Nova Deli: conheça todos os encantos da colorida capital da Índia

Escrito por Bruno Mendes

As melhores viagens são aquelas surpreendentes, certo? É interessantíssimo sair da nossa zona de conforto e abraçar uma cultura diferente em amplos aspectos. Se a sua ideia for encontrar um mosaico de novidades, vale conhecer Nova Deli, uma cidade paradoxalmente caótica e ao mesmo tempo calma, com vários templos e monumentos históricos incríveis.

Pela capital da Índia você observará vacas (animal sagrado no país) dividindo o espaço no trânsito com carros, motos e tuk-tuks, muita gente caminhando com trajes típicos e atrativos que certamente irão colocar sua trip naquele espaço da sua memória preenchido pelos momentos mais especiais. Nova Deli espera a sua visita!

O que fazer em Nova Deli

Pronto para viver instantes perfeitos em Nova Deli? É evidente que essas dicas te ajudarão a montar uma programação nota 10. Confira atrações imperdíveis e conheça uma das cidades mais surpreendentes do mundo.

1. Templo de Akshardham

É digno começar essa lista por um dos principais atrativos turísticos de toda a Índia. O Templo de Akshardham foi inaugurado em 2005 e é o maior templo hindu do planeta. Recebendo mais de 5 milhões de visitantes todos os anos, a construção tem 43 metros de altura, 96 metros de largura e 109 de comprimento. No entanto, são os adornos que mais impressionam os visitantes.

Na fachada há centenas de elefantes esculpidos, esculturas humanas e aves, e o interior tem peças de mármore e impressionantes requintes arquitetônicos. Religiosidade, cultura, arquitetura, meditação. Prepare-se para uma experiência formidável!

2. Índia Gate(Porta da Índia)

Foto: iStock

A Porta da Índia foi construída com o objetivo de saudar soldados indianos mortos durante a primeira guerra mundial. A ilustração acima já indica o quão suntuosa é a estrutura de 42 metros de altura, por onde passam desfiles militares durante alguns dias do ano. Não deixe de visitar o local para fazer registros fotográficos e até curtir um piquenique no gramado ao redor.

3. Templo de Lótus

Foto: iStock

Erguido para ser uma casa de adoração da religião Bahá’í, o Templo de Lótus encanta o viajante de imediato. Seu belíssimo formato é inspirado na flor homônima, e possui nove lados, como os outros templos da religião que existem pelo mundo.

Por dentro do templo são realizadas leituras das escrituras e o lado de fora é um magnífico espaço para reflexão e meditação, com um gramado e lindas flores. Será uma ótima ideia sair da Nova Deli movimentada e encontrar a paz entre tanta beleza e calmaria.

4. Bairro Paharganj

Possivelmente você guarda na mente uma visão da Índia do intenso ir e vir de tuk-tuks, repleta de transeuntes, lojinhas, lanchonetes e tudo o mais. É claro que nosso imaginário nos prega algumas peças, mas existe um bairro com tais características em Nova Deli e ele se chama Paharganj.

Situado na área central da cidade, o bairro é o queridinho dos mochileiros e de todos os turistas que amam bater perna para comprar lembranças e observar aquela atmosfera que caracteriza a cidade de maneira fiel. Não se assuste ao passar ao lado de algumas vacas, é algo bem comum.

5. Forte Vermelho

Foto: iStock

O Forte Vermelho é um complexo contornado por muralhas de arenito vermelho, cuja altura pode ultrapassar os 30 metros. Os muros foram erguidos durante o reinado do imperador Shah Jahan, com o propósito de impedir invasões durante o século 17.

Por dentro dessa construção, que é listada como Patrimônio da UNESCO, o viajante irá se deparar com pavilhões decorados com mármore e encontrar ambulantes vendendo diferentes tipos de souvenirs.

6. Lodhi Gardhen

Nova Deli é caótica, barulhenta e causa certo estranhamento a alguns turistas nos primeiros dias. Por outro lado, é repleta de atrações bucólicas, perfeitas para quem não quer saber de movimento. O parque Lodhi Gaden é um destes exemplares.

A encantadora área verde contempla belas construções e amplo espaço por onde é possível ouvir o cantar dos pássaros e observar esquilos e macacos. É um ótimo local para descansar depois de vários passeios pelos outros pontos turísticos da cidade.

7. Memorial de Gandhi

Mahatma Gandhi é reverenciado no mundo inteiro, portanto, é uma sábia decisão visitar o memorial que conta um pouco da história do líder pacifista. Construído no lugar em que Gandhi residiu, o local possui um jardim e um museu com informações sobre sua vida.

8. Connaught Place

Foto: iStock

Hora das compras? Então vá até ao Connaught Place, o principal shopping de Nova Deli e o centro financeiro da cidade. Adquira lindos tapetes, almoce num restaurante típico (ou em algum fast food) e observe os aspectos arquitetônicos mais modernos da área urbana.

9. Dilli Haat

Ainda falando em comprar, não deixe de visitar a feira de artesanatos e gastronomia Dilli Haat, um mercado com mais de 60 bancas que vendem bijuterias, móveis, roupas, antiguidades e, é claro, vários daqueles típicos tapetes indianos.

Não deixe de parar nas barraquinhas de comida para provar os deliciosos kebabs, disponibilizados em diferentes sabores.

10. Túmulo de Humayun

A história que envolve a construção do Túmulo de Humayun possui semelhanças com a do Taj Mahal, – mais conhecido monumento histórico da Índia – afinal ambas as estruturas foram erguidas como demonstração de prova de amor. O túmulo em Nova Deli foi construído após solicitação da viúva do imperador mongol Humayun em 1569.

Tão suntuoso quanto o Taj Mahal, o túmulo conta com 150 sepulturas. Lá foram enterradas algumas esposas do imperador e pessoas próximas que tiveram importância em sua vida.

11. Parque Arqueológico de Meharauli

Não tão lembrado por turistas, mas justamente destacado como uma atração especial de Nova Deli, o Parque Arqueológico Meharauli congrega algumas relíquias de quase mil anos. Veja de perto o que ainda resta da mesquita de Jamali Khamali, tumbas, palácios e algumas estruturas ainda bem preservadas.

12. Sarojini Market

Foto: Reprodução / Nuzhat Wasim

O Sarojini Market é um mercado famoso da cidade que até pode lembrar a rua 25 de Março em São Paulo ou a região da Uruguaiana no Rio de Janeiro, mas há muito mais opções em termos de roupas e tecidos. Melhor ainda: tudo é bem baratinho. Prepare-se para encher várias sacolas com itens bem legais.

Algumas informações importantes

Imagem: Viajali

Gostou das atrações turísticas de Nova Deli apresentadas nessa lista? Antes de fazer as comprinhas e conhecer os templos indianos arquitetonicamente impecáveis, dá uma olhada nessas informações que serão úteis em distintos momentos da viagem.

  • Localização: Nova Deli está localizada no norte de Índia e fica próxima do rio Yamuna.
  • Clima de Nova Deli: o clima da cidade é o semiárido e a temperatura varia bastante de uma estação para outra. No verão, entre abril e julho, a temperatura média fica em torno dos 35ºC, e pode chegar aos 40ºC nos dias mais quentes. Já no inverno, que começa em novembro e é mais intenso em janeiro, os termômetros registram temperaturas entre 8ºC e 14ºC. Entre junho e setembro há maior probabilidade de chuvas intensas.
  • Visto: o brasileiro que viaja para a Índia precisará do visto. O documento necessário em viagens de turismo de até 60 dias pode ser tirado pela internet: é só preencher um formulário, verificando as solicitações com a devida atenção. Qualquer dúvida, basta entrar em contato com a embaixada.
  • Moeda: a moeda utilizada na Índia é a Rúpia. Ao chegar ao país é só trocar o dinheiro nas casas de câmbio situadas em diferentes bairros. Os cartões de crédito Visa, American Express e Mastercard são aceitos em boa parte dos estabelecimentos.

  • Idioma: o hindi é o principal idioma utilizado na fala e na escrita em Nova Deli. A boa notícia é que o inglês é basicamente uma segunda língua oficial na Índia e, além disso, na capital você terá facilidade em se comunicar, pois a maioria dos habitantes a compreendem muito bem.

  • Vôos para Nova Deli: as companhias aéreas Gol, LATAM, Azul e Avianca disponibilizam voos para Nova Deli. Vale a pena ficar de olho no site destas empresas para conseguir uns descontos interessantes.

Informações devidamente anotadas? Agora você já pode pesquisar o preço dos melhores hotéis e organizar a viagem que vai fazer com família, amigos ou mesmo sozinho.

12 fotos de Nova Deli que vão deixar você ainda mais impressionado com a cidade

A Nova Deli das cores, dos temperos, do barulho e da meditação tem incontáveis aspectos belos. Então, para finalizar este guia com capricho, confira mais 12 imagens da cidade, capturadas em diferentes perspectivas. Você vai ficar com vontade de antecipar o passeio!

1. Ruínas e monumentos

2. Que tal esse ângulo do Forte Vermelho?

3. Pôr do sol, tuk-tuks e simplicidade

4. As belezas se escondem em todos os lugares

5. Aulas de história em cada passeio

6. Em qualquer horário do dia as ruas ficam movimentadas

7. Vias largas e modernas de Nova Deli

8. Ah aquele ângulo perfeito…

9. Pausa para o almoço

Foto: Reprodução / Tanish Sharma

10. Áreas verdes dentro da cidade

11. Imaginou um ambiente de encontro mais interessante que esse?

12. Siga a estrada e conheça novos cantos da Índia

Nova Deli é um mar de surpresas, você não ficará indiferente e trará de volta para o Brasil souvenires e valiosas experiências pessoais. Faça o passeio e espalhe para todos o quão maravilhosa é a capital da Índia.

PARA VOCÊ