Caconde: o destino ideal para viajantes aventureiros

Por                                
Em 20.01.21

A cidade de Caconde é o destino perfeito para distintos viajantes: os que buscam o melhor local para relaxar e também quem não abre mão de uma boa aventura. A região montanhosa conta com uma paisagem natural belíssima, formada por cascatas, lagos, vales e rios, além de possuir muitas riquezas históricas e culturais. Acompanhe:

Publicidade

Onde fica Caconde

Caconde fica na divisa de São Paulo com Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, a 290 km da capital paulista. É uma das 20 cidades que fazem parte do “Circuito do Café com Leite”.

Para chegar até lá partindo do centro paulistano, é necessário seguir para a Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) até a saída km 47, em seguida pegar a Via Anhanguera (SP-330) e, de lá, partir até o km 86, para acessar o Anel Viário de Campinas “José Roberto Magalhães Teixeira” (SP-083), sentido Mogi Mirim.

O que fazer em Caconde durante a sua viagem

Tome nota das principais atrações que não podem faltar em seu roteiro de viagem para Caconde:

1. Mirante de Caconde

Com uma vista de 360 graus da região, o Mirante de Caconde tem acesso por uma subida íngreme a partir da rodovia SP-344, entre Divinópolis e Caconde. É possível até avistar as montanhas da vizinha Poços de Caldas, além de recarregar as energias na pirâmide central do mirante. Aproveite para meditar, contemplar o cenário e tirar muitas fotos.

2. Prainha

A Prainha de Caconde é banhada por água doce e fica em um parque de acesso fácil e gratuito. A represa é limpa e tranquila, perfeita para banho e atividades com crianças, e o local ainda conta com infraestrutura completa: restaurantes, banheiros, estacionamento e camping. Aos finais de semana, muitos se aventuram com esportes náuticos e jet ski.

3. Basílica Santuário de Nossa Senhora da Conceição

Construída no estilo romântico no centro de Caconde, a Basílica Santuário de Nossa Senhora da Conceição surpreende por sua arquitetura e os adornos que a decora. Durante a visita, você pode dar a sorte de conferir o coral da igreja em ação ou o sino tocar em horários precisos e, ainda, passear na pitoresca praça que a abriga.

Publicidade

4. Aquário Municipal de Caconde

No caminho para o mirante de Caconde, há o Aquário Municipal – um local pequeno e simples, porém muito divertido para as crianças. É uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais da vida marinha, tirar muitas fotos e passar uma tarde agradável. A entrada é gratuita.

5. Ecopardo

O Rio Pardo é o local perfeito para a prática de rafting, pois o nível da água é controlado pela usina de Graminha, a pouquíssimos quilômetros do ponto de onde os botes partem para a aventura. A Ecopardo é uma agência de Caconde que promove a atividade, com instrutores especializados e todo o equipamento de segurança garantido. O passeio ainda oferece fotos e local para banho, sem cobrar adicional.

6. Cachoeira Santa Quitéria

A Cachoeira de Santa Quitéria fica um pouco afastada do centro da cidade, sendo acessada por uma viagem de carro seguida de trilha. Não é uma queda d’água própria para banho, mas atividades como o rapel a 45 metros de altura são uma ótima pedida. O local possui um cenário encantador, portanto aproveite para contemplar a natureza e tirar muitas fotos.

7. Usina Velha

A Trilha da Usina Velha é a mais procurada em Caconde, por conta das inúmeras atrações naturais por todo o seu percurso de 4 km. O itinerário começa na saída do Túnel do Fuga e termina nas ruínas da usina, passando por lagos, formações rochosas e cachoeiras. No final do passeio, há uma tirolesa sobre o lago, encerrando as atividades com chave de ouro.

8. Cachoeira do Lafaiete

A Cachoeira do Lafaiete é acessada por uma estrada de terra, mas muitos visitantes percorrem esse caminho de bicicleta. A queda d’água de 30 metros desemboca na represa do Graminha, e o nível pode variar de acordo com a temporada. Quem passa por lá pode curtir um refrescante banho com segurança e também praticar cascading. O local ainda conta com um bar e uma área de camping.

9. Represa Caconde

Enquanto o Rio Pardo, depois da barragem, possui corredeiras de níveis de 1 a 5 – ideais para a prática de esportes radicais -, a Represa Caconde possui águas tranquilas, perfeitas para pesca, canoagem, entre outros esportes náuticos. Aproveite o dia para curtir a fauna e a flora e contemplar o cenário natural desse famoso ponto turístico da cidade.

10. Praça do Rosário

A Praça do Rosário fica no coração de Caconde, bem no centro da cidade. Além de abrigar a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição, também conta com um moderno coreto e a estátua do Cristo Redentor, com vista privilegiada da região, assim como um local perfeito para registros fotográficos.

Caconde é o destino ideal para viajantes em busca de uma inesquecível aventura e também para turistas amantes do ecoturismo. Não deixe de incluir a cidade em sua wishlist de viagens!

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Caconde

A seguir, confira informações que deixarão a sua viagem mais organizada e divertida:

Publicidade

  • Encarando a aventura: se a ideia é curtir todos os esportes radicais que Caconde oferece, busque uma agência ou um guia especializado para te acompanhar não só nas atividades, como também nas trilhas.
  • Bagagem: roupas leves e calçados seguros devem fazer parte de sua bagagem para Caconde – afinal de contas, você andará bastante e precisará estar confortável na maior parte do tempo.
  • Clima: a temperatura de Caconde costuma ser morna durante o ano todo, chegando a mínimas de 10°C no inverno e a máximas de 29°C no verão.
  • Melhor época: para curtir as atividades na água, o melhor é ir a Caconde no período mais quente – do início de abril ao fim de junho e do início de julho ao início de outubro.
  • Roteiro: Caconde é uma cidade pequena, que pode ser explorada em apenas um final de semana. Caso queira ampliar o seu tempo de viagem, você pode incluir também a cidade de Poços de Caldas em seu roteiro.

Agora que você já sabe tudo sobre Caconde, que tal se organizar para viver essa aventura?

Onde se hospedar

Que tal conferir as melhores opções de hospedagem para garantir que sua viagem será bem confortável e completa? Acompanhe nossas sugestões abaixo:

  • Pousada das Flores – $$: o local possui parquinho, churrasqueira e piscina, além de wi-fi, café da manhã e estacionamento gratuitos.
  • Encanto da Mata – Eco Resort – $$$$: o estabelecimento pet friendly fica próximo de diversos pontos turísticos da cidade, com vista para as montanhas e banheiro privativo nos quartos.
  • Chácara Bom Jesus – $$$$$: ideal para grandes grupos de viajantes com até 18 pessoas, o estabelecimento está equipado com ar-condicionado e possui terraço, piscina, churrasqueira e parquinho.

Em Caconde, você encontrará hospedagens para todos os orçamentos e os tipos de viajantes. Qual é a sua preferida?

10 fotos encantadoras de Caconde para aguçar a sua vontade de viajar

Confira os melhores registros de Caconde, publicados no Instagram por viajantes que já passaram por lá e voltaram encantados para casa:

Publicidade

1. Caconde é um destino que reserva inúmeras belezas naturais

2. E promete oferecer as melhores energias

3. Os esportes radicais são muito procurados na cidade

4. E as atividades mais tranquilas também

5. Você se apaixonará pela arquitetura da igreja principal

6. E perderá o fôlego nas corredeiras do Rio Pardo

7. Além de restaurar todas as suas energias nas cachoeiras

8. E descobrir que cada cantinho garante lindas fotos

9. Principalmente as atrações em meio à natureza

10. E que foram intocadas pelo homem

As belezas de Caconde podem ser vistas por todos os cantos. Basta curtir cada segundo e se surpreender com o que irá encontrar!

Vídeos de Caconde que vão te surpreender ainda mais

Os vídeos a seguir mostram todas as cores de Caconde – seja na terra ou no ar. Confira:

Caconde vista de cima

Conheça Caconde pelos melhores registros aéreos feitos por um drone. Você viajará pelo Rio Pardo e pela Prainha, conhecerá a represa homônima e o centro da cidade, além de outros registros.

Caconde em família

Nesse vlog, você conhecerá os principais pontos turísticos de Caconde, curtidos em família e com crianças: a melhor vista do Mirante, o Aquário Municipal, a Prainha, entre outros pontos imperdíveis.

Represa de Caconde

Confira todo o belíssimo percurso da Represa de Caconde, em registros aéreos de um drone, partindo do famoso Cristo Redentor da praça principal da cidade.

Agora, é só começar a programar essa viagem que tem tudo para ser inesquecível. Além de conhecer as belezas de Caconde, que tal incluir também em seu roteiro a belíssima cidade de Poços de Caldas?