Corupá: um destino incrível para praticar ecoturismo em Santa Catarina

Escrito por Luiz Felipe Gomes

Se você gosta de estar em contato com a natureza e curte uma boa aventura, saiba que precisa conhecer Corupá, em Santa Catarina. Com charme de interior, essa pequena cidade possui muitas belezas naturais e atrativos que proporcionam ótimos passeios. Ideal para realizar ecoturismo, você certamente vai adorar visitar esse destino. Quer saber como? Então, confira o nosso roteiro!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica e como chegar a Corupá

Corupá é um pequeno município sulista situado no norte do estado de Santa Catarina, a cerca de 208 km da capital Florianópolis. A cidade está localizada na região conhecida como Vale do Itapocu, que possui uma rica biodiversidade em meio a belas montanhas e cachoeiras.

Para chegar até o nosso destino, a melhor forma é iniciar a viagem a partir de Florianópolis. Quem deseja fazer o percurso de carro, basta seguir pelas rodovias BR-101 e BR-280. Para quem prefere viajar de ônibus, é possível encontrar boas opções de horários e passagens no Terminal Rodoviário de Florianópolis.

O que fazer em Corupá: 7 atrativos imperdíveis

A pequena cidade sulista de Corupá oferece bons atrativos para visitar. A maioria dos passeios se concentra em meio à natureza e, dessa forma, é possível apreciar paisagens únicas. Veja, a seguir, quais atrações você precisa conhecer e incluir em seu roteiro de viagem:

1. Rota das Cachoeiras

Localizada em uma área privilegiada da Mata Atlântica, a Rota das Cachoeiras é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural de valor único em Corupá. O local, que tem acesso por uma trilha de nível médio, revela 14 cachoeiras que, combinadas à natureza, revelam uma beleza rara. Para conhecê-las, é necessário comprar um ingresso com antecedência no comércio local da cidade. A entrada custa R$ 20.

2. Cachoeira Salto Grande

Localizada na Rota das Cachoeiras, a cachoeira Salto Grande é a maior queda d’água desse circuito de passeios, então não deixe de visitá-la. A atração natural, que possui mais de 125 metros de altura, é considerada um espaço ideal para fazer belos registros e, além disso, revela cenários bem românticos. Se você deseja fazer uma trilha com uma boa companhia, não deixe de apreciar esse belo destino.

3. Parque Ecológico Braço Esquerdo

O Parque Ecológico Braço Esquerdo é mais um atrativo que proporciona momentos únicos em nosso destino. Localizado entre Corupá e a cidade vizinha, São Bento do Sul, o parque combina paisagens naturais com inúmeras aventuras. Em meio a uma bela natureza, que reúne cachoeiras e cavernas, você pode fazer trilhas ecológicas, praticar rapel e escalada. Além de bons passeios, o local ainda oferece estacionamento, lanchonete e camping.

4. Parque Natural das Aves

O Parque Natural das Aves é mais um recanto ecológico obrigatório para quem visita a região do nosso destino. Localizado em São Bento do Sul, o espaço é perfeito para quem busca relaxar em meio à natureza, possui uma boa infraestrutura e, além disso, reúne passeios para toda a família. Entre os programas mais divertidos, estão as trilhas pelo borboletário e pela área dos pássaros – que são dóceis e lindíssimos!

Continua após o anúncio

5. Seminário Sagrado Coração de Jesus

Além de atrativos naturais de tirar o fôlego, Corupá também possui destinos que reúnem cultura e história, como o Seminário Sagrado Coração de Jesus. Inaugurado em 1932, o espaço foi, durante muito tempo, um centro de educação católico e, hoje, funciona como um museu rico em histórias. Localizado no centro da cidade, o local ainda se destaca por possuir uma linda capela em seu interior e belos jardins.

6. Orquidário Alvim Seidel

A cidade de Corupá também é conhecida como a capital catarinense das orquídeas, então visitar um orquidário no município é uma ótima pedida. O Orquidário Alvim Seidel, por exemplo, é um excelente atrativo para estar em seu roteiro, já que reúne mais de 100 anos de tradição no cultivo dessas belíssimas flores. Com uma diversidade de outras plantas ornamentais e diversas exposições, você certamente vai se apaixonar pelo local.

7. Castro Restaurante e Choperia

Além de ser conhecida como a capital das orquídeas, Corupá também recebe o título de capital estadual da banana. Portanto, para fechar o seu roteiro de uma forma bem saborosa e inusitada, não deixe de conhecer o Castro Restaurante e Choperia, que se destaca com lanches saborosos à base da fruta. Já imaginou um hambúrguer com bananas chips? Você vai amar essa combinação e, certamente, não esquecerá nosso destino!

Com todas essas opções de atrativos e passeios, a sua viagem para Corupá tem tudo para ser única e inesquecível. Para torná-la ainda melhor, escolha visitar a cidade entre os meses de março e junho e de agosto a setembro. Dessa forma, o bom clima da região garantirá a diversão em todas as atividades.

Vídeos sobre Corupá para você conhecer um pouco mais desse paraíso

Para inspirar ainda mais a sua viagem, separamos vídeos com boas dicas e imagens de quem já visitou o nosso destino. Aproveite para contemplar um pouco mais das atrações e, além disso, não deixe de anotar informações valiosas de alguns passeios, como as trilhas ecológicas pelos parques. Acompanhe:

Trilha pela Rota das Cachoeiras

Nesse vídeo, você vai poder acompanhar como é fazer o passeio pela Rota das Cachoeiras em Corupá. Além disso, ficará por dentro de dicas importantes, que você deve considerar antes de programar a viagem e realizar a trilha. Certamente, essas informações serão valiosas para o seu roteiro, então não deixe de anotá-las à parte!

Belas imagens aéreas da Rota das Cachoeiras

Como a Rota das Cachoeiras é um dos principais atrativos turísticos de Corupá, nada melhor do que já conhecê-la por perspectivas únicas, não é? Nesse vídeo, você poderá apreciar detalhes surpreendentes da bela natureza que cerca o local. Além disso, conhecerá um pouco mais das charmosas quedas d’águas que simplesmente encantam!

Trilha pela Cachoeira do Braço Esquerdo

Nesse vídeo, um grupo de visitantes se aventura pelo Parque Ecológico Braço Esquerdo e visita a cachoeira, um dos atrativos mais charmosos do parque. Além de apreciar belas imagens da queda d’água, você também conhecerá mais detalhes do local, que impressiona por revelar tantas belezas naturais. Embora a trilha ecológica mostre que o passeio é bem radical, você notará que a natureza recompensa o esforço.

Imagens aéreas do Seminário Sagrado Coração de Jesus

Além de rico em cultura e história, o Seminário do Sagrado Coração de Jesus é um dos espaços mais bonitos de Corupá e, por isso, também vale muito apreciá-lo. Nesse vídeo, é possível contemplar as belezas que cercam o local, além de detalhes preciosos da sua bela arquitetura. Certamente, você vai desejar visitar tudo de perto o quanto antes!

Após apreciar essas belas imagens de Corupá e ver dicas importantes de seus passeios, o roteiro para a sua viagem certamente já está completo. No próximo tópico, veja o que mais te aguarda nesse paraíso!

14 fotos de Corupá que mostram como esse destino é encantador

Após conhecer os melhores passeios e anotar informações valiosas para o seu roteiro, chegou o momento de contemplar, por perspectivas únicas, o que mais o nosso charmoso destino tem a oferecer. Veja, abaixo, os melhores registros de quem já visitou Corupá:

1. Se você gosta de apreciar a natureza

2. E curte uma boa aventura

3. Certamente vai adorar conhecer Corupá

4. Esse charmoso paraíso é cheio de paisagens encantadoras

5. Que proporcionam trilhas ecológicas

6. Revelam uma rica biodiversidade

7. Cenários de pura adrenalina

8. E, claro, também oferecem cachoeiras incríveis!

9. Além disso, nosso destino possui atrativos cheios de história

10. Que são simplesmente fascinantes

11. E rendem passeios inesquecíveis!

12. Já imaginou sentir na pele uma nova experiência de viagem?

13. Não há dúvidas de que você vai amar conhecer Corupá

14. Um paraíso cheio de possibilidades te aguarda!

Cercada por uma bela natureza que possibilita muita aventura e ótimos passeios, Corupá é mesmo um destino precioso para conhecer em Santa Catarina. Outra cidade sulista que merece uma visita é Pomerode, que possui lindas paisagens e oferece passeios culturais únicos.