Antonina: apaixone-se por essa cidade histórica do litoral do Paraná

Escrito por Luiz Felipe Gomes

Cercada por montanhas e um belo litoral, Antonina é uma cidade muito charmosa no Paraná. Localizada na Serra do Mar, ela possui muitas belezas naturais e se destaca com destinos cheios de história. Se você busca fazer uma viagem enriquecedora e marcante, certamente vai amar conhecê-la. Para isso, confira abaixo o nosso guia, repleto de dicas e passeios imperdíveis!

Continua após o anúncio

Onde fica Antonina

A cidade de Antonina está localizada no litoral do estado do Paraná. Ela fica a aproximadamente 85 km de Curitiba e a 15 km de Morretes. Partindo da capital, você pode chegar até lá de carro, através das rodovias BR-277 e PR-410, conhecida também como Estrada da Graciosa. Se desejar, você também pode visitá-la de ônibus ou de trem.

O que fazer em Antonina

Rica em história, cultura e belas paisagens, Antonina tem muito a oferecer aos seus visitantes. Em meio ao seu charme e aconchego, é possível passear por destinos históricos, curtir a natureza e aproveitar lugares fascinantes. Seja com a família, amigos ou alguém especial, seu tour pela cidade certamente garantirá bons momentos. Confira, abaixo, os atrativos que não podem faltar em seu roteiro:

1. Centro histórico

O centro histórico é um dos lugares mais visitados em Antonina. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o local possui um grande valor para o município e reúne diversas construções multicoloridas, artísticas e charmosas. Para visitá-las, é preciso fazer um passeio do centro até o litoral. Nesse trajeto, não deixe de conhecer cada detalhe da cidade e, claro, caprichar nos registros.

2. Praça Coronel Macedo

A Praça Coronel Macedo é um dos melhores lugares para relaxar e curtir bons momentos em família em Antonina. Isso porque o espaço é bem arborizado, possui uma extensa área verde e conta com um belo coreto, que é a atração preferida da criançada. Situada no centro, você pode unir o aconchego da praça às comodidades do comércio e, dessa forma, deixar o seu passeio ainda mais agradável.

3. Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar

Com imponência e história, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar é um importante destino cultural de Antonina e, por isso, entra para o nosso roteiro. Fundada em 1714, a igreja possui uma arquitetura bem conservada e faz do seu interior um local de fé e meditação no centro da cidade. Um destaque do espaço está em sua localização – dividida entre os charmes das montanhas e o litoral.

4. Baía de Antonina

Outro cantinho que não pode faltar em seu roteiro é a Baía de Antonina. Esse atrativo é um dos mais visitados da cidade, pois reúne belas paisagens, muita calmaria e dá lugar a uma série de possibilidades. Do local, é comum partirem passeios de barco para outros destinos fascinantes, como a Prainha e a Ponta da Pita – duas atrações que revelam mais detalhes do litoral e encantam pela sua natureza.

5. Bairro Alto

Cercado pela Mata Atlântica e muitas belezas naturais, o Bairro Alto é mais um destino ideal para quem ama natureza e, portanto, entra para a nossa lista. Esse local é um importante complexo ecológico, reunindo rios, cachoeiras e uma extensa área verde que proporciona muitas atividades. Entre os passeios que não podem faltar nesse programa, estão caminhadas, trilhas ecológicas e uma visita ao famoso Rio Cachoeira.

Continua após o anúncio

6. Recanto do Rio Nunes

O Recanto do Rio Nunes combina lazer e diversão e é um dos locais mais agradáveis do nosso destino. Localizado a 15 km do centro, esse refúgio representa uma opção para a família, já que possui boa infraestrutura e oferece muitos atrativos. No local, você pode aproveitar quiosques, fazer churrasco, tomar banho de rio e até montar acampamento. Sem dúvidas, é um destino perfeito para o fim de semana.

7. Pico do Paraná

Para fechar o nosso roteiro, o Pico do Paraná vem como opção de destino ideal para os mais aventureiros. Com 1962 metros de altitude, essa imponente formação rochosa é a mais alta do Sul do Brasil e revela cenários surpreendentes. Caso você deseje conhecer a atração, é preciso fazer uma extensa trilha ecológica, que dura em média 8 horas. Portanto, vale a dica de se preparar bastante para a aventura.

Com as nossas opções de passeios e destinos, certamente seu tour pela charmosa Antonina será inesquecível. Para tornar a sua viagem ainda melhor, opte por conhecer a cidade entre os meses de abril e setembro. Nessa época, o clima é bastante agradável e garante a diversão de todos os programas.

Hotéis e pousadas em Antonina

A cidade de Antonina possui excelentes opções de hospedagem. Pela região, é fácil encontrar acomodações aconchegantes e acessíveis, assim como opções mais luxuosas que são perfeitas para quem deseja passar mais dias na cidade. Confira, a seguir, as melhores sugestões para considerar em sua viagem:

  • Hospedaria da Praça – $: essa opção é ideal para quem pretende viajar gastando pouco, já que oferece bons quartos e ambientes confortáveis por um preço acessível. O destaque do espaço está em sua localização, próxima dos principais atrativos turísticos da cidade.
  • Camboa Capela Hotel – $$: com uma bela vista para a Baía de Antonina, esse hotel é um dos mais bem localizados da cidade. Conta com quartos completos e bem equipados e uma boa área de lazer, com piscina, academia, bar e muitas outras comodidades.
  • Pousada das Laranjeiras – $$$: com acomodações completas e bem equipadas e um ambiente bastante agradável, essa pousada é uma excelente opção para a família. O seu principal destaque está na receptividade, que é muito acolhedora e elogiada pelos visitantes. Sem dúvidas, essa é uma boa escolha para quem gosta de se sentir em casa.
  • Pousada do Oasis – $$$$: localizada em Morretes, a 15 km do centro da cidade, essa pousada é luxuosa e perfeita para quem busca conforto e descanso. Com ambientes muito agradáveis, o espaço representa uma boa escolha para casais, já que conta com chalés charmosos em meio a paisagens românticas e privilegiadas.

Além de boas opções de hotéis e pousadas, é muito comum encontrar casas de temporada em Antonina. Então, caso você deseje estender o dia de passeios ou mesmo passar as suas férias na cidade, vale a dica de pesquisar mais sobre essa sugestão de estadia.

Onde comer em Antonina

Além de ótimas opções de atrativos e passeios, Antonina se destaca por sua excelente gastronomia. Pela cidade, existem bons restaurantes que, além de muito aconchegantes, oferecem refeições saborosas e garantem bons momentos. Veja, a seguir, sugestões de locais que merecem sua visita:

Restaurante Buganvil

O Restaurante Buganvil é uma opção tradicional na cidade e oferece comida típica do litoral paranaense. Acessível e agradável, o espaço conta com pratos da culinária brasileira e à base de frutos do mar, com ingredientes frescos e de excelente qualidade. Um prato que você precisa provar é o barreado, que mantém a tradição da cidade, é muito saboroso e representa a principal pedida dos visitantes.

  • Endereço: Av. Conde Matarazzo, 721, Areião
  • Horário de funcionamento: sexta a domingo das 11h30 às 15h30.

Restaurante Le Bistrô

O Restaurante Le Bistrô também valoriza a culinária típica da cidade e faz da sua localização um charme para aproveitar as refeições. Localizado às margens da Baía de Antonina, o local possui uma bela vista e é perfeito para toda a família. Com pratos, em sua maioria, dedicados à gastronomia litorânea, no espaço se destacam os rodízios de frutos do mar, que custam de R$55 a R$89.

  • Endereço: Tv. Vitório Carraro, 25, Centro
  • Horário de funcionamento: segunda, quarta e quinta das 11h30 às 15h; sexta e sábado das 11h30 às 15h e das 18h às 23h; domingo das 11h30 às 16h.

Restaurante Caçarola do Joca

Com uma decoração charmosa, pratos saborosos e atendimento bastante acolhedor, o Restaurante Caçarola do Joca é um dos mais elogiados de Antonina. O espaço, que possui um preço justo, mantém refeições à base da culinária brasileira e internacional, mas também se destaca quando o assunto é frutos do mar. O prato carro-chefe do local é a casquinha de siri, que é deliciosa e você certamente vai amar experimentar.

  • Endereço: R. Antônio Prado, 42, Centro
  • Horário de funcionamento: sábado das 11h45 às 16h e das 19h30 às 22h; domingo das 11h45 às 16h.

Com essas opções de restaurantes, a seu roteiro por Antonina será ainda mais marcante. Refeições saborosas proporcionam momentos bem agradáveis e certamente tornarão a sua viagem mais especial!

20 fotos encantadoras de Antonina que mostram as belezas desse destino

Após conhecer Antonina por muitos passeios, destinos e histórias, chegou a hora de descobri-la por novos ângulos. Acompanhe, a seguir, os melhores registros de quem já visitou essa charmosa cidade do litoral do Paraná. Com as imagens, você certamente vai se apaixonar ainda mais por esse destino.

1. Se você deseja fazer uma viagem inesquecível

2. Que contemple uma bela natureza

3. Destinos históricos bem charmosos

4. E possua aquele aconchego do litoral

5. Então, você precisa visitar Antonina, no Paraná

6. Essa cidade linda é repleta de belezas naturais

7. Que proporcionam ótimos programas

8. Você pode fazer trilhas ecológicas

9. Aventurar-se por destinos marcantes

10. Aproveitar um delicioso banho de rio

11. Curtir belas cachoeiras

12. E, claro, viver momentos relaxantes até mesmo no centro da cidade

13. Além disso, nosso destino também passeia pela história

14. A Igreja Matriz, por exemplo, é tricentenária

15. E certamente enriquecerá o seu roteiro

16. O centro histórico é mais uma atração valiosa

17. Que, aliás, rende sempre belas fotos

18. Entre a serra e o mar, nosso destino é mesmo único, não é?

19. Então, não deixe de conhecê-lo em sua próxima viagem

20. Um destino fascinante te aguarda no belo litoral do Paraná!

Repleta de belezas naturais, destinos históricos e aquele aconchego típico das cidades litorâneas, Antonina é um belo recanto para visitar no Paraná. Outra destino muito charmoso no estado que você precisa conhecer é Morretes. Além de excelentes passeios, a cidade também não economiza em belas paisagens!