8 motivos para arrumar as malas e conhecer Caldas Novas em Goiás

Escrito por Ana Beatriz Cardo

Por ser considerada o maior complexo de águas termais do mundo, a cidade de Caldas Novas em Goiás está entre os lugares turísticos mais visitados do país.

Continua após o anúncio

Por lá, você encontra as mais variadas atrações voltadas às enormes piscinas naturais, que contam até mesmo com propriedades terapêuticas em suas águas – perfeitas para relaxar – e também programas divertidos em hotéis e parques aquáticos, perfeitos para visitar com a família, com os amigos ou em casais.

Porém, não são somente as águas quentes que fazem a boa fama da região. Confira abaixo mais 8 motivos que com certeza te farão querer viajar agora mesmo!

1. A Feira do Luar é ótima para fazer comprinhas

A tradicional feirinha conhecida como Feira do Luar acontece somente aos sábados, domingos e segundas. São roupas, artesanatos variados e comidinhas típicas da região, responsáveis por movimentar bastante a cidade de Caldas Novas. Ótimo local para você passear e comprar lembrancinhas!

2. O Jardim Japonês é um agradável ambiente de meditação

Se o objetivo é entrar em contato com a natureza e relaxar, não deixe de conhecer o Jardim Japonês, situado próximo ao centro de Caldas Novas. O local foi construído na área de uma antiga fazenda e ainda conta com algumas instalações e itens da época, como rodas d’água e moendas de cana de açúcar.

Além disso, é um ambiente muito tranquilo usado por monges budistas para meditação, já que os jardins contam com alguns detalhes muito interessantes: a ponte da paz simboliza um ritual de passagem, o chafariz da tartaruga representa a longevidade, as pedras no caminho são consideradas o livre arbítrio e a água da cachoeira, a purificação.

3. É possível nadar nas águas quentes do Parque Aquático da Lagoa de Pirapitinga

Para os apaixonados por águas bem aquecidas, no Parque Aquático da Lagoa de Pirapitinga você encontra as nascentes mais quentes do Brasil, com temperaturas que ultrapassam os 50 graus (no Poço do Ovo, por exemplo, a marca das águas verdinhas chega aos 57). Esse nome, inclusive, foi dado pelo fato de muitas pessoas cozinharem ovos no local.

Além das nascentes naturais, o parque conta também com espaços para camping, saunas, quadras e restaurantes.

4. Lá você participa do maior festival de música sertaneja do Brasil

Desde 2006, Caldas Novas se tornou a cidade oficial do maior festival de música sertaneja do país, chamado Caldas Country. O evento geralmente acontece no mês de novembro e dura dois dias, reunindo os principais cantores do gênero. Se você é fã de sertanejo, com certeza vai se apaixonar!

5. A gastronomia local é de dar água na boca

A gastronomia é outro ponto forte de Caldas Novas. Entre as receitas regionais mais famosas, estão a galinhada com pequi (fruto típico da região), arroz com pequi e empadão goiano.

Continua após o anúncio

Porém, você pode também se deliciar com a gigante variedade de docinhos e licores artesanais encontrados nas tradicionais lojinhas da Dona Maria e Dona Ana, que oferecem doces de leite, frutas, compotas, cajuzinhos e bebidas como a Pequirula, feita com baunilha, chocolate e pequi.

6. O Lago Corumbá é perfeito para a prática de esportes náuticos

Com 65 quilômetros quadrados, o Lago de Corumbá é o principal ponto de encontro dos praticantes de esportes náuticos e também um ótimo local para passear de barco, lancha, jet ski (que podem levar às cachoeiras da região) e até mesmo praticar a pesca esportiva.

Ao longo da orla, você pode conhecer o Náutico Praia Clube, que conta com bares deliciosos e proporciona incríveis momentos de lazer em suas piscinas de águas aquecidas.

7. O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas oferece trilhas variadas

Com cerrado totalmente preservado, o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan) conta com cerca de 130 quilômetros quadrados repletos de belezas naturais e encantadoras.

Além dos mananciais de águas quentes e da rica biodiversidade local, a reserva oferece duas trilhas com diferentes níveis de dificuldade: a Cascatinha (leve) e a Paredão (intermediário), que levam a cachoeiras e mirantes em meio à paisagens super bonitas de mais de mil metros de altitude.

Os trajetos devem ser orientados por guias locais e podem levar entre uma e três horas de duração. Entre as principais recomendações estão o uso de sapatos apropriados e confortáveis, calças compridas e protetor solar.

8. Você pode curtir um dia inteiro no Rio Quente Resort

O Rio Quente Resort é parada obrigatória para quem pretende se divertir e relaxar, já que ele conta com um complexo incrível de hotéis, pousadas e atrações abastecidas por dezoito nascentes.

Entre elas, está o Hot Park, considerado o mais divertido e radical devido às suas corredeiras e toboáguas, além de hidromassagens em banheiras de água quente, e o Parque das Fontes, com bares, piscinas térmicas e espaços para descansar que ficam abertos 24 horas por dia.

E mais: no Rio Quente Resort você pode participar de uma intensa programação, com atividades como trilhas, passeios a cavalo, mergulho, tirolesa, hidroginástica, pedalinhos e esportes terrestres ou aquáticos.

Além disso, há também a Praia do Cerrado, repleta de areias claras, coqueiros e que oferece nove tipos de ondas que podem atingir mais de um metro de altura. O espaço oferece aulas de surf, um restaurante e um bar aquático.

São diversos programas para fazer e visitar na região, que agradam a todos os gostos e cabem em todos os bolsos. Afinal, quem vai consegue resistir a uma banheira de hidromassagem ao ar livre com água bem quentinha e relaxante?