6 dicas imperdíveis para se aventurar no Costão de Itacoatiara

Por
Atualizado em 21.03.23

Com vista para o Morro das Andorinhas e a Pedra do Cantagalo, o Costão de Itacoatiara (também conhecido como Morro do Tucam) é um paraíso natural que guarda uma das melhores trilhas do Rio de Janeiro. Se você busca grandes aventuras e desafios recompensadores, esse local tem tudo para te conquistar! Veja mais a seguir:

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica o Costão de Itacoatiara

Localizado na região oceânica de Niterói, a cerca de 160 km de distância da capital do estado do Rio de Janeiro, a trilha do Costão de Itacoatiara faz parte do Parque Estadual da Serra da Tiririca.

Como chegar

Há diversas maneiras de se chegar até lá, de modo que você pode optar dentre alguns meios de transporte. Se você decidir ir via transporte público, existem na cidade de Niterói dois ônibus que perfazem o caminho. Ambos partem do terminal rodoviário de Niterói, sendo a linha Oceânica 2 Itaipu x Centro a mais indiciada pelo seu trajeto mais curto. Se você é daqueles que prefere pegar a estrada com o próprio carro, o caminho é ainda mais rápido e tranquilo. Partindo do Rio de Janeiro, você precisará seguir pela Ponte Rio-Niterói, sentido ‘’Região Oceânica’’. Do centro do Rio até o Costão levará em média 50 minutos.

Depois de conhecer melhor a distância e as formas de se visitar o Costão de Itacoatiara, confira algumas das surpresas que essa região guarda para você!

O que fazer no Costão de Itacoatiara

Famoso pelas imagens maravilhosas e o clima único, o Costão de Itacoatiara tem muito a te oferecer. Descubra um pouco mais!

1. Se aventure pela trilha

O principal chamariz da região, a trilha do Costão de Itacoatiara é o passeio ideal para quem busca uma vibe radical em contato com a natureza. Com aproximadamente 217 m de altura e quase 2 km de extensão, o gigantesco morro impressiona a todos.

Felizmente, apesar das grandes proporções e de ser bastante íngreme, a trilha não é famosa pela sua dificuldade: sua duração é de mais ou menos 40 minutos, considerando iniciantes e pessoas com pouca prática. Trilheiros mais experientes levam até 30 minutos para percorrer todo o trajeto.

Publicidade

De acordo com as normas do Parque, os horários para a trilha e permanência no local é das 08:00 às 17:00 hrs. Uma forma de garantir seu passeio e valorizar sua viagem é realizar um agendamento prévio da trilha. Para fazê-lo, basta acessar o site da Sympla. O processo é rápido!

2. Relaxe na praia

Após subir o morro, nada melhor do que descer até a praia! Ficando imediatamente abaixo do Costão, a Praia de Itacoatiara recebe os viajantes com uma bela vista e águas fortes.

O local é uma extensão da experiência, sendo praticamente irresistível para quem se aventura pela região. As águas atingem picos com ondas boas para surfe, atraindo praticantes desse esporte. Além disso, sua orla é bastante limpa e silenciosa, rendendo ótimos momentos sozinho ou em conjunto. Não deixe de conferir!

3. Aproveite para praticar rapel

Para estimular ainda mais o senso de aventura, por que não se arriscar no rapel? A orla da praia e suas adjacências possuem diversos outros terrenos montanhosos e rochosos que são palco de ações esportivas e de lazer. Você pode aproveitar ainda mais o contato com a natureza subindo em uma rocha enorme, além de ser uma prática muito divertida e comum na região!

Deu para sentir bem a energia do local, certo? Por agora, confira algumas dicas sobre o seu destino.

Dicas para subir o Costão de Itacoatiara

Para aproveitar ainda mais esse passeio e curtir sem receios a aventura, que tal algumas dicas e informações valiosas?

  • Atenção com o vestuário: recomenda-se para a trilha o uso de sapatos fechados. Chinelos, sapatilhas e demais calçados abertos podem te colocar em risco desnecessário, uma vez que a vegetação local é bastante escorregadiça e espinhosa. Além dos sapatos, o ideal para a subida é vestir uma roupa mais fechada, como camisetas com mangas longas. Shorts e bermudas também são contraindicados pelos mesmos motivos.
  • Se preferir, leve uma troca de roupa: como a praia é outro destino certo e as temperaturas no local tendem a serem elevadas, ir apenas com roupas fechadas pode te causar incômodos. No geral, você tem duas boas opções: ou levar consigo uma troca de roupa com peças leves para aproveitar o momento de lazer na praia, ou ir com seus trajes de banho por baixo da vestimenta. Assim você irá conseguir desfrutar da escalada e das águas da praia.
  • Leve um lanchinho: se você pretende passar uma manhã, tarde ou até mesmo dia inteiro no Costão de Itacoatiara, não deixe de levar seu próprio alimento. Apesar de rica em belezas, a praia não possui comércio e nas dependências do parque você encontrará poucas opções. Dessa forma, é indicado que se compre ou prepare algo com antecedência, para você conseguir saciar sua fome sem prejudicar seu passeio.
  • O repelente é um amigo: a vegetação oceânica é o lar de diversos tipos de animais, dos quais os que mais aparecem são justamente os insetos. Pensando nisso, ter repelente em mãos é sempre bem-vindo, especialmente se você for alérgico.
  • Da mesma forma que o filtro solar: outra precaução importante é a de se manter com a pele bem protegida, pois os raios de sol atingem grandes temperaturas principalmente durante o percurso da trilha. Portanto, leve junto de você o protetor solar de sua confiança, para se assegurar da sua proteção.
  • Não se esqueça da água: assim como o acesso à comida é restrito, o acesso à água também é. Por isso, não se esqueça de levar para a viagem uma boa quantidade de água. Caso possua alguma caixa térmica, não hesite em levá-la, pois assim você terá água geladinha sempre ao alcance.

Anotou as dicas e informações? Ótimo! Assim seu passeio será ainda mais único e seguro.

10 fotos do Costão de Itacoatiara para se deixar levar pelo espírito aventureiro desse paraíso

Veja agora 10 fotos mais que especiais que irão te deixar no clima do Costão de Itacoatiara!

1. Lar de uma vista cinematográfica

2. Na qual céu e mar se misturam

3. O Costão de Itacoatiara é uma aventura em tanto

4. Com uma energia eletrizante

5. Que desagua em águas deslumbrantes

6. Verdadeiras pinturas naturais

7. Ricas em vegetação nativa

8. Venha conhecer essa imensidão hipnotizante

9. E abrace a sensação maravilhosa

10. De estar no Costão de Itacoatiara

As imagens são impactantes, não é mesmo? Não perca tempo e aproveite de pertinho essa vista especial!

Publicidade

Um pouco mais sobre o Costão de Itacoatiara para você se encantar

Após essas fotos incríveis, você provavelmente está com muita vontade de conhecer esse destino. Para te deixar ainda mais inspirado a botar o pé na estrada, fique com alguns vídeos!

Por dentro da trilha e mais!

Nesse vídeo bastante explicativo, a viajante registra belas imagens do Costão além de apresentar, em detalhes, como é a trilha. Nele, você consegue visualizar bem o trajeto que te aguarda, com toda a imensidão característica do local. As imagens são deslumbrantes!

Dicas da trilha e como curtir

Durante esse vlog, o casal de viajantes mostra um pouco do caminho até a trilha. Ao desembarcarem no Parque Estadual da Serra da Tiririca, eles registram a trilha e vão dando dicas sobre o agendamento e o caminho, levantando bons pontos a respeito da aventura.

Uma vista privilegiada

Nesse vídeo mais que especial, a praia é inteiramente capturada pela lente de um drone. Por meio das imagens é possível ter uma visão ampla que cobre grandes belezas e captura de um jeito formidável a energia deliciosa do lugar!

Simplesmente hipnotizante, não é mesmo? O Costão é perfeito para quem busca radicalizar sem abrir mão do descanso. E já que você gostou desse destino, que tal checar os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro? Assim, você vai enriquecer ainda mais seu roteiro. Boa viagem!