Vale da Lua: descubra os encantos da Chapada dos Veadeiros

Escrito por Bárbara Costa

Um dos locais mais visitados na famosa Chapada dos Veadeiros é o Vale da Lua. Esse ponto turístico reúne formações rochosas esculpidas pelas águas do rio São Miguel.

Se você tem interesse em conhecer uma paisagem única e envolta pelo cerrado do nosso país, não deixe de acompanhar os próximos tópicos!

Índice do conteúdo:


Onde fica o Vale da Lua?

O Vale da Lua pertence ao município de Alto Paraíso de Goiás, no centro-oeste brasileiro, a cerca de 250 km da capital Brasília. Para chegar lá saindo de Alto Paraíso, é preciso acessar a rodovia GO-239 (na direção da Vila de São Jorge) até a placa que sinaliza a estrada de terra rumo ao local.

Já para chegar a Alto Paraíso, o meio mais utilizado pelos visitantes é o aéreo, até Brasília. Aterrissando na capital, é necessário pegar um ônibus que leva à cidade na rodoviária. Se você decidir ir de carro, deve acessar a BR-020 e GO-118.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O Vale da Lua fica no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, uma unidade de conservação que abrange os municípios de Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás. São mais de 200 mil hectares de área de preservação do cerrado, com espécies vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, além de rochas com mais de um bilhão de anos. Se você não quer perder paisagens deslumbrantes, inclua o Parque no roteiro!


Como visitar o Vale da Lua

Partindo de Alto Paraíso e pegando a estrada que leva à vila de São Jorge, em pouco mais de meia hora o visitante chega ao Vale da Lua. Ao lado do estacionamento, você avistará a estrutura da administração local, onde é preciso assinar um termo de responsabilidade e pagar uma taxa de R$ 20, referente à visitação e ao estacionamento.

Também na entrada, há banheiros e uma pequena lanchonete. Como a trilha é bem curta, não é necessário passar mais do que uma manhã no local para curtir bastante!

Trilha do Vale da Lua

A trilha de acesso ao Vale da Lua é considerada de nível fácil, tem apenas 600 m e começa logo ao lado da administração. Pelo caminho, há banquinhos de madeira e um pequeno mirante para quem quiser dar uma descansada ou garantir belos cliques.

Piscinas do Vale da Lua

Em meio às pedras esculpidas pelo rio São Miguel, é possível encontrar três deliciosas piscinas naturais! A piscina número 1 permanece fechada nos períodos de chuva, a 2 abre dependendo do nível de água do rio e a 3 conta com uma pequena cachoeira. Os funcionários do local atuam como salva-vidas e auxiliam os banhistas.

Cuidados e perigos ao visitar o Vale da Lua

Embora a trilha de acesso seja considerada de nível fácil, a recomendação é usar tênis ou botas de trilha para não correr o risco de escorregar nas pedras. Outro cuidado necessário é com o período de chuvas, que vai de novembro até abril. Nessa época, com a cheia do rio, pode ocorrer o fenômeno chamado Cabeça d’Água, caracterizado pelo aumento repentino e violento do volume de água.

Dicas de quem já foi ao Vale da Lua que você não pode perder

Para você se convencer de que vale a pena visitar o Vale da Lua, confira o que as pessoas que já estiveram lá dizem!

Conhecendo o Vale da Lua e as cachoeiras da região

No vídeo, acompanhamos as aventuras de Danielle Noce pela Chapada dos Veadeiros, no dia em que ela visita a cachoeira Almécegas I e o Vale. Você vai se encantar pela beleza da trilha, do mirante e do Vale!

Três dias pela Chapada dos Veadeiros

Tess Abreu fez este vídeo para sugerir três dias de passeio pela região da Chapada dos Veadeiros. Ela visita o Vale da Lua logo no primeiro dia de roteiro e mostra tudo, inclusive a experiência de se banhar por lá.

Muita diversão e aventuras pela Chapada dos Veadeiros

Acompanhe o divertido passeio de Tiago Lopes e seus amigos pela Chapada dos Veadeiros! Entre os pontos visitados pelo grupo, o Vale da Lua não poderia ficar de fora, certo? Além de mostrar a beleza local, ele dá algumas informações e dicas.

O Vale da Lua e seus encantos

Para finalizar, este vídeo do Bruno Alves é específico sobre o Vale da Lua. Ele mostra sua experiência com a trilha, no mirante e no vale. Assista e veja toda a estrutura local com mais detalhes!

Prontinho: agora você já tem uma ideia de como foi a experiência de quem passou pelo Vale da Lua!

Mais fotos do Vale da Lua que são de tirar o fôlego

Por último, mas não menos importante: que tal uma seleção de imagens desse destino? Acompanhe!

1. A paisagem em torno do Vale da Lua também merece ser apreciada

2. Mas não tem erro: suas estruturas chamam a atenção de quem passa pelo local

3. Já imaginou nadar por essas águas?

4. Além disso, há inúmeras atrações próximas, como a bela Cachoeira dos Cristais

5. E a Chapada dos Veadeiros reserva cenários indescritíveis

6. A paisagem é deslumbrante até mesmo quando o tempo fecha

7. As espécies vegetais e animais são capítulos à parte

8. E a cor das águas é de impressionar

9. Não só das águas, aliás

10. O show de beleza não para…

11. E você? Vai perder?

Viu só como o Vale da Lua é um atrativo que não pode ficar de fora do roteiro de quem visita a Chapada dos Veadeiros? Agende uma data e comece a preparar as malas!

PARA VOCÊ