Circuito das Águas (SP): a bela rota turística do interior paulista

Escrito por Bruno Mendes
Atualizado em 02.12.20

O Circuito das Águas é um roteiro turístico que envolve 9 charmosíssimas cidades do interior de São Paulo. Em cada uma delas, o viajante poderá encontrar belas paisagens naturais, com montanhas, rios, lagos e áreas urbanas muito aconchegantes. Veja como vale a pena fazer esse tour.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Mapa do Circuito das Águas

Viajali

As cidades que fazem parte do Circuito das Águas são: Lindóia (155 km de São Paulo), Águas de Lindóia (118 km de São Paulo), Holambra (131 km de São Paulo), Monte Alegre do Sul (95 km de São Paulo), Pedreira (138 km de São Paulo), Jaguariúna (125 km de São Paulo), Serra Negra (141 km de São Paulo), Socorro (135 km de São Paulo) e Amparo ( 128 km de São Paulo).

Os municípios compartilham de semelhantes características naturais e urbanas e encantam o viajante que ama calmaria e sossego, e também os adeptos de esportes radicais em meio a natureza. Por serem próximos, não é difícil programar um passeio por todos, mesmo durante um curto período de viagem. O que acha da ideia?

Cidades do Circuito das Águas

Agora saiba o que há de melhor nas cidades que fazem parte do Circuito das Águas.

1. Holambra

Conhecida como a Capital das Flores no Brasil, Holambra conta com enorme comunidade de imigrantes holandeses. Além da atmosfera bucólica e das construções com traços arquitetônicos característicos dos Países Baixos, a cidade possui excelente polo gastronômico e recebe milhares de visitantes todos os anos para a Exploflora, principal exposição de flores da América Latina.

2. Lindóia

Lindóia fica próxima da divisa de São Paulo com Minas Gerais e é envolta pela Serra da Mantiqueira. Cerca de 40% da água mineral do Brasil é produzida na cidade, que possui cachoeiras e um lago de 5 km, por onde é possível praticar stand up paddle e wakeboard. E se você pretende encher o Instagram de fotos inspiradas, saiba que a cidade conta com um mirante com uma estátua do Cristo Redentor.

3. Monte Alegre do Sul

Se você gosta de uma cachacinha artesanal, é bom saber que Monte Alegre do Sul é um destino imperdível do Circuito das Águas. Na cidade há mais de 20 alambiques abertos para visita e muitos bares e restaurantes vendem as diferentes bebidas produzidas por lá. Os principais pontos turísticos são o Santuário do Senhor Bom Jesus, a mini cidade e o Lago dos Patos.

4. Jaguariúna

Jaguariúna fica bem perto de Holambra e a famosa maria fumaça que segue para Campinas é o atrativo mais famoso, portanto, não deixe de fazer o passeio. A cidade também contempla belas áreas verdes e o irresistível Naga Cable Park: um parque aquático equipado com ótima estrutura para a prática de wakeboard, esqui aquático, wakeskate e outros esportes náuticos.

5. Amparo

Ao bater perna pelo Centro Histórico de Amparo vai ser fácil ficar encantado com as construções históricas preservadas e com as exuberantes mostras naturais. Importantíssimo no ciclo do café durante o período colonial, o município tem polo gastronômico cheio de opções e antigas fazendas que hoje funcionam como pontos turísticos. Sem dúvidas, um dos recantos mais graciosos do Circuito das Águas.

6. Águas de Lindóia

Um dia de diversão com toda a família no Thermas Hot World, o passeio na Gruta de Nossa Senhora de Fátima e a subida até o Morro do Pelado são atividades bacanas que podem ser feitas em Águas de Lindóia. A cidade é uma famosa estância hidrotermal que atrai visitantes interessados em curtir a programação de lazer e a possibilidade de realizar tratamentos alternativos com as águas medicinais.

7. Serra Negra

Serra Negra é um fotogênico destino do Circuito das Águas. Lá, o viajante poderá observar a cidade e tirar muitas fotos durante o passeio de teleférico, conhecer as fontes de água mineral Santa Luzia e Santo Agostinho e dar uma volta na maria fumaça. Quer mais? Você também vai adorar caminhar pela rua Coronel Penteado e fazer compras. Na via e ao redor há muitas lojas que vendem artigos de malha e couro. Prepare-se para adquirir várias lembrancinhas.

8. Socorro

Situado na região da Serra da Mantiqueira, Socorro é um reverenciado destino para o ecoturismo no Brasil. Isso porque a localidade tem áreas propícias para o arvorismo, trilhas, rafting e outras atividades de aventura ao ar livre. Na cidade também são produzidos deliciosos queijos, cachaças, cervejas e doces artesanais, os quais são vendidos em restaurantes e pequenas lojas.

9. Pedreira

Pedreira é conhecida como a capital da porcelana. Sendo assim, você terá a oportunidade de adquirir vários itens como louças, quadros, esculturas e peças de cozinha, e ainda por cima visitar o Museu Histórico da Porcelana. Na área central da cidade há belas igrejas, cafeterias e uma feira de artesanato, então, pode ir se preparando para muitas andanças e fotos.

Pelas informações e imagens deu para imaginar como o Circuito das Águas é especial, né? Então, depois desse passeio conheça mais cidades turísticas em São Paulo e elabore vários roteiros de viagem por esse estado que encanta cada viajante por incontáveis motivos.