Bronx: surpreenda-se com esse distrito de Nova York

Escrito por Nicole Dias

Quando se fala em Nova York, todo mundo logo pensa em Central Park, Times Square e Broadway. Mas e o Bronx, hein? Esse distrito já foi por muito tempo associado a crime e pobreza, no entanto tem mudado bastante com o passar dos anos, se tornando um local cada vez mais cultural e interessante de se conhecer.

Preparado para descobrir como Nova York vai muito além de Manhattan? Então confira abaixo as principais atrações, dicas de onde comer e onde se hospedar no Bronx, além de fotos que deixarão você com vontade de fazer as malas imediatamente.

História do Bronx

iStock

O sueco Jonas Bronck é o fundador desse distrito de Nova York. Naquela época, 1639, tudo aquilo era mato – quase literalmente – e Bronck tinha lá sua fazenda, chamada de Bronck’s Land, que acabou se tornando apenas Bronx.

É importante mencionar que existiu um tempo em que você sequer cogitaria colocar os pés no Bronx. Por volta da década de 60, era comum as pessoas colocarem fogo em suas residências para ganharem o dinheiro do seguro. O local também era marcado pela grande presença de gangues e comercialização de drogas. A época de incêndios já passou e hoje o Bronx abriga museus, parques, restaurantes, barzinhos e uma população bem diversa e multicultural.

E falando em cultura, é difícil falar do Bronx sem mencionar o hip-hop. Dizem que foi lá que o gênero musical começou e se consolidou, especialmente entre latinos e afro-americanos. Essa herança está presente em diversos grafites pelas ruas, nas roupas de seus moradores e, claro, na trilha sonora de diversos estabelecimentos.

Mapa do Bronx

O distrito se divide na parte oeste, West Bronx, e leste, East Bronx. A parte oeste é a mais urbanizada e tranquila para se visitar. O Bronx fica bem pertinho de Manhattan, sendo separado apenas pelo rio Harlem. Confira as distâncias entre os principais pontos de NY:

  • Bronx – Manhattan:18 quilômetros.
  • Bronx – Brooklyn: 30 quilômetros.
  • Bronx – Queens: 20 quilômetros.

Ir de um local a outro fica fácil com o metrô. Algumas das linhas que passam pelo distrito são B, D, 1, 2, 4, 5 e 6.

O que conhecer no Bronx?

Talvez você não saiba, mas no Bronx você pode visitar um dos maiores zoológicos do mundo, bem como explorar centenas de espécies de plantas diferentes em um incrível jardim botânico. Acha que é só isso? Veja abaixo mais atrações e monte seu roteiro:

1. Estádio dos Yankees

Ao visitar os Estados Unidos, vale a pena conhecer de perto um estádio de beisebol. No Bronx a pedida é o tour no Yankee Stadium. No Yankee Museum estão diversos troféus e itens da história do clube, como uniformes e tacos. O tour tem guias que entendem tudo da história do time e passa pelos diferentes andares do estádio e pelo campo. Há dois restaurantes no local.

As visitas ocorrem diariamente, a partir das 11h, com novos grupos a cada 20 minutos. O tour com guia que fala espanhol começa às 13h. Ingressos podem ser comprados no site e custam U$20.

2. Jardim Botânico de Nova York

Um respiro de verde em meio ao tumulto da cidade. No New York Botanical Garden é possível se encantar em meio a milhares de espécies de plantas. Para ter uma visão ampla do lugar, vale a pena fazer o passeio de trenzinho. A melhor forma de chegar no Jardim Botânico é através da linha 4. A entrada custa U$25, mas é gratuita nas quartas e sábados das 9h às 10h.

3. Zoológico do Bronx

O Bronx Zoo é uma atração que quem viaja com crianças precisa conhecer. O zoológico está no ranking de maiores do mundo e abriga pelo menos 4 mil animais, entre macacos, girafas e pinguins. Como o local é grande, a sugestão é que o visitante chegue de manhã, logo no momento de abertura (10h). Os ingressos podem ser comprados online e pequenos de até 3 anos não pagam.

4. Little Italy

Quem aqui ama viagens com comida? No Bronx, dirija-se para os arredores da Arthur Avenue. É lá que fica a Little Italy, que reúne diversas lojinhas e restaurantes dos mais diversos tipos. Além da gastronomia italiana, como o nome já sugere, no local é possível se deliciar com várias outras iguarias. Há açougues, padarias, confeitarias, fruteiras e produtos locais. Não se trata de nada muito grandioso, mas vale a pena a visita.

5. Mall at Bay Plaza

Quem não abre mão de fazer boas comprinhas não precisa se preocupar: tem shopping no Bronx sim! O The Mall at Bay Plaza tem muitas lojas incríveis e queridinhas entre os brasileiros, como Macy’s, Forever 21, H&M, GAP e J.C. Penney. Há, ainda, uma praça de alimentação com várias opções e playground. O endereço do shopping é 200 Baychester Ave.

6. The Museum of Bronx History

Além de fazer turismo pelo Bronx, que tal conhecer um pouco mais sobre sua história? Isso é possível nesse museu. Aberto desde 1968, o local possui em seu acervo muitas fotos, manuscritos, jornais e documentos que remontam a trajetória dessa parte de Nova York. Funciona aos sábados das 10h às 16h e domingos das 13h às 17h. A entrada é U$5 para adultos e U$3 para estudantes e idosos.

7. Van Cortlandt Park

Apesar de não ser grande como o Central Park, o Van Cortlandt Park é outro ponto verde em meio ao Bronx. Há diversas quadras esportivas, área para corrida e caminhada, locais para sentar, descansar e fazer um piquenique. No parque há vendedores ambulantes vendendo lanches diversos, como pipoca e cachorro-quente. O local é bastante frequentado especialmente no verão.

8. The Grand Concourse

Já descrita como a Champs-Élysées do Bronx, a Grand Concourse é a avenida onde tudo acontece. Ao longo da rua existem diversas galerias de arte, edifícios corporativos, museus e restaurantes. Também há muita história no local: dizem que foi ali que o hip-hop começou. Vale a pena dar uma passeada e observar as paredes grafitadas em tons vibrantes.

9. Edgar Allan Poe Cottage

Os apaixonados por literatura não podem deixar de fora do roteiro de viagem uma parada no chalé de Edgar Allan Poe. Embora pequeno, ele guarda muita história e objetos de época. As visitas ocorrem quintas e sextas das 10h às 15h, sábados das 10h às 16h e domingos das 13h às 17h. A entrada custa U$5 para adultos e U$3 para estudantes e idosos. Para chegar lá, vale pegar o trem D para a Kingsbridge Road no Bronx.

10. Woodlawn Cemetery

Embora não seja famoso como outros cemitérios mundo afora, vale dar uma passadinha Woodlawn Cemetery caso você tenha tempo. Ele está entre os maiores de Nova York e é considerado um cemitério-jardim. A área verde é ampla e suas estátuas e sepulturas são bem interessantes. Vale a pena conferir no site a programação de visitas guiadas.

11. Bronx Museum of the Arts

Com entrada gratuita e rico acervo de peças de arte moderna, esse museu é muito bacana de se conhecer. Vale a pena ficar de olho na programação de exposições. Ele fica aberto de quarta a domingo, das 11h às 18h, e fecha às 20h nas sextas-feiras. O acesso pode ser feito de carro, ônibus ou metrô, e no site do museu estão todas as orientações.

12. City Island

Sabia que no Bronx há uma ilha? City Island é praticamente uma pequena cidade dentro desse distrito de Nova York. A ilha é pequenina e cheia de charme, com jardins floridos, lojinhas de antiguidades e restaurantes com pratos à base de frutos do mar. Para chegar lá é preciso ir de metrô pela linha 6, descer na Pelham Bay Park e pegar o ônibus da linha Bx29.

O Bronx é bem grande, então certamente você não conseguirá explorar tudo em um dia só. Que tal dedicar um final de semana?

Onde comer no Bronx

Nova York é um daqueles lugares onde você pode experimentar diversos temperos ao longo do dia, e no Bronx não é diferente. Conheça alguns dos endereços mais legais para um almoço, lanche ou jantar.

Louie & Ernie’s Pizza

Não se deixe levar pela fachada simples. As pizzas que esperam por você no Louie & Ernie’s serão um dos pontos altos da sua viagem por Nova York. A massa da pizza é fininha e crocante, enquanto o molho tem um sabor único. Diferente do Brasil, não há tantas opções de recheio. Vale a pena experimentar a pizza de mussarela e a com almôndegas.

  • Endereço: 1300 Crosby Ave.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 11h às 21h.

Ajo y Oregano

A proposta do Ajo y Oregano é servir uma autêntica comida dominicana. Cada dia da semana conta com opções de pratos no menu. Na segunda-feira, por exemplo, há Sancocho (sopa dominicana), pratos de frango e peixe. No menu diário, vale experimentar as costillitas al limón. O ambiente é pequeno, porém colorido e bem descontraído, com música típica tocando.

  • Endereço: 1556 White Plains Rd.
  • Horário de funcionamento: das 11h30 às 20h.

Dominick’s

É quase possível se sentir na Itália durante um jantar no Dominick’s. O restaurante tem mesas compridas, ambiente simples e atendimento amigável. Não há um menu fixo e os garçons informam aos clientes os pratos do dia, geralmente delícias da culinária italiana. O lado negativo é que só se sabe o valor da refeição na hora de pagar.

  • Endereço: 2335 Arthur Ave.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 12h às 21h30, exceto aos domingos, quando o horário é das 13h às 20h30, e às terças, quando não há expediente.

Zero Otto Nove

Uma rápida olhada no Instagram do Zero Otto Nove já deixará você cheio de fome: os pratos de massas e as pizzas do local são de dar água na boca. A proposta do restaurante é apresentar uma culinária típica do sul da Itália. Os garçons são muito atenciosos e a carta de vinhos não decepciona. O cardápio também conta com sopas, carnes, saladas e frutos do mar.

  • Endereço: 2357 Arthur Ave.
  • Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 14h30 e das 16h30 às 22h. Domingos, das 13h às 21h.

The Bronx Beer Hall

Dentro do famoso Arthur Avenue Market fica o Bronx Beer Hall. Além de ótimas cervejas artesanais, o local oferece lanches bem completos e saborosos, como hambúrgueres, saladas, pizzas e sanduíches. Aos domingos, das 11h às 16h, há um cardápio de brunch bem gostosinho. Para uma experiência americana, escolha o Plate O’Bacon, com tiras de bacon, pão, tomate, cebola e xarope de bordo.

  • Endereço: 2344 Arthur Ave.
  • Horário de funcionamento: domingo das 11h às 20h, segunda-feira das 16h às 23h, de terça a sábado das 11h até a última pessoa ir embora.

DeLillo Pastry Shop

Se você é do time que ama comer uma coisinha doce e tomar um bom café no meio da tarde, precisa conhecer o DeLillo. Bolos de receita italiana, biscoitos de vários tipos, sorvete, donnuts, cupcakes e macarons são apenas algumas das delícias oferecidas por lá. Para se deliciar sem pressa e ainda levar algumas guloseimas para o hotel.

  • Endereço: 610 E 187th St.
  • Horário de funcionamento: segundas a quintas, das 8h às 20h, sextas a domingos das 8h às 21h.

Opções para todos os gostos, bolsos e paladares!

Onde ficar no Bronx

Se hospedar no Bronx é uma dica interessante para quem quer curtir Nova York sem necessariamente gastar muito. Há hotéis mais requintados e estabelecimentos perfeitos para quem quer economizar. Confira algumas opções e escolha a que faz mais o seu estilo!

Opera House Hotel – $$$$$

O ponto principal desse hotel é sua proximidade com Manhattan e com o metrô. Além disso, o atendimento do staff é amigável, o café da manhã é satisfatório e as acomodações são agradáveis – destaque para as roupas de cama de primeira linha. A decoração clássica do hotel é de se admirar.

  • Endereço: 436 East 149th Street.

Residence Inn By Marriott – $$$$$

A rede de hotéis Residence Inn by Marriott é sinônimo de conforto e elegância em diversas partes do mundo. No Bronx não é diferente. As acomodações são amplas, novas, limpas e agradáveis. Os quartos são silenciosos e o staff muito atencioso. Bônus: estacionamento gratuito e wi-fi.

  • Endereço: 1776 Eastchester Rd.

Comfort Inn & Suites – $$$

Com diárias menores que R$ 800, o Comfort Inn & Suites oferece boa localização e bom custo-benefício. As acomodações são agradáveis e equipadas com televisão, secador de cabeço, micro-ondas e até cafeteira. Uma boa escolha para quem viaja em família e não abre mão de algumas facilidades.

  • Endereço: 2477 3rd Ave.

Holiday Inn Express – $$$

Com academia, café da manhã e estacionamento, o Holiday Inn Express tem tudo para garantir uma hospedagem bastante agradável. Seus quartos são equipados com ar-condicionado, frigobar, escrivaninha e internet wi-fi. O hotel fica próximo de vários locais interessantes do Bronx, como a St. Anselm’s Church.

  • Endereço: 500 Exterior St.

Best Western Plus Stadium Inn – $$$

A poucos quilômetros do Zoológico do Bronx, Best Western Plus Stadium Inn possui tudo aquilo que um bom hotel precisa: quartos espaçosos, café da manhã, funcionários simpáticos e conforto. As camas tamanho king size são elogiadas pelos hóspedes. Ponto positivo: há estacionamento próprio, embora seja pequeno.

  • Endereço: 926 Sedgwick Ave.

Nice beautiful room In the Bronx – $$

Que tal trocar o hotel convencional por um bom apartamento ou quarto por aluguel no Airbnb? Com uma pequena pesquisa já é possível encontrar ótimas opções no Bronx, com bons preços e boa localização. Esse quarto no apartamento de Enrique, por exemplo, é perfeito para três pessoas, com uma cama queen e uma de solteiro. Pertinho de tudo!

Essas são algumas das hospedagens melhor avaliadas na região, mas vale pesquisar mais se você deseja fazer economia.

Mais fotos do Bronx que darão vontade de tirar o visto hoje mesmo

Depois de conferir o que fazer, onde comer e onde se hospedar no Bronx, deixe que essas imagens provem o quanto o local é interessante. A mão para pegar o passaporte vai até coçar, hein?

1. O Bronx pode não ser sua primeira opção ao pensar em Nova York

2. Mas definitivamente merece uma visitinha

3. Chegar lá é fácil

4. São diversas as atrações a se conhecer

5. O distrito é repleto de cantinhos interessantes

6. Como o Arthur Avenue Retail Market

7. E possui ótimos lugares para almoçar ou jantar

8. Os prédios com escadas no lado de fora chamam a atenção

9. O Bronx tem fama de ser um local perigoso

10. Mas isso não quer dizer que você deva evitá-lo

11. O maior conselho é evitar andar sem rumo à noite

12. Ou desacompanhado em áreas mais desertas

13. No mais, o Bronx é diversidade

14. E arte nas ruas

15. Você também vai amar o Bronx

16. Bora conhecer?

Agora é só escolher a data do embarque!

Depois de fazer o tour pelo Bronx, hora de desbravar o Brooklyn! Descubra já o que fazer no distrito mais estiloso de Nova York.

PARA VOCÊ