Dubrovnik: um paraíso histórico no litoral da Croácia

Escrito por Sheila Almendros

Nem as guerras e terremotos foram capazes de destruir a beleza de Dubrovnik! A cidade batizada como a Pérola do Adriático sem dúvidas consegue impressionar por suas construções históricas, sua paisagem natural lindíssima e, principalmente, por ter renascido de tantas catástrofes e se manter muito bem conservada.

Não é à toa que a sua atmosfera medieval chamou a atenção dos produtores de uma das séries mais aclamadas da HBO, Game of Thrones, e serviu como cenário para cenas muito importantes da história. Conheça um pouco mais sobre Dubrovnik e tente não se apaixonar perdidamente por este Patrimônio Mundial da Unesco:


Mapa de Dubrovnik

Dubrovnik é uma cidade costeira da Croácia rodeada por muralhas, localizada no extremo sul do estado de Dalmácia. Sua distância de Split é de 228 km (3 horinhas de viagem de carro) e, apesar de ser bastante pequena, se estende das encostas das montanhas à beira-mar, fazendo fronteira com a cidade de Montenegro e com a Bósnia e Herzegovina.

Como chegar a Dubrovnik

A melhor maneira de chegar até Dubrovnik é pelo Aeroporto Internacional de Dubrovnik, de onde chegam e partem diariamente os voos de todo o continente europeu (como não há voos diretos do Brasil, o indicado é voar até Roma e de lá pegar um voo com menos de uma hora até Dubrovnik). Outras opções mais atípicas é o ferry, partindo da costa italiana; de carro ou ônibus, partindo de cidades vizinhas, como Rovinj, Porec e Pula; de barco, partindo de Veneza; ou de trem a partir de Trieste.

O que fazer em Dubrovnik

Mesmo com uma turbulenta trajetória até a sua independência em 1995, a Croácia preservou suas construções de forma brilhante, tudo em meio a uma natureza espetacular, tornando-se um país turístico com atrações de arrancar suspiros. Dubrovnik é uma das cidades que não podem faltar em seu roteiro e a lista a seguir explicará a você o motivo:

1. Muralhas de Dubrovnik

Um dos principais ícones da cidade foi um dos cenários escolhidos para a série Game of Thrones. Construídas no século X, as muralhas possuem quase 2 km de extensão e chegam a 25 metros de altura, oferecendo ao turista a melhor vista panorâmica da cidade e do mar adriático, além de abrigar algumas lojas, cafés e bares pelo percurso. Não é um passeio indicado para pessoas que possuem mobilidade limitada.

  • Endereço: Placa Ulica, 32.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 19h30.
  • Valor de entrada: 200 Kn para adultos e 50 Kn para crianças.

2. Old Town

No interior da muralha de Dubrovnik há a cidade velha ou, se você é fã de Game of Thrones, também pode chamá-la de King’s Landing. Em algumas horas de caminhada livre, você encontrará ruelas transversais com centenas de restaurantes, cafés e sorveterias, tudo dentro em uma arquitetura medieval de cair o queixo por sua belíssima preservação. Há também o tour guiado que, além de contar a história das construções, também mostra cada local usado como cenário para a série.

  • Endereço: Placa Ulica, 32.
  • Horário de funcionamento: tours disponíveis no horário de funcionamento das muralhas.
  • Valor de entrada: 180 Kn.

3. Stradun

Stradun é a principal rua de Old Town e seus quase 300 metros de calcário como pavimento vai do Pila Gate até o Ploce Gate (os dois portões principais da muralha). Por lá você encontrará os principais atrativos do local: igrejas, fontes, monumentos, restaurantes, lanchonetes e uma variedade de lojas e casas de câmbio. Aproveite para tomar um sorvetinho enquanto passeia pela Stradun e tire belíssimas fotos deste ponto histórico de Dubrovnik.

4. Lokrum

A menos de 1 km do porto principal de Dubrovnik está a ilha de Lokrum, cercada por belezas naturais de tirar o fôlego! Não é possível se hospedar nesta ilha, sendo que até os funcionários vão embora no final do dia, mas é um lugar que merece ser visitado com calma. Tire um dia para curtir a sombra das árvores, relaxando em uma das espreguiçadeiras, na companhia simpática dos pavões e coelhos soltos pelo local; desfrute de uma bela refeição em um dos bares ou restaurantes e, antes de ir embora, não deixe de visitar no centro da ilha as ruínas de uma antiga abadia beneditina, datada de 1023.

Dica para os fãs de Game of Thrones: a ilha de Lokrum é a cidade fictícia de Qarth!

  • Como chegar: o único acesso possível é de barco. A passagem de ida e volta é vendida em frente ao portão das muralhas.
  • Horário de funcionamento: das 10h às 17h.
  • Valor de entrada: adultos pagam 150 Kn, crianças de 5 a 15 anos pagam 25 Kn, para menores de 5 anos é gratuito.

5. Betina Cave

Uma das atrações mais populares em Dubrovnik é o passeio de caiaque em torno da Ilha Lokrum. Durante a atividade, algumas cavernas da região são incluídas no roteiro. A Betina Cave é uma delas! Por lá há uma pequena praia, quase secreta, escondida entre as rochas da costa e que pode ser acessada somente por caiaque ou barco. É possível fazer este tour guiado em diversos horários durante o dia, mas o mais incrível é fazê-lo no final da tarde, para que você tenha uma ótima vista do pôr do sol perto da caverna. O ingresso ainda inclui lanche e vinho na recepção de volta à Dubrovnik.

  • Endereço: saída no Centro de Informações Turísticas de Dubrovnik, Brsalje ul, 5.
  • Horário de funcionamento: varia de acordo com a temporada e o clima.
  • Valor de entrada: 250 Kn. Crianças e idosos não podem participar desta atividade por questões de segurança.

6. Rector’s Palace

Construído em 1200, o Rector’s Palace já foi sede do Reitor da República de Ragusa, abrigou a Administração do Estado, uma casa da Vigilância, uma prisão, e hoje funciona como um museu. Durante os anos, o edifício sofreu várias restaurações e reconstruções, pois foi severamente danificado por conta de terremotos e incêndios, adotando assim diversos estilos, como o gótico, bizantino, renascentista e o barroco.

  • Endereço: Ul. Pred Dvorom, 3.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 18h.
  • Valor de entrada: 100 Kn.

7. Lovrijenac

Todos que visitam o forte de Lovrijenac saem com a mesma opinião: você se sente em um episódio de Game of Thrones! Isso porque lá foi uma de outras tantas locações em que a série foi gravada. A Gibraltar de Dubrovnik, como é popularmente chamada, é acessada por uma escadaria íngreme a partir de Pile Gate, mas vale a pena todo o esforço. Não deixe de reparar no formato de sua construção, que segue direitinho a forma da grande rocha onde ela foi erguida, e também na vista encantadora do mar nos terraços no edifício.

  • Endereço: Ul. od Tabakarije, 29.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 19h.
  • Valor de entrada: o ingresso da fortaleza é o mesmo ticket usado para acessar as muralhas de Dubrovnik.

8. Tvrđava Minčeta

Mais uma atração de Dubrovnik presente em Game of Thrones, Tvrđava Minčeta (para facilitar a sua pronúncia, chame-a de Forte Minceta) foi construído em estilo gótico em 1319 e é um dos pontos mais altos do sistema de defesa da cidade. Assim como a sua irmã Lovrijenac, a subida até o topo não é das mais fáceis, mas vale cada degrau tendo uma vista paradisíaca como recompensa. A dica de quem já visitou o local é certeira: suba as torres de Minceta perto do pôr do sol e desfrute deste espetáculo natural bebendo uns bons drinks.

  • Endereço: Ul. Ispod Minčete, 9.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 10h às 19h.
  • Valor de entrada: aqui também vale o mesmo ticket das muralhas.

9. Sveti Jakov

Não muito longe do centro de Dubrovnik está Sveti Jakov, uma pequena praia de águas cristalinas e tranquilas, com infraestrutura de primeira, ideal para curtir com toda a família. O local não é muito frequentado por turistas, portanto, ela não costuma ser muito cheia nem na alta temporada do verão. Você poderá aproveitar as espreguiçadeiras disponíveis para locação ou a areia fofinha para esticar a canga, um restaurante com comidinhas gostosas a preços justos e uma vista paradisíaca do entorno. O acesso é feito por uma longa escadaria.

10. Bate-volta em Montenegro

A vizinha de Dubrovnik, Montenegro, é uma parada obrigatória para os amantes de história. Isso porque o pequeno e novo país (ele foi criado em 2006, depois da região ser separada da Sérvia) também é recheado de construções medievais preservadíssimas, espalhadas por Perast, Kotor, Budva e Sveti Stefan. A configuração de seu passeio será basicamente a mesma de Dubrovnik: fortes com vistas incríveis, edifícios históricos, centrinho velho e restaurantes deliciosos pelo percurso – a diferença é que em Montenegro tudo isso contrasta com as construções modernas.

Para garantir seu bate-volta a Montenegro basta se dirigir a uma das inúmeras agências de turismo de Stradun, reservar alguns euros e separar o seu calçado mais confortável, pois você andará bastante!

Se o seu roteiro de viagem até a Croácia estiver apertado, vale lembrar que em questão de dois dias é possível conhecer, mesmo que rapidamente, todas as principais atrações de Dubrovnik. Mas se tiver um tempinho a mais para aproveitar a cidade, não hesite: tirar cinco dias para curtir sem pressa este destino paradisíaco com nuances medievais deixará a sua trip ainda mais inesquecível!

Curiosidades sobre Dubrovnik

Para a sua viagem se tornar mais completa e organizada, tome nota dessas informações importantes:

  • Gastronomia variada: a cozinha croata tem influência de outros países do litoral mediterrâneo, como a Itália, Espanha, Grécia e Turquia.
  • Documentos: não é necessário visto para entrar na Croácia – um passaporte válido é suficiente.
  • Idioma: a lingua oficial de Dubrovnik é o croata, mas é possível se comunicar facilmente em inglês ou italiano.
  • Fuso: a Croácia está quatro horas à frente do Brasil.
  • Moeda: apesar de fazer parte da União Européia, a Croácia ainda utiliza sua moeda nativa, o Kuna.
  • Game of Thrones: o turismo em Dubrovnik aumentou consideravelmente após sua participação na série mais popular da HBO. Por isso, você encontrará centenas de agências de turismo oferecendo passeios completos por todas as locações – os fãs desta gigantesca produção não podem deixar este passeio de fora!
  • Gorjeta: a prática na cidade é de 10%.

Não precisa incluir nesta lista para reservar uma boa memória em seu celular para tirar muitas fotos, não é mesmo? Esta dica é mais do que óbvia!

Onde ficar em Dubrovnik

Independente do orçamento da sua viagem, escolher uma hospedagem confortável para descansar depois de um dia longo de caminhada é primordial, certo? Veja opções para todos os tipos de bolsos:

Hostel Angelina Old Town – $

Dentro da Old Town fica este hostel pequeno, aconchegante e que oferece um serviço de primeira: há quartos para não fumantes, para famílias, wi-fi gratuito, serviço de lavanderia e varanda com vista surpreendente. Tudo limpinho, com atendimento simpático e o melhor: o precinho é camarada.

  • Endereço: Ul. Plovani Skalini, 17

Bed&Breakfast Andio – $$

Conhecida como B&B, esta pousada fica pertinho da Rua Stradun e, além da decoração surpreendente, os quartos também contam com minibar, geladeira e ar-condicionado. O café da manhã está incluso da diária e o wi-fi é gratuito.

  • Endereço: Kunićeva ul, 4.

Hotel Kompas Dubrovnik – $$$

Se você procura por um hotel com atmosfera romântica, piscina, translado para o aeroporto, café da manhã gratuito, quartos equipados com TV, ar-condicionado e minibar, além de academia e wi-fi, eis aqui uma opção. O Hotel Kompas Dubrovnik fica pertinho do Fort Lovrijenac e de mais algumas atrações populares da cidade.

  • Endereço: Ul. kardinala Stepinca, 21.

Ariston Hotel – $$$$

Não é só uma piscina com vista para a praia que o Ariston oferece aos seus hóspedes: lá o serviço é realmente de primeira! As suítes contam com ar-condicionado, frigobar e TV. O hotel ainda oferece café da manhã e wi-fi gratuito, academia, translado, restaurantes, serviço de babá e até uma praia particular.

  • Endereço: Ul. kardinala Stepinca, 31.

Royal Princess Hotel – $$$$$

Este luxuoso hotel com vista para o mar oferece serviço completo: internet e café da manhã gratuitos, piscina, translado, suítes com sacada, serviço de quarto, ar-condicionado, tudo isso pertinho dos principais pontos turísticos da cidade.

  • Endereço: Ul. kardinala Stepinca, 31.

Quais dessas opções têm mais a ver com o perfil da sua viagem?

Restaurantes em Dubrovnik

Quer conhecer a culinária regional? Você encontrará em Dubrovnik diversas opções! Mas se em algum momento a ideia seja fugir um pouco do tradicional, há também lugares de sobra para isso. Espia só algumas sugestões:

Banje Beach Restaurant

Difícil encontrar um defeito no Banje Beach Restaurant: ele está em uma localização privilegiada (pé na areia de Banje Beach e com vista para as muralhas), o cardápio é recomendadíssimo por quem já passou por lá (frutos do mar é a especialidade da casa) e ainda por cima o atendimento é muito elogiado. Fora que você pode curtir o local de várias maneiras: alugar uma espreguiçadeira na praia e experimentar alguns drinks e petiscos ou pegar uma mesa na parte interna e caprichar na refeição.

  • Endereço: Ul. Frana Supila 10/B.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 9h às 4h.

“Tutto Bene” Fast Food

A Tutto Bene possui algumas unidades espalhadas por Dubrovnik e é uma boa saída caso você precise de uma refeição barata a qualquer momento. O cardápio conta com pizzas e hambúrgueres bem caprichados que vão matar a sua fome depois de passar um dia inteiro batendo perna.

  • Endereço: Há várias unidades, mas a de Old Town fica na Ul. od Puča 7.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 10h à 0h.

Ala Mizerija

O Ala Mizerija funciona como café, bar e restaurante, garantindo sempre uma ótima vista para a praia. Já pensou em almoçar, tomar um brunch ou uns drinks com esta vista deliciosa? E sabe o melhor de tudo? As opções são bem baratinhas. Quem já passou por lá recomenda de olhos fechados a bruschetta, a salada de frutos do mar e a cervejinha gelada.

  • Endereço: Ul. od Tabakarije.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 9h às 22h.

Oyster & Sushi Bar Bota

Se bater aquela vontade de comida japonesa durante o seu passeio pela Old Town, você poderá correr para o Oyster & Sushi Bar Bota. O cardápio conta com opções frescas, como ostras, camarão no azeite e limão, tartar de atum, entre outras delícias que podem ser apreciadas na companhia de um bom vinho.

  • Endereço: Ul. od Pustijerne.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 12h às 23h.

Mea Culpa Pizzeria & Trattoria

Esta é uma opção favorável para grupos grandes de viagem, já que a pizza do Mea Culpa é conhecida por seu tamanho gigantesco! O atendimento rápido e os preços justos chamam bastante a atenção dos locais e turistas de Dubrovnik. Mas, se a sua preferência é algo mais individual, aposte nas massas e risotos da casa: são de dar água na boca!

  • Endereço: Ul. za Rokom 3.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 10h à 0h.

Em Dubrovnik você encontrará de tudo: desde comidinhas regionais até uma variedade internacional de respeito.

Mais fotos de Dubrovnik que vão te arrancar suspiros

Quer inspiração maior do que ver fotos incríveis de Dubrovnik postadas no Instagram? Veja esta lista a seguir:

1. Olha a vista incrível de Old Town de cima das muralhas

2. E em cada brechinha que você olhar, encontrará algo surpreendente

3. Principalmente construções antigas intactas

4. Reparar em cada detalhe será uma missão deliciosa

5. As muralhas chamam atenção onde quer que você esteja

6. E será impossível não se imaginar em uma incrível viagem no tempo

7. Em Lokrum você terá a oportunidade de se conectar com a natureza

8. E nos museus, de conhecer um pouco mais da história de Dubrovnik

9. Mas mais uma vez, não deixe de reparar em cada detalhe

10. A natureza constrasta lindamente com as construções medievais

11. Os fãs de Game of Thrones não deixam de lembrar a caminhada da vergonha de Cersei nesses degraus

12. Até as praias trarão recordações de alguns episódios

13. E falando em praias, aproveite para se refrescar nestas águas cristalinas

14. E garantir um belo bronzeado nessa areia fofinha

15. Como não suspirar com esta visão paradisíaca?

16. Esta pequena ilhota na vizinha Montenegro chama-se Sveti Stefan

17. Que aliás, possui diversas atrações incríveis que merecem sua visita, como o Black Lake

18. Grande parte desses barquinhos no porto…

19. …partem para Lokrum, ali no meio do mar

20. As vielas de Dubrovnik são cheias de histórias para contar

21. Assim como suas águas contornando a cidade

22. Olha o pôr do sol deslumbrante você encontrará por lá

23. Tão surpreendente quantos as cores do horizonte

24. Motos e carros se contrastam com as construções históricas

25. Tá esperando o que para fazer as malas?

Durante a sua viagem à Dubrovnik, uma coisa é garantida: será impossível não voltar apaixonado, seja você fã de Game of Thrones ou não.

PARA VOCÊ