8 atividades incríveis para fazer em Iguaba Grande, um paraíso da Região dos Lagos

Por                                
Em 23.12.21

Conhecida por suas lindas praias com águas calmas e cristalinas, Iguaba Grande é um ótimo destino para quem busca um lugar do interior para relaxar. As praias e atracões locais são perfeitas para curtir com a família. Descubra, nesta matéria, quais são as melhores atividades que você pode fazer em Iguaba Grande e se divertir ao máximo nas suas férias!

Publicidade

Onde fica Iguaba Grande?

Iguaba Grande é uma cidade que fica no interior do estado do Rio de Janeiro, na microrregião dos lagos. Fazendo fronteira com as cidades de Araruama, São Pedro da Aldeia e Silva Jardim, Iguaba Grande fica a 125 km da capital.

Como chegar em Iguaba Grande?

Para quem vai de carro é preciso seguir até Manilha, partindo da Ponte Rio-Niterói. Em seguida deverá seguir por Rio Bonito e entrar na Vila dos Lagos, região onde precisará pagar pedágio. A partir daí já é possível seguir por Araruama e depois chegar a Iguaba Grande.
Mas para quem optar por fazer o trajeto de ônibus só precisa ir até a Rodoviária Novo Rio e percorrer cerca de duas horas para chegar até a cidade.

Chegar em Iguaba Grande é bastante simples. A melhor parte é aproveitar as atrações que a cidade oferece.

O que fazer em Iguaba Grande

Relaxar e se desconectar é a principal coisa que você deve fazer nas férias. Confira a seguir os melhores lugares para conhecer neste destino paradisíaco!

1. Praia de Iguaba

Ótima para curtir em família, a Praia de Iguaba possui águas mornas e tranquilas. No calçadão você vai encontrar uma ciclovia e espaço para caminhada. O local é bem iluminado a noite e perfeito para um passeio em qualquer horário. Uma ótima dica é fazer uma mini sessão de fotos nos decks da praia.

2. Parque Ecológico Célia Barbosa da Silva

Inaugurado em 2020, o Parque Ecológico Célia Barbosa da Silva é um espaço excelente para curtir um dia de sol. O parque conta com diversas opções de atividades, como pesca recreativa, parquinho, quadra, calçadão para caminhada, trilhas e área para food truck. Ele fica localizado no final da Estrada do Capivara e é uma ótima ideia de passeio com a família.

Publicidade

3. Praia do Popeye

A Praia do Popeye é uma atração turística que conta com uma paisagem linda e acolhedora. As águas são tranquilas e o local possui pracinha, píer para pesca e playground para as crianças. Além disso, você pode aproveitar a culinária local nos quiosques e restaurantes que ficam próximo a orla da praia.

4. Lagoa de Araruama

A Lagoa de Araruama é considerada por muitos um lugar para relaxar. Apesar de ser um ponto turístico muito importante de Iguaba Grande, as suas águas não são próprias para banho, pois se trata de uma laguna hipersalina. Apesar disso, é uma ótima opção para curtir o sol e tirar algumas fotos.

5. Fazer uma trilha pela Serra de Sapiatiba

A Serra de Sapiatiba fica em uma área de proteção ambiental e proporciona uma das melhores paisagens da Região dos Lagos. Do alto da serra é possível ter uma visão privilegiada da fauna e da flora local. Para quem curte uma aventura, uma boa opção é fazer uma trilha de bike ou até mesmo uma caminhada pelo local.

6. Visitar a Capela Nossa Senhora da Conceição

A Igreja Nossa Senhora da Conceição é uma construção em estilo colonial que foi concluída no ano de 1761. Reconhecida na cidade toda como patrimônio material, a igreja virou local de turismo por sua grande importância histórico e cultural. Com certeza vale a pena visitar este destino turístico e religioso tão antigo.

7. Ponta da Farinha

A Ponta da Farinha é uma reserva ecológica localizada na Praia Linda, a 5 km do centro de Iguaba Grande. Pela faixa de areia da Ponta da Farinha é possível encontrar diferentes tipos de rochas, como os gnaisses e as brechas tectônicas. O lugar possui uma beleza exuberante e extrema importância geológica.

8. Fazer um passeio de Canoa Havaiana

Você pode aproveitar a sua estadia em Iguaba Grande para fazer um passeio de Canoa Havaiana junto ao Clube Nazca V´A. É sem dúvidas uma ótima atividade para fazer em grupo. Para saber mais detalhes e fazer o agendamento é preciso entrar em contato.

Com essas sugestões, você certamente vai encontrar uma atividade que combina com você!

Dicas e informações importantes para aproveitar sua viagem para Iguaba Grande

Para ter uma ótima viagem é necessário um bom planejamento, mas algumas dicas extras também podem ajudar. Confira:

  • Sempre verifique a previsão do tempo: Na Região dos Lagos o clima é quase sempre agradável, sem muitas surpresas ou intercorrências. No entanto, é importante verificar a previsão do tempo para cada dia da sua viagem. Ninguém merece perder uma atividade divertida por uma simples mudança de tempo, não é mesmo?
  • Organize o seu roteiro de atividades: Para aproveitar melhor a sua viagem é essencial escolher as atividades que você tem mais interesse. Assim você pode organizá-las de modo que consiga desfrutar ao máximo de cada uma delas. Então, antes de chegar ao seu destino escolha quais pontos você tem mais vontade de conhecer e organize a sua rotina.
  • Conheça a Ilha de Santa Rita: A pequena Ilha de Santa Rita fica na Praia de Iguaba e você pode chegar até ela caminhando, pois o trecho possui baixa profundidade. Segundo a lenda do local, uma moradora teria encontrado uma imagem de Santa Rita nas proximidades. Hoje a ilha abriga o Oratório de Santa Rita de Cássia e tornou-se um importante ponto turístico.
  • Fique por dentro da cultura local: Você pode conhecer um pouco mais da cultura da cidade visitando a Casa da Cultura Simonides Guimarães. Lá são realizadas exposições de quadros, esculturas, artesanato e fotografias. Além disso a casa possui um acervo permanente com peças de antiquários, fotos e documentos que contam a história da cidade.
  • Procure a melhor opção de hospedagem: Sabendo quais são os pontos que você prefere visitar, você pode escolher a melhor opção de hospedagem de acordo com o seu perfil. Procure levar em conta questões como localização e os serviços que são oferecidos no hotel.

Com estas dicas, a sua viagem certamente vai ser ainda melhor. A seguir, confira a seleção de hospedagens, para o seu roteiro ficar ainda mais completo!

Publicidade

Onde se hospedar

Escolher onde se hospedar é algo essencial para aproveitar a sua viagem. Confira as melhores opções de hotéis em Iguaba Grande.

  • Pousada da Praia – $: A Pousada da Praia fica localizada em frente à Praia de Iguaba. Dispõe de piscina, jardim, estacionamento privativo e WI-FI. Todos os quartos são climatizados, possuem frigobar e há diversos restaurantes próximos ao local.
  • Hostel Iguabella – $$: O Hostel Iguabella oferece a opção de quartos família e dispõe de piscina ao ar livre, lounge compartilhado, jardim, WI-FI e churrasqueira. A cozinha também é compartilhada e você pode optar por quarto comum ou suíte.
  • Pousada La Maison – $$: Situada a apenas 100 metros da Lagoa de Araruama, a Pousada La Maison dispõe de piscina, terraço, WI-FI gratuito, quadra de esportes e buffet de café da manhã. Possui quartos compartilhados ou privativos, todos eles com frigobar e ar-condicionado.

Estas são as opções mais procuradas na cidade, e o melhor é que os preços costumam ser muito bons. O que está esperando para fazer a sua reserva?

12 fotos encantadoras de Iguaba Grande para começar a curtir a cidade antes mesmo de chegar lá

Veja, a seguir, fotos incríveis que mostram bem a beleza natural da cidade.

1. Iguaba Grande é um destino para todos os públicos

2. Um lugar com paisagens exuberantes e inexplicáveis

3. Algumas delas mostram as mais incríveis formações naturais

4. Na Ponta da Farinha você vai encontrar conchinhas minúsculas

5. E vai querer aproveitar cada momento na água

6. Aproveitar a beleza local nunca foi tão fácil

7. Velejar também parece uma boa opção

8. As praias de Iguaba Grande são realmente fantásticas

9. E suas paisagens são perfeitas para um ensaio fotográfico.

10. Curtir o pôr do sol na praia pode ser maravilhoso

11. Assim como fazer uma atividade em grupo

12. Iguaba Grande é um verdadeiro paraíso da natureza

Com tantas fotos maravilhosas, fica difícil não se apaixonar pelo local, não é mesmo? Continue a matéria e conheça um pouquinho mais do destino!

Publicidade

Um pouquinho sobre Iguaba Grande para se imaginar neste paraíso natural

As fotos podem ajudar, mas nada melhor do que ver vídeos de pessoas que já visitaram e aprovaram um destino turístico, não é mesmo? Confira, a seguir, a opinião de pessoas que conheceram e amaram Iguaba Grande.

Um passeio pela Lagoa de Araruama

Esse vídeo vai te mostrar um pouco da beleza e tranquilidade da Lagoa de Araruama. Você vai ver um ponto da Lagoa que é bastante frequentada por turistas e moradores locais, principalmente em épocas de alta temporada. Você vai perceber como a Lagoa é tranquila e como a paisagem é sensacional!

A beleza da Reserva da Ponta da Farinha

Fazer uma trilha pela Reserva da Ponta da Farinha é uma ótima ideia. Esse vídeo mostra que, ao fazer um passeio pela região, você irá ter contato com o melhor da natureza local. A área quase deserta da Reserva garante paz e tranquilidade para a excursão e as paisagens são maravilhosas.

Um pouquinho sobre a Praia do Túnel

Fazer um passeio pela Praia do Túnel também é uma ótima ideia para relaxar. Esse vídeo mostra detalhes desse paraíso, que fica quase na divisa de Araruama. A área quase deserta garante paz e tranquilidade para a excursão e as paisagens são maravilhosas. Aproveite para descansar e para tirar fotos incríveis!

O que achou de Iguaba Grande? Agora que você já conhece um pouco mais sobre este paraíso turístico, suas férias estão garantidas! Uma outra superdica é conhecer Araruama, que também é um paraíso e fica bem pertinho de Iguaba Grande.