São Joaquim: frio e natureza na serra de Santa Catarina

Escrito por Nicole Dias

Na serra catarinense fica a pequena e charmosa São Joaquim. A cidade é conhecida por suas baixas temperaturas no inverno, maçãs e vinhos deliciosos. Quer descobrir o que fazer por lá e as melhores opções de hospedagem? Continue lendo e descubra as principais atrações e toda a beleza desse local.

Índice do conteúdo:

Como chegar

São Joaquim fica a cerca de 240 km de Florianópolis e próxima das cidades de Bom Jardim da Serra (46 km), Urubici (60 km) e Urupema (78 km). Para chegar, partindo da capital catarinense, deve-se pegar a BR 101 e a BR 438 para acessar a Serra do Rio do Rastro: esse é o trajeto mais bonito. Caso queira ir por um caminho mais rápido, a recomendação é ir pela BR 282 e, depois, a SC 430.

Clima

Se você está planejando um passeio para São Joaquim, prepare-se para colocar casacos na sua mala, especialmente no inverno. A cidade é famosa por registrar temperaturas bem baixas. No verão os termômetros passam pouco dos 20ºC. Já nas estações mais frias a média é de 10ºC, com registros de até -3°C. Maio e abril são os meses com menos chuva, enquanto janeiro e fevereiro costumam ser mais chuvosos.

Pontos turísticos em São Joaquim

Apesar do frio ser uma grande atração da cidade, existem opções interessantes de diversos passeios. Quando estiver em São Joaquim, coloque no seu roteiro:

1. Snow Valley

Não pense que o Snow Valley é um parque de patinação no gelo. A ideia é muito mais interessante: viver experiências. Inspirado em parques americanos, o Snow Valley traz atividades como tirolesa, arvorismo e escalada. Há, ainda, confortáveis cabanas para hospedagem e ótimas opções de gastronomia. O parque é conhecido por seu programa de imersão em inglês, ótimo para quem quer praticar o idioma.

2. Parque Nacional da Maçã

O Parque Nacional da Maçã é pequeno, mas vale uma visita. Por lá é possível visitar a Exponeve e adquirir diversos itens feitos por artesãos e produtores locais. A feira Exponeve tem entrada gratuita. O parque também é palco de diferentes eventos da cidade, como o Festival de Inverno e a Festa Nacional da Maçã. É possível visualizar também charmosas árvores de maçã pelo espaço.

3. Mirante das Araucárias

Também conhecido como Mirante dos Pinheiros, o Mirante das Araucárias fica na beira da estrada e proporciona uma bonita vista da natureza, especialmente dos pinheiros. O passeio é bem simples e rápido, mas vale a pena para quem quer tirar fotos espetaculares.

4. Belvedere

Aberto ao público diariamente, o Belvedere é outro lugar interessante para se ter uma visão mais ampla de São Joaquim. Há uma escadaria e, do alto, uma linda e ampla vista da cidade.

5. Vinícolas

As vinícolas também podem ser incluídas no seu roteiro já que São Joaquim é considerada a cidade dos vinhos finhos. Villa Francioni, Vinícola Boutique D’alture e Vinícola Pericó estão entre as mais populares. As visitações são ótimas para conhecer um pouco sobre a produção das bebidas, bem como degustar e comprar as suas preferidas. Visitas podem ser agendadas no sites das empresas.

Um passeio pelo centro da cidade também é válido, aproveite para passear pelas praças e conhecer a Igreja Matriz.

Onde ficar

As opções de hospedagem de São Joaquim agradam a diferentes gostos e bolsos. Confira endereços mais recomendados:

Pousada Serra Catarinense – $$$$

Quem procura por um lugar charmoso para se hospedar, precisa conhecer esse. Na Pousada Serra Catarinense, cada cabana tem o nome de um pássaro e um visual rústico acolhedor. As acomodações são equipadas com frigobar, lareira, televisão e lençóis térmicos. O local oferece café da manhã, internet wi-fi e trilhas em meio à natureza.

  • Endereço: Rodovia SC 110, Km 4.

Chalé Alto da Serra – $$$$

Com clima romântico e atenção aos detalhes, essa pousada é apropriada para casais em busca de aconchego e bons momentos. Conforme avaliações de hóspedes, o local se destaca pelo gostoso café da manhã e também pelo atendimento atencioso dos funcionários. Tudo é muito limpo e a localização é boa.

  • Endereço: R. Davidof Lessa, 89.

Pousada Monte Carlo – $$

Com vista para as montanhas, essa pousada conta com estacionamento privado gratuito e quartos equipados com banheiro privativo, ar-condicionado e aquecimento. Há uma área compartilhada com televisão e wi-fi. Há quartos para até quatro pessoas. Animais de estimação não são permitidos.

  • Endereço: R. José Palma, 43.

Nada como ficar em um lugar quentinho depois de um passeio pela cidade gelada, não é mesmo?

11 fotos de São Joaquim que vão ganhar seu coração

Agora que você já sabe o que fazer e onde ficar, é hora de conhecer um pouco mais da cidade através de lindas imagens. Encante-se!

1. O frio é uma grande atração de São Joaquim

2. Mas também há muitas coisas para visitar por lá

3. E lugares legais para se conhecer

4. Seja uma vinícola

5. Um parque de aventuras

6. Ou um bom restaurante

7. A cidade do frio e da maçã é um charme

8. Ótima para aproveitar ao ar livre

9. E contemplar a natureza

10. Imagens que transmitem paz

11. São Joaquim espera por você

12. E você vai amar conhecer esse destino!

Quer conhecer outros lugares legais em Santa Catarina? Não deixe de dar uma passadinha também em Urubici – as paisagens naturais são incríveis!

PARA VOCÊ