Bangalore: conheça a capital da tecnologia na Índia

Escrito por Bruno Mendes

Considerada o Vale do Silício da Índia, em razão da sua relevância tecnológica, Bangalore é um surpreendente destino turístico da Ásia. Saiba o que fazer para aproveitar os seus dias nessa cidade com belos parques e templos, e que alia muito bem tradição com modernidade.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Mapa e localização

Bangalore tem cerca de 8,4 milhões de habitantes e é a terceira cidade mais populosa da Índia, ficando atrás apenas de Mumbai e Nova Deli. Famosa por ser a “capital da tecnologia” do país, Bangalore tem altas temperaturas durante boa parte do ano. Os termômetros registram, em média, entre 16 °C e 34 °C ao longo dos 12 meses e o período com maior incidência de chuvas é entre maio e novembro.

Principais atrações

Ainda que tenha trechos caóticos, Bangalore possui áreas verdes bucólicas, além de imponentes palácios e templos, os quais evidenciam a sua relevância arquitetônica e cultural. Destacamos seis lugares interessantes para você conhecer:

1. Cubbon Park

Situado no coração de Bangalore, o Cubbon Park tem 121 hectares de muita beleza natural. Lá existem mais de 100 espécies de plantas, com destaque para os jacarandás roxos que florescem durante a primavera. Excelente lugar para caminhadas, piqueniques ou a simples e perfeita contemplação de paisagens indescritíveis.

2. Jardim Botânico de Lalbagh

Sem dúvidas, o Jardim Botânico de Lalbagh é um dos melhores espaços verdes de Bangalore. Com 97 hectares, a atração atrai milhares de moradores locais e turistas que amam a natureza. Vale programar um dia para admirar as flores, jardins e diversos tipos de pássaros.

3. Palácio de Bangalore

O grandioso Palácio de Bangalore é inspirado no castelo de Windsor, na Inglaterra, e tem valiosa importância cultural na Índia. Erguida no século XIX, a edificação tem seus interiores decorados com pinturas remanescentes do período da construção, móveis em estilos vitoriano e neoclássico, um salão com vitrais góticos e outros belos detalhes.

4. Templo Nandi

O Templo Nandi fica no interior das instalações do Dodda Basavana Gudi (Templo Bull). Construído em 1537, o templo hindu é dedicado à Nandi, o touro sagrado do hinduísmo, o qual é montado por Shiva. Não deixe de conhecer esse valioso espaço de celebração da religiosidade indiana.

Continua após o anúncio

5. Palácio de Verão do Tipu Sultan

Localizado no lado mais antigo de Bangalore, este palácio do prestigiado sultão Tipu – forte opositor durante a época do domínio britânico – é um concorrido ponto turístico da cidade. A construção tem colunas, arcos, varandas e lindos ornamentos florais nas paredes. Além de toda a história, o local também contempla bons exemplares da arquitetura indo-islâmica.

6. Museu Industrial e Tecnológico de Visvesvaraya

A turma que gosta de ciência e tecnologia precisa conhecer esse museu. Com várias exposições sensíveis ao toque, o que é ótimo para o estímulo ao aprendizado de crianças, a casa conta com um salão de máquinas, uma sala de eletrônicos, outra voltada para revolução biotecnológica e uma área com uma réplica de um dinossauro em movimento.

E aí, gostou das atrações? Prepare-se para muita diversão e aprendizado em todos os passeios.

Bangalore e a tecnologia

O Museu Industrial e Tecnológico de Visvesvaraya é apenas um dos exemplos que provam o dinamismo tecnológico desta cidade que, sem exageros, é comparada ao Vale do Silício na Califórnia.

No início dos anos 1980, o parque tecnológico de Bangalore começou a crescer com o surgimento de empresas de software e várias startups. Hoje, a cidade é uma das mais modernas da Índia e conta com polos de pesquisa e muitas empresas nas áreas de informática – as quais oferecem serviços de programação, design, engenharia, e entre outros.

Por todo esse destaque em nobre setor da economia, Bangalore está entre as 10 cidades mais empreendedoras do mundo e oferece empregos em diferentes nichos tecnológicos. Além disso, por lá existe uma alta taxa de alfabetização, além de vias com ótima infraestrutura urbana e moderníssimos arranha-céus.

Mais fotos de Bangalore para se encantar

Fique com mais alguns cliques desta fotogênica cidade indiana.

1. Bangalore tem lindas marcas arquitetônicas

2. E valiosas representações culturais

3. Que tal um dia de sol no Cubbon Park?

4. Como são lindos os parques de Bangalore

5. Uma cidade com vários templos

6. E construções modernas que são a marca do progresso tecnológico

Bangalore Skyline at business zone, India

iStock

7. Qual a próxima estação?

8. Forte de Bangalore: um passeio ao passado

9. Programe um dia para bater perna e fazer compras, você vai gostar!

10. Seus amigos merecem ganhar uma lembrancinha bem peculiar

11. Bangalore é impressionante de diversos modos!

Se você gostou das atrações de Bangalore, não deixe de conhecer Nova Deli, uma cidade cheia de cores e boas surpresas. A Índia te espera para novas descobertas!

 
   

PARA VOCÊ