7 programas imperdíveis para você curtir em Antônio Prado, no RS

Por                                
Em 10.09.21

Se você ama o clima de serra e adora curtir passeios que unem natureza, gastronomia e cultura, então saiba que você precisa visitar Antônio Prado! Essa cidade é conhecida por sua tradição italiana e tem passeios incríveis. Além disso, ela fica na Serra Gaúcha e possui muitas belezas naturais. Confira, a seguir, mais detalhes desse belo destino:

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica Antônio Prado e como chegar

A cidade de Antônio Prado está localizada na Serra Gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul. Ela fica a 54 km de Caxias do Sul e a 112 km de Gramado.

A melhor forma de chegar até lá é a partir de Caxias do Sul. De carro, o acesso é pela Rodovia Sinval Guazzelli (ERS-122), em uma viagem que dura em média 1h. Se preferir, você também pode ir de ônibus, pois a cidade recebe algumas linhas intermunicipais. Por fim, o acesso mais comum é pela Viação Caxiense, que conta com uma variedade de horários e passagens para o destino.

A história de Antônio Prado

O município de Antônio Prado tem a sua história marcada pela imigração europeia, que aconteceu no final do século XIX. Na época, a região foi a escolhida pelo Império brasileiro para receber a última colônia vinda da Itália. O fato fez da cidade uma referência em costumes italianos e também marcou a criação da sua arquitetura.

Atualmente, Antônio Prado possui o maior acervo arquitetônico em local urbano referente à cultura italiana e o conjunto é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Além disso, a cidade também é conhecida por possuir uma das maiores porcentagens de moradores ítalo-brasileiros do país.

Clima em Antônio Prado

Antônio Prado conta com um clima típico da Serra Gaúcha, mas vale lembrar que não faz frio na região o ano todo. Na cidade, a temperatura média é de 25ºC, o que a torna perfeita para ser visitada em qualquer época.

Durante o verão, a temperatura fica em torno de 24ºC, sendo este o momento ideal para curtir as atrações naturais. Já no inverno, que também é a alta temporada, os termômetros marcam em média 15ºC na cidade. Então, se você busca curtir o frio e a culinária local, essa estação é a melhor para fazer a viagem.

Publicidade

O que fazer em Antônio Prado

Antônio Prado é conhecido como o município mais italiano do Brasil, portanto os seus passeios são marcados por atrações culturais. No entanto, como a cidade está localizada na Serra Gaúcha, também é possível curtir muitas atividades em meio à natureza. Confira, a seguir, quais programas te esperam nesta viagem:

1. Centro Histórico

O Centro Histórico de Antônio Prado é um dos lugares mais admirados pelos visitantes e por isso deve abrir o seu roteiro. O espaço abriga a maior parte do acervo arquitetônico da cidade onde é possível mergulhar na história local. Pela região, você vai encontrar mais de 40 construções que revelam detalhes sobre a cultura italiana. Uma dica é visitar a Casa da Neni, que abriga o Museu Municipal.

2. Praça Garibaldi

Localizada ao lado do Centro Histórico, a Praça Garibaldi é aquele cantinho ideal para ir entre um passeio e outro na cidade. A atração possui belas árvores, chafariz e pode ser uma boa pedida para levar a família. Uma boa dica, é visitar o espaço no fim de tarde e, assim, já ir aproveitando também para conhecer o comércio local.

3. Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus

A Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus fica na região central de Antônio Prado e é um ótimo destino para conhecer a cultura da região. O centro religioso possui um rico acervo de época e reúne detalhes da arquitetura italiana. No espaço é possível admirar vitrais, pinturas sacras, assim como uma escadaria construída em 1928. Por fim, a igreja também é ideal para quem busca momentos de paz na viagem.

4. Gruta Natural Nossa Senhora de Lourdes

Outro destino religioso que vale a pena conhecer é a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. O atrativo é cercado pela natureza e também representa um cantinho de muito sossego. No espaço, é possível admirar uma bela fonte d’água, que guarda uma imagem da Nossa Senhora de Lourdes, padroeira da cidade. O local também é perfeito para quem busca meditar e fazer orações.

5. Cascata da Usina

Além de atrações históricas, Antônio Prado também possui passeios para quem ama a natureza. Na cidade, é possível curtir alguns destinos ao ar livre, como a Cascata da Usina. A queda d’água é cercada de paisagens naturais e garante um banho de rio muito refrescante. Por fim, para chegar ao local é preciso fazer uma pequena trilha ecológica que começa a partir do centro da cidade.

6. Vale do Rio das Antas

Caso você esteja com mais dias livres na viagem, saiba que vale a pena visitar também o Vale do Rio das Antas. Afinal, a região fica próxima da cidade e também possui paisagens lindas. No trajeto, é possível apreciar a natureza e também conhecer mirantes com uma vista incrível. Com certeza, bons momentos também te esperam nesse passeio.

7. Culinária local

Por fim, após curtir tantas atrações, com certeza você vai precisar repor as energias, não é? Então, não deixe de conhecer a culinária de Antônio Prado. Na cidade, você pode visitar restaurantes e vinícolas que unem costumes locais a uma excelente gastronomia. Dois espaços que você precisa visitar são o Restaurante Nostra Cantina e a Vinícola Zanella, que são muito agradáveis e, aliás, valorizam os sabores da região.

Com essas opções de passeios, com certeza, você vai fazer uma viagem incrível por Antônio Prado. Afinal, todos os destinos permitem conhecer o melhor da cidade. Aproveite as dicas e divirta-se na Serra!

Publicidade

12 fotos lindas de Antônio Prado para inspirar ainda mais o seu passeio

Até aqui, certamente, você já está apaixonado por Antônio Prado, não é? Mas que tal aumentar esse sentimento conhecendo mais sobre a cidade? Confira, a seguir, fotos lindas do destino e se encante ainda mais:

1. Se a Serra Gaúcha é o seu próximo destino

2. E você deseja conhecer um lugar incrível na região

3. Então saiba que você precisa por no roteiro Antônio Prado!

4. Esse destino é marcado pela cultura italiana

5. Assim como uma série de programas incríveis!

6. Pelo centro da cidade, você pode visitar destinos históricos

7. Passear pelas atrações culturais

8. E também provar a culinária local

9. Já na região rural, a natureza te espera para uma visita

10. Assim como as belezas da Serra Gaúcha

11. Já imaginou curtir todos esses atrativos em seu próximo passeio?

12. Então, é só marcar o tour para Antônio Prado e aproveitar a visita!

Curtiu o roteiro? Então marque hoje mesmo o seu passeio para Antônio Prado. Sem dúvida, você vai viver momentos únicos em sua viagem. Outro destino que pede uma visita é Nova Petrópolis. A cidade é cercada de belezas naturais, assim como passeios únicos. Com certeza, você vai amar conhecer também.