Cachoeira do Formiga: conheça a mais bela queda d’água do Jalapão

Escrito por Bruno Mendes

A Cachoeira do Formiga é surpreendente e incomum. Muito elogiada pela cor de suas águas, que transita entre o verde-esmeralda e o azul-turquesa, a atração é contornada por suntuosa vegetação e tem ótimos pontos para banhos na piscina natural formada ao redor. Saiba onde fica e confira deslumbrantes imagens desse paraíso!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica a Cachoeira do Formiga

A Cachoeira do Formiga é muito procurada por visitantes do Brasil inteiro. A atração está situada no Jalapão, a bela unidade de preservação que fica em Mateiros (Tocantins), e está localizada a cerca de 35 km da região central do município.

Como chegar

O acesso à cachoeira é feito pela estrada de terra que segue para São Félix do Jalapão. Assim como para outros destinos do Jalapão, recomenda-se ir com veículos 4×4, pois o risco de carros convencionais atolarem na região é bem grande. Após a chegada ao estacionamento, é preciso caminhar por menos de 10 minutos por uma trilha curta até a Cachoeira do Formiga.

Estrutura do local

Na Cachoeira do Formiga, cada turista vai se divertir bastante e sentir aquela paz de espírito tão presente em locais onde a natureza é protagonista. Além disso, os privilegiados visitantes vão contar com boa infraestrutura. Veja só!

  • Estacionamento próximo: o lugar onde os carros são estacionados fica bem pertinho da cachoeira e, como informamos no tópico anterior, a trilha é bem curta. Então, pode ficar tranquilo que você não vai esperar muito até tomar banho.
  • Onde comer: perto da entrada da atração, o visitante encontrará o Bar da Zéfa – um pequeno estabelecimento onde cada um poderá fazer um lanche e tomar uma cervejinha antes ou depois da diversão.
  • Quanto custa: o acesso à Cachoeira do Formiga custa R$ 20.
  • Área para camping: em frente à cachoeira, existe um espaço para camping. O valor da atividade é de R$ 30 por pessoa.
  • Dica especial: para aproveitar ao máximo o banho nas águas cristalinas, programe-se para chegar cedo, ok?

Se, até aqui, você já se imaginou na piscina natural em um dia ensolarado, olha só o que te espera no seguinte tópico!

Vídeos sobre a Cachoeira do Formiga que vão fazer você querer viajar

Quer saber mais sobre esse lindo destino? Dá uma olhada nesses vídeos feitos por quem amou a cachoeira mais bonita do Jalapão:

O mergulho nas águas transparentes

Esse vídeo inspirador te apresenta uma pequena ideia sobre como é o contato com a água límpida e com as demais mostras da natureza dessa região encantadora.

Continua após o anúncio

A Cachoeira do Formiga e outras atrações do Jalapão

Além de conferir imagens deslumbrantes, aqui você vai obter informações importantes sobre a cachoeira e outros lugares do Jalapão. Assista até o fim e entenda porque esse trecho do Tocantins é tão prestigiado.

Um dia perfeito com os amigos

Aí está um registro simples, mas que provavelmente vai fazer com que você sinta vontade de convidar os seus amigos para esse passeio. Que tal?

É claro que vai você vai ter inspirações de sobra para produzir vídeos incríveis enquanto estiver na cachoeira. Já comece a planejar sua viagem!

15 fotos da Cachoeira do Formiga para você ficar ainda mais encantado

Para finalizar esse guia com chave de ouro, escolhemos a dedo lindas imagens desse lugar que precisa constar no seu roteiro de viagens. Veja só:

1. Um belo presente para a sua viagem ao Tocantins

2. Não tem como ficar indiferente às belezas naturais, né?

3. A cachoeira preferida de 9 entre 10 pessoas que viajam para o Jalapão

4. Imagina só um dia de sol nesse paraíso com a sua turma

5. Contemple à vontade!

6. Já vai se preparando para as fotos mais criativas

7. E amplas possibilidades de diversão

8. Imagine os mergulhos

9. E os instantes de aventura, é claro!

10. A queda d’água não é tão alta, mas é bem forte

11. Um passeio terapêutico

12. Então, entre em sintonia com essa atmosfera

13. Encantadores dias de sol estão por vir

14. Mas, fica tranquilo: a vegetação cria sombras aconchegantes

15. Chegou a sua hora de conhecer a Cachoeira do Formiga!

Se você amou a Cachoeira do Formiga e quer desbravar mais exemplares da natureza do Tocantins, não deixe de conhecer a Ilha do Bananal. Prepare-se para mais momentos de contemplação e lazer!