44 curiosidades que você precisa saber sobre o Magic Kingdom

Escrito por Sheila Almendros

Aproveitando a comemoração do 45° aniversário de Walt Disney World, criamos uma lista do que você não deve deixar de curtir, curiosidades e alguns segredos do primeiro parque do complexo de Orlando: o encantador Magic Kingdom!

1. O parque foi construído um andar acima do terreno

O térreo, na verdade, é onde os funcionários circulam para manter toda a manutenção do complexo em dia, sem os visitantes perceberem, e consequentemente, sem quebrar a magia (ninguém vê um funcionário recolhendo o lixo, por exemplo). São 2,4km de túneis, batizados de Utilidors, e eles são tão secretos que é impossível vê-los de qualquer ponto do parque.

2. A Main Street tem aroma de baunilha

E este cheiro é muito sutil, a ponto de você sentir e achar tudo muito natural, e não um ambiente aromatizado. Somente na época do Natal que a baunilha dá lugar ao hortelã.

3. E ela foi projetada para ser levemente inclinada

Esta ideia foi adotada para criar uma sensação de recompensa ao chegar em seu “topo” e avistar o castelo da Cinderela, ao chegar no parque. E na saída, depois de um dia longo e cansativo, a ladeira abaixo torna a caminhada do visitante até a saída menos penosa.

4. E faz referência onde Walt Disney cresceu

A Main Street existe na cidade de Marceline, onde Walt Disney passou sua infância. Muitos locais foram detalhados no cenário como o cinema, a loja de balões, a sorveteria e o escritório de seu pai.

5. Há uma placa tributo ao Walt Disney na Main Street

Roy O. Disney, irmão de Walt, escreveu a dedicatória e a leu no dia da inauguração do MK, em outubro de 1971. Walt Disney criou o parque, projetou toda a sua estrutura, mas faleceu 5 anos antes de sua inauguração. A tradução livre da placa diz:

“Walt Disney World é um tributo a filosofia e a vida de Walter Elias Disney e para o talento, a dedicação, e lealdade de toda a organização Disney que tornou o seu sonho realidade. Que Walt Disney World traga alegria e inspiração e novos conhecimentos a todos que venham a este lugar feliz, um Reino Mágico onde todos os jovens de coração, de todas as idades podem rir, brincar e aprender juntos.”

6. O Magic Kingdom possui 6 área temáticas

São elas: Adventureland, Frontierland, Liberty Square, Tomorrowland e Fantasyland. Esta última era a preferida de Walt Disney.

7. Como o próprio nome já fiz, o Adventureland inspira aventuras

Pensando no castelo da Cinderela como ponto de partida, o Adventureland fica logo a esquerda, e sua temática é toda inspirada em selvas africanas, asiáticas e amazônica. As atrações mais conhecidas desta área é a Jungle Cruise e o Pirates of the Caribbean.

8. O velho oeste Frontierland

As atrações de destaque desta área é a famosa Splash Mountain e a Big Thunder Mountain Railroad.

9. O patriotismo na Liberty Square

O período em que os EUA conquistava a sua independência é o tema principal desta área, que tem como atração de destaque a Haunted Mansion.

10. A turbinada Fantasyland

A área mais concorrida do parque recebeu tantas novidades e reformulações nos últimos anos que ela acabou sendo “subdividida”em duas partes: a New Fantasyland e a Fantasyland.

A primeira tem duas outras áreas: a Enchanted (com o espaço da Bela e a Fera, – e o disputado restaurante Be Our Guest- Pequena Sereia e a Seven Dwarfs Mine Train), e a Storybook Circus, para onde o Dumbo foi remanejado e ampliado. Na antiga Fantasyland você encontra as tradicionais It’s Small World, o Carrossel, a Mad Tea Party (a famosa xícara giratória) e algumas outras atrações infantis.

11. Tomorrowland: uma ideia do que Walt Disney esperava para o futuro

O criador do rato mais famoso do mundo adorava criar projetos futuristas e Tomorrowland é apenas um rascunho de tudo isso (esta característica foi devidamente destrinchada no filme que levou o mesmo nome da área, estrelada por George Clooney). O parque Epcot é também uma continuação deste projeto, mas falaremos sobre isso em um outro post. Atração de destaque da área: Space Mountain.

12. Ouça mensagens divertidas vinda das galáxias

Procure pelo Metrophone em Tomorrowland e espere por um sinal. As mensagens são em inglês, tá?

13. Palmeiras futuristas

Ainda em Tomorrowland, é possível ver palmeiras futuristas que se fecham ao anoitecer, e abrem no amanhecer.

14. Há um quarto de verdade no castelo da Cinderela

Reza a lenda que ele foi projetado para que o próprio Walt Disney se hospedasse por lá, mas com sua morte, o dormitório passou a ser usado pouquíssimas vezes por celebridades, convidados especiais e ganhadores de promoções da Disney. Mas se você pensa que o felizardo pode perambular durante a madrugada pelo parque, está muito enganado: quem se hospeda no castelo da Cinderela passa a noite inteira trancado no dormitório.

15. O castelo é todo feito em fibra de vidro

E parece ser de pedra, né? Seu interior é revestido de aço e fundação de concreto, para resistir até mesmo ao mais temido furacão da Flórida.

16. E ele é beeeeem maior que o castelo da Disneyland

Enquanto o castelo da Bela Adormecida, na Disneyland, tem apenas 23,5m (cerca de 77 pés), a humilde residência de Cinderela em Orlando conta com 57m de altura, que gira em torno de 189 pés. Durma com esse barulho, princesa dorminhoca!

17. Construção no limite permitido

iStock

iStock

Enquanto Walt Disney queria porque queria um castelo gigantesco, as autoridades tiveram que colocar algumas regras para a altura da construção, para não intervir no espaço aéreo. A saída então foi levantar o castelo até o limite permitido, e criar uma perspectiva forçada para que as torres pareçam ser maiores do que realmente são, como se elas diminuíssem na verdade por conta da distância, e não de seu tamanho real (como é, na verdade). Essa tática também foi usada nos edifícios da Main Street.

18. Não deixe de ver os vitrais no interior do castelo

São 5 telas feitas com cerca de 500 cores e ouro, resumindo a história da Cinderela.

19. A Sininho que sobrevoa o parque durante o Wishes é homem

E é óbvio que ninguém percebe.

20. O Wishes custa 30 mil dólares por dia

E isso nem passa pela sua cabeça enquanto chora ou sorri feito bobo durante o espetáculo!

21. … e você pode assisti-lo de lugares privilegiados

Veja todas as opções neste nosso post aqui.

22. Equipamento de mineração de verdade

Todo aquele equipamento exposto na fachada do Big Thunder Mountain Railroad, em Frontierland foi trazido de minas abandonadas de Nevada e Arizona.

23. Um tapete vermelho para você

Sabe porque a entrada do Magic Kingdom tem o chão vermelho? Porque Walt Disney queria que os visitantes se sentissem muito importantes ao chegar no parque, como se um enorme tapete vermelho tivesse sido estendido para eles.

24. Felicidade pelo ponto de vista das crianças

Os adultos podem até achar que a estátua da Cinderela está meio chateada , mas vista de baixo, pelas crianças, ela está bem sorridente, obrigada.

25. De todas as atrações do parque, 14 são originais de sua inauguração

São elas: “Country Bear Jamboree”, “Dumbo the Flying Elephant”, “Frontierland Shootin’ Arcade”, “Jungle Cruise”, “Mad Tea Party”, “Peter Pan’s Flight”, “Prince Charming Regal Carrousel”, “Swiss Family Treehouse”, “The Hall of Presidents”, “The Haunted Mansion”, “Tomorrowland Speedway”, “Walt Disney World Railroad”, “Walt Disney’s Enchanted Tiki Room” e “It’s a Small World”.

26. As calçadas dos parques foram coloridas para favorecer suas fotos

Creative Commons

Creative Commons

Um estudo realizado pela Kodak junto com o Magic Kingdom constatou que a luz refletida no concreto colorido do parque favorece as cores das fotos tiradas pelos visitantes. Os caras pensam até na qualidade de seus registros!

27. Há uma referência à Mary Poppins em Frontierland

No filme, Bert faz um comentário do tipo “Eu conheci um homem com uma perna de pau. Seu nome era Smith”. Em Frontierland, você encontra uma perna de pau que leva este mesmo nome.

28. A evolução representada nos postes de luzes

Assim que você entra no parque, pela Main Street, você encontra postes com lâmpadas de gás, e conforme caminha em direção ao castelo da Cinderela, os postes mudam sutilmente para lâmpadas elétricas.

29. Homenagens na janela

As empresas mencionadas nas placas da Main Street podem até ser fictícias, mas os nomes de pessoas são reais, e nada mais são que todos os envolvidos na construção do Magic Kingdom.

30. E também na entrada do parque

Olhe para baixo antes de entrar no parque e perceba quantos nomes há em cada paralelepípedo… Cada uma daquelas pessoas também contribuíram para a construção do Magic Kingdom.

31. Os segredos da Haunted Mansion

Sabe aquele órgão no salão de baile do Haunted Mansion? Ele é uma réplica fiel do que foi usado no filme 20 mil Léguas Submarinas. E preste atenção ao passar pela lápide de Madame Leota (o que tem uma face entalhada). Em algum momento ela vai acordar e isso pode acontecer quando você estiver passando por lá (e não se assuste, porque ela vai te encarar!)

32. O jardim propositalmente abandonado

Ainda na Haunted Mansion, vemos que a atração é a única que destoa dos cuidados meticulosos da Disney, já que todos os jardins do parque são extremamente bem cuidados, menos lá. As plantas não são regadas, crescem de qualquer jeito e a folhagem fica lá jogada para dar veracidade ao abandono mesmo.

33. O anel de noivado

… que pertence a noiva enforcada na Hauted Mansion. O anel está preso ao chão de concreto na fila da atração.

34. A mansão anuncia o horário de fechamento do parque

Próximo ao encerramento das atividades do Magic Kingdom, a Haunted Mansion emite trovões e clarões, anunciando discretamente que está chegando a hora de ir embora.

35. The Hall of Presidents

O prédio construído para homenagear os presidentes dos Estados Unidos fica na Liberty Square, e em um dos quadros é possível encontrar a cabeça do Mickey na ponta da espada de George Washington. E se você espiar uma das janelas do segundo andar do edifício, perceberá duas lanternas acesas, que na verdade, são uma referência à um trecho do poema de Henry Wadsworth Longfellow, que diz “um se for por terra, e dois se for pelo mar”.

36. Mexendo os pauzinhos na legislação

Sabe o brasão no The Hall of Presidents? Ele só podia existir no Salão Oval da Casa Branca e na sala do Sino da Liberdade. Para que o terceiro brasão pudesse ser instalado no Magic Kingdom, o congresso americano precisou promulgar uma lei específica para o uso da figura.

37. Referência à América Colonial na Liberty Square

Se você passa distraído, nem se dá conta que por lá há um caminho sinuoso marrom no chão, que representa o esgoto à céu aberto da era colonial, já que naquela época não existia tubulação interna, né?

38. Não foi o filme que originou a atração Piratas do Caribe

Na verdade, o filme que foi inspirado na atração! E depois do lançamento e sucesso da franquia, Jack Sparrow com a figura idêntica de Johnny Depp foi incluído por lá.

39. Esqueletos jogando xadrez

No Piratas do Caribe, é possível avistar logo na entrada dois esqueletos disputando uma partida de xadrez. As peças foram estrategicamente posicionadas de uma maneira que parece que o jogo demorará uma eternidade para terminar.

40. Os postes e calçadas são retocados todas as madrugadas

Tudo para parecer sempre novo e perfeito aos olhos dos visitantes. Manutenções deste tipo (e entre outras) geral um custo anual de U$ 100 milhões ao ano na conta bancária da Disney.

41. A primeira entrada do parque custava $3,50

Hoje ela custa, com impostos, $105.

42. A mensagem de Walt Disney

Ao entrar no Main Street Railroad Station, é possível ouvir o barulho de um telégrafo, e esta é a mensagem de Walt Disney em código morse para os seus visitantes, que foi originalmente usada (e falada) na inauguração da Disneyland, em julho de 1955.

43. Um gigante escondido

São raras as pessoas que percebem que há um enorme gigante espiando o interior da loja Sir Mickey, em Fantasyland. Olhe para o teto que você encontrará Willie the Giant, de Mickey e o Pé de Feijão.

44. Você pode casar no Magic Kingdom

É um projeto que lhe custará alguns bons dólares, mas além da cerimônia, um dos dos pacotes oferecidos pelo complexo também inclui uma sessão de fotos dos noivos em alguns cenários antes do parque abrir ou depois do encerramento.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS

PELA WEB