Brooklyn: o que fazer no distrito mais estiloso de Nova York

Escrito por Bruno Mendes

Nova York é a cidade mais famosa do planeta. Não é a toa que a estátua da Liberdade, o Empire State Building e a selva de arranha-céus da metrópole estão vivos até na memória de quem nunca fez uma viagem internacional. Geralmente Manhattan é o local mais lembrado, mas o Brooklyn é um distrito cheio de atrativos interessantes, que merece ser explorado.

Belos parques, restaurantes de todos os tipos, ótima rede hoteleira e uma atmosfera mágica, que mescla o agito típico de um grande centro urbano, com aqueles ares bucólicos e relaxantes, bem comuns em vilarejos pacatos. Confira um guia completo desta maravilha novaiorquina.

Mapa do Brooklyn


Brooklyn é o distrito – área administrativa que reúne diferentes bairros – mais populoso de Nova York e tem mais de 2.5 milhões de habitantes. Só a título de curiosidade, se fosse uma cidade, teria a quarta maior população dos Estados Unidos.

Situado ao leste de Manhattan e ao norte do condado de Queens, Brooklyn é uma região cheia de personalidade e caracterizada pela diversidade étnica e cultural.

O que fazer no Brooklyn

Dias monótonos no Brooklyn não existem. Destacamos oito atrações irresistíveis, que você precisa incluir na sua programação, portanto, prepare-se para encher a sua agenda de boas atividades.

1. Brooklyn Bridge Park

Logo na chegada ao Brooklyn, o viajante encontrará este lindo parque, que fica de frente para o East River e oferece vista privilegiada de Manhattan.

A atração conta com pistas de corrida, ciclovia, playgrounds e um belo e confortável gramado, onde a turma senta para observar o dia, bater papo e praticar yoga. Uma das áreas de lazer mais bacanas de Nova York. Aproveite os dias ensolarados por lá!

  • Endereço: 334 Furman St, Brooklyn.
  • Horário de funcionamento: o parque funciona diariamente das 6h às 23h.
  • Valor de entrada: gratuita.

2. Prospect Park

Zoológico, espaço próprio para piquenique e excelente área para a prática de esportes. O Prospect Park é mais um imperdível atrativo turístico do Brooklyn.

Projetado pelos mesmos arquitetos do Central Park, eis uma das melhores áreas para quem quer observar lindas mostras da natureza, praticar atividades físicas e relaxar perto de lagos e árvores exuberantes. Ao longo do ano são realizadas diferentes atrações no parque, como festivais de música, performances ao ar livre, eventos de yoga e muito mais.

  • Endereço: 450, Flatbush Ave, Brooklyn.
  • Horário de funcionamento: abre todos os dias das 5h à 1h.
  • Valor de entrada: menores de três anos não pagam e os tickets custam $9.95 para pessoas acima de 13 anos, $6.95 para crianças de 3 aos 12 anos e $7.95 para idosos acima de 65 anos.

3. Brooklyn Bridge

A Brooklyn Bridge está na lista dos mais famosos pontos turísticos de Nova York e é um símbolo dos Estados Unidos. Certamente você já viu imagens da ponte em filmes e seriados e ficou encantado com a grandeza do monumento e a beleza da região no entorno, correto?

Aberta em 1883, a estrutura tem 1825 metros de comprimento e faz a ligação do Brooklyn a Manhattan. Além das pistas de carro, a ponte contempla uma passagem para pedestres e ciclistas, por onde passam milhares de turistas todos os dias.

  • Endereço: Brooklyn Bridge, New York, NY 10038.

4. Brooklyn Museum

Eclético, o Brooklyn Museum conta com mostras da arte contemporânea, peças egípcias antigas, galerias de arte da África e exposições contemporâneas de artistas de várias partes do mundo.

  • Endereço: 200 Eastern Pkwy, Brooklyn, NY.
  • Horário de funcionamento: abre quarta, sexta, sábado e domingo das 11h às 18h. Quinta o museu funciona das 11h às 22h.
  • Valor de entrada: $ 16.

5. Coney Island

Passar o dia nesta península, situada no trecho sudoeste do Brooklyn, é um bom programa naqueles dias mais quentes. A praia pode não ser tão bela quanto as brasileiras, mas o lugar é interessante se a sua intenção for escapar do agito metropolitano e relaxar sentindo a brisa no rosto.

Ah, o mar e a faixa de areia não são as únicas atrações de Coney Island. No local há um calçadão com lojas e food trucks e o Luna Park: um parque de diversões que tem montanhas-russas, uma roda gigante de 45 metros e vários brinquedos.

  • Endereço: 1000 Surf Ave, Brooklyn, NY 11224.
  • Horário de funcionamento: o Luna Park abre de segunda a quinta das 10h30 às 19h, sexta das 10h30 às 22h, sábado das 11h às 0h e domingo das 11h às 22h.
  • Valor de entrada: são vendidos diferentes pacotes para o Luna Park. Confira os valores no site oficial.

6. Aquário de Nova York

Inaugurado em 1856, o aquário de Nova York é o mais antigo dos Estados Unidos. Desde 1956 a atração está localizada no Brooklyn, ao longo do calçadão de Coney Island.

Antes ou depois de curtir a praia e se divertir nos brinquedos do Luna Park, vale a pena observar as distintas espécies de peixes, as lontras, pinguins e os leões-marinhos que fazem acrobacias em performances bem divertidas. A criançada vai adorar.

  • Endereço: 602 Surf Ave, Brooklyn.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta abre das 10h às 17h e sábado e domingo das 10h às 17h30.
  • Valor de entrada: a partir de $22.

7. Jardim Botânico do Brooklyn

O Jardim Botânico do Brooklyn tem mais de 12 mil espécies de plantas e é um xodó dos amantes de flores e vegetações. Por lá há tulipas, jardins de rosas, museu de bonsais e, é claro, exuberante área verde com aqueles gramados pra lá de convidativos.

Ao longo da semana, o parque recebe visitantes de todas as idades, que aproveitam os mais de 21 hectares para respirar o ar puro e se afastar um pouquinho do estresse urbano.

  • Endereço: 990 Washington Ave.
  • Horário de funcionamento: abre de terça a sexta das 8h às 18h e aos sábados e domingos das 10h às 18h.
  • Valor de entrada: para adultos é $10 e crianças $4, às terças e sábados, das 10h às 12h, a entrada é gratuita.

8. Brooklyn Heights Promenade

O Brooklyn Heights Promenade, que fica ao lado da Brooklyn Bridge, é um calçadão situado em área elevada. Muito apreciado por casais de namorados e praticantes de corridas e caminhadas, o local é a melhor escolha para todos que buscam os melhores ângulos para fotos.

De lá é possível avistar parte considerável de Manhattan, o Empire State Building e a Estátua da Liberdade. Ao longo do caminho há vários bancos para você curtir o visual enquanto descansa. Imperdível!

  • Endereço: Montague St &, Pierrepont Pl, Brooklyn, NY 1120.
  • Horário de funcionamento: abre todos os dias das 6h à 1h.
  • Valor de entrada: gratuita.

É claro que poderá ser mais divertido aproveitar as atrações turísticas do Brooklyn nos dias ensolarados, mas se o tempo não estiver tão belo, não desanime. Todos os passeios vão te encantar, independente do clima.

Curiosidades sobre o Brooklyn

iStock

iStock


Brooklyn é um distrito hipster que dita moda e lança símbolos globais da cultura pop constantemente. Não são poucos os filmes e séries cujas cenas foram gravadas na Brooklyn Bridge, em restaurantes bacaninhas ou ao longo dos principais bairros.

É evidente que há várias histórias instigantes sobre esta região reverenciada não apenas no campo das artes. Quer conhecer algumas delas? Olha só!

A região foi cenário do cultuado filme “Faça a Coisa Certa”

Hoje o Brooklyn é seguro e tranquilo, mas ao longo dos anos 1980 o quadro era outro e os índices de violência eram alarmantes. O bairro Bedford-Stuyvesant, situado na área central do distrito, serviu de locação para o clássico moderno “Faça a Coisa Certa”, dirigido por Spike Lee.

Com boas doses de humor e sarcasmo, o filme aborda o cotidiano de uma comunidade negra que mora em vizinhanças pobres e violentas.

O cineasta Woody Allen nasceu no Brooklyn

O mais novaiorquino dos diretores de cinema nasceu e passou parte de sua vida no Brooklyn. Em filmes como “Poderosa Afrodite”, “Crimes e Pecados” e “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” é possível observar ruas, restaurantes do distrito e a Brooklyn Bridge.

Quer achar uma locação do Poderoso Chefão?

O clássico “Poderoso Chefão” teve como cenário uma casa situada no Brooklyn. A residência do personagem Clemenza fica no endereço 1999 East 5th Street. Topa dar uma passada lá?

Foi lá que filmaram “Todo Mundo Odeia o Chris”

Já assistiu a série Todo mundo Odeia o Chris? Assim como “Faça a Coisa Certa”, o bairro Bedford-Stuyvesant também serviu de cenário para o programa de TV que ainda faz muito sucesso por aqui.

Um mosaico de culturas

Muitas nacionalidades influenciaram o estilo de vida do Brooklyn e o próprio nome é um derivado de Breukelen, uma cidade holandesa. Ao longo dos anos, gerações de holandeses, ucranianos, porto-riquenhos, russos e jamaicanos se estabeleceram no distrito. É lá que também se encontra a maior comunidade judaica dos Estados Unidos.

Ao visitar endereços famosos e até bairros escondidinhos, você irá perceber que a diversidade cultural moldou a realidade do Brooklyn. Na ficção e na vida real a região é encantadora e surpreende. Fique certo de que você descobrirá muitas surpresas durante o passeio.

Onde ficar no Brooklyn

Por praticamente todos os bairros do Brooklyn há hotéis de qualidade. Se você pretende passar os dias em uma hospedagem de alto padrão ou se deseja economizar nas diárias e ficar em estabelecimentos mais modestos, irá encontrar ótimas opções por lá. Aí estão algumas dicas!

1. NY Moore Hostel – $

Localizado a cinco quilômetros do Prospect Park, este hostel possui uma atmosfera incrível e conta com quartos confortáveis, recepção 24 horas e wi-fi gratuito. O preço médio da diária é de R$ 349.

  • Endereço: 179 Moore Street, Brooklyn, NY, 11206.

2. Hilton Brooklyn New York – $$$$

Este hotel de alta categoria fica a 10 minutos do Brooklyn Heights Promenade. Dispondo de academia, estacionamento com manobrista e restaurante, o estabelecimento oferece quartos cômodos, com berços grátis inclusos. O custo médio da diária é de R$ 1.005.

  • Endereço: 40 Schermerhorn Street, Brooklyn, NY, 11201.

3. 1 Hotel Brooklyn Bridge – $$$$$

Que tal se hospedar no hotel que oferece a vista mais bonita do Brooklyn e de Manhattan? O 1 Hotel Brooklyn Bridge situa-se em frente ao Brooklyn Bridge Park e possui piscina externa, academia aberta 24 horas e muitas outras comodidades. A diária custa em média R$ 1.665.

  • Endereço: 60 Furman Street, Brooklyn, NY, 11201.

4. The Tillary Hotel – $$$

O The Tillary Hotel tem 174 quartos, que contam com canais de TV premium e produtos do toilet gratuitos. Familiar e muito bem localizado, o local ainda disponibiliza serviço diário de arrumação. O custo médio da diária é de R$ 753.

  • Endereço: 85 Flatbush Ave Extension, Brooklyn, NY, 11201.

5. Hotel Indigo Brooklyn – $$

Contando com 128 quartos, restaurante e dois bares com lounge, esse restaurante é elogiadíssimo pelo ótimo atendimento. O preço médio da diária é de R$ 742.

  • Endereço: 229 Duffield St, Brooklyn, NY, 11201.

Aí está uma pequena seleção com alguns dos melhores hotéis do Brooklyn. Pesquisou um pouquinho sobre eles, gostou das imagens? Pode fazer a reserva sem receio, afinal, eles são muito bem avaliados.

Restaurantes no Brooklyn

Sair para comer é umas das melhores atividades durante os passeios em outro país, concorda? Não tenha dúvidas: a sua tour gastronômica pelo Brooklyn será nota 1000, pois o distrito contempla restaurantes com variadas especialidades gastronômicas.

Selecionamos oito restaurantes de primeira linha, que estão localizados nas principais áreas da região. Prepare-se para deliciosas descobertas!

1. Michaels of Brooklyn

Inaugurado em 1964, o refinado Michaels of Brooklyn é um restaurante italiano, cujas receitas passaram por três gerações familiares. Aconchegante e muito agradável, o local oferece deliciosos pratos com massas; como espaguetes, rigatoni e penne; além de saborosas receitas com frango e frutos do mar.

  • Endereço: 2929 Avenue R, Brooklyn, NY 11229.
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta das 12h às 22h e sábado e domingo das 12h às 23h.

2. Peter Luger Steak House

Revestido com madeira e adornado com belos candeeiros de bronze, este restaurante disponibiliza a carne mais famosa do Brooklyn. Só para você ter uma ideia, o Peter Luger Steak House foi eleito 28 vezes como a melhor steak house de Nova York.

Há diferentes cortes e muitas opções de carnes nobres, mas recomendamos que você escolha o porterhouse, um bife que conquistou o coração de 10 entre 10 novaiorquinos. Acha que é exagero? Dá uma passada lá e prove o sabor.

  • Endereço: 178 Broadway, Brooklyn, NY 11211.
  • Horário de funcionamento: abre segunda, terça, quarta, quinta e domingo das 11h45 às 21h45 e sexta e sábado das 11h45 às 22h45.

3. Tacos El Bronco

Ao contrário dos estabelecimentos anteriores, no Tacos El Bronco os preços são bem amigáveis. E sabe o que é melhor? A comida é uma delícia. Você irá provar a autêntica comida mexicana e não versões genéricas que são vendidas em diversos fast-foods de Nova York.

Prove nachos, tacos, burritos e muitas outras maravilhas dessa gastronomia que dispensa comentários. Uma recomendação: escolha o burrito de porco apimentado.

  • Endereço: 4324 4th Ave, Brooklyn, NY 11232.
  • Horário de funcionamento: abre segunda, terça, quarta, quinta e domingo das 10h à 1h e sexta e sábado das 10h às 5h.

4. Champs Dinner

Situado no bairro de Williansburg, o Champs Dinner conquista clientes do mundo inteiro em razão da atmosfera descontraída, do bom atendimento e das comidinhas sensacionais. É um restaurante que serve a chamada comfort food, aquelas delícias calóricas que conquistam o coração e nos transportam para a infância.

Neste restaurante, contudo, você irá encontrar versões veganas e, evidentemente, saudáveis dessas delícias que geralmente são saboreadas com certa culpa. No cardápio estão inclusos waffles, ovos mexidos com bacon, milkshakes, 12 tipos de sanduíches e muito mais! Tudo saudável e saboroso. E acredite se quiser: a versão light é tão saborosa quanto a “não saudável”.

  • Endereço: 197 Meserole St, Brooklyn.
  • Horário de funcionamento: abre todos os dias das 8h à 0h.

5. Hard Time Sundaes

Comer sanduíches, hambúrgueres e tacos em food trucks é um hábito muito comum nos Estados Unidos. No Brooklyn há muitos estabelecimentos culinários que funcionam em vans ou mesmo em charmosas barraquinhas de rua, portanto, se sentir aquela fome depois do passeio, é uma boa ideia fazer um pit-stop e mandar ver.

Se quiser ir a um lugar especial, saiba que o hambúrguer com bacon e queijo da Hard Time Sundaes está entre os mais concorridos da região. Ótima pedida!

  • Endereço: 5700 Avenue U, Brooklyn, NY 11234.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 9h às 17h.

6. Maison Premiere

Este bar e restaurante propõe uma atmosfera perfeita para um drink com os amigos e a decoração anos 50 vai encantar aquele viajante que ama espaços retrôs.

Especializado em frutos do mar, o local possui uma das melhores ostras de Nova York. Dica importantíssima: faça a reserva com antecedência, pois ele é muito disputado!

  • Endereço: 298 Bedford Ave, Brooklyn, NY 11249.
  • Horário de funcionamento: abre domingo, segunda, terça e quarta das 11h às 2h e quinta, sexta e sábado das 14h às 4h.

7. Rosarito Fish Shack

As influências latinas são marcantes em mais um estabelecimento cuja especialidade são mariscos. Além de adorar os tacos de peixes você dificilmente vai pedir apenas uma margarita. Quer apostar?

  • Endereço: 170 Wythe Ave, Brooklyn, NY 1121.
  • Horário de funcionamento: segunda a quarta das 17h à 0h, quinta das 11h à 0h e de sexta a domingo das 11h à 1h.

8. The Dead Rabbit

Este bar já foi eleito o melhor bar do mundo, pela revista Drinks International. E é evidente que, em razão desta fama e por outros motivos, a casa vive cheia e é um badalado ponto turístico da big apple.

O charmoso pub irlandês oferece uma carta de drinks impecável e um menu cheio de surpresas. Você pode escolher tanto um hambúrguer gourmet, quanto porções de fritas, sanduíches de presunto e queijo com temperos especiais e boa variedade de doces.

  • Endereço: 30 Water St, New York, NY 10004.
  • Horário de funcionamento: abre de segunda a sexta das 11h às 4h e sábado e domingo das 10h às 3h.

Dizem por aí que Nova York é a cidade que nunca dorme. Há controvérsias se a afirmação é verdadeira ou não, mas deu para perceber que os restaurantes do Brooklyn ficam abertos até o fim da madrugada, né? Coisa boa para quem não tem hora para voltar para o hotel.

Dicas de quem já foi a Brooklyn

Alguns viajantes gravaram vídeos bem bacanas sobre os clássicos pontos turísticos do Brooklyn e áreas menos famosas que merecem ser descobertas. Separamos alguns deles para você ficar ainda com mais vontade de viajar!

Tour pelo Brooklyn em Nova York – com Nyorquina

Neste vídeo, a youtuber Laura Peruchi e a sua amiga Paty fazem um tour especial pelo Brooklyn. Ambas caminham pela Brooklyn Bridge, pelo Dumbo (charmosíssimo bairro que tem várias galerias de artes e empresas de tecnologia) e fazem um passeio de barco até o Williamsburg.

Brooklyn – Nova York – Vlog#36 – Rodrigo e Beta

O metrô de Nova York, o local da fotografia clássica, a pausa para uma boa refeição. No vídeo, o casal Rodrigo e Beta contam histórias pessoais e expõem belas imagens do Brooklyn em dias de sol.

Rolê No Brooklyn NY, Ideia Pesada

Com uma câmera na mão, o youtuber aponta sua lente para a movimentada região do Dumbo, situada embaixo da Manhattan Bridge. De lá, ele segue até a Brooklyn Bridge e caminha pela ponte. É um vídeo simples, mas que mostra com clareza o quanto o ir e vir de turistas é grande nesta parte de Nova York.

Três programas legais no Brooklyn – NY

Olha a Laura Peruchi novamente! Aqui a proposta é mostrar lados não tão famosos de Nova York; como o bairro de Bushwick – que conta com uma galeria de arte a céu aberto espetacular – e mais algumas surpresinhas. Vale conferir estas informações!

A verdadeira comida mexicana no Brooklyn: Tacos El Bronco | Dica Amiga #16

Lembra do restaurante Tacos El Bronco? No vídeo, o Amigo Gringo vai te convencer que vale a pena ir até o bairro Sunset Park e experimentar as delícias da culinária mexicana. Ah, e só pra relembrar: é comida mexicana de verdade!

Já consegue imaginar os vídeos que você irá gravar pelos bairros do Brooklyn? Uma coisa é certa: inspirações não irão faltar.

Mais fotos do Brooklyn que vão fazer você antecipar as férias

Não podemos finalizar este guia de qualquer maneira, né? Então, escolhemos algumas imagens do Brooklyn que irão te deixar com vontade de correr para o aeroporto.

1. A noite mágica do Brooklyn

2. E a natureza surpreende!

3. É muito bom achar um lugar bacana para tirar fotos

4. O visual mais famoso do Brooklyn

5. Downtown Brooklyn: a zona de negócios do bairro

6. É claro que você irá passear por recantos bucólicos

7. Vai dar vontade de morar nessas ruas

8. Aquela parada em uma cafeteria charmosa

9. Uma ideia para os dias de sol

10. Ah, o verão!

11. Ou você prefere o inverno?

12. Coloque o seu melhor casaco na mala

13. Natureza, arranha-céus e relaxamento

14. Local perfeito para praticar esportes náuticos

15. Assistir a uma apresentação musical

16. Ou brincar com o seu pet

17. Um pôr do sol indescritível!

18. Um dos bairros mais apaixonantes de Nova York

19. Já escolheu a data do embarque?

Conseguiu se imaginar em alguns destes cenários?

Após passar uns dias no Brooklyn, você irá perceber que Nova York é muito mais que Manhattan. Pronto para desbravar o distrito mais instigante da big apple?

PARA VOCÊ