7 atrações para visitar em Alfredo Wagner, a capital das nascentes

Alfredo Wagner é uma pequena cidade, em um vale cercado por montanhas, em Santa Catarina. Se você gosta de curtir passeios tranquilos em meio à natureza, esse pode ser um ótimo destino para a sua próxima viagem. A seguir, confira as principais atracões do município.

Publicidade

Onde fica Alfredo Wagner

A cidade está localizada na região do Alto Vale do Itajaí, a 113 km de Florianópolis, no estado de Santa Catarina. Ela é conhecida como a “capital das nascentes”, pois, em seu território, nascem quatro rios importantes: o Rio Braço do Norte, o Rio Canoas, o Rio Cubatão e o Rio Itajaí-Açu. Alfredo Wagner possui esse nome em homenagem a um dos homens que trabalhou pela emancipação política e administrativa da cidade.

Como chegar

A melhor maneira para chegar à Alfredo Wagner é desembarcar no Aeroporto de Florianópolis e, em seguida, alugar um carro para percorrer o trajeto restante. Você também pode ir de ônibus. As passagens custam em média R$ 48, e a viagem dura cerca de 2h30.

Quando chegar ao destino, é só descansar e curtir diversas atracões naturais que a cidade possui. As paisagens de Alfredo Wagner parecem um grande mar de montanhas verdes e o local é um cenário de paz para os visitantes.

O que fazer em Alfredo Wagner

Atrações naturais não faltam em Alfredo Wagner! Prepare-se para uma experiência emersiva na natureza. É só conferir e anotar as dicas a seguir:

1. Parque Aquático Salto das Águas

O Parque Aquático Salto das Águas possui diversas atrações para se divertir com toda a família. Ele está localizado no km 02 da Rodovia SC-350 e reúne 14 atrações classificadas como radicais e moderadas. O valor do ingresso varia bastante dependendo do dia escolhido. Você pode comprar o seu pelo site do parque. No local, há uma grande estrutura para visitantes, com restaurantes, lanchonetes, vestiário, lago com pedalinho, ambulatório e muito mais.

2. Gruta do Poço Certo

Para chegar até a Gruta do Poço Certo, é preciso caminhar por uma pequena trilha que fica no paredão de uma das rochas. O local foi um cemitério indígena no passado, porém, atualmente, os moradores locais se reúnem para orar na gruta. A cachoeira possui uma altura de 42 metros e é um bom lugar para descer de rapel.

Publicidade

3. Cânion do Rio Lajeado

O Cânion do Rio Lajeado é uma belíssima formação rochosa natural esculpida pela água com o passar dos anos. Para chegar até o cânion, é preciso descer pela parede, com o auxílio de cordas, e caminhar pelo leito do rio. Por isso, é indicado contratar um guia.

4. Camping

Alfredo Wagner é um ótimo destino para quem gosta de acampar. Você pode aproveitar para montar acampamento na propriedade de Soldados de Sebold ou próximo à Pedra Branca. O clima ameno quase sempre é propício para essa atividade, mas é importante conferir a previsão do tempo antes de montar a barraca se você não quiser ser surpreendido por chuva.

5. Cachoeira do Pinguirito

A trilha para chegar até a cachoeira é considerada difícil, pois é íngreme e com muitas pedras. Entretanto, é um local com uma paisagem incrível e que vale a pena conhecer. A cachoeira possui lajes no chão e uma queda d’água de 30 metros de altura. Você pode aproveitar para passar a tarde, se refrescar com um banho e tirar fotos incríveis. O acesso é gratuito.

6. Pedra Branca

A Pedra Branca é uma grande montanha, com penhascos enormes que formam uma paisagem incrível. Ela é uma das mais conhecidas da cidade com altitude de 1.666 metros. Para chegar ao local, é preciso caminhar por alguns trechos de pastagens, atravessar um riacho e entrar em uma mata fechada. O turista pode acampar em frente à pedra. O ideal é estar acompanhado por um guia turístico devido à dificuldade de acesso.

7. Soldados Sebold

É um conjunto de grandes formações rochosas que fica localizado na montanha do Campo dos Padres. As quatro pedras enormes possuem em média 90 metros de altura e se parecem com quatro soldados enfileirados. No local, é possível fazer trilhas, acampar e apreciar a paisagem. Por ser uma propriedade privada, é cobrada uma taxa no valor de R$ 35 por visitante, e é preciso fazer o agendamento pelo site.

Muita animação e disposição para visitar tantos lugares maravilhosos! Não esqueça de verificar a previsão do tempo e leve roupas adequadas para trilhas, mata fechada e camping.

Onde se hospedar

Em Alfredo Wagner e nas cidades próximas, você encontrará diversas opções de hospedagens aconchegantes para todos os tipos de orçamento. A seguir, confira uma seleção com alguns hotéis da região para facilitar a sua busca:

  • Hotel Paradouro – $: a 9 km do centro de Alfredo Wagner, o Hotel Paradouro dispõe de quartos simples e confortáveis para os seus hóspedes. As habitações comportam até quatro pessoas e o custo-benefício é considerado excelente.
  • Alfredo Wagner Park Hotel – $$: esse hotel dispõe de quartos espaçosos e aconchegantes, com varanda e vista para a montanha. Possui diversas comodidades e fica localizado a apenas 200 metros do centro da cidade.
  • Cabana Refúgio da Serra – $$$: localizada a 12 km de Alfredo Wagner, a Cabana Refúgio da Serra oferece a possibilidade de hospedagem em um chalé inteiro, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Se você quer relaxar em um ambiente com total privacidade, essa pode ser a melhor opção.

É importante escolher e reservar previamente a sua hospedagem para evitar imprevistos. Assim, você curtirá a viagem com mais tranquilidade.

10 fotos encantadoras de Alfredo Wagner para admirar a natureza

As paisagens de Alfredo Wagner são muito mais que encantadoras. Os cenários naturais se destacam pela grande beleza e imensidão. A seguir, confira algumas fotos belíssimas desse paraíso.

Publicidade

1. Alfredo Wagner é um destino turístico tranquilo

2. Perfeito para descansar de uma rotina agitada

3. Para quem gosta de acampar e fazer trilhas

4. E também para relaxar em meio à natureza

5. As paisagens da cidade são majestosas

6. Cercadas pela imensidão verde

7. A calmaria é libertadora

8. Aproveite cada momento dessa viagem

9. Para conhecer as atrações da cidade

10. Visitar Alfredo Wagner é uma experiência maravilhosa!

O que achou dessas imagens? Principalmente para quem mora em grandes cidades, visitar um destino como Alfredo Wagner, é uma experiência renovadora. Não deixe de registrar cada momento da sua viagem ao explorar a região.

Um pouquinho mais sobre Alfredo Wagner para conhecer melhor suas atrações

É sempre bom conferir vídeos para conhecer mais sobre um novo destino. A seguir, veja uma seleção com detalhes, dicas e informações sobre as atrações de Alfredo Wagner.

Um passeio pelo Parque Aquático Salto das Águas

Nesse vídeo, você terá uma visão geral do maior parque aquático da serra catarinense. Curtir as atracões, apreciando a vista para a montanha, é um ótimo programa familiar. Diversão garantida!

Publicidade

Trilha em grupo

Nesse vídeo, acompanhe uma trilha de 14 km em Soldados de Sebold. Para os amantes da natureza, esse parece ser o passeio perfeito. Se você gosta de fazer trilhas e pretende encarar essa, não esqueça de levar água, lanches leves e ir com roupas confortáveis.

Conhecendo a Gruta do Poço Certo

Veja um pouco mais sobre a Gruta do Poço Certo, antigo cemitério indígena, que atualmente funciona como um santuário para a população local. O caminho para chegar à cachoeira é um pouco escorregadio e com algumas pedras, mas a vista é sensacional!

O que achou desse destino turístico? Se você gosta de apreciar paisagens sensacionais, vai curtir muito Alfedro Wagner. Confira também um guia completo sobre o que você pode fazer em Florianópolis e aproveite ainda mais as suas férias!