Boston: o que fazer na clássica e divertida cidade americana

Escrito por Bruno Mendes

A cidade de Boston conserva clássicos ares europeus e a sua história está presente em monumentos e construções centenárias presentes na região central e em outros bairros. Por outro lado, a capital do estado de Massachusetts também é moderna, jovial e contempla distintas atrações turística que agradam todos os tipos de visitantes.

Conhecida por ter as melhores Universidades do mundo e excelente gastronomia, Boston concentra parques urbanos e infraestrutura urbana de primeira. Ainda que tenha arranha-céus e distintos símbolos de progresso, mantém impecável atmosfera interiorana, ou seja, é perfeita para o viajante que busca sair bastante mas também relaxar e curtir a calmaria.

O que fazer em Boston?

Boston é menos conhecida entre brasileiros que cidades como Nova York, Los Angeles e Miami, mas apresenta todos os atributos capazes de surpreender positivamente o visitante. Quer ter certeza de que valerá a pena fazer o passeio? Confira essa lista com ótimos pontos turísticos.

1. Newbury Street

A Newbury Street é um dos lugares mais apreciados por locais e turistas em Boston. Trata-se de uma avenida cheia de lojas, bares descolados, cafeterias, restaurantes e pessoas de diferentes nacionalidades caminhando de um lado para o outro. Sabe aquela região movimentada e alegre que você pode passar o dia inteiro sem enjoar? Aqui está ela!

2. Prudential Tower

Subir os 52 andares do edifício Prudential Tower é uma atividade turística interessante em Boston. O prédio conta com várias estabelecimentos comerciais e na parte mais alta o viajante ainda poderá encontrar o Skywalk Observatory, um mirante que permite vista 360° da cidade.

É claro que além de se maravilhar com o visual urbano e tirar muitas fotos, ainda é possível saborear uns drinks no Top Of The Hub, restaurante situado no último andar.

3. Beacon Hill

O Beacon Hill é um charmoso bairro de Boston, portanto, não podemos deixar de indicar o passeio por suas ruas. Lar da sede do governo do estado de Massachusetts, o local é morada da população de alto poder aquisitivo e chama atenção pelas lindas construções de tijolo marrom, e pelas ruas arborizadas.

É em Beacon Hill que está localizado o primeiro parque público dos Estados Unidos e algumas igrejas importantes na história norte americana. Dica: como as vias são muito organizadas e planas, é uma ótima ideia percorrer o bairro de bicicleta.

4. Boston Common

Não saia de Beacon Hill. Inaugurado em 1634, o Boston Common é primeiro parque público dos Estados Unidos e fica no próprio bairro. A enorme área verde é um dos maiores xodós dos moradores de Boston e encantará o viajante que gosta de fazer caminhadas ou mesmo sentar na grama, jogar conversa fora ou curtir um piquenique.

Espaçoso, o parque tem área para espetáculos teatrais, apresentações regulares de artistas de rua e até mesmo lugares para shows maiores. Sem falar que em seu interior ainda há área infantil com piscininha e chafariz. Em todas as estações do ano há motivos para visitar este encantador centro de lazer. Imperdível!

5. Biblioteca Pública de Boston

Terceira maior dos Estados Unidos, a Biblioteca Pública de Boston foi inaugurada em 1848, mas desde 1985 está localizada em um lindo edifício de estilo neorrenascentista. Vale a pena observar o lado de fora e tirar fotos deste magnífico exemplar da arquitetura da cidade e, evidentemente, passear entre o acervo com impressionantes 23 milhões de itens.

6. Freedom Trail

Muitas pessoas consideram a Freedom Trail a mais interessante atração turística de Boston. Essa famosa trilha urbana tem início no Boston Commom e passa pelos mais interessantes pontos turísticos, sendo mais indicada aos viajantes que passarão poucos dias na cidade e tem aquela vontade de conhecer o máximo no menor tempo possível.

Há maneiras distintas de fazer a trilha: por intermédio de bicicleta, adquirindo o bilhete do bonde (ótima maneira de conhecer o transporte público local) ou por tours guiados. Ao todo são 16 paradas e cada uma delas tem um emblema no chão com o nome do destino.

7. Fenway Park

O baseball é um esporte incomum no Brasil e muito popular nos Estados Unidos. Que tal assistir a uma partidinha em Boston? Se você se interessar, a parada certa é o Fenway Park, estádio construído em 1912 com 37.949 lugares.

Esse é o estádio mais antigo dos EUA e a casa do Boston Red Sox. Compre acessórios do time, tire um dia para vibrar junto aos moradores de todas as idades e você sentirá a mesma experiência dos torcedores americanos.

8. Bunker Hill Monument

O Bunker Hill Monument é um obelisco de granito com 67 metros de altura que tem enorme relevância histórica em Boston, afinal é um símbolo da Guerra Revolucionária Norte Americana travada contra os ingleses no século 18.

Após subir os 294 degraus, o visitante terá uma belíssima vista da cidade, mas também é recomendado relaxar ou passear pelo parque ao redor e conhecer o museu que possui valiosos itens das batalhas. Ótima notícia: a visita ao museu e ao obelisco é gratuita.

9. Universidade de Harvard

Reverenciada no meio acadêmico como a melhor universidade do planeta, Harvard está localizada em Cambridge, cidade que fica somente a 12 minutos de metrô, saindo da região central de Boston. Então, nada mais justo que adicionar o passeio à instituição nessa lista, concorda?

Pelo tour guiado no campus é possível conhecer o primeiro laboratório de física dos Estados Unidos, a Widener Library, maior biblioteca acadêmica do mundo e outros centros de estudo importantes. Ainda que o acesso a alguns ambientes seja restrito, dá para ir à praça de alimentação e passear pelo belíssimo jardim.

10. Jamaica Plain

Mesmo alegre e festiva, Boston tem a fama de ser uma cidade que “dorme cedo”, pois uma lei em vigor proíbe a venda de bebidas após 1 hora da manhã e o metrô não funciona depois de meia noite. Mas não precisa ficar decepcionado, há regiões badaladas com interessantes opções em termos de vida noturna.

Citamos aqui o Jamaica Plain, charmosíssimo bairro boêmio que tem bares com apresentações musicais, casas noturnas e ótimos restaurantes. Pelo dia o passeio também é recomendado, já que existem várias atrações naturais.

11. Mike’s Pastry

Não precisa se intimidar com a enorme fila do Mike’s Pastry, porque o atendimento geralmente é rápido na principal e mais famosa doceria da cidade. Programe um dia para ir ao estabelecimento e provar os cannolis, doce italiano que é um sucesso por lá!

Se ainda estiver com fome, não deixe de experimentar outras delícias e até levar as guloseimas para saborear mais tarde. Está liberado perder um pouco a linha e exagerar nos doces, certo?

12. Museu de Belas Artes de Boston

Atenção entusiastas de obras de arte! O Museu de Belas Artes de Boston está entre os maiores museus do mundo e o visitante que entrar no prédio terá o privilégio de conferir a maior coleção de arte japonesa fora do país asiático e enorme coleção de Monet, que completam um acervo de mais de 450 mil obras de arte.

Esse é um centro cultural de Boston que precisa ser visitado por entusiastas de obras de arte, afinal há peças que incorporam a produção de diferentes estilos e países. Muito bem localizado, o museu está a poucos minutos de metrô do centro.

13. North End

North End é um bairro italiano muito conhecido em Boston, que também é chamado de Little Italy. Famosa pelos restaurantes, padarias e docerias que disponibilizam delícias da culinária da Itália, a região começou a ser habitada no século 17 e está situada à beira mar.

Pelas ruas e avenidas de North End existem aproximadamente 80 estabelecimentos gastronômicos de alto nível e todo o charme arquitetônico observado em outros bairros.

14. Museu de Ciência

O Museu de Ciência de Boston todos os anos recebe cerca de 1.4 milhões de pessoas e foi o primeiro no mundo que abraçou todas as ciências no mesmo tempo. Assim, crianças, jovens e adultos obtêm conhecimento de forma interdisciplinar e, sobretudo, muito divertida.

Encontre atividades interativas, teatro 4D, um jardim das borboletas, um fóssil do Triceratops, planetário e muito mais. Surpresas não faltam!

15. Old State House

Por uma simples caminhada será fácil constatar que Boston é um museu a céu aberto, mas o Old State House talvez seja o local de maior relevância histórica entre todos do perímetros urbanos. Motivo: o prédio público é o mais antigo da história norte-americana desde antes da Guerra de Independência dos Estados Unidos, ocorrida entre 1775 e 1833.

Erguido em 1713, o edifício foi palco de decisões importantes que tornaram possível a Revolução Americana e foi lá que a Declaração de Independência Americana foi lida pela primeira vez.

16. Old North Church

Construída em 1723, a Old North Chruch é a igreja mais antiga de Boston. Além da bela estrutura arquitetônica no lado externo, ela chama a atenção pelo curioso espaço dedicado aos cristãos frequentadores. Ao invés do longo banco de madeira em que uma pessoa senta ao lado da outra, nesse templo, as famílias ficam numa espécie de baia, separada das demais.

Segundo consta, essa divisão foi criada para aquecer os grupos com a aproximação, afinal a temperatura média de Boston é baixa. A visita à igreja é gratuita, mas o tour guiado que leva o visitante até a cripta, balcões e campanário custa 6 dólares.

17. Black Bay

O sofisticado bairro de Black Bay contempla arranha-céus envidraçados, restaurantes luxuosos, lojas de grife, galerias de arte e várias daquelas atrações turísticas voltadas para gostos mais exigentes. De todo modo, os inesgotáveis aspectos clássicos de Boston não deixam de estar presentes na região.

Nas avenidas largas contornadas por árvores, encontram-se várias casas com o inconfundível estilo vitoriano e alguns monumentos históricos. É correto pontuar que Black Bay é a síntese perfeita para capital de Massachussetts: história, diversão e modernidade em tons perfeitos.

18. Faneuil Hall Marketplace

O Faneuil Hall Marketplace é um complexo de lojas, bares e restaurantes situado no centro que recebe muitos visitantes o ano inteiro. Um dos pontos de parada da Freedom Trail, o local tem três prédios, sendo que o Quincy Market é o mais famoso.

Junte seus amigos e familiares para conhecer este ilustre centro de compras, ou mesmo sozinho caminhe pela área com mais de 100 lojas. Depois de algumas comprinhas, nada mais justo que sentar em algum dos bares para petiscar e tomar um choppinho. Fica a dica.

19. Boston Public Garden

Crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade adoram passear por esse lindo jardim público cercado por vários tipos de árvores e flores coloridas. Mais uma atração turística recomendada a todos que querem respirar o ar puro e entre uma diversão e outra, sentar na grama verdinha e descansar.

No parque conhecido nos EUA por ter a estátua do ex presidente George Washington montado em seu cavalo, vale a pena sentar para fazer piquenique, passear nos pedalinhos e conferir as lindas esculturas.

20. New England Aquarium

O New England Aquarium está no grupo dos pontos turísticos mais visitados de Boston e recebe mais de 1 milhão de pessoas todos os anos. Construído em forma de cubo, o espaço tem quatro andares e os aquários estão posicionados nas laterais e no centro.

As centenas de espécies marinhas encantam sobretudo as crianças. Não deixe de levar os pequenos para esse atrativo irresistível.

Algumas informações importantes

Imagem: Viajali

Há muitas similaridades culturais entre Brasil e Estados Unidos, portanto, será fácil aproveitar os momentos em Boston sem passar por alguns perrengues comuns em viagens internacionais. De toda forma é imprescindível saber algumas informações antes de embarcar.

  • Localização: Boston tem 617.594 habitantes e é a cidade mais populosa de Massachusetts, estado localizado na região da Nova Inglaterra. Décimo terceiro mais populoso do país, faz fronteira com os estados de Nova York, Vermont, New Hampshire, Rhode Island e Connecticut.
  • Clima de Boston: o friozinho é predominante em todas as estações em Boston. Por isso, mesmo no verão é indicado levar alguns casacos. Na estação presente entre julho e setembro, a temperatura pode chegar aos 28ºC, tempo ótimo para passeios no parque e o providencial choppinho naquele bar descolado. Já o inverno da cidade é muito frio e chuvoso, e entre dezembro e março a temperatura pode chegar aos -6ºC.
  • Visto: se a viagem for para estudos ou turismo é obrigatório tirar o visto americano. Acessando o site da embaixada dos Estados Unidos no Brasil é possível obter informações sobre como tirar o documento.
  • Moeda: o dólar americano é a moeda oficial de Boston. Cartões de débito e crédito são aceitos na maioria dos estabelecimentos e em diversos pontos da cidade há caixas eletrônicos.
  • Idioma: o inglês é o principal idioma de Boston e a primeira língua utilizada em todas as cidades dos Estados Unidos.
  • Voos para Boston: basicamente todos os dias saem voos para Boston de São Paulo e do Rio de Janeiro com uma ou mais escalas. Contudo, a companhia aérea LATAM é a única que oferece voos diretos, que saem de São Paulo/Guarulhos.

Agora que você já tem estas informações, ficará fácil aproveitar ao máximo seus dias na principal cidade de Massachusetts sem imprevistos.

Onde se hospedar?

Por ter excepcional infraestrutura turística, Boston possui hotéis para todas as preferências e poderes aquisitivos. Dá uma olhada nestas opções e escolha a que melhor atenda às suas necessidades.

1. The Farrington Inn – $

Localizado a um pouco mais de 20 minutos a pé da Universidade de Harvard, este hotel entra naquela lista de indicações para quem deseja economizar na estadia. O The Farrington Inn tem quartos confortáveis, ótimo atendimento e é impossível ficar indiferente à fachada clássica.

2. Winthrop Beach Inn and Suites – $$$

Esse confortável hotel conta com cozinhas americanas, quartos com microondas, geladeiras, utensílios domésticos e é servido café da manhã continental. Bem localizado, o estabelecimento está a cerca de 10 quilômetros do parque Boston Common.

3. Fifteen Beacon – $$$$$

O Fifteen Beacon é um autêntico cinco estrelas, aquele hotel equipado para agradar ao visitante que não dispensa luxo e sofisticação. Além de acomodações impecáveis, há restaurante, bar/lounge, academia e serviço de creche.

4. Boston Omni Parker House Hotel – $$$$

Pertinho de alguns pontos turísticos de Boston, esse hotel possui terraço na cobertura, dois restaurantes, academia e oferece serviço de manobrista. Os quartos são um show à parte em termos de decoração, ou seja, opção perfeita para gostos refinados.

5. The Midtown Hotel – $$$

Situado no centro de Boston, esta é mais uma boa indicação para quem deseja economizar nos deslocamentos. As acomodações são muito boas e também há piscina externa, estacionamento com manobrista e equipe multilíngue para dar aquela ajudinhas aos visitantes que tem problemas com o idioma.

6. The Bostonian Boston – $$$$

Essa hospedagem 4 estrelas fica ao lado do Faneuil Hal e tem restaurante, serviço de manobrista e um centro de bem-estar. Conforto, requinte e ótimo serviço de atendimento no mesmo pacote.

E aí, já deu para ter uma ideia sobre o local que escolherá para o descanso? Boston é eclética e múltipla, erá muito fácil escolher a acomodação que é a sua cara.

12 fotos de Boston para encerrar com chave de ouro esse guia

Certamente já deu para perceber o quanto Boston é encantadora! Mas para finalizar esse guia de maneira especial, olha essas fotos inspiradoras:

1. O anoitecer de Boston encanta

2. Esse céu é de tirar o fôlego!

3. Natureza e concreto em perfeita interação

4. Um passei com uma vista incrível!

5. Construções centanárias muito bem preservadas se espalham pelos bairros

6. Toda a graça do Boston Common

7. Perfeita simetria

8. Os doces de Boston são uma atração à parte

9. E esse pôr do sol?

10. Ambiente perfeito para petiscar e bater papo….

11. e curtir o som dos artistas de rua!

12. Defina essa primavera!

Boston é tradição e vanguarda, contempla prédios modernos e centenários, muita beleza natural e, embora seja pacata, é muito divertida. Não deixe de conhecer essa irresistível cidade da América do Norte. Você irá trazer muitas lembranças na bagagem!

PARA VOCÊ