Castro (PR): visite essa linda cidade histórica do interior paranaense

Escrito por Bruno Mendes
Atualizado em 02.12.20

A história, as paisagens admiráveis e a atmosfera acolhedora encantam cada pessoa que visita Castro. Pronto para uma viajante relaxante e ao mesmo tempo cheia de alternativas de lazer? Então confira boas informações sobre esse ilustre destino do interior do Paraná.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica Castro

Situada às margens do rio Iapó, Castro fica a 158 km de Curitiba. Para chegar lá saindo da capital paranaense, é preciso guiar pela BR-376, pela PR-513 e PR-151.

História de Castro

Ao longo século XVIII, a região de Castro foi um importante ponto de passagem de tropeiros que seguiam de Viamão(RS) para Sorocaba(SP). No período dessas andanças, o local ficou conhecido com Pouso do Iapó, afinal, as tropas passavam as noites às margens do rio Iapó. Castro tornou-se cidade em 1857 e é considerada a “Cidade Mãe do Paraná”, porque foi o primeiro município instituído da Província do Estado.

O que fazer em Castro

Aí estão cinco indicações sensacionais para você aproveitar os seus dias em Castro. Bons passeios!

1. Parque Lacustre

Localizado perto da nascente do rio Iapó, o Parque Lacustre é o ponto turístico perfeito para o visitante sentir aquele climinha sensacional tão presente em belos atrativos naturais. O espaço tem parque infantil, ciclovia, quadra e lagos onde nadam patos. A criançada vai adorar!

2. Centro Cultural Castrolanda

O Centro Cultural Castrolanda foi construído com o objetivo de preservar a cultura e memória da colônia de imigrantes europeus. Com lojinha de artesanato, biblioteca, café, espaço para eventos e um museu, a atração conta com o belíssimo Moinho da Imigração Holandesa, um monumento com 37 metros de altura e hélices e pás de 26 metros.

3. Salto da Cotia

A cachoeira de 40 metros, uma linda piscina natural e a exuberante área verde do entorno, tornam o Salto da Cotia mais um imperdível ponto turístico de Castro. Situado a 32 km da área central do município, o local é acessado pela rod. Guataçara Borba Carneiro. Dica: acorde cedinho, tome um café da manhã reforçado, vista uma roupa leve e pé na estrada.

4. Museu do Tropeiro

O Museu do Tropeiro é o único espaço cultural do Brasil dedicado ao tropeirismo. Construído no século XVIII no imóvel mais antigo de Castro, o museu tem um acervo com aproximadamente 400 peças utilizadas na troparia e relevantes documentos históricos.

5. Morro do Cristo

O que acha de ir a um ponto alto e tirar as fotos mais bonitas do passeio? Esse morro conta com o monumento de Cristo com os braços abertos e permite que cada visitante observe o Parque Lacustre e várias partes de Castro por ângulos exclusivos.

Deu para perceber que Castro reserva ótimas alternativas de lazer, né? Então, continue a leitura, pois nos tópicos abaixo você irá descobrir mais maravilhas da cidade paranaense.

Vídeos de Castro para você marcar o passeio depressa

Selecionamos três vídeos de Castro que vão te deixar convicto(a) a organizar essa viagem o mais rápido possível. Confira!

Castro vista de cima

Assista até o fim e observe as construções, o rio Iapó e a exuberante natureza que confere um clima bucólico a essa cidade que merece estar na lista de viagens. Castro vai te agradar pela simplicidade e sutileza das suas atrações.

Guia informativo do Centro Cultural Castrolanda

Esse vídeo traz um pouco da história do Centro Cultural Castrolanda e informações sobre o imponente moinho de madeira. Taí um registro bem bacana para você organizar a sua agenda e conhecer o atrativo.

Tour por Castro

Conheça no vídeo como é a cidade de Castro, passeando por suas construções históricas, edifícios mais modernos
e finalizando no Parque Lacustre.

E aí, já separou a sua melhor máquina fotográfica para fazer registros impecáveis na viagem?

10 fotos encantadoras de Castro para você sonhar com essa viagem

Fique com essas imagens escolhidas a dedo de Castro e convide já as pessoas que você mais gosta para uma viagem especial.

1. Natureza de encher os olhos, construções inspiradas e muita história

2. Que tal conferir essas imagens pela manhã?

3. E aproveitar o sol para curtir uma cachoeira

4. Parque Lacustre e o Morro do Cristo no fundo da imagem

5. Fazenda do Capão Alto: sinta um gostinho do passado

6. Cânion de Guartelá, um dos mais longos do planeta

7. Vale passear pela praça Manoel Ribas pela tarde

8. Castro esbanja charme e beleza

9. E vai conquistar o seu coração

10. Siga esses caminhos e volte quando possivel

Se você amou a natureza e a relevância histórica de Castro, não deixe de visitar Antonina, mais uma linda cidade do litoral do Paraná. Não tenha dúvida, você vai querer repetir todos esses passeios.