7 fotos magníficas de Campanópolis, uma cidade medieval na Argentina

Escrito por Bruno Mendes

Você sabia que há uma cidade medieval na Argentina? Sim, a inusitada Campanópolis é uma aldeia que foi erguida pelo milionário argentino Antônio Campana na década de 1980 e suas construções seguem o estilo da idade média. De certa forma deslocada dos principais roteiros turísticos do país vizinho, ela contém castelos, moinhos, igrejinhas e toda a atmosfera de um lugar deslocado do presente. A boa notícia é que é fácil chegar lá. A vila, que tem 20 hectares, fica na província de Gonzales Catan, localizada a apenas 30 quilômetros de Buenos Aires.

Se você insiste em dizer que nasceu na época errada e sonha em andar por ruas bucólicas que remetem aos seus contos literários favoritos, ou mesmo tem apreço pelos cenários mágicos de algum filme do Tim Burton, Campanópolis é um lugar que você deverá conhecer. O Viajali apresenta 7 imagens para você se convencer de que vale a pena sentir esses ares do passado em pleno século XXI.

1. Que tal esse pátio retrô?

A vila erguida com materiais reciclados possui ambientes cuidados e milimetricamente criados. Olha só o charme desse quintal em frente ao casarão. Parece ou não parece ou um ambiente adequado para uma festa temática ou um simples encontro de amigos?

2. A pedra é um dos materiais mais utilizados nas construções

O estilo gótico presente nas torres e o encaixe de pedras que emolduram construções estilosas, marcam cada metro quadrado de Campanópolis. Algumas pessoas podem sentir a impressão de estar em meio a um filme de terror – desses que os personagens fogem de algum perigo eminente em vielas vazias – ou em alguma desventura de literatura fantástica. O certo é que não há como ficar indiferente durante o passeio.

3. Esculturas e vegetação de Campanópolis

Como toda cidadezinha, vilarejo ou povoado interiorano, Campanópolis tem um aprazível espaço verde, onde o visitante poderá sentir a energia e toda a calmaria da natureza. O bosque é espaçoso e tem lindas esculturas: a mais pura inspiração para os amantes de fotografia!

4. Autêntico estilo gótico

Os apreciadores de arquitetura também terão motivos de sobra para visitar a aldeia argentina. Olha só essa belíssima igreja simétrica, de torres pontiagudas e janelas decoradas de maneira delicada. Valiosa representação da arte gótica.

5. O lado belo de ambientes que parecem abandonados

Campanópolis é uma vila não habitada e construída por quem ama os traços autênticos das construções, delineamentos urbanos e paisagísticos da idade média. Estar lá é poder conferir de perto a magia inigualável de lugares preservados e com aquela aparência de abandonados.

6. Você moraria nessa casinha?

A pequena casa de pedras com a porta vermelha, situada em espaço cercado por árvores, ilustra bem o que se imagina como estilo de vida de um cidadão médio de tempos longínquos: sem televisão, sem celular e com o som do canto dos pássaros e do balançar das árvores.

7. Faça de Campanópolis o seu principal destino na Argentina

A Argentina é um país encantador e, certamente, será muito bom dançar tango e se esbaldar na vida noturna de Buenos Aires. No entanto, não deixe de conhecer essa vila erguida em tempos modernos, mas com traços medievais fidedignos.

PARA VOCÊ