16 pontos turísticos de Cinque Terre para você se apaixonar

Escrito por Carla Brasiliense

Você já ouviu falar de um paraíso chamado Cinque Terre? Essa região italiana é formada por cinco pequenas cidades (Riomaggiore, Corniglia, Manarola, Monterosso e Vernazza), e tem se tornado um dos destinos cada vez mais procurados pelos brasileiros que passam pelo Velho Continente.

Eleita como Patrimônico da Humanidade pela UNESCO em 1997, este trecho acidentado do litoral da Ligúria conta com belíssimas paisagens, compostas por casinhas coloridas devidamente “encaixadas” entre as rochas, beirando um mar azul de águas transparentes. Quer saber um pouco mais deste lugar paradisíaco?

Onde fica Cinque Terre?

Cinque Terre fica na região da Ligúria, em Gênova, bem próximo à Toscana. O melhor jeito de chegar até lá é de barco ou de trem, saindo de Portovenere. Todas as cidades são interligadas pela ferrovia, e este é o melhor jeito de você desbravar a região. Prepare-se para andar bastante durante a sua viagem!

Como é o clima de Cinque Terre?

  • Primavera: A partir da segunda quinzena de maio até meados de junho, você consegue aproveitar a cidade com um tempo mais ameno, porém com chuva, o que pode dificultar um pouco alguns passeios de barco.
  • Verão: De julho a agosto, os dias em Cinque Terre são marcados por um calor intenso, se não os mais quentes do ano. É o período mais indicado para visitar a região, por ser um destino praiano e bastante badalado durante o verão. Por isso, reserve seu hotel com antecedência.
  • Outono: A partir de outubro a temperatura começa a cair e a chuva chegar, o que pode ocasionar o fechamento de algumas ilhas por questões de segurança.
  • Inverno: Em dezembro e janeiro Cinque Terre fica mais vazia, e algumas vilas ficam magnificamente lindas com as decorações natalinas. Com temperaturas em tono de 14 °C, os passeios ao ar livre ficam um pouco mais difíceis de serem feitos, além da maioria dos comércios estarem fechados.

4 dicas para você curtir Cinque Terre ao máximo

  1. Para transitar entre as 5 cidades de Cinque Terre, você pode utilizar o trem ou barco.
  2. Vale a pena provar a tradicional Torta Monterossina de creme e chocolate da Doceria Laura, em Monterosso. É de dar água na boca!
  3. Redobre sua atenção quando for curtir as praias, pois exceto as de Corniglia, todas possuem muitas pedras.
  4. Aproveite para comer nos bares e restaurantes os cones de papelão que vem com frutos do mar empanados. São uma delícia!

16 atrações em Cinque Terre que não podem faltar em seu roteiro

Conheça os principais pontos turísticos de Cinque Terre, marcados não só por suas belíssimas praias, mas também por igrejinhas, castelos e vielas:

1. Parco Nazionale delle Cinque Terre

Se você gosta de verde, natureza e parques, precisa conhecer o Parco Nazionale delle Cinque Terre, o menor e mais populoso da Itália. É possível fazer uma trilha bem bacana por alguns poucos euros, mas prepare as pernas, pois o percurso é cheio de escadas estreitas.

2. Sentiero Azzurro

Prepare-se para encontrar paisagens indescritíveis caminhando por Sentiero Azurro (ou caminho azul), uma trilha por um penhasco que liga as cinco cidades da região. Há dois percursos que você pode escolher: a Monterosso-Vernazza, que possui 4 km de extensão, com tempo médio de 2 horas de caminhada, e a Vernazza-Corniglia, com o mesma extensão, mas com subidas menos íngremes, o que resulta em um percurso de 20 minutos a menos da opção anterior.

3. Castello di Riomaggiore

Sinta-se no período medieval ao entrar no Castello di Riomaggiore, localizado no topo do vilarejo homônimo. Construído em 1260 pelos Marqueses de Turcotti, o local serviu de fortaleza nos primórdios, e hoje funciona como um centro cultural. Sua localização privilegiada oferece uma vista magnífica da praia.

4. Via Colombo

A principal rua de Riomaggiore está repleta de restaurantes, lojas e bares. Aproveite para passear pela região e conhecer o comércio local, além de toda a arquitetura ímpar do entorno.

5. Marina de Riomaggiore

Toda marina por si só já possui uma vista encantadora, mas a de Riomaggiore te deixará de frente para um lindo mar azul — paisagem esta que jamais sairá de sua memória. Local delicioso para um banho de mar, estender uma toalha nas pedras, apreciar o pôr do sol e tomar uma taça de vinho. Que tal?

6. Igreja de San Giovanni

IStock

Na parte alta de Riomaggiore encontra-se a Igreja de San Giovanni, construída em 1340 por Antonio Fieschi, bispo de Luni. Sua estrutura cinza e branca chama a atenção de quem passa pelo vilarejo, enquanto o interior dividido em três partes separados por arcos ogivais conserva obras de arte de grande valia, como um crucifixo de madeira de Maragliano.

7. Groppo

Se você gosta de apreciar um excelente vinho, vai adorar conhecer a área de Groppo, uma parte alta de Riomaggiore onde estão as vinícolas mais populares de Cinque Terre, entre elas a Sciacchetrà. Não deixe de degustar algumas especialidades e também conhecer a linha de produção das marcas.

8. Igreja di San Lorenzo

IStock

Localizada no topo da cidade de Manarola, a belíssima Igreja di San Lorenzo possui uma fachada gótica e interior no estilo barroco, tudo em preto e branco. Você chegará até ela passando por uma trilha íngreme, mas acredite: o esforço valerá a pena.

9. Marina de Manarola

Sabe quando você perde a noção do tempo ao passar horas e horas olhando para uma paisagem maravilhosa? Assim é a vista da Marina de Manarola, que mais parece uma pintura! Nos dias mais quentes do ano, o local se transforma em uma praia — basta chegar, abrir uma toalha, apreciar a vista e se jogar na água para se refrescar.

10. Via Fieschi

Uma rua estreita cheia de pequenos estabelecimentos comerciais, como lanchonetes, gelaterias, lojinhas de presentes e restaurantes. Local ideal para você passar a tarde, fazer uma pausa para o almoço, e se deliciar com a popular sobremesa italiana.

11. Igreja de São Pedro

IStock

Construída em 1334, a Igreja de São Pedro fica no alto das rochas de Portovenere, toda em estilo gótico liguriano. Sua arquitetura rústica de pedras por fora e por dentro conta com um teto de tijolos confeccionado artesanalmente. Você certamente se apaixonará pelo edifício e pela vista.

12. Castello Doria

O Castello Doria domina a vila na parte sul de Portovenere. De lá de cima você terá uma vista inesquecível do mar e de toda a cidade. Com uma construção monumental feita de pedra, o castelo foi habitado pela família dos Obertenghi em meados de 1080, e o edifício encontra-se em perfeito estado até hoje.

13. Igreja de Santa Margherita

De frente para o porto de Vernazza está a igreja de Santa Margherita, construída em 1318 no estilo gótico, com um campanário com mais de 40 metros de altura. O edifício de pedra possui janelas que proporcionam uma vista incrível para o mar. Aproveite para conhecê-la fora dos horários das missas, pois neste momento não é permitida a entrada de turistas.

14. Praia Fegina

Uma das praias mais indicadas para aproveitar um dia de calor é a de Fegina, de onde se tem a visão da imensa estátua de Netuno. É possível alugar guarda-sol e cadeira por €20, ou curtir o sol da sua própria canga estendida na areia. Chegue cedo para garantir um lugar próximo ao mar, pois Fegina é bem badalada durante o verão.

15. Ilha Palmaria

IStock

Se prepare para conhecer a principal ilha do arquipélago de Portovenere, mas já avisamos que as trilhas de acesso são as mais difíceis — esteja com um tênis confortável para chegar até ela com segurança. Por lá você poderá conhecer a famosa caverna Grotta dei Colombi e fazer passeios de barco para curtir a região de um ângulo diferente.

16. Ilha Tino

IStock

Tino é uma ilha comandada por forças militares, que só fica aberta para visitações durante as celebrações de São Venerio, que acontece todos os anos, durante o mês de setembro. Se a sua viagem está marcada para este período, aproveite para conhecer as ruínas de um mosteiro datado do século XI.

15 fotos de Cinque Terre que são de arrancar suspiros

As fotos a seguir prometem aumentar a sua vontade de viajar até Cinque Terre. Quer pagar para ver?

1. Que tal comer os famosos frutos do mar empanados no cone?

2. E avistar a paisagem por um passeio de trem?

3. Não deixe de tomar um delicioso café da manhã com vista para o mar

4. E fazer as fotos mais criativas em um lindo cenário

5. Se encante com a vista incrível do anoitecer

6. Se refresque com um chá bem geladinho em uma das lanchonetes da região

7. Banhe-se nas piscinas naturais de Cinque Terre

8. Um passeio de barco será bem divertido

9. Assim como um delicioso piquenique com vinho, pães e frutas

10. Bora aproveitar um dia de praia?

Motivos para ir para a Itália você certamente tem de sobra, ainda mais depois de conhecer um pouco mais de Cinque Terre, não acha? Prepare seu roteiro e boa viagem!

PARA VOCÊ