10 Imagens para conhecer o ecoturismo de Aurora do Tocantins (PA)

Conhecida pelo ambiente aconchegante, Aurora do Tocantins é o destino ideal para quem deseja conhecer novos lugares relaxantes no Brasil. O lugar recebe esse nome devido a sua geografia particular, que faz com que o sol na região nasça sempre mais tarde. Um espetáculo!

Publicidade

Onde fica Aurora do Tocantins

Como o próprio nome indica, o município está localizado no Estado de Tocantins e tem como cidades vizinhas Lavandeira e Taguatinga.

Como chegar

Existem diversas formas de se viajar até seu destino. Um dos principais é via avião. O aeroporto mais próximo da cidade de Aurora do Tocantins é o de Palmas. Dele, você pode pegar um voo para a cidade Barreiras. Chegando em Barreiras, você precisará se locomover pelas estradas da região até Aurora do Tocantins. Considerando o tempo de voo mais o trajeto via carro, sua viagem durará por cerca de 8h 30min.

Outro caminho para se chegar ao local desejado é a viajar via carro próprio. Optando por esse meio de transporte, você irá economizar em tempo e dinheiro. O percurso é simples, bastando que você se mantenha na BR-010 até chegar na rodovia TO-050. Seguindo o GPS, não deverá levar mais que 6h 30min para que você chegue no seu destino.

Selecione a opção que melhor atende às suas necessidades e esteja preparado para já começar sua diversão aproveitando o caminho que leva até Aurora do Tocantins!

O que fazer em Aurora do Tocantins

Rica em belezas naturais e áreas de lazer surpreendentes, a região de Aurora do Tocantins possui muitos passeios que vão acrescentar à sua viagem. Confira!

1. Rio Azuis

Com uma beleza encantadora, o Rio Azuis é conhecido nacionalmente por ser o menor rio do país. Só vendo de perto para entender o quão charmoso é esse pequeno espaço de natureza!

Publicidade

2. Paia do Pequizeiro

Estando a poucos km de Aurora do Tocantins, a Praia do Pequizeiro é um outro oásis de paisagens incríveis. Suas águas calmas e geladas atraem muitos turistas, sendo um ponto chave da região.

3. Praia do Puçá

Contando com uma infraestrutura de alta qualidade, que inclui banheiros e espaços para acampamento, a Praia do Puçá é um ótimo local para se banhar e aproveitar os dias. Seu acesso é descomplicado. Aproveite!

4. Escorrega do Betim

Se você está atrás de aventura, o Escorrega do Betim pode ser sua parada. Além das águas famosas na região, o espaço possui áreas mais profundas ideais para um mergulho. O espaço também é conhecido por ter as correntezas mais fortes dentro das maravilhas naturais próximas.

5. Poço do Paraíso

Outro recanto de paz que se destaca pelo contato íntimo com a natureza, o Poço do Paraíso tem um grande diferencial que o torna muito popular: seu acesso não envolve passar por trilhas ou longas caminhadas, sendo uma ótima opção para levar crianças e idosos.

São muitas possibilidades para se divertir e curtir o ecoturismo local. Se planeje para conseguir aproveitar todas elas!

Dicas e informações importantes

Para garantir que sua viagem será surpreendente e cheia de boas experiências, veja algumas dicas valiosas!

  • Melhor época para viajar: se você está em dúvidas em relação à quando ir para Aurora do Tocantins, saiba que a recomendação geral é a de visitar a cidade durante os períodos de seca, entre março e novembro. É nesse momento em que as águas se tornam mais cristalinas e o acesso a elas mais facilitado.
  • Estadia: como forma de assegurar que você terá tempo o suficiente para visitar os principais pontos da região, recomenda-se um roteiro de viagens de pelo menos três dias.
  • Sobre vestimenta: quando for visitar as águas, tenha em mente que elas estão localizadas em vegetação serrana. Isso significa que o terreno nem sempre será o mais favorável e plantas espinhosas são comuns nas trilhas que levam aos lugares. Pensando nisso, é importante estar vestindo roupas que te forneçam uma maior segurança, como calças e sapatos fechados.
  • Não esqueça o filtro solar: a região serrana (e principalmente a trilha) é muito quente e o clima pode atingir altas temperaturas. Por isso, não hesite em caprichar no filtro solar de sua preferência. Assim, você aproveitará melhor tudo tem de bom sem correr riscos.
  • Aproveite para tirar lindas fotografias: durante o percurso que leva até os passeios, você provavelmente irá topar com a fauna e a flora local. É uma oportunidade muito interessante de se obter ótimos registros da natureza enquanto curte a viagem.

Após conhecer essas informações úteis, provavelmente você está ainda mais preparado para se jogar na estrada em direção à Aurora do Tocantins.

Onde se hospedar

A hospedagem na região é rica em possibilidades. Veja abaixo algumas opções e selecione a que melhor se encaixar nas suas necessidades e bolsos.

  • Pousada Nascer do Sol – $$: bem localizada em relação às águas, a Pousada Nascer do Sol possui um clima maravilhoso, com ótimas opções de descanso. Os quartos são aconchegantes e o local serve um café da manhã elogiado.
  • Pousada São José – $$$: com um amplo espaço, a Pousada São José é uma ótima opção para quem busca relaxar em contato com a vida natural. Além da hospedagem tradicional, o local também oferece serviço de camping.
  • Pousada Aurora Esplendor – $$$: uma das principais hospedagens na região, a Pousada Aurora Esplendor apresenta uma ampla gama de atividades envolvendo o ecoturismo local. O local é agradável, com boas instalações e serviço completo.

Como deu para perceber, todas as hospedagens apresentadas dão destaque para o ecossistema, possibilitando um dia a dia rico em momentos felizes com a natureza.

Publicidade

10 fotos encantadoras de Aurora do Tocantins para inspirar sua viagem

Para ilustrar de forma mais satisfatória os encantos da região, fique com essas 10 imagens inesquecíveis!

1. Lar de uma natureza inigualável

2. Aurora do Tocantins é o espaço dos sonhos para o descanso

3. Você pode aproveitar a vista até mesmo de dentro do seu carro

4. As quedas d’águas são espetaculares

5. Suas paisagens parecem mais pinturas

6. Que compõem cenários de encher os olhos

7. Se entregue aos oásis

8. Em busca de paz

9. Aurora do Tocantins é o local ideal para se conectar com a vida

10. Por isso, aposte nesse destino!

As imagens são de tirar o fôlego, não é mesmo? A região tem muito o que oferecer!

Um pouquinho mais a respeito de Aurora do Tocantins

Ainda melhor que fotos, são os vídeos! Por meio deles, é possível ter um olhar mais detalhado sobre os locais. Por isso, confira a seguir algumas gravações que retratam Aurora do Tocantins!

Para conhecer a região

Publicidade

Ideal para se aprofundar nas maravilhas de Aurora do Tocantins, esse vídeo encanta pela precisão dos registros que capturam as paisagens em toda sua plenitude. Além disso, a youtuber dá dicas de como curtir o passeio.

Mais dicas de viagem

Com o foco no processo da viagem, esse vídeo apresenta informações importantes acerca da estrada e da cidade. Não apenas isso, mas o casal de Youtubers também registram alguns programas principais da região, dando destaque para as trilhas que dão acesso aos rios.

A vista da região é incrível!

Nesse vídeo interessante, o viajante apresenta o Morro da Cruz, um pórtico natural que dá uma visão privilegiada para a cidade de Aurora do Tocantins. É simplesmente estonteante!

São muitas possibilidades dentro de uma só cidade! Após anotar as dicas e descobrir informações valiosas a respeito de Aurora do Tocantins, você certamente está preparado para viajar e aproveitar ao máximo sua estadia. Mas antes, procure conhecer Belém do Pará