5 atividades para curtir a ilha de Cotijuba, um verdadeiro paraíso paraense

Uma das 42 ilhas que compõem o arquipélago de Belém, a ilha de Cotijuaba é o destino certo para quem busca se conectar com a natureza! O local é a referência de praias no estado, abrigando algumas das orlas mais famosas da região. Ficou interessado? Confira abaixo o que fazer nesse belo destino.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica

Com uma área em torno de 60 km e uma costa de aproximadamente 20 km de praias pouco exploradas, a ilha de Cotijuba está localizada no extremo oeste do município de Belém, fazendo fronteira com a Baía do Marajó. Por decreto instituído em 1990, a ilha se transformou em área de Proteção Ambiental, sendo referência na manutenção do ecossistema.

Como chegar

O acesso à ilha se dá exclusivamente via barco. As embarcações partem do distrito de Icoaraci rumo a Cotijuba com a capacidade máxima de 420 passageiros. O embarque é pago ($) e os horários variam de acordo com os dias da semana. Além dessa opção, você pode embarcar para Cotijuba por meio de empresas privadas. Esses serviços possuem preços distintos, mas costumam ser acessíveis ($). Os horários também são outros: a cada 20 minutos, uma nova embarcação chega e sai do porto.

Como se pode perceber, opções de horários e preços é o que não falta para você chegar até a ilha. A viagem leva em torno de 45 minutos e o caminho é tranquilo, demarcado por águas calmas e paisagens marcantes. Uma viagem imperdível!

O que fazer em Cotijuba

Rica em história, a ilha possui como atrativo principal suas praias, bastante diversas entre si. Descubra a seguir alguns dos passeios imperdíveis para se conhecer melhor Cotijuba:

1. Feira de Artesanato Paracuri

Que tal começar sua viagem conhecendo a Feira de Artesanato Paracuri? Muito popular, a feira aberta ao público teve seu inicio no ano de 1995 e desde então é um dos pontos principais da região. Lá, você encontra uma alta variedade de peças artesanais, dispostas em pavilhões amplos. Além de ser um centro cultural importantíssimo do litoral paraense, a feira fica na orla de Icoaraci, tendo uma vista privilegiada do mar.

2. Praia do Vai Quem Quer

Como não poderia deixar de ser, as praias são os destinos mais buscados em Cotijuba. A Praia do Vai Quem Quer tem esse nome devido a sua localização ser um pouco mais distante das orlas principais. Entretanto, ela é a escolha de muitos quando o assunto é curtir o mar sem abrir mão da calmaria. Sua orla é geralmente menos movimentada, ainda que possua muitos quiosques, bares e demais áreas de lazer. Aproveite sua estadia e curta esse cantinho de paz entre a natureza, você vai se apaixonar!

Publicidade

3. Museu de Arte Sacra do Pará

Um outro centro cultural essencial para se ambientar com a região é o Museu de Arte Sacra do Pará. O ponto chama a atenção pela preservação artística de peças que contam a história da arte sacra do estado. Seu acervo é rico e encanta pela qualidade das obras de arte. É necessário pagar uma taxa de visitação por pessoa ($), mas crianças menores de 6 anos e idosos não pagam. Não deixe de conferir!

4. Faça uma Trilha

Devido a vegetação nativa e o ecossistema preservado, que conecta diversas praias umas às outras, Cotijuba possui diversas trilhas! Você pode se aventurar por elas via bicicleta ou até mesmo em pé, sozinho ou em companhia. O trajeto é sempre seguro, pois nas principais orlas da região o tráfego de veículos motorizados é proibido. Dessa forma, você pode aproveitar essa oportunidade especial para desbravar a mata e se apaixonar pelos seus encantos no meio do caminho.

5. Praia do Farol

Voltando às praias, por que não aproveitar mais um pouquinho delas? A Praia do Farol é reconhecida por seu clima ameno, com ventos revigorantes. Porém, não se deixe levar pela aparente calma, pois essa praia é ponto de encontro de muitos banhistas da região, sendo a praia mais agitada da orla. Se você está à procura de diversão, a Praia do Farol é o destino certo para você. À noite, o local costuma ser palco de diversas festas e baladas ao céu aberto. Você vai adorar!

Agora que você já sabe por onde começar seus passeios em Cotijuba, que tal saber onde se hospedar? Confira a seguir algumas opções.

Onde se hospedar

A seguir, confira as opções de hospedagem na região. Tem para todos os bolsos e necessidades!

  • Aldeia Cotijuba – $$: com acomodações simples, porém aconchegantes, essa opção é uma ótima para quem busca custo-benefício. A pousada possui um bar próprio e ambiente amigável aos pets! É importante destacar que o local não dispõe de acesso à Wi-Fi, tampouco possui um estacionamento privativo para os turistas;
  • ReservAmazon Forest Hotel – $$$: localizado em meio a natureza, esse hotel tem como principal atrativo unir as acomodações sofisticadas ao frescor das áreas verdes. A hospedagem conta, dentre outras coisas, com piscina, bar e hotel próprio. O estacionamento privativo também é incluso na diária, porém o sinal de Wi-Fi não é muito constante, funcionando apenas nas partes públicas do hotel. Uma boa opção para quem deseja ter uma grande experiência sem gastar muito!
  • Rede Andrade Hangar – $$$$: luxuoso, esse hotel é a escolha ideal para quem busca ótimas instalações que irão atender às necessidades. Com localização privilegiada, essa opção tem acesso às praias, centros urbanos, bosques e parques da região. O hotel possui Wi-Fi gratuito em todas as áreas e os quartos são equipados com televisores tela plana, frigobar, ar-condicionamento e aquecimento. Vale muito a pena conhecer!

Viu só como opções não faltam? Escolha aquela que se encaixa melhor no seu orçamento de viagem e aproveite!

10 fotos de Cotijuba para se apaixonar

A seguir, confira belas imagens de Cotijuba para inspirar ainda mais sua viagem:

1. Com um incrível circuito de praias

2. Cotijuba guarda paisagens incríveis

3. Ricas em história e cultura do seu povo

4. Com águas hipnotizantes

5. E um clima inigualável

6. O local ideal para relaxar

7. Contemplar a natureza

8. E observar o nascer do sol

9. Um verdadeiro espetáculo paradisíaco,

10. Cotijuba merece estar no seu roteiro de férias!

Cotijuba é mesmo emocionante. Ainda mais encantador que essas belas imagens são vídeos, não é mesmo? Descubra um pouquinho mais do seu destino a seguir.

Um pouquinho sobre Cotijuba para você se encantar pelo local

Nada melhor do que saber as experiências de outros viajantes, não é mesmo? Abaixo, veja alguns vídeos com mais informações sobre esse paraíso paraense:

Publicidade

Conhecendo Cotijuba

Além de apresentar muitas imagens maravilhosas, esse vídeo se destaca pelo seu grau de informações. Nele, o viajante faz um tour sobre a ilha, comentando a respeito de valores e condições que envolvem a viagem. As principais praias que compõem o arquipélago também são contempladas. Não pode deixe de assistir!

A Praia Vai Quem Quer de pertinho

Nesse vlog, o casal vai em rumo à Praia Vai Quem Quer, um dos locais mais prestigiados de Cotijuba. Caso você queira dar uma passada nessa praia, esse vídeo é ideal para você! No decorrer da viagem, os turistas expressam suas visões sobre o passeio enquanto curtem a praia. Ao fim, além de aproveitarem o sol, eles são surpreendidos com uma chuva. Só apertando play para conferir!

Publicidade

Trilhas radicais

Esse vídeo é para os aventureiros, que ficaram com vontade de pegar as trilhas de Cotijuba! Nesse vlog, o trilheiro explora a natureza impecável da ilha, desbravando os caminhos cheios de verde. As paisagens são marcantes e cheias de descobertas únicas!

Gostou do roteiro? Então prepare suas malas e agende já a sua viagem para Cotijuba! Você com certeza voltará do destino cheio de boas lembranças e experiências maravilhosas! E como você pretende conhecer Cotijuba, por que não esticar o caminho até a Ilha do Combu?