Por Thiago Bulhões
Atualizado em 02.08.22
O norte do Brasil abriga verdadeiros paraísos de natureza praticamente intacta. É o caso de Santarém, no Pará. Uma cidade que mantém suas tradições com a mesma força que preserva suas belas paisagens. Prepare-se para praias de água doce incríveis, com um pôr-do-sol de tirar o fôlego. Ficou curioso? Continue a leitura e conheça Santarém!
Publicidade
Índice do conteúdo:
Santarém está a 1.431 km de distância da capital, Belém, e a 2.112 km de Manaus, situada entre as duas cidades. Possui uma população de aproximadamente 294.580 habitantes.
As margens da cidade são banhadas pelas águas do Rio Tapajós – que se encontram, mas não se misturam com as do Rio Amazonas. Por isso, Santarém é conhecida como a “Pérola dos Tapajós”.
Santarém é um local simples. A cidade tem boa infraestrutura turística, mas não espere encontrar restaurantes e hotéis de luxo. Por lá, o melhor é aproveitar a cultura local, a hospitalidade das pessoas e, principalmente, a natureza. Conheça o turismo em Santarém:
O distrito de Alter do Chão é o principal ponto turístico de Santarém, no Pará, localizado a 38 km da cidade. A praia de Alter do Chão é um verdadeiro paraíso de areias claras, banhado pela água cristalina do Rio Tapajós. Não deixe de conhecer a Ilha do Amor, um banco de areia próximo à praia que proporciona fotos espetaculares.
Santarém está localizada em uma região naturalmente privilegiada. Há poucos metros da orla e do Terminal Fluvial Turístico de Santarém, é possível assistir ao encontro das águas azuladas do Rio Tapajós com as águas escuras do Rio Amazonas. Um fenômeno que só mesmo a natureza é capaz de criar.
A cidade de Santarém possui diversos atrativos, além das generosas paisagens. A hospitalidade da população paraense e a cultura local são os grandes destaques. Experimente também passear pelo calçadão da orla de Santarém, conhecer a Catedral Nossa Senhora da Conceição e aproveitar a sombra da Praça do Pescador.
Publicidade
Um dos principais pontos turísticos da cidade, o Centro Cultural João Fona guarda recordações importantes da cultura local. No espaço são exibidas peças de cerâmica tapajônica, além de itens antigos que ajudam a contar a história centenária da região.
Além da praia de Alter do Chão, Santarém possui várias outras praias de água doce. Algumas são movimentadas, outras quase inexploradas, mas sempre estonteantes. Coloque na lista: as praias de Ponta de Pedras, Maracanã e Carapanari são imperdíveis; já a praia do Cururu garante o mais belo pôr-do-sol da região.
Às margens do Rio Tapajós, cresce a vegetação que toma conta de Santarém e também a cidade, com sua cultura ímpar. Em dias de chuva forte, o volume do rio aumenta e as águas invadem a orla. Para dar um passeio de barco pelo Tapajós, recorra ao Terminal Fluvial Turístico e confira os trajetos disponíveis.
A Floresta Nacional do Tapajós é uma das unidades ecológicas mais bem preservadas do Brasil. A entrada da floresta não fica em Santarém, mas o acesso pode ser requisitado na cidade, com uma viagem de aproximadamente 1h30. Chegando lá, é possível fazer trilhas e conhecer o artesanato local.
As belezas de Santarém são infinitas. A seleção de imagens abaixo comprova isso e te dá ainda mais motivos para incluir esse destino ao seu próximo roteiro de viagem.
O Pará é um estado cheio de belezas naturais. Se você colocou Santarém no seu próximo roteiro de viagem, prepare-se para aumentar essa lista. Essa seleção com os melhores pontos turísticos na Ilha de Marajó vai te colocar por dentro do que há de melhor no local. Aproveite!