tirar os sapatos.
  4. Mais de 95% da população tailandesa é adepta ao budismo.
  5. Os tailandeses adoram pimenta e basicamente todos os pratos são muito apimentados. É importante ficar atento antes de dar a primeira garfada, mas se você não resiste ao tempero, a gastronomia local vai te conquistar.
  6. É preciso tomar a vacina contra a febre amarela para entrar na Tailândia. A dica é ir ao posto de saúde e tomar o quanto antes, para pegar a carteirinha internacional o mais rápido possível. Nunca deixe para última hora, certo?
  7. A Tailândia é o país da massagem. Em praticamente todas as esquinas das cidades há algum tipo de spa, casa de massagem e até mesmo espaços improvisados em calçadas com aquela poltrona confortável. São utilizadas técnicas milenares para estimular os pontos do corpo. Ah! O preço geralmente é bem camarada. Aproveite!
  8. Faz muito calor na Tailândia, portanto, não deixe de andar com garrafinhas de água e eventualmente parar para tomar sucos naturais ou água de coco. Hidratação é fundamental.
  9. As características roots do país atraem mochileiros do mundo inteiro. Há muitos europeus visitando templos e batendo perna pelas cidades.
  10. O hino tailandês toca duas vezes por dia em diversos lugares públicos, e o povo como costume e reverência, interrompe as atividades até o término da execução. Como forma de respeito, é recomendado que turistas façam o mesmo.
  11. Transporte: na Tailândia, o viajante poderá contar com os tradicionais Tuk Tuks (triciclo motorizado muito utilizado em cidades da Ásia), trens e ônibus. Os táxis normais também são recomendados, pois custam muito menos que a média na maioria de outras cidades turísticas.

9 praias tailandesas que são um espetáculo

É imprescindível tirar alguns dias da viagem para conhecer as praias tailandesas. Sabe aquele cenário que parece irreal de tão bonito? Você presenciará muitas dessas maravilhas ao se banhar em águas esverdeadas, caminhar pelas areias claras e contemplar formações rochosas e toda a vegetação do entorno. Estas são algumas das praias da Tailândia que você precisa incluir na programação:

1. Bamboo Island

Localizada no mágico arquipélago de Koh Phi Phi, a Bamboo Island tem areias bem brancas e aquele mar claríssimo, que desperta logo a vontade de dar um mergulho. A faixa de areia é bem grande: bastante espaço para aquela caminhada contemplativa ou mesmo para colocar a canga e relaxar bastante.

2. Maya Bay

Famosíssima por servir de cenário para o filme “A Praia”, interpretado por Leonardo Di Caprio, a May Bay fica na ilha de Ko Phi Phi Leh, a mais movimentada da Tailândia. Ainda que o constante movimento retire um pouco daquele charme particular dos lugares lindos e isolados, a praia tem impecável conjunto natural e emoldura aquela paisagem dos melhores sonhos. Você precisa ver tudo de perto!

3. Loh Dalum Bay

Você vivenciará dois momentos distintos na praia de Loh Dalum Bay, situada nas ilhas Phi Phi. Pela manhã o lugar é calmo e perfeito para atividades relaxantes e até, em alguns níveis, terapêuticas. Em contrapartida, à noite a área é um dos pontos altos da badalação tailandesa: há festas com música e shows pirotécnicos que encantam sobretudo a turma mais nova.

4. Phra Nang Beach

A praia de Phra Nang Beach fica na isolada e encantadora região de Railay Beach, e embora não seja uma ilha, está posicionada por trás de uma cadeia de montanhas, e só pode ser acessada pelo mar. Tranquila e bucólica, é recomendada para turistas que desejam escapar de badalações. A pedra coberta por vegetação e que esbanja imponência dentro do mar é um dos pontos altos do local.

5. Sunrise Beach

Apontada como a praia que tem os mares mais azuis da Tailândia, a Sunrise Beach fica na ilha de Koh Lipe e apresenta calmaria e conforto ao visitante. Por perto há pequenos bares que servirão para aquela providencial parada para uma água de coco, suquinho e petiscos. Aproveite o dia inteiro e fique até o entardecer!

6. Hong Beach

Acessada de barco a partir da província de Krabi, a Hong Beach tem um mar de águas verdes contornado por enormes pedras, e o conjunto de mostras naturais faz com que a atração seja espetacular até para os elevadíssimos padrões tailandeses. É de se imaginar que você ficará em dúvida entre o que fazer mais vezes: mergulhar ou tirar fotos?

7. Hua Hin

Opção perfeita para quem está em Bangkok e por razões particulares não pode ir para regiões mais distantes, a praia Hua Hin é um gracioso refúgio da capital da Tailândia. A extensa faixa de areia permite longas caminhadas e o entorno é cheio de turistas. Animação não faltará.

8. Praia de Tonsai

Acessada por um caminho de pedras em Railay Beach, a Praia de Tonsai é um daqueles destinos bacanas para quem ama aquela pitada de aventura, e acredita que a chegada em si á é uma atração. Pouco conhecida, escondida, mas vale a descoberta, concorda?

9. Ao Nang Beach

Visualmente não tão bela quanto as demais, a Ao Nang é uma praia recomendada para os viajantes que não dispensam uma boa infraestrutura. Existem bons hotéis, lojinhas, restaurantes e até feiras noturnas no entorno. Boa alternativa de passeio para quem decidir se estabelecer por um tempo mais prolongado.

12 pontos turísticos na Tailândia que você precisa visitar

A Tailândia, que abraça e acolhe turistas das mais distintas nacionalidades, tem pontos turísticos irresistíveis para todos os gostos. Um conselho: não saia de casa sem o celular carregado — ou sem a máquina fotográfica — pois você fará centenas de registros destas atrações que você precisa conhecer pelo país. Confira:

1. Templo Wat Pho

O Buda inclinado de 15 metros de altura e 46 de comprimento é o grande destaque do templo Wat Pho, um dos espaços religiosos mais visitados de Bangkok. O local, que funcionou como a primeira universidade pública da Tailândia, tem a maior coleção de Budas do país. É fácil chegar ao templo, pois ele está situado no coração turístico da cidade. Não perca a oportunidade de conhecer cada detalhe deste ambiente que celebra a religiosidade tailandesa.

2. Khao San Road

Possivelmente você já ouviu que Bangkok é um lugar louco, imprevisível. É claro que deve existir críticas em relação a todos os posicionamentos espalhados a sete ventos e nem tudo é como dizem, mas uma coisa é certa: a cidade surpreende e é muito divertida. E a khao San Road, talvez sintetize os aspectos mais interessantes dessa boa loucura da Tailândia que tanto agrada os visitantes.

Nessa rua você encontrará moradores locais, turistas de todos os cantos andando de um lado para o outro e uma série de estabelecimentos: casas de massagem, restaurantes, barbearia, bares com karaokê e as barraquinhas que vendem todos os tipos de comidas de rua (se tiver coragem, não deixe de provar gafanhotos, escorpiões, aranhas, etc.).

3. Templo Branco de Chiang Rai

Situado em Chiang Rai, cidade localizada no extremo norte do país, o Templo Branco (chamado de Wat Rong Khun) conquista o visitante antes mesmo da entrada: suntuosa e rica em detalhes, a construção tem sua parte de fora decorada com minúsculos pedaços de vidro e estátuas que representam o “portão do paraíso”.

O interior do templo chama atenção, pois além das figuras referentes ao budismo, conta com pinturas de símbolos não religiosos e ocidentais, como as do cantor Michael Jackson e personagens da Disney ou Marvel.

4. Ayutthaya

Visitar a cidade de Ayutthaya é entrar em contato com aquela paz de espírito tão presente em lugares especiais. Só para se ter uma ideia da atmosfera local, há mais de 400 templos que mesmo sem a exuberância do passado, conservam a sua grandiosidade. Imperdível!

5. Elephant Rescue Park

Os elefantes são muito presentes na Tailândia, e se você for ao Elephant Rescue Park, situado na cidade de Chiang Mai, irá encontrá-los e até ter a oportunidade de ajudar no cuidado dos bichos, dando comida, banho e passear com eles. Experiência privilegiada para todos que não dispensam o contato intenso com mostras naturais.

6. Festas na ilha de Koh Phangan

Atenção, baladeiros de plantão: a ilha de Koh Phangan é uma das que compõe o arquipélago de Samui, que fica no Golfo da Tailândia, e por lá acontece uma vez por mês a Full Moon Party, um evento que reúne mais de 30 mil pessoas e é bastante concorrido pelos mochileiros.

7. Grand Canyon Waterpark

O Grand Canyon Waterpark (Chiang Mai) foi erguido em um Canyon artificial e tem brinquedos que vão encantar adultos e crianças. Sinta o frio na barriga ao descer na tirolesa em alta velocidade, pule de penhascos, curta os toboáguas e garanta a diversão para o dia todo. Valerá a pena.

8. Parque Nacional Mu Ko Ang Thong

Mais um atrativo formidável aos apaixonados pela natureza em versão autêntica, quase intocável. Presente no golfo da Tailândia, o Parque Nacional Mu Ko Ang Thong contempla um arquipélago com 42 ilhas e enche os olhos de todos pela vegetação, belas praias, paredões de calcário e até alguns lagos escondidos.

9. Wat Umong

O Wat Umong está entre os templos mais curiosos da Tailândia, e é uma concorrida atração de Chiang Mai. Trata-se de um mosteiro enorme, feito de tijolo e com alguns túneis em seu interior que proporcionam o melhor clima de contemplação e tranquilidade.

10. Templo Wat Huai Pla Kung

Situado na região alta de Chiang Rai, este templo é um espetáculo arquitetônico e concentra o maior Buda da cidade. Nem pense que será enjoativo visitar tantos templos budistas — cada um desses espaços concentra peculiaridades únicas! Pode acreditar que sempre terá algo novo para ser visto.

11. Bangla Road

Situada em Phucket, cidade que fica na ilha homônima, a Bangla Road é uma rua ultra badalada, que reúne restaurantes, bares e uma série de baladas para maiores de idade. Não é de se surpreender que o local é chamado de ‘A Las Vegas de Phucket’. E então, o que acontece em Bangla Road fica em Bangla Road?

12. Saranrom Park

O Saronrom Park é pequeno, quase modesto, mas muito charmoso e aconchegante. Localizado em Bangkok, perto do palácio imperial, ele é aquele espaço verde ideal para caminhadas e descanso. Há ainda ambientes especiais para a prática de atividades físicas, banquinhos para uma leitura agradável e um lago com peixes, lagartos e tartarugas.

E aí, ficou com aquela vontade de dar aquela organizada na sua vida e programar uma viagem para o sudeste asiático? A Tailândia certamente te oferecerá experiências inesquecíveis!

PARA VOCÊ