8 passeios incríveis para você fazer em Morro de São Paulo

Escrito por Vanessa Herrmann

Se você está procurando um local com paisagens de tirar o fôlego, mas que tenha bastante agitação, conhecer o Morro de São Paulo pode ser uma ótima pedida para a sua próxima viagem. Ele está localizado na Ilha de Tinharé, Bahia. Devido a sua proximidade com Salvador – apenas 248 quilômetros –, muita gente visita o local. Durante o ano inteiro é possível encontrar muitos turistas de diferentes partes do mundo.

Por ali você pode escolher entre a Primeira, Segunda, Terceira, Quarta ou Quinta praia, Garapuá ou Gamboa. Todas contam com vistas incríveis, areia branquinha e águas claras, mas cada uma tem sua especificidade, que vão desde agitação até as melhores piscinas naturais para realizar mergulhos.

Se você está pensando em fazer uma viagem para o Nordeste, não deixe de conferir as atrações e paisagens do Morro de São Paulo.

1. Tirolesa no Farol

Vanessa Herrmann

Para quem gosta de aventura, descer pela tirolesa pode ser uma ótima opção de diversão. Para praticar o esporte, você precisa ir até o Farol do Morro. De lá você desce até a água cristalina da Primeira praia. O legal dessa opção é que, além da adrenalina, você ainda conta com uma vista incrível das praias. Essa é a maior tirolesa dentro da água do Brasil. São 60 metros de altura e 360 de comprimento.

2. Conhecer praia da Gamboa

A praia da Gamboa conta com uma extensa faixa de areia branquinha, águas claras e calmas. Para quem quer fugir do movimento, é uma boa pedida de passeio. Para chegar até lá, do centro de Morro de São Paulo, você tem duas opções: a primeira é ir caminhando, o percurso é de aproximadamente 25 minutos e é bem tranquilo, porém é importante ficar atento com a altura da maré, já que quando ela está alta, alguns trechos têm um difícil acesso. Se você optar por ir de barco o percurso fica em torno de 10 minutos.

3. Praia de argila

Vanessa Herrmann

Essa praia fica localizada em Gamboa e é muito procurada pelos turistas, pois além de ter incríveis paredões de argila, que rendem fotos muito bonitas, essa é uma substância que oferece diversos benefícios para a pele, como, por exemplo, hidratação e purificação da pele.

Porém, quando você estiver por lá, é importante ficar bem atento, pois existe risco de desabamento.

4. Passeio em volta da ilha

Vanessa Herrmann

Para quem quer conhecer diversas praias, o passeio em volta da ilha pode ser cair muito bem. A saída acontece na Terceira praia por volta das 10h e o retorno é aproximadamente às 17h. As paradas acontecem em Garapuá e Boipeba para os mergulhos nas piscinas naturais, por isso, é interessante conferir a fase da lua, já que na cheia e na crescente a água fica bem mais cristalina.

Depois disso, também há uma parada na praia Cueira, que conta com uma incrível vista de uma extensa faixa de areia repleta de coqueiros. Por ali, você também pode saborear a melhor lagosta da ilha. A próxima parada é na Boca da Barra, também em Boipeba, onde geralmente acontece o almoço. Para finalizar, o barco faz uma pausa em Cueira para uma visita ao convento de Santo Antônio.

5. Mergulho nas piscinas naturais

Se você não quiser ou puder investir em um passeio ao redor da ilha, saiba que também é possível fazer mergulhos nas praias do Morro de São Paulo. A praia mais indicada para essa atração é a Quarta, pois ali, nas marés baixas, se formam piscinas naturais incríveis. Algumas parecem um aquário gigante, enquanto outras lembram uma banheira de água morna. Para uma boa visão dos peixes e corais, não se esqueça de alugar máscaras de mergulho.

6. Pôr do sol na Toca do Morcego

Para quem gosta de apreciar um belo pôr do sol, a Toca do Morcego é o local mais indicado em Morro de São Paulo. Porém, como muita gente sabe dessa informação, é importante chegar com aproximadamente 1 hora antes de o sol descer. Assim, você consegue garantir o seu espaço e visualizar a paisagem com mais tranquilidade.

7. Caminhar da Primeira até a Quinta praia

Para quem gosta de caminhar e quer conhecer praias bem diferentes, esse passeio pode ser uma ótima atração. Dessa forma é possível visualizar todas as diferenças entre elas, e assim, escolher a sua favorita para passar os dias. Porém, é importante ficar atento ao nível da maré, já que alguns trechos são de difícil acesso quando ela está alta. O percurso leva no mínimo 40 muitos da Primeira até a Quinta praia, mas você pode ir fazendo pausas e aproveitar o dia todo nesse passeio. Não se esqueça de levar bastante protetor solar.

8. Sair à noite da Segunda praia

Para quem gosta de bastante agito, a Segunda praia é a ideal tanto durante o dia, quanto durante à noite. Porém, é quando o sol vai que os bares, restaurantes e lojinhas ficam lotados. Em alguns dias também acontecem festas e luaus que podem durar até o sol nascer.

O Morro de São Paulo é um local que reúne paisagens incríveis com uma grande quantidade de atrações, sendo assim, muita gente pode encontrar o que procura por ali. Por isso, é um dos lugares mais cobiçados da Bahia.

PARA VOCÊ