Zagreb: o que fazer, onde se hospedar e dicas sobre a capital croata

Escrito por Bruno Mendes

A capital da Croácia não é tão famosa entre brasileiros como Berlim, Paris, Lisboa, Roma ou outros destinos turísticos tradicionais do velho continente. Porém Zagreb é uma cidade que merece ser visitada, pois tem diversas atrações culturais e é muito cosmopolita.

Será um privilégio passear pelas ruas arborizadas, admirar as estátuas e os prédios antigos, conhecer parques, museus e ter aquela oportunidade especial que só as melhores viagens proporcionam: imergir em outra cultura e, assim, levar para casa aprendizados únicos. Olha só este guia e veja que existem amplas razões para você viajar para Zagreb!

O que fazer em Zagreb?

Zagreb é uma cidade pacata cuja história viva é representada pelos monumentos e os traços arquitetônicos presentes em cada esquina. Por outro lado, os aspectos modernos e joviais também são marcantes e os baladeiros não ficarão entendiados. Resumindo: há diversão para todas as preferências. Confira essa lista e prepare o seu roteiro!

1. Catedral de Zagreb

Assim como muitos monumentos centenários e milenares da Europa, a Catedral de Zagreb passou por distintos processos de restauração ao longo de sua história. Esse exuberante templo neogótico, que começou a ser erguido em 1903, conta com duas torres de 105 metros de altura que fazem com que ele seja visto de vários pontos da cidade.

Mesmo que você não tenha religião ou o hábito de frequentar igrejas, não deixe de conhecer esse magnífico exemplar arquitetônico da Croácia. Prepare a máquina fotográfica!

2. Praça Ban Jelačić

O nome da praça central de Zagreb é uma homenagem a Ban Josip Jelacic, general austríaco que lutou com os húngaros em busca da unificação e liberdade croata. É lá que o viajante presenciará um pouco da rotina local, encontrará turistas de diversas nacionalidades e estará perto de importantes pontos turísticos.

3. Rua Ilica

Depois de tirar fotos na praça, admirar sua estátua central e as construções ao redor, vale seguir para a Ilica, a mais longa rua de Zagreb e um centro comercial de grande importância na cidade.

É o lugar certo para fazer compras, afinal existem várias lojas como Adidas, Zara, United Colors of Benetton, H & M, além de padarias, cafeterias e estabelecimentos que disponibilizam lembranças típicas da Croácia.

4. Parque Maksimir

Caso você queira apreciar vastos exemplares da natureza croata, a nossa dica é visitar o Maksimir, o mais antigo parque público de Zagreb. Aberta em 1794, a atração possui densas florestas de carvalho, lagos, riachos, mais de 100 espécies de pássaros e muitas outras maravilhas naturais.

Entre as riquezas da flora, o viajante poderá ter acesso a esculturas que representam diferentes períodos históricos do país e conhecer o Jardim Zoológico da cidade, que fica no interior do parque. Resumindo: passeio imperdível para toda família.

5. Portão de Pedra (Kamenita Vrata)

O Portão de Pedra é um dos mais valiosos símbolos históricos de Zagreb e fica localizado na parte alta do núcleo urbano. Erguido no século 13 e restaurado em 1770, ele é o único muro medieval preservado da cidade.

6. Museu Minara

Aberto ao público em 1987, o Museu Minara fica em um imponente palácio do século 19 e possui um acervo com mais de 3700 obras de arte de diferentes civilizações e culturas.

Esculturas da antiguidade, registros fotográficos, peças raras de artistas como Rembrandt, Rafael e Goya poderão ser apreciadas por viajantes que amam história e exposições.

7. Torre Lotrscak

O turista chega ao topo desta torre medieval subindo 300 degraus, ou por intermédio de um funicular que faz a ligação do trecho baixo de Zagreb ao alto desde o final do século 19. Lá de cima dá para se ter uma vista incrível da capital crota e assimilar a singela harmonia da arquitetura urbana com a natureza.

Graças a uma tradição local, todos os dias ao meio dia um canhão dispara do alto da torre, podendo assustar a maioria dos turistas.

8. Museu dos Relacionamentos Terminados

Depois de terminar uma relação de quatro anos, os artistas Olinka Vištic e Dražen Grubišić, tiveram uma ideia curiosa: juntar os objetos pessoais e presentes que acumularam durante a relação – e, é claro, tenham valor afetivo – e expor em um museu.

No Museu dos Relacionamentos Terminados há um vestido de noiva de um casamento não realizado, um machado usado para destruir móveis, um gnomo com a cabeça quebrada e outras surpresas. É possível que esta seja a atração mais peculiar de Zagreb.

9. Vinoteka Bornstein

Se a intenção for sair com o pessoal para tomar vinhos de alta qualidade e saborear uns queijos, siga para a Vinoteka Bornstein, uma adega aconchegante, cuja decoração passeia entre o rústico e o sofisticado com elegância sublime.

Excelente oportunidade para você conhecer os vinhos da Croácia e, consequentemente, mergulhar um pouco na cultura gastronômica do país.

10. Mercado Central de Zagreb (Dolac)

Nada melhor que conhecer os mercados centrais para sentir a energia autêntica dos nativos e identificar vários aspectos da realidade cultural de cada destino. Então, durante o seu passeio por Zagreb, não deixe de ir ao Dolac, o mais importante da cidade.

Prove frutas fresquinhas, passeie pelas barracas que vendem queijos, verduras, peixes, carnes e até alguns souvenires.

11. Praça Petar Preradovic

Conhecida como a praça das flores, a Petar Preradovic (poeta e general croata) fica localizada no Centro de Zagreb e é um importante ponto de encontro de turistas e moradores locais, que deve fazer parte do seu roteiro de viagem.

A atração é contornada por restaurantes, cafés e outros tipos de estabelecimentos comerciais. Perfeita para aquele dia em que a vontade maior seja sair pra beber, comer algo e passear o dia inteiro.

12. Fortaleza Medvedgrad

A fortaleza medieval Medvedgrad está situada na encosta sul do Monte Medvednica, região de onde se tem deslumbrante vista de grande parte de Zagreb nos dias mais ensolarados. Erguida em 1242, após a invasão dos mongóis, para proteger a capital croata contra novas ameaças, Medvedgrad permaneceu completamente abandonada até o início do século 20.

Após restauração parcial, o atrativo tornou-se um valioso ponto turístico da Europa. Se você gosta de conhecer o passado da região visitada e ainda conferir lindas paisagens, ficará muito feliz em fazer este passeio.

13. Igreja de São Marcos

O mosaico que forma o brasão de Zagreb e outro que une os brasões da Croácia, Eslavônia, Moldávia e Dalmácia proporciona admirável beleza ao telhado da Igreja de São Marcos, outro monumento religioso bem famoso em Zagreb.

Situada na parte mais alta da cidade, a igreja é acessada pelo mesmo funicular que leva os visitantes à Torre Lotrscak. Chegando na área conhecida como Gornji Grad (cidade superior), caminhe sem pressa, pois você irá vislumbrar construções de encher os olhos pelas cores, formatos e nuances arquitetônicas.

14. Rua Tkalciceva

A rua Tkalciceva é repleta de cafés, restaurantes, bares com mesas externas e é o principal point gastronômico de Zagreb. Mesmo se você não estiver muito interessado em comer e quiser só dar uma voltinha ou tomar no máximo um chopp, pode dar uma passada lá, a via é bem animada.

15. Cemitério Mirogoj

Não é tão comum incluir um cemitério na programação de viagens, mas quando o destino é Zagreb essa lógica é deixada de lado. O Mirogoj é considerado um dos cemitérios mais bonitos da Europa, graças ao seu requinte arquitetônico, ao parque magistral e às sepulturas emolduradas de acordo com distintos credos.

Lá existem membros católicos, judeus, protestantes, muçulmanos, descrentes e de outras vertentes religiosas. Não é exagero dizer que este é mais um centro cultural e artístico da capital croata.

16. Lago Jarun

Pode-se dizer que o Lago Jarun é um dos melhores destinos de verão em Zagreb se o visitante quiser escapar um pouco do núcleo urbano e apreciar a natureza, fazer caminhada, andar de bicicleta, dar comida às aves que ficam na água, etc.

Sugestão: esteja no local pela tarde e fique até o início da noite. Há bons bares e restaurantes no entorno, o que significa que o lazer e a comodidade estarão aliados e você não passará perrengue.

Inclua estes ou outros pontos turísticos na sua programação que a sua tour por Zagreb será nota 1000!

O que você precisa saber antes de ir para Zagreb?

Viajali

E aí, aprovou as indicações turísticas acima? Antes de fazer as malas e pegar o voo para a Croácia, dá uma olhada nestas dicas interessantes que serão úteis durante a preparação da trip e em toda a estadia.

  • Localização: Zagreb está localizada entre o monte Medvednica e a encosta do rio Salva. Praticamente todas as rodovias da Croácia iniciam ou terminam na cidade.
  • Clima de Zagreb: durante o ano inteiro a temperatura média de Zagreb varia entre -3°C e 28°C, ou seja, o inverno é muito frio e o verão ameno. O melhor período para ir à cidade e aproveitar os pontos turísticos sem problemas é entre o fim de maio e o meio de setembro.
  • Visto: a Croácia não solicita visto para turistas que ficarem no país por até 90 dias. É necessário apresentar um passaporte que seja válido por ao menos 6 meses e registrar o endereço da hospedagem.
  • Moeda: a moeda croata é a Kuna, que é usada em todos os pagamentos, seja em compras por dinheiro, crédito ou débito. Para trocar a moeda estrangeira pela local é fácil, basta ir a alguma casa de câmbio, bancos ou balcões dos correios.
  • Idioma: ainda que o idioma croata seja o mais utilizado em Zagreb, é possível se virar muita bem utilizando o inglês. Caso queira ficar 100% seguro durante as saídas, baixe aplicativos de tradução, pois são ótimos quebra-galhos em viagens internacionais.
  • Voos para Zagreb: não há voos diretos do Brasil para Zagreb e você poderá fazer algumas escalas pelas companhias Turkish Airlines, Lufthansa, Qatar Airway, entre outras. Dica: fique atento aos sites das companhias para acompanhar as promoções e conseguir os melhores preços.

Pronto, é só guardar essas informações e embarcar para esta cidade linda e receptiva do velho continente, mas ainda não fecha a página, ok? Continue lendo este guia, pois há mais coisinhas bacanas para você saber antes de partir!

Onde ficar em Zagreb?

A rede hoteleira de Zagreb é muito boa e atende a diferentes gostos e condições financeiras. Selecionamos algumas opções bem localizadas, confira!

1. Youth Hostel Zagreb – $

Não se importa muito com luxo e pretende economizar na estadia? É uma ótima ideia ficar hospedado nesse hostel situado ao redor dos melhores pontos turísticos de Zagreb. As instalações são boas e ele tem cofre na recepção, um jardim charmoso e até terraço! Vale a pena!

2. Hotel Zagreb – $$

Situado a poucos minutos de alguns destinos turísticos de Zagreb, este hotel é simples e muito confortável. Ele conta com um restaurante, elevador e quartos com ar condicionado e TV de tela plana.

3. Hotel Central – $$$

O Hotel Central possui um cassino, restaurante, serviço de business center e quartos muito confortáveis e amplos. Bem localizado, fica a um pouco mais de 10 minutos andando da movimentada Praça Ban Jelačić.

4. Hotel Academia – $$$$

O Hotel academia fica a menos de 1 km do centro de Zagreb e a um pouco mais de 5 minutos a pé da igreja de São Marcos. Além da excelente localização, o estabelecimento dispõe de restaurante/bar lounge, terraço e lindos quartos. Conforto e bom gosto por um preço justo!

5. Hotel Esplanade Zagreb – $$$$$

Se faz parte da sua programação ficar hospedado em hotel de alta categoria, escolha o Hotel Esplanade Zagreb, um autêntico cinco estrelas elogiado pelos serviços e acomodações. Imponente por fora, o local contempla estacionamento com manobrista, restaurante/bar lounge, centro de bem-estar e uma série de mordomias. Irretocável!

Há muito mais hotéis e hostels interessantes em Zagreb, porém se você escolher um destes cinco não irá se arrepender. Pode confiar!

Dicas que farão de sua viagem a Zagreb um sucesso

Agora que você já conhece algumas das melhores atrações turísticas e leu sobre opções de hospedagens, confira alguns vídeos interessantes feitos por brasileiros sobre Zagreb.

É bom ressaltar que as opiniões correspondem aos respectivos autores de cada vídeo e, obviamente, você poderá discordar de um ou outro ponto ao vivenciar suas próprias experiências na cidade. De todo modo, é válido conhecer um pouco sobre outras culturas pelo ponto de vista de viajantes e admirar as imagens nos vídeos, certo? Divirta-se!

1. Zagreb: A Capital e As Ilusões, por Marjorie

Nesse vídeo a Marjorie prova que, ao contrário do que algumas pessoas dizem, Zagreb não é uma cidade chata. Confira um passeio bem legal por alguns destinos turísticos em manhã de sol. Deu até para sentir uma pontinha de inveja dela!

2. Dicas sobre Zagreb, por Uma viagem pela Croácia

Ao contrário do vídeo anterior, neste não há exposição de paisagens, pois trata-se de um guia bem bacana sobre passeios que podem ser feitos pela capital croata. Há ótimas sugestões gastronômicas, diga-se de passagem!

3. Em Zagreb pela primeira vez, por Larissa Braga

Sabe aquela deliciosa sensação que o viajante tem ao chegar em um lugar novo? A vloger Larissa Braga expõe com honestidade essa mistura de curiosidade e encanto com a cidade croata e ainda apresenta algumas informações importantes sobre o Museu dos Relacionamentos Terminados, algumas áreas históricas e certas comidinhas.

4. Hotel futurista – Zagreb Croácia, por Apure Guria!

Lindas construções, praça cheia de flores, interação com pequenos croatas e um curioso hostel com cápsulas futuristas. O vídeo da Angie – do canal Apure Guria! – é mais uma mostra de como o seu passeio por Zagreb será divertido e surpreendente.

5. Zagreb, a linda capital da Croácia, por Daniela Gargiulo

Os aspectos mais bucólicos e toda a beleza paisagística de Zagreb são expostos neste vídeo da Daniela Gargiulo. Registros simples e honestos de uma cidade acolhedora, ensolarada e repleta de flores.

Que tal montar um roteiro e gravar um vídeo sobre Zagreb quando estiver na cidade? Os seus amigos vão adorar!

13 fotos de Zagreb que irão fazer você querer viajar imediatamente

Este guia se encerra com lindas imagens desee especialíssimo destino europeu. Será que vai rolar aquela vontade de antecipar a viagem?

1. Cultura, história e paisagismo

2. Caminhe sem pressa pelas belas vias

3. Encontre aquela rua charmosa com vários bares e restaurantes

4. A arte urbana de Zagreb solicita um ou mais registros fotográficos

5. A praça de encontro dos turistas e croatas

6. Pausa para o descanso!

7. Ah, a natureza pura e preservada!

8. O cemitério mais bonito do planeta

9. Zagreb é linda nos dias ensolarados

10. E os invernos rigorosos são igualmente belos

11. A noite é convidativa!

12. Topa sair para comer?

13. Apenas conheça este lugar incrível!

Zagreb não é um playground como Barcelona, por exemplo, mas é tranquila sem jamais se tornar monótona. Vai ser difícil não se surpreender nem se apaixonar por este recanto croata ao conhecer as igrejas, praças, museus e caminhar pelas diferentes ruas. Boa viagem!

PARA VOCÊ