Carambeí: como curtir a histórica cidade paranaense

Escrito por Sheila Almendros

Localizado no interior do Paraná, Carambeí é um município que pertence à região dos Campos Gerais e que atrai a atenção dos turistas por sua atmosfera bucólica e histórica. A cidade ainda conta com um charmoso parque, que fica bastante movimentado principalmente perto do Natal e durante os festivais promovidos pelo local. A seguir, saiba mais sobre esse destino:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Como chegar a Carambeí

Para viajantes partindo de Curitiba de carro, o percurso é iniciado na BR 277, sentido Ponta Grossa, passando depois pela BR 376 e PR 151. São 138 km de distância da capital, percorridos em 2h de viagem.

História de Carambeí

O nome Carambeí tem origem indígena no tupi-guarani e significa “rio das tartarugas”, mas a história da cidade gira muito mais em torno de sua colonização do que de seu nome. Quando os primeiros imigrantes holandeses chegaram ao município, em 1912, o local estabeleceu um forte laço com as atividades de agricultura e pecuária na Fazenda Carambehy.

Aos poucos, a população foi se expandindo até Castrolanda e, em meados de 1951, Campos Gerais e arredores ganharam sua primeira colônia holandesa oficial. Essa história pode ser conhecida de perto na principal atração da cidade: o Parque Histórico de Carambeí.

Parque Histórico de Carambeí

Os 100 mil metros quadrados que integram o complexo museológico do Parque Histórico de Carambeí reproduzem o estilo arquitetônico e a vida do colono no início do século XX, além das experiências que moldaram o município. As alas temáticas ao ar livre são uma linda memória dos imigrantes que ajudaram no desenvolvimento da cidade. Conheça as principais atividades realizadas durante o ano:

1. Especial de Natal

Com início na segunda quinzena de novembro, o Especial de Natal do Parque de Carambeí é muito popular entre os turistas e moradores da cidade. Apresenta uma vasta programação com decoração temática, apresentações de grupos teatrais e musicais, passeio noturno, praça de alimentação especial, entre outros diferenciais. Os ingressos são cobrados à parte da entrada do parque.

2. Museu Interativo

Em datas festivas, a encenação do cotidiano dos imigrantes é realizada no Parque Histórico de Carambeí, precisamente na Vila Histórica. A antiga Colônia Carambehy das décadas de 1930 e 1950 é revivida na ala museal, sempre às 15h. O visitante certamente se sentirá em uma perfeita viagem no tempo pelo interior do Paraná.

3. Visitação gratuita às quartas

Aproveite o meio da semana para visitar gratuitamente o Parque histórico de Carambeí. O museu a céu aberto pode ser visitado livremente, sem tour guiado, das 11h às 18h. Entre em contato com a Associação Parque Histórico de Carambeí pelo telefone (42)3131-5063 para mais informações.

Continua após o anúncio

4. Festival de Tortas

Realizado pelo Parque Histórico em parceria com a Prefeitura Municipal no mês de outubro, o Festival de Tortas tem entrada gratuita e uma atmosfera gastronômica medieval (e deliciosa, diga-se de passagem). Você poderá experimentar a torta Bárbara (recheada com pernil suíno, bacon e especiarias), a torta Valquíria (de frutas vermelhas assadas), a torta Santiago (feita com amêndoas), entre outras delícias.

5. Festa dos Imigrantes

Realizada no mês de março, a Festa dos Imigrantes celebra a diversidade cultural herdada pelos imigrantes que se estabeleceram na região, com muita dança, música, arte e gastronomia. A vasta programação é iniciada às 11h30 e vai até as 20h30, com diversas apresentações musicais, folclóricas e teatrais. A entrada é gratuita.

6. Arraiá do Parque

Realizado no meio do ano, o Arraiá do Parque conta com uma programação recheada de música, dança, jogos e fogueira para todas as idades. A entrada e o estacionamento são gratuitos, e a família inteira poderá se divertir na festa e se deliciar com as gostosuras típicas da comemoração.

Você poderá curtir o museu aberto, os jardins, o zoológico e os restaurantes do Parque Carambeí com entrada por R$ 20 para adultos e R$ 10 para estudantes. Pessoas acima de 60 anos, crianças até 6 anos, munícipes e acompanhantes de pessoas com deficiência entram de graça.

Hotéis e pousadas

Abaixo, selecionamos ótimas opções de hospedagem no município e na região. Escolha a melhor dentro de suas expectativas e orçamento:

  • Hotel Dal Gobo – $$: a acomodação oferece café da manhã e wi-fi gratuitos, com diárias por preços justos.
  • Central Palace Hotel – $$$: localizado em Castro, o charmoso hotel aceita animais de estimação e todos os quartos possuem ar-condicionado.
  • Barbur Center Hotel – $$$$: hospede-se em um ambiente moderno, espaçoso e muito bem localizado. O café da manhã e o estacionamento são gratuitos.

Já escolheu sua sugestão favorita? Em todas elas, os momentos relaxantes depois de cada dia de passeio serão garantidos!

10 fotos encantadoras de Carambeí para se apaixonar antes de viajar

Agora, que tal ver belos registros do município e de suas atrações? Alimente sua ansiedade para fazer as malas conferindo as imagens a seguir:

1. Carambeí é conhecida por seu parque histórico

2. E é pelos registros dessa bucólica atração…

3. … que vamos nos apaixonar agora

4. Passear por cada cantinho é como viajar à Holanda

5. E apreciar a história desses antepassados

6. Os dias parecem ser ainda mais brilhantes por lá

7. E a tranquilidade se mantem mesmo em dias mais movimentados

8. No Natal, tudo é mais iluminado

9. Mas o passeio será agradável para toda a família

10. Em qualquer época do ano!

Gostou das nossas dicas sobre esse destino? Aproveite para se surpreender também com as praias do Paraná que merecem a sua visita.