Cachoeira do Abade: a atração mais famosa de Pirenópolis

Escrito por Sheila Almendros

A Cachoeira do Abade é uma ótima opção de diversão para os viajantes que estiverem em Goiás. O local, situado dentro de uma reserva, disponibiliza uma série de atrativos ligados ao ecoturismo, acessíveis para todas as idades. Conheça mais da atração:

Continua após o anúncio

Como chegar à Cachoeira do Abade

A Reserva do Abade fica em Pirenópolis, a 1h30 de carro de Brasília. Para chegar até o local, siga pela BR-060, saída para Goiânia, sentido Alexânia. Em seguida você seguirá em direção a Abadiânia, e lá é necessário entrar à direita na GO-338. Basta seguir as placas para chegar até Pirenópolis.

8 atrações da Cachoeira do Abade para você curtir ao máximo

Passeios repletos da mais exuberante natureza, misturantdo tranquilidade e aventura, é o que você encontra na Cachoeira do Abade. Todas as atrações a seguir ficam dentro da Reserva do Abade:

1. Trilha do Vale

A trilha mais longa e completa da Reserva do Abade tem 2.500 metros de trajeto total, com trechos de pedra, madeira e cascalho em meio ao caminho aberto, cercado por um cenário verde incrível. Além da piscina natural repleta de peixes, você também encontrará pelo percurso as atrações a seguir.

2. Cachoeira do Abade

Conhecida como uma das cachoeiras mais belas de Pirenópolis, os 22 metros de queda d’água de Abade formam um poço cercado de areia lindíssimo, coloridos em diversos tons de verde. É a principal cachoeira da Reserva, localizada às margens da nascente do rio das Almas, e recebe visitas de centenas de turistas por semana.

3. Cachoeira do Cânion

Durante a Trilha do Vale você terá uma parada na Cachoeira do Cânion, acessada por um caminho de terra de 50 metros. O reservado local é rodeado por uma grande rocha, formando um paredão vertical, e conhecido por ser uma área naturalista. É necessário entrar bem devagar em sua margem por conta da fina camada de areia.

4. Cachoeira do Landi

Outra atração da Trilha do Vale é a Cachoeira do Landi, que foi batizada com este nome por ficar bem ao lado de um grande pé desta árvore. O poço largo e a facilidade de chegar pertinho da queda d’água é um convite ao banho, ideal para relaxar da caminhada e se conectar com a natureza do entorno.

5. Cachoeira do Sossego

A primeira cachoeira da Trilha do Vale é a do Sossego. Entalhada entre duas pedras e criada pela força das águas do rio, a água cristalina forma um visual encantador deste cenário. Mas cuidado ao se banhar nesta atração: ela pode chegar a 6 metros de profundidade.

6. Mirantes

A trilha do Vale possui 6 diferentes mirantes, sendo o mais alto deles o do Bugio, com 80 metros e vista panorâmica. Todos eles foram construídos em pontos estratégicos da trilha, com estrutura segura, e oferecem as vistas mais incríveis, dignas de inúmeros registros.

Continua após o anúncio

7. Pontes pênseis

Durante o trajeto você encontrará duas pontes pênseis, sendo a principal delas a Ponte da Tremedeira. A atração foi reformada recentemente e possui 25 metros de altura e 50 metros de comprimento. A sensação de liberdade passando pelo Rio Das Almas é de tirar o fôlego!

8. Trilha do Abade

A segunda opção de trilha é ideal para grupos com crianças e idosos, pois além de ser toda pavimentada, possui menos de 500 metros de extensão. Durante o percurso o viajante conhecerá a Cachoeira do Canyon, a Cachoeira do Abade e o Mirante das Andorinhas. É também uma opção para quem deseja somente curtir a cachoeira e cortar a caminhada.

Com muitas quedas d’água e outras belezas naturais, a Cachoeira do Abade é uma atração completa que vale muito a pena ser conhecida.

O que você precisa saber antes de ir

  • Ingressos: adultos pagam R$40, crianças de 6 a 12 anos e idosos de 60 a 69 anos pagam meia. Outras idades não pagam.
  • Formas de pagamento: a Reserva do Abade não aceita cartões. É necessário levar dinheiro em espécie. Somente as agências especializadas aceitam cartão.
  • Horários: a Reserva do Abade funciona todos os dias, das 09h às 16h. Não é possível permanecer nas cachoeiras depois do horário e a Trilha do Vale só abre às 14h.
  • Proibições: não pode entrar com caixas térmicas, bebidas, animais domésticos e fumar cigarro de qualquer espécie na Reserva. Pular das cachoeiras, escalar, sair das trilhas demarcadas e subir nos mirantes também está determinadamente proibido.
  • Carregue o seu lixo: as trilhas não possuem lixeira, portanto, leve tudo dentro de sua mochila e descarte fora da Reserva.
  • Alimentação: a Reserva do Abade possui um restaurante, uma lanchonete e um bar.
  • Estrutura: o Centro de Visitante da Reserva possui banheiros, estacionamento e um pequeno local de repouso.

Se prepare levando água e algum alimento para aguentar as belas trilhas do local e não se esqueça do dinheiro em espécie para as entradas!

Vídeos sobre a Cachoeira do Abade para aumentar sua vontade de viajar

Os vídeos a seguir mostram mais da belíssima Reserva do Abade e ainda dão dicas valiosas para aproveitar a atração da melhor maneira:

A Reserva do Abade

Tome nota de dicas importantes sobre a atração, como curti-la ao máximo e confira imagens impressionantes do local, realizadas durante uma visita.

A trilha do Vale

Acompanhe os registros da trilha do Vale, feitas com uma Go Pro, e as principais paradas do trajeto. Perceba o quão sinalizado é o percurso, garantindo toda a segurança que a família precisa.

Cachoeiras do Abade vistas de cima

Confira as imagens mais impressionantes das cachoeiras da Reserva do Abade, registradas por um drone. O local é tão lindo que você certamente sentirá vontade de visitá-las agora mesmo.

Agora que você já sabe tudo sobre a Cachoeira do Abade, basta escolher qual das trilhas você percorrerá para curtir as atrações.

12 fotos encantadoras da Cachoeira do Abade para você se apaixonar

Já que uma imagem diz mais que mil palavras, que tal você suspirar com os registros fotográficos a seguir?

1. Que tal tirar uma foto assim na ponte pênsil com o mozão?

2. Ou se refrescar nesta deliciosa queda d’água?

3. Na Reserva do Abade o que não faltam são atrações

4. E a família inteira se divertirá nessa aventura

5. Você voltará com a memória do celular cheia de fotos

6. E os registros serão um mais lindo que o outro

7. Aproveite ao máximo a vista dos mirantes

8. E refresque-se nas piscinas naturais

9. Não deixe de prestar atenção em cada cantinho

10. E revigore as suas energias em meio à natureza

11. Pode ser dando um mergulho também

12. E volte com uma bagagem cheia de histórias para contar

O que achou desta incrível atração em Goiás? Conheça também a Chapada dos Veadeiros, mais uma atração para incluir em seu roteiro pelo estado.