Ibiza: as festas e praias imperdíveis da mais badalada ilha espanhola

Escrito por Marta Stegani

O verão europeu está chegando e, se a sua vibe é curtir a noite nas melhores baladas do mundo e relaxar durante o dia em uma praia paradisíaca, Ibiza é o lugar certo para você.

Confira as festas da temporada que você não pode deixar de ir e as praias e pontos turísticos que você não vai se arrepender de incluir no seu roteiro quando visitar a ilha!

O que fazer em Ibiza?

Se você está planejando uma viagem para a Espanha e pretende conhecer a Ibiza, dá uma olhada no que te espera por lá:

1. Formentera

A menor das quatro ilhas Baleares é parada obrigatória para quem vai até Ibiza. Prepare os olhos para contemplar areias brancas, dunas e águas transparentes.

Como lá não tem aeroporto, a única forma de se chegar é através de ferry boat, em uma viagem que dura cerca de 30 minutos partindo de Ibiza. O ponto de saída mais habitual é o Porto de Ibiza, de onde partem os barcos rápidos, mas também há partidas de Playa d’en Bossa e Santa Eulalia, que operam barcos mais lentos e que costumam ser mais baratos.

Durante o verão, as saídas acontecem diariamente e os tickets podem ser comprados na hora ou pelo site das companhias.

2. Playa Cala Salada

É uma praia pequena e destino preferido de muitos moradores, por ser considerada uma das mais bonitas da ilha. As águas são claras, de cor turquesa e tranquilas, ideal para quem gosta de nadar ou apenas relaxar.

Por ser de pequeno porte, costuma estar sempre cheia nos meses mais quentes. Mas, seguindo por sua orla, é possível chegar até a Playa Cala Saladeta, igualmente paradisíaca, cercada por pedras e mais tranquila que sua vizinha.

3. Playa d’en Bossa

Foto: iStock

A maior e mais badalada praia de Ibiza é também a localização de grandes hotéis, restaurantes, bares e baladas, como Ushuaia, Hi Ibiza e Sankeys. É perfeita para a prática de esportes aquáticos ou apenas apreciar a bela visão e tomar um sol.

4. San Antonio


A região já foi uma vila de pescadores e hoje é famosa pela agitação e vida noturna. É conhecida por ter um belo pôr do sol.

Ao passar por lá, não deixe de contemplar a vista do Café del Mar, um dos mais famosos de Ibiza. Considerado um sunset bar, você pode apreciar o visual enquanto toma um drink, relaxa e conversa. Outra opção é sentar à beira da praia e sentir o clima do local.

5. Santa Gertrudis de Fruitera

O povoado localizado no centro de Ibiza traz um ar de interior para a ilha. Construído ao redor de uma igreja do século XVIII, é formado por charmosas casinhas brancas.

Com seu ar boêmio, é repleto de bares, restaurantes e lojas e é perfeito para fugir um pouco da agitação. Ao passar por lá, não deixe de conhecer o maior e mais famoso bar da região, o Bar Costa. Aproveite para experimentar os tradicionais “bocadillos”.

6. Dalt Vila

Foto: iStock

O centro histórico da cidade é nada menos que uma grande fortaleza do século XVI, considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO. A melhor forma de conhecê-lo é caminhando pelas ruas de pedras, portanto, prepare um calçado confortável.

Dalt Vila significa Cidade Alta, e de lá é possível avistar algumas partes da cidade, como o Porto e algumas praias de Ibiza. Uma verdadeira aula de história, com construções antigas, muralhas medievais, casas com flores nas portas e abriga também alguns dos principais restaurantes da cidade.

7. Ilha de És Vedrà

A formação rochosa está localizada a 413 metros acima do nível do mar. É considerado um lugar mágico e repleto de lendas. Muitas pessoas afirmam já terem visto OVNIS no local, além de ser o terceiro ponto mais magnetizado do planeta. É um dos pontos turísticos mais isolados, mas também um dos mais procurados por turistas.

O acesso é feito unicamente pelo mar, através de embarcações privadas ou passeios autorizados. Os catamarãs que levam ao local têm duração de cerca de duas horas e meia e partem da praia de Cala Bassa.

As melhores baladas de Ibiza

O que não falta em Ibiza é agito noturno. Confira as baladas que você precisa conhecer quando estiver por lá:

1. Pacha

Uma das baladas mais famosas do mundo, a Pacha fica bem no centro da ilha e tem programação todos os dias da semana. Conta com um line-up de primeira para os fãs de música eletrônica, com nomes como Fatboy Slim, Bob Sinclair, Martin Solveig, entre outros.

A festa mais disputada da casa, “F**** I’m Famous”, acontece todas as quintas-feiras e é comandada pelo DJ David Guetta. Às terças-feiras acontece a imperdível “Flower Power”, então não deixe de colocar na mala seu traje hippie. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site e custam de 30 a 65 euros.

2. Ushuaia

A Ushuaia é uma festa que acontece a céu aberto em um hotel 5 estrelas na Playa d’en Bossa, ou seja, você pode se hospedar no local e viver uma experiência completa em Ibiza. A estrutura é montada ao redor de uma piscina e, no verão, a badalação começas às 17 horas e vai até 00h, servindo como um esquenta para sair de lá e conhecer outros cantos da noite mais famosa do mundo.

3. Amnesia

Prepare-se para umas das melhores noites da sua vida! A Amnesia já foi eleita a melhor casa noturna do mundo por três vezes consecutivas. Possui uma impressionante estrutura de dois andares.

A “Festa da Espuma”, uma das mais badaladas, acontece aos sábados, e tem Paris Hilton como DJ. Como o nome sugere, prepare-se para dançar e se divertir no meio da espuma. Os ingressos custam entre 40 e 60 euros se comprados pelo site. Como a noite em Ibiza não para, as festas acontecem todos os dias da semana.

4. Hi Ibiza

Inaugurada em 2017, a Hi Ibiza substituiu a Space, uma das baladas mais tradicionais da ilha, e não ficou para trás no quesito line-up. Nesta temporada, quem comanda a festa aos sábados é o DJ sul-africano Black Coffee, uma das maiores estrelas da música eletrônica. Os ingressos vão de 25 a 40 euros.

5. Privilege

Com capacidade para 10 mil pessoas, a Privilege é considerada a maior balada do mundo de acordo com Livro dos Recordes. Com essa grandiosidade, não espere nada menos que um espetáculo de luzes, apresentações e coreografias no grande palco da casa. Às quintas-feiras acontece a Supermartxé, a festa mais famosa. Os ingressos vão de 20 a 50 euros.

6. DC10

A DC10 é a festa para quem curte música underground e dançar até o amanhecer. Sem tantos artifícios como as demais casas, atrai um público interessado no som. Tem duas festas semanais – a Circoloco, que acontece às segundas-feiras, e a Paradise, às quartas – ambas com um line-up diferente a cada semana. Os preços variam entre 20 a 40 euros.

7. Sankeys

A Sankeys de Ibiza é uma filial de outra já existente em Manchester, na Inglaterra, e desembarcou em Ibiza com a mesma pegada, inclusive, é comum encontrar muitos jovens ingleses na noite. O espaço tem três andares e é conhecido pela potência de seu som, música de qualidade e traz para o visitante uma experiência de balada pura, sem tantos recursos e efeitos visuais. Os ingressos custam entre 25 e 40 euros.

O que você precisa saber antes de viajar

Imagem: Viajali

Se você está de malas prontas para embarcar ao paraíso, preste atenção nestas dicas!

  • Quando viajar: em Ibiza, o clima é agradável o ano inteiro. Em maio, quando começa a alta temporada, você já pode aproveitar a ilha com as primeiras festas de verão, as opening parties. Mas é em julho e agosto, no auge da estação, que Ibiza bomba, as grandes casas noturnas funcionam com suas melhores festas, as praias e cidade ficam cheias, porém os valores ficam nas alturas. Já no mês de setembro a ilha começa a perder o brilho do verão, muitas festas começam as sessões de encerramento e os preços tendem a baixar.
  • Como chegar: O melhor jeito de chegar em Ibiza é vindo através de Barcelona ou Madrid. De lá, existe a opção de avião, sendo esta a mais barata, e barco. Os voos para a ilha são operados por companhias low cost e duram menos de uma hora. Já o trajeto de ferry leva cerca de oito horas e é feito por duas empresas que operam até cinco vezes na semana.
  • Moeda: Assim como em toda a Espanha, a moeda utilizada é o Euro.
  • Documentos: Para os cidadãos brasileiros, não é necessário nenhum outro tipo de documento além do passaporte com visto válido para entrar na Espanha.
  • Idioma: Os idiomas oficiais da ilha são o espanhol e o catalão, mas por se tratar de um destino turístico, é comum encontrar funcionários de estabelecimentos que falem inglês e até outras línguas.
  • Transporte: A melhor forma de se locomover em Ibiza é alugando um carro, o que pode ser feito no próprio aeroporto assim que você chegar. Mas caso opte pelo transporte público, existem 46 linhas de ônibus que partem dos principais pontos da ilha. O valor varia de acordo com a empresa e quilometragem percorrida.
  • Tickets: para fugir dos preços exorbitantes nos ingressos, procure comprá-los com antecedência nos sites dos clubes, pois na porta os valores costumam ser muito mais altos.
  • Proibido dormir na praia: se você pensa em desfrutar completamente do que Ibiza tem a oferecer, saindo da balada e dormindo na praia para aproveitar o pôr do sol, esqueça essa ideia. É ilegal fazer isso na ilha e existem guardas que fiscalizam as areias.
  • Gastos nas festas: uma noite bem aproveitada nas baladas de Ibiza pode ser pesada para o bolso. Além dos elevados custos de entrada, uma bebida dentro das casas não sai por menos de 10 euros.
  • Transporte para as baladas: para facilitar a vida do baladeiro, existe uma linha de ônibus chamada DiscoBus, que conecta as zonas turísticas às principais casas noturnas, como Pacha, Privilege, Amnesia e Ushuaia por um preço acessível. Ela funciona do início de junho ao final de setembro. Para saber quais os pontos de parada e os horários, é só acessar o site ou baixar o aplicativo em seu celular.

Com essas dicas preciosas em mente, tudo fica mais fácil e a diversão é garantida!

10 fotos que confirmam que Ibiza é um verdadeiro paraíso

Só de ouvir o nome da ilha já dá vontade de fazer as malas e se teletransportar para lá. Confira essas imagens belíssimas da ilha que vão aumentar o seu desejo por férias.

1. Bons drinks para contemplar a cidade

2. A beleza da amizade e do pôr do sol de San Antonio

3. Bateu a fome? Que tal um bocadillo no Bar Costa?

4. A magia de És Vedrà pode ser sentida de Cala D’Hort

5. Dá pra acreditar que um lugar desse é real?

6. A vista noturna é incrível também no centro histórico

iStock

7. Fica difícil registrar tanta beleza

8. Caminhar pelas ruas do centros faz a gente esquecer o tempo…

iStock

9. Ibiza é aquela viagem que mexe com a mente, o corpo e o coração

10. Aproveite a estação para deixar a vida ainda mais azul!

Seja em uma lua de mel, com amigos, família, ou até mesmo sozinho, Ibiza é o lugar que você precisa visitar pelo menos uma vez na vida para voltar com as energias renovadas e uma mala cheia de histórias incríveis!

PARA VOCÊ