5 atividades em Caldas do Jorro, o paraíso das águas termais da Bahia

Caldas do Jorro é um pequeno distrito da cidade de Tucano-BA com cerca de 10 mil habitantes, muito famoso pelas suas fontes de águas termais. O lugar atrai diversos turistas que ficam entusiasmados principalmente com as propriedades medicinais das águas da Estância Hidromineral. Confira a seguir um pouco mais sobre esse destino e saiba quais são as principais atrações para conhecer no local.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica Caldas do Jorro e como chegar

Caldas do Jorro fica localizada na cidade de Tucano a 250 km de Salvador. O acesso principal é feito a partir da BR-324 chegando até Feira de Santana. Depois disso, é preciso seguir pela BR-116, até a cidade de Tucano. Em seguida, é só entrar pela BA-410 e você chegará até o destino.

As águas termais da Estância Hidromineral foram descobertas por acaso em uma escavação em busca de petróleo no ano de 1948. A partir daí a fama das “águas curativas” começou a aumentar, fazendo com que hoje Caldas do Jorro seja um importante destino turístico.

O que fazer em Caldas do Jorro

Caldas do Jorro é uma cidade pacata, onde o turista pode viver uma experiência agradável e única. Confira algumas atrações que você não pode deixar de conhecer quando estiver passando por lá:

1. Tomar Banho na Estância Hidromineral

A Estância Hidromineral de Caldas do Jorro é bastante frequentada por pessoas que passam pelo local e aproveitam para tomar uma ducha terapêutica gratuita. Acredita-se que as águas termais que saem da fonte a uma temperatura de 48 °C podem curar estresse, doenças de pele, problemas de estômago, entre outros. De qualquer forma, essa é uma experiência incrível para quem visita o lugar.

2. Manteiga´s Club

Caldas do Jorro é um destino tranquilo e pacato, mas para quem quer um pouco de diversão uma boa dica é visitar o Manteiga´s Club. O local é um espaço de lazer com piscina, onde você pode curtir um pouco de música e relaxar tomando uma bebida com amigos. É uma ótima ideia para curtir uma tarde ou um fim de semana, por exemplo.

3. Acarajé da Nazaré

Que a culinária baiana é bastante rica e saborosa, não é nenhuma novidade, não é mesmo? Mas para quem vai a Caldas do Jorro, uma ótima dica é fazer uma pausa para o lanche e experimentar o saboroso Acarajé da Nazaré. O local também oferece outras comidas típicas como vatapá e salada de camarão.

Publicidade

4. Passear na Praça

Um passeio pela praça da cidade certamente é algo que não pode faltar em uma visita a Caldas do Jorro. Você pode aproveitar também para ter contato com os moradores locais que adoram passear na praça e sentem orgulho de suas fontes de água termal. Conversar com os residentes sempre é uma boa forma de saber mais sobre a cidade e até mesmo de aproveitar melhor a sua viagem.

5. Buraco do Vento

É uma área composta por cavernas e diversas formações rochosas que surgiram devido a uma erosão pluvial. A paisagem que pode ser observada no Buraco do Vento é realmente maravilhosa, representando uma beleza selvagem e primitiva. O local também é conhecido por ter sido um dos esconderijos utilizados por Lampião.

Agora que você já viu as principais atrações, é hora de pensar nas suas opções de hotéis e pousadas.

Hotéis e pousadas

Quem visita a região de Tucano vai ter uma experiência muito agradável com a hospedagem. Confira algumas opções abaixo:

  • Hotel do Jorro – $: esse é o hotel perfeito para quem busca acomodações simples com restaurante, piscina externa e sala de jogos. Com uma decoração rústica e ótima localização, é uma opção para descansar com a família;
  • Pousada Recanto dos Pássaros – $$: localizado no centro de Caldas do Jorro, esse hotel dispõe de acomodações simples, mas com um bom custo benefício. Ótimo para quem quer uma experiência tranquila em um ambiente aconchegante e acolhedor;
  • Hotel Paraíso das Águas – $$$: oferece quartos confortáveis com banheira de hidromassagem. Fica localizado a apenas 7 minutos do centro de Caldas do Jorro, possui um ótimo restaurante e piscina externa.

O que achou destas opções? É claro que antes de escolher um hotel você precisa ficar bem atento a todos os serviços que são oferecidos para que a sua viagem seja maravilhosa.

Vídeos para você conhecer um pouquinho mais sobre Caldas do Jorro

Caldas do Jorro é um destino bastante acolhedor com os turistas e vale a pena conferir essa experiência. Mas antes de viajar, que tal dar uma olhadinha em vídeos de pessoas que já visitaram o distrito? Confira a seguir alguns vídeos que vão te deixar com vontade de viajar o quanto antes:

Artesanato em Caldas do Jorro

O artesanato está muito presente em Caldas do Jorro. Nesse vídeo, você vai poder conferir algumas peças maravilhosas e se inspirar para fazer compras quando for a sua vez de visitar esse destino.

Uma passadinha pela feira livre

Publicidade

Visitar feiras locais é uma boa maneira de conhecer melhor a cultura de qualquer novo destino. Acompanhe um passeio por Caldas do Jorro e pela feira livre local. Lá você vai encontrar diversos produtos regionais e aproveitar para levar aquela lembrancinha para as pessoas que você gosta.

Não deixe de visitar Jorrinho

Conheça também o subdistrito de Jorrinho, um lugar conhecido como a terra da carne de bode com farofa. Localizado às margens da BR-116, Jorrinho também possui fontes de águas termais, que são mais mornas do que em Caldas do Jorro, e conta com uma culinária maravilhosa.

Já está preparando o seu roteiro de viagens? Se você quer ter férias tranquilas e agradáveis no nordeste brasileiro, incluir Caldas do Jorro no seu roteiro é uma ótima ideia.

Publicidade

8 fotos perfeitas para você se encantar por Caldas do Jorro

Confira a seguir algumas fotos incríveis que vão fazer você se encantar por esse paraíso termal:

1. Caldas do Jorro é uma cidade encantadoramente simples

2. Com muitos atrativos naturais

3. E uma fauna que impressiona

4. Você vai sentir a tranquilidade da rotina pacata

5. Aproveitar as suas férias sem preocupação

6. A tarde é um ótimo momento para relaxar nas águas termais

7. E em seguida curtir aquele pôr do sol

8. Caldas do Jorro é mesmo um paraíso em meio ao sertão!

E aí, ficou com vontade de conhecer esse destino maravilhoso? Mas antes de fechar o seu roteiro de viagens, saiba quais são as melhores praias da Bahia e aproveite ainda mais a sua viagem de férias.