Urupema: saiba como aproveitar a cidade mais fria do Brasil

Escrito por Luiz Felipe Gomes

Localizada entre o charme das montanhas da Serra Catarinense, Urupema é conhecida como a cidade mais fria do Brasil. Com baixas temperaturas e paisagens exuberantes, esse destino é repleto de encantos, principalmente durante o inverno. Para conhecê-la e aproveitar o clima e seus atrativos, confira abaixo o nosso roteiro. Separamos as melhores dicas e passeios para a sua viagem!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica Urupema e como chegar

A pequena cidade sulista de Urupema está localizada na região serrana de Santa Catarina e está a 206 km de Florianópolis. Para chegar até lá, o melhor caminho é pela BR-282, partindo da capital e seguindo até o município de Lages. De lá, basta continuar em direção à cidade de Rio Rufino através da BR-475 e, logo após, seguir pela SC-112, que leva diretamente ao nosso destino.

Clima em Urupema

Urupema está localizada a 1425 metros de altitude, o que a faz ter temperaturas mínimas o ano todo. Enquanto em janeiro os termômetros marcam uma média de 18ºC, em junho as temperaturas não passam de 8ºC. Durante o inverno, a melhor época para visitar a região, ainda é possível vivenciar temperaturas negativas na cidade. Nesse período, também é comum dias de geada e, com sorte, até neve.

O que fazer em Urupema

Embora seja uma cidade pequena, Urupema oferece bons destinos para visitar. Por lá, há desde opções que se tornam perfeitas combinadas ao clima até passeios que resgatam a cultura e os costumes do local. Veja, abaixo, quais atrações você deve incluir em seu roteiro:

1. Morro das Antenas

O Morro das Antenas, também chamado de Morro das Torres, é o melhor destino para aproveitar o clima em Urupema. Isso porque o local pode reunir paisagens congeladas durante o inverno e, em alguns momentos, até neve. Localizado a apenas 7 km do centro e com mais de 1700 metros de altitude, é importante visitá-lo bem agasalhado, já que o local sempre possui temperaturas mínimas.

2. Cascata que congela

Localizada no caminho para o Morro das Antenas, a Cascata que congela é uma das atrações mais visitadas do nosso destino. Trata-se de uma pequena e charmosa cachoeira que tem sua queda d’água congelada com as baixas temperaturas do inverno. Pela vista única e um tanto surpreendente, o local atrai muitos visitantes românticos que não economizam nas fotos.

3. Praça Municipal Manoel Pinto de Arruda

A Praça Municipal de Urupema é um espaço de puro charme localizado no centro da cidade e representa um cantinho obrigatório para visitar. O local possui um belo lago, parque infantil, gruta e um jardim encantador arborizado com araucárias. Com lanchonetes e outras comodidades, é possível fazer bons passeios na praça, principalmente em família. Um destaque surpreendente é que o lago do local costuma congelar em dias de geada.

4. Igreja Matriz de Santana

Localizada em frente à Praça Municipal, a Igreja Matriz de Santana é um excelente passeio histórico e cultural em Urupema. O centro religioso é dedicado a Santa Ana, padroeira da cidade, e representa um importante local de fé e devoção do município. Com uma bela arquitetura, lindos vitrais e imagens sacras, a igreja simplesmente encanta e, por isso, também pede uma visita no centro da cidade.

Continua após o anúncio

5. Fazenda do Barreiro

A Fazenda do Barreiro traz a calmaria e aconchego do interior ao nosso roteiro e representa um destino ideal para toda a família. Localizada a cerca de 50 km do centro da cidade, a propriedade oferece uma série de atividades em meio à natureza, esportes e estadia. Entre os passeios que você precisa conhecer estão cavalgadas ao ar livre, caminhadas, banhos de cachoeira e a tradicional pescaria.

6. Vinícola Urupema

Conhecer a Serra Catarinense e seu clima de montanhas e não provar um bom vinho é quase um passeio perdido, não é? Por isso, a Vinícola Urupema entra para o nosso roteiro de passeios obrigatórios. O local está situado a menos de 2 km do centro e reúne excelentes bebidas produzidas em altitude. Entre seus destaques estão saborosos vinhos, espumantes, produtos típicos e muitas opções de presentes.

Com todas essas opções de passeios, a sua viagem para Urupema certamente será perfeita. No próximo tópico, veja em que cantinho se hospedar no município.

Onde se hospedar em Urupema

O aconchego de Urupema faz a cidade ser referência também em suas opções de estadia. Por isso, é fácil encontrar excelentes locais para descanso por lá, e também para os mais variados bolsos. A seguir, veja as melhores sugestões:

  • Pousada Senadinho – $: a Pousada Senadinho possui um ótimo custo-benefício e oferece quartos bem equipados, café da manhã elogiado e estacionamento gratuito. Seu principal destaque é a localização, que é próxima do centro, perto do comércio e dos principais atrativos turísticos.
  • Pousada Morro das Torres – $$: com um ambiente muito aconchegante, essa pousada é uma excelente pedida para quem deseja viajar em família. A estadia inclui quartos grandes e com banheiro privativo, terraço ao ar livre e refeições bastante saborosas. Um diferencial é que o local é um bom ponto de acesso para trilhas e caminhadas em Urupema.
  • Sítio Rota das Araucárias – $$$: esse sítio representa uma sugestão de hospedagem mais perto da natureza, mas também garante muito conforto. Entre suas principais comodidades, estão quartos aconchegantes e bem equipados, café da manhã saboroso e um atendimento muito elogiado. Localizado em meio a uma bela paisagem, o local também proporciona trilhas ecológicas na propriedade.
  • Reserva Faldum Casa de Montanha – $$$$$: localizada a 7 km do centro, essa pousada representa uma opção de estadia mais luxuosa em Urupema e é perfeita para um fim de semana. Entre as suas comodidades, estão suítes e cabanas aconchegantes, sala de jogos, parque infantil e uma área externa com um visual único das montanhas.

Entre opções de hospedagem mais acessíveis e outras mais sofisticadas, basta escolher o espaço que mais combina com o seu roteiro e curtir bastante o friozinho da cidade.

Mais fotos de Urupema que destacam as belezas desse destino

Após conferir ótimas dicas de atrações e estadia em Urupema, chegou a hora de apreciar as belezas e encantos desse charmoso destino. Acompanhe, a seguir, detalhes e lindos registros de quem já visitou o município. Veja só:

1. O frio é considerado um dos principais atrativos de Urupema

2. E, combinado com belas paisagens, proporciona cenários surpreendentes

3. A Cascata que congela é um bom exemplo dessa união

4. Assim como o imponente e charmoso Morro das Antenas

5. No entanto, o município também oferece belos dias de sol

6. Que proporcionam outros excelentes passeios

7. No centro, é impossível resistir às belezas da Praça Municipal

8. Ou, ainda, deixar de conhecer a belíssima Igreja Matriz

9. Sabia que a natureza local também é puro charme?

10. O pôr do sol é mais um espetáculo que você deve apreciar

11. Com tantas belezas, Urupema revela-se um destino fascinante, né?

12. Aproveite para incluí-la em suas próximas férias e boa viagem!

Com atrações charmosas, bela natureza e clima único, Urupema se destaca como um excelente destino para conhecer. Outro belo recanto que você precisa incluir em sua rota de viagem é São Joaquim, município vizinho à cidade que também reúne boas surpresas.