10 atrações em Araruama para conhecer um pouco da Região dos Lagos

Por
Atualizado em 08.07.21

Araruama é uma cidade repleta de belezas naturais e, por esse motivo, um excelente destino turístico para quem deseja descansar uns dias com a família. Ao chegar, o visitante irá encontrar lagoas e um lindo litoral com praias fantásticas. Por isso, confira abaixo um roteiro completo com as melhores atrações desse local!

Publicidade

Onde fica Araruama

O destino está localizado na Região dos Lagos, a cerca de 120 km da capital do Rio de Janeiro. A cidade possui 130 mil habitantes e é menos badalada que as cidades vizinhas. Porém, a população local costuma se divertir bastante em suas praias e outras atrações.

Como chegar

Partindo da capital carioca de carro, o turista precisa atravessar a ponte Rio-Niterói, pegar a estrada até Rio Bonito e em seguida a RJ-124. Se sua saída for de São Paulo, o melhor roteiro é pela BR-116 e RJ-124. Mas, se preferir uma viagem de ônibus, é possível pegar um transporte saindo da rodoviária do Rio, Niterói ou São Paulo.

Vale salientar que a rota passa pelas estradas dos municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Rio Bonito. Além disso, muitos visitantes aproveitam para conhecer as cidades de Cabo Frio, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia, que ficam bem próximas umas das outras e são ótimas opções para aproveitar os dias de sol.

O que fazer em Araruama

Araruama é uma cidade repleta de atrações ligadas ao mar. Você poderá praticar esportes, curtir as praias, observar as salinas e as paisagens da cidade. A seguir, confira as 10 melhores atrações desse destino incrível:

1. Praia Seca

Essa é uma das melhores praias de Araruama e possui 14 km de extensão. O local é tranquilo, limpo, possui areias brancas e uma ótima estrutura com bares e restaurantes para almoçar. Além disso, a atração é bastante frequentada pelos moradores locais, que vão em busca de calmaria. No entanto, a noite não costuma ser muito agitada, ou seja, visite o lugar apenas de dia.

2. Lagoa de Araruama

A Lagoa de Araruama é um destino charmoso e agradável, perfeito para dar uma volta com crianças no final da tarde pela orla. O local possui diversas lojas, restaurantes e cafeterias com tortas deliciosas para o visitante. Embora o lugar tenha um lindo visual, a sua iluminação não é muito boa, por isso, fique sempre atento.

3. Praia da Pontinha

A Praia da Pontinha é mais um ponto turístico imperdível de Araruama. O local fica em um trecho da Lagoa de Araruama e possui um visual maravilhoso, perfeito para caminhar. A atração é agradável e se tornou o ponto de encontro de praticantes de esportes náuticos, como kitesurfing e standup paddle. Sem dúvidas, você irá amar admirar o pôr do sol ou realizar um piquenique com a família.

4. Praia do Barbudo

Essa atração é chamada de praia, porém, é uma lagoa. O local possui um fácil acesso e é muito familiar, perfeito para passear com as crianças. A água não é própria para banho, mas a paisagem é ótima para admirar e registrar lindos momentos.

5. Sítio Ilha do Lazer

O local é basicamente um complexo turístico, com mais de 30 mil metros quadrados e diversas atividades que agradam à toda família. A fazenda possui parque aquático, restaurantes, zoológico, pousada e é ótimo para passar um final de semana recheado de diversão. Aliás, o visitante ainda pode passear de pedalinho ou de caiaque.

6. Praia do Hospício

A Praia do Hospício é boa para meditar, relaxar e aproveitar o dia nascendo, pois ela é sossegada e sem barulho. O local também não é apropriado para banho, mas certamente é uma ótima opção para conhecer em Araruama.

7. Massambaba

Massambaba é uma atração que faz parte de uma reserva ambiental, em Araruama. O local possui uma extensa faixa de areia, é um pouco deserta e também é muito bonita. Além disso, o mar possui ondas fortes e não é recomendado para banho, exceto quando a estiver maré baixa.

8. Museu Arqueológico de Araruama

Se você está em busca de atrações culturais, visite o Museu Arqueológico de Araruama. Esse lugar fica um pouco distante da cidade, mas vale o passeio para saber um pouco mais sobre a história desse local, que é marcada pela escravidão indígena. Sendo assim, você terá acesso a um acervo do período colonial.

9. Praia Bananeiras

A praia costuma ser bastante tranquila, ponto positivo para quem está com a família e deseja passar um domingo descansando. O local possui muitas árvores, ótimo para se esconder do sol, caso o dia esteja muito quente. Vale salientar que o destino fica um pouco afastado do centro de Araruama.

10. Praia dos Amores

A Praia dos Amores fica bem perto da Lagoa de Araruama e possui uma boa infraestrutura com bares e restaurantes pela orla. Ela é ótima para dar uma caminhada no verão e depois aproveitar as delícias servidas nos quiosques, como o bolinho de aipim e peixe frito.

Você deve ter percebido que as principais atrações de Araruama são as praias, não é mesmo? Por esse motivo, prepare-se para fazer caminhadas, praticar esportes na areia e descansar embaixo das árvores. Ou seja, aproveite o seu passeio em família para descançar e voltar à rotina revigorado.

Dicas e informações importantes para aproveitar melhor seu passeio

A cidade é ótima para ir com a família ou com os amigos. Mas antes de arrumar as malas, confira algumas dicas importantes para fazer uma viagem tranquila até Araruama:

  • Conheça o iatismo: a Lagoa de Araruama é perfeita para praticar a vela. Isso porque os ventos são fortes e ajudam a empurrar o barco. Por isso não deixe de conhecer um pouco mais desse esporte;
  • Vá nas Salinas da Praia Seca: muitos não sabem, mas no local há uma forte atividade salineira. Sem dúvidas, essa atração é ótima para levar crianças;
  • Aprecie o Mirante: mais um local importante para contemplação é o Mirante da Paz. Do local você terá uma vista incrível de Araruama e das cidades vizinhas;
  • Quando ir: o melhor período para conhecer a cidade é no verão, quando o clima está mais quente e as praias mais movimentadas;
  • Vá de carro: existem muitas formas de chegar em Araruama. Porém, a melhor opção é de carro, pois as melhores praias são afastadas do centro.

É muito importante que você planeje sua viagem para que nada fique de fora da sua programação. Então, planeje bem os seus dias para aproveitar o máximo que puder.

Onde se hospedar

Você prefere as hospedagens mais econômicas ou dá muito valor ao conforto durante as suas viagens? Ter isso em mente vai ajuda bastante na hora de escolher um bom hotel. Por isso, veja abaixo as melhores opções segundo os viajantes:

  • Orla de Araruama – $: a pousada possui piscina, recepção 24 horas e wi-fi gratuito. Além disso, ela aceita hóspedes com animais de estimação.
  • Pousada Lagoa de Araruama – $$: já esse hotel dispõe de serviço de quarto, estacionamento gratuito e café da manhã. O local ainda fica a 8 km do Sítio Ilha do Lazer.
  • Ver a Vista Hotel – $$$: essa opção é um pouco mais luxuosa e confortável que as anteriores. O local oferece bar, quartos para famílias e não fumantes. Além disso, os funcionários são considerados muito atenciosos.
  • Pousada Algodão da Praia – $$$$: a pousada possui uma infraestrutura mais completa com restaurante, jardim e playground. Também serve um café da manhã completo e diversos hóspedes avaliaram positivamente essa hospedagem.

Sua preocupação deve ser ainda maior se você estiver com sua família. Então, que tal avaliar bem as opções antes de dar a palavra final? Com certeza uma delas vai se encaixar no seu orçamento e requisitos!

10 fotos de Araruama que vão te convencer a arrumar as malas já

As praias e cenários naturais de Araruama são inesquecíveis. Por isso, acompanhe a seguir as imagens mais lindas, tiradas por moradores e turistas que passaram por essa cidade e se encante ainda mais:

1. Araruama é um cantinho lindo

2. Cercado pela natureza

3. Onde você poderá descansar

4. Contemplar as belezas de paisagens únicas

5. Se refrescar no mar

6. E praticar esportes naúticos

7. Sua simplicidade é o que chama atenção

8. Por isso, espere muita tranquilidade

9. Certamente você vai ficar encantado

10. E com o coração apaixonado!

Ficou encantado não foi? Esse é o momento de planejar a sua próxima viagem para Araruama e conhecer de perto todas essa beleza.

Um pouquinho sobre Araruama para aproveitar mais

E para você que tem curiosidade de saber mais informações sobre a cidade, veja dicas incríveis do que conhecer na cidade:

Conheça a Praia de Araruama

Nesse vídeo, confira informações sobre a Praia de Araruama. Nele, você vai se encantar com imagens da praia além de saber dicas especiais sobre esse ponto turístico.

Um dia na praia e na lagoa

Você tem apenas um dia para aproveitar as belezas de Araruama? Então, veja no vídeo o que você deve priorizar ao visitar a cidade e claro. Não deixe de conferir e anotar todas as informações.

Descubra os encantos da Lagoa de Iguabinha

A Lagoa de Iguabinha é um ponto de visitação imperdível em Araruama. Por isso, assista ao vídeo para conferir as belezas desse local.

Como chegar a Araruama

Vai pegar estrada para conhecer a Região dos Lagos? Então, confira a aventura de um casal que faz um tour por Araruama, Iguaba e São Pedro D’Aldeia. O vídeo está recheado de dicas e paisagens incríveis.

Esse é certamente o destino ideal para quem deseja descansar, sem muita agitação. Mas, se você é daquelas pessoas que adoram locais turísticos movimentados, conheça as praias de Cabo Frio, que ficam próximas a Araruama.