Gruta do Anjo: visite o mais exuberante ponto turístico de Socorro (SP)

Escrito por Bruno Mendes
Em 26.10.20

A Gruta do Anjo é uma belíssima atração turística para quem gosta de cavernas e lagoas de águas cristalinas. Quer apreciar belezas naturais de tirar o fôlego no interior de São Paulo e voltar para casa cheio de recordações? Então, confira boas informações sobre esse local que é um dos melhores points do ecoturismo no Brasil.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica a Gruta do Anjo

Localizada na cidade Socorro, a Gruta do Anjo fica a 136 km da capital paulista.

Como chegar

Para ir de São Paulo até Socorro, o viajante deverá seguir pela BR-101, depois ir pela BR-381 e quando estiver no km 22, entrar em Bragança Paulista e pegar a BR-146 até o destino. O tempo de viagem entre as cidades é de 2h30. Já o acesso até a gruta é feito a partir da Pousada Gruta do Anjo. Ao adquirir o ingresso, o viajante ganhará uma pulseira e caminhará por cerca de 200 metros até a entrada da atração.

História da Gruta do Anjo

Nos anos 1960, Clemente Bortolotti iniciou na região de Socorro a extração de minerais como feldospato, quartzo e granito, o que fez surgir uma gruta artificial de grandes proporções. Após a desativação da mineradora em 1995, as paredes emolduradas pelas explosões para retirada dos minérios ganharam lindos contornos, e como no local existem nascentes de rios, formou-se uma piscina natural. Assim, o potencial turístico do local é aproveitado com sucesso até hoje.

O que você precisa saber antes de ir

O que acha de andar de pedalinho pela piscina dentro da Gruta do Anjo e observar paisagens deslumbrantes? Selecionamos importantes informações sobre a atração para você ter certeza de que é uma boa vivenciar essa experiência.

  • Endereço: estrada para Munhoz, Km 1, Rancho Alegre – Socorro(SP).
  • Preço do ingresso: R$ 30 , com o pedalinho incluso. Crianças com menos de 5 anos não pagam. A visita também pode ser feita a pé.
  • Horário do funcionamento: abre de terça a domingo das 9h às 17h. Nas segundas a gruta abre somente em feriados no mesmo horário.
  • O que levar para o passeio: além da máquina fotográfica, leve uma garrafinha de água e como a temperatura interna na gruta é de 10 °C o ano inteiro, indicamos ir com roupa de frio, mas nada muito pesado, é claro.
  • É proibido entrar na água: não é permitido mergulhar nas convidativas águas da piscina natural, porém é liberado molhar os pés. Aproveite.
  • Visita guiada: é possível conhecer a gruta acompanhado de um guia turístico. A grande vantagem é que o profissional irá mostrar as imagens desenhadas na rocha de um anjo e de um jacaré.
  • Onde Comer: na hora em que bater a fome, recomendamos ir ao Restaurante Pennynsula Dom Raul.

A Gruta do Anjo é especial, assim como outras atrações de Socorro. Portanto, se você pretende passar uns dias no bucólico interior paulista, dá uma olhada nessas dicas de hospedagens.

Onde ficar

Aí estão ótimos estabelecimentos para você fazer a reserva e se hospedar quando for visitar A Gruta do Anjo e mais destinos turísticos de Socorro.

  • Acalanto Inn – $: excelente opção no quesito custo-benefício, esse hotel dispõe de piscina, wi-fi gratuito e oferece elogiado atendimento.
  • Pousada Gruta do Anjo – $$: a pousada que é basicamente porta de entrada para a gruta conta com charmosíssimos chalés e em todos os quartos há frigobar e televisão. Melhor escolha para quem quer acordar a poucos passos do grande atrativo de Socorro.
  • Grinbergs Village Hotel – $$$: aqui está um lugar nota 10 para o viajante que não dispensa uns mimos a mais. Essa hospedagem disponibiliza centro de bem-estar com piscinas ao ar livre e coberta e banheira de hidromassagem. Nada mal, né?

Tenha certeza de que você não vai ter problemas na hora de encontrar um cantinho para relaxar entre os passeios.

Vídeos sobre a Gruta do Anjo que vão te deixar ansioso(a) para viajar

Depois de ler informações e dicas de hospedagens, assista a esses três vídeos feitos por pessoas que amaram o período de lazer na Gruta do Anjo.

Vale a pena ir à Gruta do Anjo? Esse vídeo vai te convencer que sim!

Ao conferir essas dicas e ver as imagens bonitas da área interna da caverna, certamente você ficar com vontade de organizar o passeio o mais rápido possível. Duvida? Assista até o fim e comprove.

Informações relevantes sobre a gruta

Nesse registro um guia turístico da área apresenta valiosas informações e você vai ter uma ideia de como é caminhar por um trecho escuro da gruta.

Flagrantes inspirados da atração turística de Socorro

Por fim, guarde na sua memória mais essas imagens da Gruta do Anjo e saiba que a pé ou de pedalinho a sensação de passear por dentro de uma rocha é indescritível.

Agora é a sua vez de filmar a sua travessia de pedalinho pela gruta!

10 fotos da Gruta do Anjo para voce sonhar com essa viagem

Inspire-se com essas fotos tiradas de variados trechos da Gruta do Anjo.

1. Um dia de lazer para você se lembrar por muito tempo

2. Até o doguinho está satisfeito!

3. A emoção começa na entrada da caverna

4. E aumenta conforme você observa a estrutura rochosa de encher os olhos

5. Vai ser fácil tirar fotos inspiradoras

6. Afinal, a Gruta do Anjo é diferenciada!

7. Uma apaixonante piscina natural de águas límpidas

8. Pode ser uma opção de passeio romântico

9. Convide as pessoas que você mais gosta para Socorro

10. Todos vão amar a Gruta do Anjo

Ficou entusiasmado para conhecer a Gruta do Anjo? Aproveite e também dê uma passadinha em Águas de Lindóia, esse adorável munícipio de São Paulo que fica a apenas 26 km de Socorro.