Caminho do Vinho: a bela rota turística de São José dos Pinhais

Escrito por Bruno Mendes

O viajante que vai passar uns dias em Curitiba precisa conhecer o Caminho do Vinho, uma das mais deliciosas rotas turísticas do Brasil. Localizado em São José dos Pinhais, o atrativo conta com dezenas de vinícolas, restaurantes, cafés coloniais e opções de lazer em região com lindas mostras da natureza.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Mapa do Caminho do Vinho

O Caminho do Vinho localiza-se a 24 km de Curitiba e a 9 km do Aeroporto Internacional Afonso Pena, que também está situado em São José dos Pinhais – cidade que faz parte da região metropolitana da capital paranaense.

Na rota de acesso padrão ao caminho, deve-se passar pelo 17º Batalhão da Polícia Militar e seguir pela BR 116/Contorno Leste. Depois, é só seguir pela R. Dr Murici e, quando passar do Frigorífico Juliatto, virar à esquerda. Aí, bem pertinho do Armazém do Mazza, você encontrará a Praça Ticiano Prendin e o mapa com o roteiro. O início do Caminho do Vinho é feito na R. Júlio Cesar Setenareski.

Roteiro do Caminho do Vinho

Que tal programar um roteiro sensacional pelo Caminho do Vinho? Pagando R$ 20, é possível realizar um passeio de ônibus de cinco horas pela operadora Linha Turismo, onde você vai aprender um pouco sobre histórias da colonização, saborear os vinhos produzidos na região e experimentar comidas de dar água na boca.

No trajeto, o viajante terá a oportunidade de conhecer as vinícolas Vinhos Vô Tito, Vinhos Irmãos Viliatto, Vinhos Laureanti, Vinhos Dom Gabriel, dentre outras. Também irá visitar uma loja de artesanato e passar por espaços de lazer (como um pesque e pague com parquinhos para a criançada brincar), além de poder fazer refeições em cafés coloniais e restaurantes. Veja as deliciosas opções no tópico abaixo.

Cafés coloniais e restaurantes

Chegou a hora de conhecer as maravilhas gastronômicas do Caminho do Vinho. Pronto para satisfazer o paladar? Vamos lá. O Casarão Café Colonial tem no cardápio bolos caseiros, geleias, tortas e outros sabores do tipo “comidinha da vovó”. O Vanille Café Colonial oferece amplo espaço e disponibiliza delícias como pudins, rocamboles, torresminho frito e um elogiado salame colonial.

O Restaurante Delícias do Sítio conta com espaço bem casual e serve comida a quilo de qualidade, enquanto o Restaurante Panela de Barro é um estabelecimento rústico que serve saborosas comidas feitas em fogão à lenha.

Vídeos do Caminho do Vinho

Agora que você já sabe o que fazer no Caminho do Vinho, confira três registros inspiradores da melhor atração turística de São José dos Pinhais.

Saboroso passeio pelo Caminho do Vinho

Continua após o anúncio

Saboroso mesmo, hein! Depois de assistir a esse vídeo, você vai ficar com água na boca ao conferir os bolos, geleias, pães e outras comidinhas típicas da região. Eis uma mostra simples, mas que ilustra muito bem o quão especial é esse destino turístico do Paraná.

Tour pelas principais vinícolas

Informações históricas, imagens da natureza e uma visita por vinícolas e cafés coloniais. Todas essas atrações podem ser parte do seu roteiro pelo Caminho do Vinho.

Prove as delícias gastronômicas do passeio

Aqui você irá conferir imagens bem bacanas dos espaços recreativos desse destino, que oferece ótimas atividades para crianças, adultos e idosos.

Gostou das paisagens e se apaixonou pela vibe bucólica do Caminho do Vinho? Então, continue no Paraná e conheça a Estrada da Graciosa, um dos trajetos mais bonitos do Brasil.