Congonhas (MG): visite essa cidade que é referência no turismo religioso

Escrito por Bruno Mendes

O município mineiro de Congonhas é um museu a céu aberto com atmosfera bucólica e bela natureza. Você gosta de história? Ama visitar museus, igrejas e andar por ruas com construções centenárias? Então, prepare-se. Chegou a hora conhecer um lugar especial.

Continua após o anúncio

Onde fica e como chegar

Localizada a cerca de 80 km de Belo Horizonte, Congonhas fica próxima a Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete e Ouro Preto. Para chegar lá saindo da capital mineira, é preciso guiar pela BR-040 sentido Rio de Janeiro.

História

A criação de Congonhas, palavra que se origina do tupi guarani “Kõ” e “gõi” e significa “o que sustenta” ou “o que alimenta”, tem relação com a mineração durante os séculos XVII e XVIII.

Em 1734, mineradores portugueses fundaram o arraial de Congonhas do Campo. Entre eles, estava Feliciano Mendes, responsável pela construção do santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. O minerador, aliás, construiu a basílica como forma de cumprir uma promessa ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos por ter ser recuperado de um problema de saúde.

O que fazer em Congonhas

Congonhas é referência turística em arte sacra e conta com aquele delicioso clima interiorano. Dessa forma, espere um passeio culturalmente rico e especial. Aqui estão oito pontos turísticos que você precisa conhecer na sua viagem.

1. Santuário do Bom Jesus de Matosinhos

O santuário do Bom Jesus de Matosinhos foi erguido no século XVIII e é o mais famoso monumento de Congonhas. Além da igreja com fachada branca e interior com decoração em estilo rococó mineiro, o atrativo possui seis capelas e um patrimônio artístico que é digno de um tópico à parte: os Doze Profetas de Aleijadinho.

2. Os Doze Profetas de Aleijadinho

As esculturas dos Doze Profetas de Aleijadinho merecem atenção. Elaboradas em pedra-sabão pelo mais reverenciado escultor brasileiro do Barroco, as obras são importantes marcas desse período artístico. Os profetas representados são: Jeremias, Ezequiel, Isaias, Abdias, Habacuque, Daniel, Joel, Jonas, Amós, Naum, Oséias e Baruque.

3. Museu de Congonhas

O Museu de Congonhas foi criado com o objetivo de informar o público sobre o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Portanto, no acervo há peças barrocas, maquete interativa sobre os Doze Profetas, coleções com livros raros e variados objetos sacros.

Continua após o anúncio

4. Romaria

A graciosidade arquitetônica e a relevância histórica de Congonhas também podem ser contempladas em Romaria. Erguida em 1932 e usada como abrigo para pobres, a estrutura foi demolida no final da década de 1970 para a construção de um hotel. Contudo, a obra não foi concluída e hoje o espaço é utilizado e eventos e para a preservação da cultura mineira.

5. Museu da Imagem e Memória

Mesmo pequeno, esse museu merece uma visita. Com dois pavimentos, o espaço cultural reúne fotos antigas, variados itens que contam a história de Congonhas e uma sala inteira dedicada à Zé Arigo, um medium que fez muito sucesso na região por mais de duas décadas.

6. Beco dos Canudos

Na hora de comprar lembranças para os familiares ou produtos típicos para guardar na sua casa, é uma boa ir ao Beco dos Canudos. Nessa charmosa rua, há lojinhas que vendem esculturas, itens esculpidos com pedra-sabão, redes, tecidos e barquinhos de madeira. Dica: como a região tem ladeiras, dá para tirar lindas fotos.

7. Igreja de São José

A Igreja de São José é mais uma atração turística que você precisa visitar. Embora o interior seja simples, a construção de 1817 tem exuberantes torres redondas e é a única em Congonhas no estilo neoclássico.

8. Parque Ecológico da Cachoeira

Ainda que o turismo religioso seja mais forte Congonhas, o lazer ao ar livre também é ponto alto na cidade. Por lá, esse parque disponibiliza campo de futebol, espaços para acampamento, churrasqueiras, piscinas, áreas para trilha e bela cachoeira ao redor.

Viu comos seus dias vão ser movimentados? Com tantos passeios é fundamental descansar bem e estar com as energias renovadas para o dia seguinte. Sendo assim, fique atento ao próximo tópico, pois vamos te ajudar a escolher uma boa hospedagem.

Hotéis e pousadas em Congonhas

Quer saber onde se hospedar? Não se preocupe, afinal a região de Congonhas tem hotéis e pousadas de qualidade. Selecionamos três deles. Confira!

  • Hotel Max Mazza – $$: esse hotel fica na região central de Congonhas e oferece wi-fi gratuito.”Ótima escolha na linha custo-benefício.
  • Pousada Circuito dos Inconfidentes – $$: que tal se hospedar a apenas 400 metros do santuário do Bom Jesus de Matosinhos? Se a resposta for sim, faça já a reserva nesta pousada.
  • Hotel Mirante São Brás – $$$$: situado na cidade de São Brás do Suaçuí, que fica a 30 minutos de Congonhhas, esse hotel é perfeito para quem não dispensa alto nível.

E aí, qual desses estabelecimentos você achou mais interessante?

Vídeos de Congonhas para te deixar com mais vontade de viajar

Depois de ler as informações e ver imagens de Congonhas, você já deve ter imaginado as sua andanças pelas ruas históricas, certo? Então, fique com esses vídeos bem bacanas e guarde mais ideias de passeios.

Uma tour informativa por Congonhas

Confira relatos sobre os museus, igrejas e veja imagens das esculturas, das vias de Congonhas e do Parque Ecológico da Cachoeira. Lembrete: coloque roupas leves na mala, ok?

Imagens da cidade e curiosidades sobre Aleijadinho

Você sabia que o nome real de Aleijadinho é Antônio Francisco Lisboa? Imaginava que existem 85 obras do escultor em Congonhas? Nesse registro, conheça mais sobre o artista e encante-se com o fotogênico cenário urbano.

Inspiradoras imagens aéreas do município

Você nem vai sentir falta da narração. Enquanto escuta a canção Pátria Minas/Imaculada, imagine as suas manhãs e tardes de sol em cada um desses trechos apresentados no vídeo.

Um passeio familiar ao Parque Ecológico da Cachoeira

Pensou em levar a criançada para o passeio? Acertou. Esse parque de Congonhas tem 13 piscinas e muito espaço para brincadeiras na área verde. Vale a pena colocar a turma no carro e pegar estrada!

Agora, é a sua vez de gravar imagens desse paraíso e compartilhar no You Tube. O que acha?

10 fotos encantadoras de Congonhas para você antecipar o passeio

Esse guia merece ser finalizado com estilo, certo? Fique com essas imagens escolhidas a dedo de Congonhas e boa viagem.

1. O passado está vivo em Congonhas!

2. Uma aula de história para a vida

3. Em cidade com arquitetura deslumbrante

4. E importantes relíquias religiosas

5. Você vai amar andar pelas ruas de Congonhas

6. Topa uma volta de bike?

7. Ar puro, canto dos pássaros e muito verde

8. E comprinhas, claro

9. Congonhas é apaixonante

10. A cidade das belas esculturas te espera!

Se depois de visitar Congonhas você quiser ir a mais uma cidade histórica de Minas, veja o que fazer em Ouro Preto. Mais um destino sem defeitos na sua lista de viagens!