8 razões para esticar as férias até o Lago di Garda, o maior lago da Itália

Com um comprimento de mais de 50 km e até 350 metros de profundidade, o Lago di Garda, localizado entre Milão e Veneza, é uma das regiões mais espetaculares da Itália, famoso por suas águas azuladas e pelas montanhas dos alpes, pequenos vilarejos e cidades ao seu redor, que formam paisagens maravilhosas e encantadoras.

Publicidade

Por lá, encontram-se os programas mais variados: desde praias incríveis e bons restaurantes, até visitas a castelos, passeios de barco e prática de esportes aquáticos, que são atrações que podem ser exploradas em apenas um dia.

Confira abaixo bons motivos que irão te convencer que o Lago di Garda merece a sua visita nas próximas férias!

1. Você pode pegar um dia delicioso de praia em Manerba

Apesar de serem “praias de lago” com bastante pedrinhas no lugar da areia, as praias da cidade de Manerba são uma das preferidas dos turistas, perfeitas para tomar um sol, fazer caminhadas, mergulhar e relaxar contemplando a vista do lago, das montanhas e dos campos verdes.

2. Conhecer o Castello Scaligero de Sirmione

Um dos ponto turísticos mais visitados – e também um dos principais cartões-postais – é o Castello Scaligero, situado na cidade de Sirmione, que foi datado no século 13 e é porta de entrada para o centro histórico. O castelo é um exemplo de porto fortificado que rende belas histórias e conta com ponte levadiça, fosso e uma incrível vista para o Lago di Garda. Parada obrigatória se estiver de passagem na região!

3. Comer em restaurantes charmosos na beira do lago

iStock

iStock

Além de oferecer deliciosos pratos variados – principalmente os irresistíveis da gastronomia italiana – praticamente todas as cidades na região contam com charmosos restaurantes localizados na beira do lago, onde você come, bebe um bom vinho e aprecia uma das vistas mais lindas do país ao mesmo tempo.

4. Visitar plantações de limão entre o lago e as montanhas

iStock

iStock

Se conhecer a cidade de Limone Sul Garda, situada entre as montanhas e o lago, não deixe de visitar as suas famosas plantações e jardins de limão, nomeadas limonaias. O Limoncello e os produtos feitos à base da fruta são característicos da cidade e vendidos em praticamente todas as lojas de souvenir. Por lá, existe também um museu interessante chamado Casa do Limão, que com certeza vale a visita!

5. Praticar esportes como windsurf e vela em Riva Del Garda

iStock

iStock

Para os interessados em praticar esportes, procure a cidade de Riva del Garda, localizada mais ao norte do lago, que é bem equipada e ideal para atividades como windsurf, kitesurf, stand-up, vela, canoagem e esqui, que dão ainda mais vida à bela paisagem da região.

6. Subir o Monte Baldo que fica a 2.218 metros acima do nível do mar

iStock

iStock

Para vistas espetaculares, vá direto para a Funivia Malcesine – Monte Baldo, localizada na cidade de Malcesine. O local fica bem próximo ao centro histórico e conta com um estacionamento subterrâneo, onde você pega o bondinho e sobe até o Monte Baldo, que fica a nada menos do que 2.218 metros acima do nível do mar.

Uma das experiências mais bacanas deste passeio turístico é que os bondinhos são giratórios e oferecem uma visão de 360 graus. A subida dura apenas dez minutos e, ao chegar no topo, você se depara com a incrível imensidão azul do Lago di Garda. Além disso, é muito comum que as pessoas levem para a “viagem” suas bicicletas, com o objetivo de finalizar o passeio através das trilhas. No inverno, os turistas aproveitam a neve no local para esquiar.

7. Passear de barco entre muralhas medievais

iStock

iStock

Os passeios de barco em Peschiera del Garda são outro programa imperdível para você fazer, principalmente se estiver acompanhado de crianças. São diversos barquinhos elétricos com quatro lugares cada que, apesar de andarem bem devagar, costumam ser bastante divertidos. O passeio dura mais ou menos uma hora, tempo em que você admira as muralhas medievais da cidade e suas paisagens apaixonantes. Aproveite o momento para curtir um pôr do sol inesquecível ou para fazer uma parada em um dos povoados para almoçar e degustar um bom vinho.

8. Ver de perto obras de arte de artistas italianos famosos

Para quem gosta de arte e cultura, outro bom programa turístico no Lago di Garda pode ser encontrado em Peschiera del Garda. Trata-se de um Santuário de Madonna del Frassino, que foi construído no século 16 e conta com diversas obras de arte de artistas italianos famosos, como Paul Farinati, Bertanza de Salò, Zeno de Verona e Muttoni, o Jovem. Além disso, o local é considerado um monumento de importância nacional e também um destino ótimo de peregrinação.