7 belezas naturais de Carmo do Rio Claro para aproveitar as férias

Por
Atualizado em 09.08.21

Se você deseja renovar as energias num local tranquilo, precisa conhecer Carmo do Rio Claro. O município possui uma forte atividade turística por causa das suas belezas naturais e passeios voltados ao ecoturismo. Sendo assim, o visitante poderá praticar esportes como voo livre, mountain bike e trekking. Curtiu? Confira tudo sobre esse lugar imperdível.

Publicidade

Onde fica Carmo do Rio Claro

O destino fica localizado em Minas Gerais, a 359 km de Belo Horizonte e a 398 km de São Paulo. Além disso, a região é toda rodeada por águas e possui uma população de cerca de 25 mil habitantes. O local ainda faz divisa com cidades como Nova Resende, Alfenas, São José da Barra e Boa Esperança.

O que fazer em Carmo do Rio Claro

A cidade possui diversas atrações para quem busca sossego, mas também atrai os mais aventureiros. Então você encontrará trilhas, cachoeiras e rios para realizar um passeio de barco. Também poderá dar uma volta pela cidade e conhecer os restaurantes e bares da cidade. Por isso, saiba o que você verá em Carmo do Rio Claro.

1. Parque Ecológico do Paredão

Essa atração é uma das mais visitadas em Carmo do Rio Claro. O local é lindo, possui uma ótima estrutura com restaurantes de buffet livre e belas cachoeiras espalhadas pela região. Para entrar, o visitante deverá passar pela portaria e pagar o valor de R$ 10. Porém, não visite o parque em finais de semana ou em alta estação pois o lugar costuma ficar bem cheio.

2. Serra da Tormenta

A Serra da Tormenta possui uma paisagem incrível e que vale muito a pena conhecer. A subida a pé é um pouco difícil, então vá de carro ou moto e de preferência com algum guia acompanhando. Aliás, tenha atenção tanto ao subir quanto ao descer, pois o trajeto é bastante perigoso e íngreme. Fora isso, o passeio é maravilhoso e a vista é recompensadora.

3. Cachoeira da Água Limpa

A Cachoeira da Água Limpa possui águas cristalinas e uma vista privilegiada. O local é repleto de belezas naturais e pequenas poças rasinhas onde é possível se refrescar num dia quente de verão. Mas se preferir, poderá dar um mergulho e nadar na parte mais funda. Sem dúvidas, você irá tirar fotos incríveis nessa atração.

4. Ponte Torta

A Ponte Torta é um dos pontos de parada para visitantes que vão conhecer a Represa de Furnas. Como o próprio nome diz, ela é torta, e por esse motivo virou atração turística. Então, aproveite para parar e contemplar a vista e as belezas naturais desse lugar.

Publicidade

5. Pico de São Gabriel

Essa atração compõe uma das serras da cidade de Carmo do Rio Claro. O local possui 1.197 metros de altitude, portanto, uma caminhada que atrai os mais aventureiros. A trilha possui alguns trechos que são considerados perigosos, mas se você for com um profissional de turismo, certamente se sentirá mais tranquilo. Aliás, não deixe de levar lanches leves, água e tirar muitas fotos.

6. Cachoeira Jacutinga

A cachoeira é muito bonita e é cercada por muitas árvores e paredões. Ela fica localizada bem próximo ao Parque Ecológico do Paredão, porém possui um acesso complicado. O lugar dispõe de banheiro com chuveiro, restaurante e um poço grande para se refrescar.

7. Paróquia Sagrada família

A Paróquia Sagrada Família é uma ótima opção para conhecer em Carmo do Rio Claro, mesmo que você não seja religioso. No local acontecem missas diárias e encontros com a comunidade. Mas se não quiser entrar, apenas dê uma passadinha pela porta e tire umas fotos para guardar de recordação.

Coloque todas essas atrações no seu planejamento de viagem e divirta-se com a sua família e amigos. Mas se estiver de carro, conheça também as cidades vizinhas, com suas belas trilhas e cachoeiras.

Dicas e informações importantes para aproveitar melhor sua viagem

Antes de ir para esse destino, é muito importante ter informações acerca do local. Por isso, separamos algumas dicas importantes para você curtir todos os momentos da sua viagem. Então, confira tudo a seguir.

  • A cidade possui um clima bem definido, com sol durante o dia e um frescor vindo da Serra da Tormenta pela noite.
  • Carmo do Rio Claro possui uma cooperativa de empreendedores que produzem e vendem artesanatos da região, como bonecas de pano, crochê, bordado e doces de compota.
  • Visite também o Museu de Arqueologia Indígena do município. O local exibe objetos dos tupi-guarani que viviam na região, além de artefatos de sítios arqueológicos.
  • Aos domingos, ocorre uma feira de artesanato na Praça Dona Maria Goulart. Você poderá encontrar barraquinhas com queijos, cachaças, pimentas, licores e doces, além de peças de tecelagem.
  • A gastronomia local também é bastante valorizada. Então não deixe de conhecer os restaurantes e experimentar os pratos típicos da região.

Quando chegar em Carmo do Rio Claro, dê uma volta na cidade e converse com os guias turísticos da região. Assim você poderá encontrar outros passeios incríveis que apenas moradores locais conhecem.

Onde se hospedar

A atividade hoteleira em Carmo do Rio Claro é muito movimentada. A cidade dispões de cerca mil leitos, divididos entre hotéis e pousadas. Então, vamos conhecer as melhores hospedagens da região.

  • Rio Palace Hotel – $: o Rio Palace Hotel possui uma ótima localização, serviço de quarto e recepção 24h. O café da manhã é considerado bom e o estacionamento é gratuito.
  • Pousada Pontal do Lago – $$: a Pousada do Pontal possui piscina e jardim. Além disso, o local oferece estacionamento privativo e restaurante dentro da propriedade.
  • Pousada Recanto das Águas – $$$: já essa pousada é ampla e muito bonita. Ela é bem completa e oferece parque aquático, restaurante, parquinho infantil e locais para realizar trilhas.
  • Varandas da Montanha – $$$$: o hotel Varandas da Montanha é bastante luxuoso e certamente a opção mais cara dessa lista. Porém, o local é bastante charmoso, aceita animais de estimação e fica a poucos minutos dos principais pontos turísticos.

Vale salientar que os hotéis não costumam ficar cheios, diferente dos municípios vizinhos, como Capitólio. Ou seja, você terá uma experiência tranquila e não verá aglomerações na cidade ou nas hospedagens. Isso é um ponto positivo para quem deseja fugir de locais muito agitados.

10 fotos encantadoras de Carmo do Rio Claro

Certamente você ficou com vontade de conhecer mais um pouquinho sobre as belezas naturais que tanto falamos aqui. Por isso, prepare-se para as imagens mais lindas que selecionamos de Carmo do Rio Claro.

Publicidade

1. Carmo do Rio Claro é apaixonante!

2. O local perfeito para descansar

3. Contemplar as belezas naturais

4. E carregar as baterias no meio da mata

5. Você fará trilhas maravilhosas

6. Que nos levam a locais cheios de vida

7. E irá conhecer lindas cachoeiras

8. E convidativas para um mergulho relaxante

9. Ficou curioso para conhecer mais?

10. Então viaje para esse destino!

Agora você deve estar cheio de amores por Carmo do Rio Claro, não é mesmo? Se você quer saber mais informações sobre a cidade, veja, a seguir, algumas dicas de pessoas que estiveram no município.

Um pouquinho de Carmo do Rio Claro

Antes de conhecer qualquer destino, é muito importante saber todas as dicas para aproveitar melhor os seus passeios. Então confira os vídeos que selecionamos dos turistas que se encantaram pela cidade.

Um tour por Carmo do Rio Claro

Nesse vídeo você fará um passeio de carro pelas ruas do município e verá o quanto o local é charmoso e aconchegante. Acompanhe!

Publicidade

Linda vista da Serra da Tormenta

Quer conhecer a Serra da Tormenta de perto? Então veja todas as belezas desse ponto turístico de Carmo do Rio Claro.

Conheça a Ponte Torta

Quando estiver na cidade, não deixe de conhecer também a Ponte Torta, que fica próxima à Represa de Furnas. Certamente você vai amar essas atrações.

A experiência de desbravar cada cantinho de Carmo do Rio Claro é fantástica e os turistas costumam ficar admirados. Aliás, quando você estiver pela região, aproveite e veja 10 razões para conhecer Capitólio, em Minas Gerais.