Lago de Como: uma região para todos os gostos no norte da Itália

Escrito por Thiago Bulhões

O Lago de Como, na Itália, é um dos destinos mais românticos e charmosos de um país que se destaca por sua tradição clássica e sempre atemporal. Conhecido como o terceiro maior lago da região e um dos mais profundos da Europa, o Lago de Como abriga diversas cidades em suas margens.

Índice do conteúdo:

Como explorar a região do Lago de Como, Itália

Com um famoso formato de “Y” preenchido por 146 km² de extensão, o Lago de Como é o terceiro maior da Itália. Localizado na região da Lombardia, norte do país, o lago está geograficamente próximo da Suíça. Rodeado de altas montanhas, suas águas têm origem glacial – ou seja, suas nascentes brotam do degelo das frias camadas de neve dos alpes suíços.

A região do Lago de Como fica a aproximadamente 50 km de Milão, uma das principais cidades do norte da Itália. Às margens do lago, repousam cidadezinhas bucólicas e repletas de atrações para que os turistas apreciem a paisagem sem moderação. Conheça as principais:

Bellagio

Considerada a cidade mais estratégica para os turistas que chegam à região do Lago de Como, Itália. Explico: Bellagio está bem no meio do lago, com uma localização privilegiada que transforma a cidade em point da região. A facilidade em se locomover de Bellagio para as outras localidades da região é um dos principais atrativos do local. Os palacetes imponentes, os jardins floridos e as lojas típicas e charmosas da região também atraem turistas ávidos pela união de luxo e classe que só Bellagio consegue proporcionar.

Como

A cidade que dá nome ao lago é também a maior da região, com uma população de aproximadamente 90 mil habitantes. Localizada na ponta sudoeste, Como é famosa pelas lojas e restaurantes que movimentam o comércio local. Não deixe de conhecer a Catedral de Como, principal ponto turístico da cidade.

Tremezzina

A prova de que a união faz a força: Tremezzina, na verdade, é a fusão de quatro cidades menores. Lenno, Mezzera, Ossucio e Tremezzo guardam em si hotéis luxuosos e restaurantes requintados, mas não só isso. A Villa Carlota, maior tesouro da cidade e também a vila mais famosa do lago, foi construída em 1690 e hoje é um museu e jardim botânico.

Varenna

Um dos pontos mais agradáveis da região do Lago de Como é Varenna. A cidade se destaca por suas cores vibrantes, em contraste com os tons gelados da paisagem local. Também possui localização privilegiada na região: fica quase em frente à Bellagio, a apenas 20 minutos de barco da cidade. E não deixe de experimentar os sorvetes e chocolates de Varenna, um clássico da região.

Menaggio

O principal destaque de Menaggio é a arquitetura. O porto com edifícios à beira-mar chama a atenção logo de cara, mas a cidade guarda outras jóias escondidas. Os restaurantes estão entre os melhores da região do Lago de Como, e a paisagem arborizada da cidade é um espetáculo à parte.

Laglio

Apesar de ser uma das menores cidades da região, com menos de mil habitantes, Laglio ganhou fama após ser escolhida pelo pelo astro hollywoodiano George Clooney como refúgio particular. Atualmente, o ator já não frequenta mais a cidade e sua mansão virou ponto turístico da região.

Como se locomover pela região do Lago de Como

Opção é o que não falta para se locomover pelo Lago de Como. Seja por terra ou por água, você vai conhecer os melhores jeitos de transitar pela região e garantir um roteiro completo para a sua viagem:

Alugue um carro

Recorrer ao aluguel de um carro é a opção mais cômoda para se aproveitar o passeio até a região do Lago de Como. Os pouco mais de 50 km que separam Milão de Como (a primeira das cidadezinhas da região) são um pequeno spoiler da beleza estonteante que a região reserva para você.

Se você gosta de fazer passeios de carro, experimente prolongar o trajeto e desembarque em algum aeroporto anterior à Milão. Os aeroportos de Veneza, na Itália, e Zurique, na Suíça, ficam entre 200 e 300 km de distância de Como. Logo, oferecem um trajeto um pouco maior, mas igualmente belo para quem gosta de apreciar as paisagens da Itália com calma e contemplação.

Vá de trem

A viagem de trem até Como é uma maneira ainda mais prática de realizar o trajeto aproveitando as belezas da paisagem externa. Com algumas conexões, você chega ao seu destino com total segurança e facilidade. Lembre-se: a malha ferroviária da Europa é uma das melhores do mundo e percorrer trajetos de trem, além de ser rápido e mais econômico, também é um charme.

Conheça o interior das cidades andando a pé

Ao chegar na região do Lago de Como, Itália, não tenha medo de guardar as chaves do carro e colocar os pés na rua. As cidades são pequenas e com ruas estreitas, o que dificulta o trânsito e a consequente passagem de carros entre as vias urbanas. Por tudo isso, a melhor opção é usar um calçado confortável e percorrer as ruas e vielas da região com disposição e olhos atentos a uma paisagem de tirar o fôlego.

Passeie pelo Lago de Como em barcos e balsas

O transporte aquático faz parte do dia a dia dos moradores e turistas da região do Lago de Como. Balsas e barcos públicos interligam as cidades e vilarejos da região com passagens que custam entre € 4 até € 15, dependendo da modalidade de bilhete que você escolher.

Com tantas opções fica mais fácil aproveitar o melhor do Lago de Como.

Dicas de quem já foi

Selecionamos três vídeos com bastante conteúdo para te deixar com ainda mais vontade de conhecer a região do Lago de Como. Confira!

Roteiros para todos os bolsos

O Lago de Como é internacionalmente reconhecido como um destino de alto padrão. Mas, na verdade, há espaços e roteiros para todos os tipos de orçamentos. Nesse vídeo você vai conhecer algumas sugestões de como aproveitar o melhor do Lago de Como a partir da experiência da vlogueira.

Dicas para quem quer aproveitar o Lago de Como por completo

Nesse vídeo você acompanha roteiros e atividades mais elaborados, a partir do ponto de vista de uma turista que tem a oportunidade de conhecer e aproveitar a região do Lago de Como em seu melhor.

Passeio de carro da Itália até a Suíça

Anteriormente, falamos nesse artigo sobre a possibilidade de um belo passeio de carro pelas estradas que ligam Milão até o Lago de Como – que, por sua vez, está próximo da fronteira italiana com a Suíça. Confira as imagens incríveis do trajeto.

15 fotos da região do Lago de Como para você se apaixonar

Ainda não está convencido de que o Lago de Como é um destino cheio de possibilidades para a sua próxima viagem? Confira esta seleção de imagens e tire suas dúvidas.

1. Visto de cima, o Lago de Como fica ainda mais bonito

2. O Lago está protegido por uma cadeia de montanhas a sua volta

3. Montanhas como estas – aqui, usando um pouco de neblina para se esconderem

4. A Catedral de Como é a principal obra arquitetônica da região

5. Mas também há obras arquitetônicas incríveis feitas pela natureza, como estas montanhas em Varenna

6. Por falar em Varenna, tem como resistir às cores destas casinhas?

7. Em Sala Comacina, ao sul do Lago de Como, as cores também dão as caras

8. Já na Ilha Comacina, próxima ao Lago de Como, as cores preferem aparecer no CÉU

9. Em Bellagio, o dia vai terminando bem devagar…

10. Mas não tem importância: os dias seguintes sempre amanhecem ainda mais lindos no Lago de Como

11. No Lago de Como, o dia seguinte sempre será perfeito para um passeio de funicular, por exemplo

12. Afinal de contas, o tempo por aqui passa lentamente e dá lugar à contemplação

13. E, faça sol ou faça frio, o Lago de Como vai continuar a te esperar

14. Cada vez mais belo, diga-se de passagem

15. No norte da Itália, pertinho da Suíça e a 50 km de Milão: esse é o Lago de Como!

A melhor época do ano para conhecer esse lindo lugar é a temporada de calor, do final de março ao início de novembro. Se você tem interesse específico em atividades aquáticas, aí o ideal é pegar o auge do verão europeu, entre junho e setembro.

Gostou de conhecer a região do Lago de Como? Então prepare-se, pois a Itália ainda tem muitos destinos encantadores, como é o caso da Bolonha, por exemplo. Confira agora mesmo!

PARA VOCÊ